https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/issue/feedRevista Educar Mais2024-12-20T13:44:32+00:00Nelson Luiz Reyes Marquesreducarmais@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <em><strong>Revista Educar Mais</strong></em> (<strong>REM</strong>) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do PPGCITED/CaVG/IFSul.</p> <p>Tem como objetivo divulgar artigos provenientes de pesquisas científicas, artigos resultantes dos processos de desenvolvimento e/ou análise e implementação de produtos educacionais e artigos de revisão (em um período não inferior a 5 anos) das áreas de Ensino e Educação da CAPES. Os artigos de revisão devem apresentar um referencial teórico adequado ao tipo de revisão realizada (seja ela sistemática, narrativa, integrativa, etc.) e incluir uma fundamentação teórica que explique os métodos de análise dos dados.</p> <p>A gestão editorial é automatizada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A avaliação é dupla cega pelos pares (double blind peer review).</p> <p>A revista adota o sistema editorial com <strong>fluxo contínuo</strong>. A edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações.</p> <p><em>A revista não cobra nenhum tipo de taxa, seja para processamento, para autores ou para leitores.</em></p> <p>ISSN<strong> 2237–9185</strong> (<em>online</em>)</p>https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3668Tendências atuais sobre o Ensino de Física Moderna: uma revisão de literatura 2023-12-09T17:04:03+00:00Maria Derlandia de Araújo Januáriomderlandiaajanuario@gmail.comAndré Felipe Hoernigandrehoernig@gmail.comNeusa Teresinha Massonineusamassoni@gmail.com<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este artigo é uma revisão de literatura que explora tópicos de Física Moderna (FM) no contexto do Ensino de Física, como parte de um estudo de doutoramento que tem como objetivo introduzir FM no Ensino Médio (EM) com uma visão histórica e epistemológica da Ciência, fazendo uso da argumentação científica. Dessa forma, este artigo buscou responder: Com base na literatura da área, quais são as principais temáticas da FM trabalhadas, com um olhar histórico e epistemológico? Que conceitos, estratégias e tendências aponta a literatura para serem explorados na Educação Básica? A análise qualitativa revelou que os artigos tratam de várias temáticas de FM, com uma linguagem robusta ao EM. A Teoria da Relatividade se destaca na pesquisa, embora não haja uma indicação conclusiva sobre qual aspecto da teoria deve ser abordado. Mas, por meio da análise de conteúdo foi possível identificar quatro categorias de como os conceitos da teoria são discutidos na área. Ainda que não se tenha chegado a uma estratégia definitiva para o ensino em sala de aula, a revisão fornece base e fundamentação para entendermos que trabalhar Relatividade no EM é uma via útil para propor uma abordagem interdisciplinar e histórica, e construir nos alunos habilidades e pensamento crítico, como também permite compreender algumas tecnologias presentes na contemporaneidade.</span></p>2024-01-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Maria Derlandia de Araújo Januário, André Felipe Hoernig, Neusa Teresinha Massonihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3411A integração da Cultura Maker nas aulas de Matemática para alunos com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão sistemática da literatura2023-12-20T14:45:14+00:00Paulo Cesar Viana Azevedopaulovianaazevedo@gmail.comEdgar Marçal edgar@virtual.ufc.brFrancisco Herbert Lima Vasconcelosherbert@virtual.ufc.br<p>Este artigo teve como objetivo apresentar uma visão geral da integração da Cultura Maker no ensino de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), na qual foram analisados estudos publicados entre 2010 e 2022 em bases de dados como Google Acadêmico, PubMed e IEEE. Também foram aplicados os operadores booleanos AND e OR para deixar as buscas mais restritas. Após as buscas, foram realizadas a extração e a análise dos dados por meio de 2 revisores independentes. Inicialmente, foram identificados 1.317 artigos nas bases de dados. Após aplicação do critério 1, restaram 1.077 artigos. Em seguida, com a aplicação dos critérios 2 e 3, apenas 19 estudos foram considerados elegíveis para esta pesquisa. Os resultados dos estudos encontrados, mostraram a importância da Cultura maker nas aulas de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista, visto que a sua aplicação se mostrou crucial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, também foi evidenciado que a falta de recursos e treinamento para professores compartilharem práticas, pode ser um fator limitante para o desenvolvimento de habilidades que englobam a aprendizagem. Esta pesquisa ressalta a urgência de mais estudos sobre a aplicação da Cultura Maker no ensino de matemática para TEA, visando novas abordagens, pois isso poderia levar a um aprimoramento do ensino, o reconhecimento dos desafios presentes e demandar melhor desenvolvimento por parte dos profissionais da educação.