Inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndrome rara: uma revisão bibliográfica sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.2982

Palavras-chave:

Síndromes raras, Deficiência Intelectual, Educação Especial, Educação Inclusiva, Aprendizagem

Resumo

Este estudo objetivou trazer à tona um panorama das pesquisas desenvolvidas com foco analítico nos processos de inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndrome rara. Para tanto, foram cartografados estudos desenvolvidos no Brasil na área da educação e, para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, que consistiu em buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e na Revista Brasileira de Educação Especial, no período de 2011 a 2021. Esse processo resultou, após análise dos critérios de inclusão e de exclusão, na seleção de 10 estudos. Como resultados, salienta-se a premência da realização de mais estudos voltados para a inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndromes raras, pois grande parte dos estudos encontrados são da área médica. Nesse sentido, advoga-se que a educação precisa envidar mais esforços para endossar a produção bibliográfica acerca desses sujeitos que estão na escola comum e necessitam de práticas pedagógicas adaptadas às suas especificidades.

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Biografia do Autor

Valdete Teles Xavier Soares, Universidade Federal de Goiás - UFG

Licencianda em Pedagogia- Universidade Federal de Goiás. 

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Educação-UFES; Mestre em Educação-UFES; Especialista em Educação Inclusiva;  Biólogo (UFES) e Pedagogo (CESUMAR). Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Universidade Federal de Goiás). 

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Soares, V. T. X., & Araújo, M. P. M. (2023). Inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndrome rara: uma revisão bibliográfica sistemática. Revista Educar Mais, 7, 21–33. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.2982

Edição

Seção

Artigos