Práticas aquáticas e a autonomia dos estudantes autistas: um estudo bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4122

Palavras-chave:

Autismo, Autonomia, Transtorno do Espectro Autista, Práticas aquáticas, Educação Física Escolar

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo compreender a importância das práticas aquáticas para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos autistas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando sítios eletrônicos de revistas e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Como referencial teórico, foram utilizados os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural, de Saviani e Vigotski. Os resultados obtidos revelaram que as práticas aquáticas contribuem não só para o desenvolvimento da autonomia, como também para o desenvolvimento da confiança, independência e socialização dos sujeitos autistas, além de impactarem positivamente para a evolução motora, sensorial e cognitiva desses sujeitos. Também se destacou a relevância da mediação do professor e suas práticas pedagógicas para o bom desenvolvimento das crianças, apresentando resultados satisfatórios. Destarte, conclui-se que a Educação Física Escolar tem o potencial de formar uma geração de sujeitos críticos e reflexivos, considerando e estimulando o desenvolvimento não só de suas habilidades físicas, mas também pessoais, emocionais e sociais.

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Biografia do Autor

Geovana Lício, Rede Municipal de Ensino de Goiânia

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Única. Pós-graduanda em Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais pela Faculdade Prominas de Montes Claros. Atualmente é Auxiliar de Atividades Educativas efetiva da rede municipal de ensino de Goiânia, auxiliando no acompanhamento de educandos público da Educação Especial.

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Universidade Federal de Goiás); Doutor em Educação-UFES; Mestre em Educação-UFES; Especialista em Educação Inclusiva;  Biólogo (UFES) e Pedagogo (CESUMAR).

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Publicado

2025-04-04

Como Citar

Lício, G., & Araújo, M. P. M. (2025). Práticas aquáticas e a autonomia dos estudantes autistas: um estudo bibliográfico. Revista Educar Mais, 9, 1–14. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4122

Edição

Seção

Artigos