</p>2024-01-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Paulo Cesar Viana Azevedo, Edgar Marçal , Francisco Herbert Lima Vasconceloshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3671Estado do conhecimento sobre a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores de Ciências: uma análise crítica2023-12-19T00:36:11+00:00Alex Antunes Mendesprofaalexmendes@gmail.comMaykon Gonçalves Müllermaykonmuller@ifsul.edu.brNelson Luiz Reyes Marquesnelsonmarques@ifsul.edu.br<div> <p class="XIEPEF-resumodoartigo">Este artigo aborda a influência da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores, analisando artigos dos últimos vinte anos. Destaca-se a crescente conscientização sobre a importância do CTS na formação docente, proporcionando uma visão ampla da Ciência e Tecnologia. No entanto, são identificados desafios, como a falta de integração plena nos currículos de formação, limitando a abordagem de temas sociocientíficos. A escassez de recursos e apoio institucional também dificulta sua incorporação. Recomenda-se compartilhar experiências, desenvolver estratégias de formação e integrar o CTS em políticas educacionais para fortalecer sua presença na formação de professores. Este estudo destaca a necessidade contínua de pesquisa e prática na área, visando formar professores capazes de abordar os aspectos sociais, éticos e políticos da Ciência e Tecnologia.</p> </div>2024-01-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Alex Antunes Mendes; Maykon Gonçalves Müller, Nelson Luiz Reyes Marqueshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3472Políticas públicas voltadas a inclusão educacional de alunos com autismo2023-11-27T11:06:02+00:00Nadia Alves Limanadiaalveslima@alu.ufc.brPriscila Barros David priscila@virtual.ufc.brDébora Lucia Lima Leite Mendesdeboraleitem@gmail.com<p>O propósito deste estudo é apresentar os resultados de uma revisão narrativa da literatura, explorando as principais políticas públicas voltadas à inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisados trabalhos nacionais disponíveis no SciELO Brasil e nos Periódicos da CAPES. A relevância deste artigo reside na promoção da conscientização e compreensão atualizada das políticas voltadas para o público com autismo, visando fortalecer a defesa dos direitos dessas pessoas. Os resultados evidenciam que, apesar das políticas e documentos legais buscarem assegurar condições justas e democráticas de acesso e permanência desses alunos nas instituições de ensino, ainda persistem desafios, como dificuldades na efetiva inclusão escolar e a carência de formação para os profissionais que atuam com esses estudantes.</p>2024-01-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Nadia Alves Lima, Priscila Barros David , Débora Lucia Lima Leite Mendeshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3414O compliance na educação profissional e tecnológica: uma análise sobre a importância da aplicação na educação profissional e tecnológica2023-12-13T12:21:13+00:00Sérgio Dias de Azevedosergio.profept@gmail.comKeila Lima Sancheskeila.sanches@gmail.com<p style="text-align: justify; line-height: 120%; margin: 0cm 0cm 10.0pt 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 120%; font-family: 'Tahoma',sans-serif;">Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia possuem projetos pedagógicos organizados visando a educação além do espaço formal, proporcionando experiências que exerçam uma função educadora na construção de uma sociedade solidária entre indivíduos, povos e nações. Por isso, é de grande importância que seus funcionários estejam atentos aos princípios éticos, já que uma instituição de ensino também tem o dever de servir como exemplo e local de reflexão para a construção de valores pautados em princípios éticos dentro e fora da instituição O compliance sustenta todos os esforços envidados pela instituição para o estrito cumprimento das exigências legais e, logo, reduz os riscos de possíveis desvios de conduta. Busca a preservação da imagem institucional e contribui para a produção de novos conhecimentos. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o compliance nos Institutos Federais, com um olhar sobre sua implementação no Instituto Federal de Brasília, passando pela importância dos IF na formação cidadã.</span></p>2024-01-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Sérgio Dias de Azevedo, Keila Lima Sancheshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3512Sofrimento psíquico entre estudantes: a abordagem dos técnicos e dos docentes em uma instituição federal de educação profissional e tecnológica2024-01-02T13:35:20+00:00Jonis Manhaes Sales Felippejonisfelippe@gmail.comEliane Antunes Marinho do Pradoantuneseliane67@gmail.com<p align="justify"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma se dá a abordagem do sofrimento psíquico presente entre estudantes no âmbito do IFFluminense campus Cabo Frio, especialmente no que tange à atuação docente. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa de campo, associando a aplicação de um questionário online aos professores e a realização de entrevistas presenciais com os profissionais técnicos envolvidos com o atendimento multiprofissional de saúde mental. Os dados coletados foram organizados e analisados por meio da estatística descritiva, quando quantitativos, e em categorias, quando qualitativos. Para o tratamento e a compreensão dessas informações qualitativas, utilizou-se os fundamentos da análise de conteúdo (organização, codificação e categorização). Os resultados da pesquisa mostraram que os docentes, embora sejam majoritariamente egressos de licenciaturas, possuem dificuldades na identificação e abordagem da questão, o que pode estar levando a um processo de invisibilização dos casos.</span></span></p>2024-01-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Jonis Manhaes Sales Felippe, Eliane Antunes Marinho do Pradohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3673Uso do herbário virtual fitopatológico para o ensino de Fitopatologia2024-01-11T11:32:58+00:00Daniela da Silvadaniela.dsillva@gmail.comAdriani Cilene da Silvaadrianidasilva15@gmail.comMaíra Angélica Bolfemairabolfe@gmail.com<p class="XIEPEF-cincopalavraschave-portuguesingls" style="margin-bottom: 18.0pt; text-align: justify; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O herbário virtual de fitopatologia representa uma fonte de informação sobre doenças de plantas disponível na internet. Esta revisão de literatura aborda o uso do herbário virtual fitopatológico, especialmente acerca de suas potencialidades, desafios e perspectivas de emprego na área da Educação. A revisão foi estruturada a partir de estudos sobre o tema. Apesar das potencialidades dessa ferramenta, ainda há limitações no seu emprego nos ambientes acadêmicos. Além disso, a questão da continuidade e da necessidade de atualização constante é um desafio que requer ações de médio e longo prazo para ser superado. Torna-se necessário conduzir um maior número de estudos para investigar as possibilidades exploratórias desta ferramenta em contextos acadêmicos.</span></p>2024-01-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Daniela da Silva, Adriani Cilene da Silva, Maíra Angélica Bolfehttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3681Concordância de contrários revisitada: Salvaguarda em diatopias-ecosofias 2024-02-03T18:42:12+00:00Milagros Elena Rodriguezmelenamate@hotmail.com<p><em>Nas linhas de pesquisa: Transmetodologias complexas e transmétodos planetários-complexos decoloniais, educação decolonial planetária - transepistemologias complexas e decolonialidade-complexidade planetária em religação, como objetivo complexo de pesquisa, as concepções de opostos, sua concordância, são revisitadas e suas Salvaguarda em diatopias-ecosofias na decolonialidade-complexidade planetária; Ressaltamos as bonanças da ecosofia e da diatopia neste estudo, pois o transmétodo é uma hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica, passando pelos momentos analítico, empírico e proposital. No momento proposicional revisitamos a concordância dos opostos para respeitar a natureza da vida; mas com isso mostramos como as diatopias foram construídas na teoria da complexidade. Mostramos sob quais achados Edgar Morín sintetiza sua teoria; e autores como Raimón Panikkar, Blaise Pascal; entre outros como The Dark Heraclitus que tem contribuições excepcionais na obra moriniana. Contrários revisitados redefinem Topoi.</em></p>2024-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Milagros Elena Rodriguezhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3679Insubordinação criativa e pensamento computacional: o que dizem os professores?2024-02-10T11:10:23+00:00Rodrigo Sychocki da Silvasychocki.rodrigo@gmail.comJéssica Córdova de Parizjessica_depariz@yahoo.com.br<p>Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma das etapas da pesquisa, em que se investigou por meio de um questionário ações de Insubordinação Criativa relacionadas a percepção que professores de Matemática possuem a respeito do Pensamento Computacional (PC) para elaborar as suas aulas, conforme a BNCC. Os referenciais teóricos utilizados contemplam ideias sobre Pensamento Computacional e Insubordinação Criativa. Os dados coletados foram analisados por meio de um viés qualitativo à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que mesmo com um conhecimento vago sobre PC os participantes já trabalham com recursos relacionados a ele, sinalizando que de alguma forma já está sendo trabalhado em sala de aula. Ainda como resultado infere-se que um maior entendimento do PC precisa ocorrer por meio do acesso dos professores a educação continuada sobre o tema.</p>2024-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Rodrigo Sychocki da Silva, Jéssica Córdova de Parizhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3663Princípios norteadores para a atuação do psicólogo escolar: uma análise documental2024-01-11T11:33:48+00:00Patrícia Oliveira de Freitaspatricia.goliv@outlook.comAndré Aron Pastore Dryzunaaronpsico@gmail.comEric Ferdinando Passoneeric.passone@unicid.edu.br<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O artigo apresenta os princípios norteadores para a atuação do psicólogo escolar, tendo como <a name="_Hlk159453070"></a>objetivo sistematizar as recomendações advindas de documentos oficiais do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), no que se refere às práticas dos profissionais de psicologia no âmbito escolar. Optou-se pela realização de uma análise documental, tendo sido selecionados quatro materiais oficiais de referência do trabalho do psicólogo no âmbito educacional, sendo eles: um que trata da relação entre psicologia e educação e suas possíveis contribuições à prática profissional do CRP-SP; um caderno temático sobre a psicologia frente às demandas escolares e intersetorialidade do CRP-SP; um documento de referências técnicas para profissionais de psicologia no que se refere à educação básica do CFP em conjunto com o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP); e, por último, um referente a uma nota técnica acerca do enfrentamento da violência nas escolas do CFP. Os documentos selecionados abordaram diversas contribuições à prática profissional do psicólogo no âmbito educacional, destacando-se uma maior abrangência no cuidado aos estudantes ao conceber caminhos intersetoriais e a necessidade em adentrar ao âmbito das políticas públicas para se atuar de maneira mais consciente e coesa.</span></p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Patrícia Oliveira de Freitas, André Aron Pastore Dryzun, Eric Ferdinando Passonehttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3678Revisão de literatura: saúde no contexto escolar2024-02-14T20:12:17+00:00Maria da Conceição do Monte Soaresmmontesoares@gmail.comMara Elisângela Jappe Goimaragoi28@gmail.com<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O presente trabalho tem por objetivo analisar e identificar uma amostragem de trabalhos encontrados na literatura sobre a temática “saúde no espaço escolar”. Para tanto, foi realizado um levantamento das publicações existentes nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2013 a 2021. A pesquisa partiu da busca dos seguintes descritores: “saúde”, “adolescentes/adolescência”, “qualidade de vida” e “escola”, procurados nos títulos e palavras-chave das seções “Educação em Saúde” e “Educação em Ciências e Educação em Saúde”. Após a leitura foram cruzadas as palavras-chave “saúde” e “escola” e foram encontrados 21 artigos, que foram analisados de forma qualitativa por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da leitura emergiram as seguintes categorias: i) a importância da formação de professores; ii) a importância da temática saúde; e iii) aspectos legais da temática saúde na Educação Básica. Os resultados revelam que a temática é pouco abordada e há escassez de estudos realizados na área sobre saúde no espaço escolar.</span></p>2024-03-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Maria da Conceição do Monte Soares, Mara Elisângela Jappe Goihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3686Modelos na Ciência segundo Bunge e a investigação baseada em modelos: aproximações e propostas de atividades2024-02-21T11:14:00+00:00Márlon Pessanhapessanha@ufscar.br<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Neste artigo, trazemos uma discussão sobre o papel dos modelos na construção do conhecimento científico e suas possíveis contribuições para o ensino de ciências. Para isso, pautamos a noção de modelo presente na filosofia da ciência de Mario Bunge, aproximando-a das discussões sobre modelos e modelização na educação em ciências, em específico, em torno da abordagem de ensino “Investigação Baseada em Modelo” (MBI). Propomos um detalhamento de aspectos da MBI tomando como base aspectos da filosofia de Bunge e, por fim, apresentamos dois exemplos de atividades para o ensino de ciências, que contemplam as aproximações teóricas que propomos.</span></p>2024-04-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Márlon Pessanhahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3670Educação corporativa: a importância da correlação entre a teoria e prática dentro de um novo modelo de atendimento2024-04-04T13:31:42+00:00Andreza Conceição da Silva Magalhãesdrezacsm@gmail.comHugo Cesar Bellashugobellas@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Análise do treinamento do novo modelo de atendimento adotado pela empresa do segmento de beleza no constructo da relação entre a teoria e prática dos colaboradores do âmbito das lojas. Um estudo de caso crítico, com análise documental e observações em campo. O referencial abordou as mudanças comportamentais dos consumidores que influenciaram o cenário mundial empresarial</span><span style="font-weight: 400;">. Antes da tomada de decisão pela compra, esses consumidores refletindo na fidelidade da relação marca-consumidor. Exigindo estratégias de treinamento consistentes, personalizadas e que estejam centradas nas necessidades dos colaboradores, refletindo a teoria e prática dentro de um modelo de atendimento. </span><span style="font-weight: 400;">Nos resultados, </span><span style="font-weight: 400;">percebe-se a relevância do conteúdo ministrado durante o treinamento, sendo importante para atuação dos colaboradores em loja, contudo, a realização do presente estudo identificou que ainda são poucos os estudos na área, por se tratar de um projeto piloto.</span></p>2024-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Andreza Conceição da Silva Magalhães, Hugo Cesar Bellashttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3659Educação Ambiental no contexto escolar2024-03-19T14:10:20+00:00Márcia Marina Aires de Moraesmarcia.smec.saosepe@gmail.comMara Elisângela Jappe Goimaragoi28@gmail.com<p>Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre o conhecimento dos trabalhadores da educação sobre Educação Ambiental e de como acontece a sua formação continuada em uma escola municipal de São Sepé no Estado do Rio Grande do Sul, RS. A pesquisa tem por objetivo conhecer e reconhecer o papel desses trabalhadores no tratamento da Educação Ambiental escolar, e se estes estão capacitados e integrados ao fazer pedagógico. Para conhecer as concepções e conhecimentos sobre a temática, foi aplicado um questionário com questões discursivas sobre o trabalho diário, o conhecimento em relação à Educação Ambiental, sobre a formação em relação à temática e sobre a importância deste assunto no trabalho que realizam na escola. Esse questionário foi examinado de forma quanti-qualitativa. As categorias de análise foram organizadas <em>a priori</em>. Como resultado aponta-se que existe uma lacuna na formação continuada desses profissionais, que a temática ultrapassa o conteúdo de sala de aula e está presente em todas as ações do cotidiano escolar, necessitando gerenciamento de ações que envolvem o manejo e descarte adequado dos resíduos sólidos.</p>2024-04-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Márcia Marina Aires de Moraes, Mara Elisângela Jappe Goihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3677Participação de atores privados na rede pública estadual de educação do Piauí2024-03-30T11:09:28+00:00Tauana Tamires da Rocha Silvatauanaphb@gmail.comSamara de Oliveira Silvasamara@phb.uespi.br<p>O modelo de descentralização adotado no Brasil durante a década de 1990 redefiniu as políticas públicas sociais reordenando as responsabilidades entre as esferas governamentais incumbindo-as em níveis locais. Dado o exposto, o presente texto discorre sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o atendimento educacional pelos sistemas de ensino. O objetivo da pesquisa é analisar a privatização na Educação Básica da Rede Estadual Pública do Piauí, a partir da identificação dos atores privados na adoção de programas e projetos implementados na política educacional da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC/PI). Como aporte teórico dialogou-se com os estudos de autores como Paro (1992); Luz (2000); Mészaros (2006); Harvey (2008); Adrião (2009); Robertson (2013); Peroni e Caetano (2016); Goulart, Cássio e Ximenes (2019); Cássio (2019); Adrião, (2022). Utilizou-se a metodologia de pesquisa quanti-qualitativa com uso da pesquisa documental e análise de estatísticas educacionais. Evidenciou-se na caracterização dos dados, a presença de programas criados por fundações, institutos e organizações sociais filantrópicas nas dimensões de gestão e oferta educacional atuando na rede estadual de educação do estado do Piauí. Os resultados sinalizaram para o avanço e ampliação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), assumindo a responsabilidade através de projetos e programas na rede estadual de educação do Piauí, que atuam na gestão e oferta, em nome do discurso construído a partir da “eficiência e gestão por resultados”, pelo meio do estabelecimento de parcerias com o setor privado. Os resultados ainda apontaram para o aumento das filantropias, destacando-se a atuação na oferta educativa e o forte incremento de ações que mediam a tecnológica na educação básica, por meio de programas e projetos voltados para o ensino, formação de professores e de gestores escolares.</p>2024-04-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Tauana Tamires da Rocha Silva, Samara de Oliveira Silvahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3683Corpos negados na Educação Física escolar: uma discussão epistemológica no Ensino Médio2024-03-02T10:47:06+00:00Eduarda Pereira Cardosodudazinha_bv@hotmail.comRaimunda Gomes da Silvasilvaraimunda@uerr.edu.brEnia Maria Ferstmestreenia@gmail.com<p>Este artigo discute corpos negados na Educação Física escolar, em aspectos literários epistemológicos do Ensino Médio. Definiu-se como objetivo analisar na literatura a discussão de corpos negados na disciplina de Educação Física Escolar no Ensino Médio. Como caminho metodológico foi realizado uma pesquisa de cunho bibliográfico, em revisão de literatura em trabalhos acadêmicos de 2014 até 2021, para análise dos resultados foram cinco (5) trabalhos, dentre eles divididos em uma (1) monografia (TCC) e quatro (4) artigos na área da Educação Física. Dessa forma, como resultados, obteve-se que o corpo ainda sofre por diferentes dilemas e situações na Educação Física e no contexto educacional, corpos sobre poderes, vigiados, sofridos e marginalizados. Adolescentes do Ensino Médio ainda se sentem insatisfeitos e infelizes com a imagem corporal, se encontram com corpos inseguros, pressionados, como julgados e oprimidos por padrões sociais de beleza e estéticas. Nesse sentido, os juvenis precisam de um resgate de identidade, como também de profissionais preparados para orientar os/as alunos(as) nessa temática, ou seja, professores(as) preparados(as) para enfrentar a realidade escolar.</p>2024-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Eduarda Pereira Cardoso, Raimunda Gomes da Silva, Enia Maria Fersthttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3689Programa de descentralização administrativa e financeira – PDAF: um instrumento para a gestão democrática do ensino no Distrito Federal2024-02-24T11:34:03+00:00João Alencarjoaoalencardf@gmail.com<p>A pesquisa teve por objetivo conhecer o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira – PDAF enquanto política pública educacional voltada para a gestão democrática do ensino no Distrito Federal. Ao longo do artigo são retomados alguns conceitos teóricos sobre políticas públicas, bem como apresentada a composição da rede pública de ensino do Distrito Federal em termos de unidades escolares e volume de matrículas; os aspectos mais relevantes do PDAF, incluindo pontos positivos e negativos constatados e as recomendações pertinentes em face desses últimos. O estudo conclui pela importância da manutenção e constante aperfeiçoamento dessa política pública para a boa gestão das escolas, uma vez que permite às equipes gestoras lançar mão de recursos orçamentários para o atendimento imediato de despesas de pequena monta, essenciais ao funcionamento da rede pública de ensino, tendo em vista a sua complexidade e as particularidades de suas unidades escolares.</p>2024-05-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 João Alencarhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3708Reflexões sobre o planejamento de aulas nos estágios supervisionados em Música 2024-04-30T12:20:54+00:00Andrea Matias Queirozandreazorieuq@gmail.com<p>O presente texto trata do relato reflexivo acerca de uma experiência de orientação em uma turma de Estágio Supervisionado em Música, no Curso de Licenciatura em Música, ofertado pela Universidade XXXXXX, tendo como foco o planejamento das aulas de estágio. A finalidade é mostrar os desafios encontrados pelos estagiários ao se depararem com a necessidade de planejar as aulas. O artigo também discute as percepções dos estagiários acerca do plano de ensino e do plano de aula e como isso pode influenciar nos resultados da atuação prática e da formação docente. Os relatos apresentados tiveram como base as discussões e reflexões realizadas durante as orientações do estágio. O texto finaliza discutindo como as concepções que os estagiários têm acerca do planejamento influenciam na forma como a atuação prática acontece e, consequentemente, na formação docente</p>2024-05-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Andrea Matias Queirozhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3706Desenho universal para aprendizagem e atendimento educativo especializado: um desafio para a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial em Angola2024-04-20T12:17:00+00:00António Antónioantoniotonny1988@hotmail.com<p>Buscando trazer o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para dentro do contexto das pesquisas sobre políticas educativas voltadas para a inclusão do público-alvo da Educação Especial em Angola, fundamentalmente para os níveis do ensino primário, I° e II° ciclos do ensino secundário, o estudo objetiva compreender as nuances do DUA e como este modelo pode contribuir para uma política educativa que tem os serviços de Atendimento Educativo Especializado (AEE) nas escolas regulares como principal mecanismo de resposta aos desafios da educação inclusiva. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, documental e bibliográfica com um alcance exploratório-descritivo desde as perspectivas de Sampieri, Collado e Lucio (2014), Gil (2008) e Silveira e Córdova (2009). Os resultados apontam que a coexistência do DUA com o AEE agregaria de modo importante nos desafios locais de transformação do atual Sistema de Educação e Ensino que enfrenta sérios problemas de acessibilidades arquitetônicas, curriculares e metodológicas, ao mesmo tempo que se pôde perceber o DUA como um modelo mais preventivo e proativo, ao passo que, o AEE que enfatiza mais as adaptações individualizadas, precisa transitar das orientações oficiais para a prática.</p>2024-05-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 António Antóniohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3703Análise de perfil de estudantes de Ciência e Tecnologia quanto a História da Matemática2024-04-01T13:43:39+00:00Otávio Floriano Paulinootavio.paulino@ufersa.edu.brLucianny Thaís Freire Matiasluciannythais@gmail.com<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">A história na educação matemática pode proporcionar debates sobre o percurso de desenvolvimento dos conceitos, deixar as aulas contextualizadas e criar motivação na construção do conhecimento. Neste sentido, busca-se identificar os perfis dentro de um grupo de trinta discentes que são ingressantes do curso superior de ciência e tecnologia de uma universidade localizada no semiárido potiguar. Foi aplicado um formulário com itens elaborados em escala Likert, abordando a temática história da matemática. A partir de uma análise fatorial no <em>software</em> PSPP, os itens foram agrupados de acordo com as cargas fatoriais e seis perfis foram encontrados, sendo história na educação matemática aquele com a maior quantidade de participantes. Também foi verificada a experiência dos discentes com aulas de matemática que contemplem os aspectos históricos no ensino fundamental e médio. Diante dos perfis dentro deste grupo de participantes, pode-se ver a relevância da história da matemática nos processos de ensino e aprendizagem, bem como desperta uma reflexão para que a formação docente contemple a preparação para práticas envolvendo aspectos históricos.</span></p>2024-05-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Otávio Floriano Paulino, Lucianny Thaís Freire Matiashttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3810Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub2024-05-06T11:01:08+00:00Melissa Novack Oliveira Ribeiromelissanovack@gmail.comThaís Philipsen Grützmannthaisclmd2@gmail.comMagda Josieli Souza de Souzamjosouzaa@gmail.com<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez. </span></p>2024-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Melissa Novack Oliveira Ribeiro, Thaís Philipsen Grützmann, Magda Josieli Souza de Souzahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3709A imagem do professor como formação e informação na educação profissional e tecnológica2024-04-30T12:26:46+00:00Paulo Fernando de Marchinandopmarchi@gmail.comThiago Silva1230607@etfbsb.edu.br<p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Na sociedade da informação, a imagem do professor tornou-se um fator de significância relevante. Este estudo descritivo, visa identificar como a imagem do professor pode contribuir para a formação e a informação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, conduzimos uma revisão da literatura que aborda a evolução da construção da imagem ao longo do tempo. Nesta revisão, investigamos a complexidade da imagem pessoal, enfatizando sua significância na (EPT), e evidenciamos a importância das teorias como instrumentos essenciais para a compreensão e análise das estruturas semânticas conceituais relacionadas à imagem. Consideramos ainda o papel ativo desempenhado pelo professor na construção de sua própria imagem dentro dos contextos histórico e social. O referencial teórico aborda autores renomados, como Shepel e Padilha, os quais afirmam que a imagem profissional do professor é constituída por signos simbólicos que caracterizam o indivíduo e são moldados pela interação interpessoal no contexto educacional, refletindo a percepção do público em relação à imagem profissional de um professor.</span></p>2024-05-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paulo Fernando de Marchi, Thiago Silvahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3818Considerações sobre os jogos, a ludicidade e o design: uma revisão de obras recorrentemente citadas na Educação Matemática2024-05-16T11:37:53+00:00Fernando Henrique Fogaça Carneirofernando.fogaca@ufrgs.br<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Esta revisão bibliográfica e ensaio teórico tem por objetivo apresentar discussões sobre jogos, ludicidade e design por meio da análise de três obras recorrentemente citadas em trabalhos provenientes do campo da Educação Matemática. Os livros em questão são <em>Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura</em>, de Johan Huizinga, <em>Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem</em>, de Roger Caillois, e <em>A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo</em>, de Jane McGonigal. A seleção destas monografias se deu por intermédio de uma revisão de literatura feita no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), analisando-se a frequência de citação/referência nos trabalhos filtrados e as potencialidades teóricas vislumbradas em cada uma. Mediante uma leitura detalhada das obras na íntegra, foi possível identificar e descrever alguns conceitos potencialmente relevantes, quais sejam: <em>paidia</em>, <em>ágon</em>, <em>ludus</em>, <em>agôn</em>, <em>alea</em>, <em>mimicry</em>, <em>ilinx</em>, delegação, estado de fluxo, <em>fiero</em>, recompensas intrínsecas e extrínsecas e atividades autotélicas. <a name="_Hlk155839110"></a>Com isso, espera-se que emerjam novos olhares a respeito dos jogos, da ludicidade e do design, especialmente quando aplicadas à Educação.</span></p>2024-05-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Fernando Fogaçahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3943Um século do comprimento de onda de De Broglie e a fenda dupla com partículas2024-05-14T21:00:09+00:00Paulo Facinfacin@uepg.br<p>Fez um século que o comprimento de onda de De Broglie foi proposto e a busca pela sua interpretação física ainda é um mistério. Aplicamos ao problema do experimento de Davisson e Germer (DG) a estratégia encontrada no trabalho “Uma ótica possivelmente mecânica” para resolver a “fenda dupla” com partículas, nesse caso o comprimento de onda de De Broglie se revela como a distância entre elétrons consecutivos num feixe de elétrons organizados de forma regular. Apresentamos argumentos para o ordenamento do feixe de elétrons utilizados no experimento de DG e a consequente relação entre a distância entre os elétrons e a voltagem que acelera o feixe. Além disso, apresentamos também, argumentos para uma interpretação física da frequência de um fóton como sendo o inverso do tempo de transição eletrônica que gerou o fóton, com a intenção de resolver de outra forma o paradoxo que De Broglie encontrou e que motivou seu trabalho. </p>2024-06-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paulo Facinhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3696A prática do futebol e futsal para acadêmicas do curso de Educação Física 2024-05-24T12:20:12+00:00Ana Vivian Araújo Fariasanafarias55@live.comCarla Chagas Ramalhocarlaramalho.ccr@gmail.com<p>O objetivo geral do estudo foi investigar como ser mulher interfere na prática do conteúdo de futebol e futsal no curso de graduação em Educação Física (EF) licenciatura, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Utilizou-se como método o materialismo histórico-dialético e o instrumento metodológico foi o questionário passado de forma virtual. O questionário continha questões abertas e fechadas e foi distribuído online, via <em>Google Forms</em>, obtendo 12 respondentes. Ao final da pesquisa, foi possível analisar que os desafios, de natureza multifacetada, podem restringir a participação feminina nessas práticas esportivas, prejudicando a capacidade de desenvolvimento pessoal, social e físico que esses esportes oferecem. O resultado permitiu concluir que, nas aulas das disciplinas de futebol/futsal da referida universidade, é possível observar diferenças que incluem oportunidades limitadas, baseadas em estereótipos sobre a falta de habilidades e experiência corporal das mulheres, além de exclusão social e dificuldades na comunicação.</p>2024-06-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Ana Vivian Araújo Farias, Carla Chagas Ramalhohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3936Divulgação científica: conceitos, aproximações, diferenças e relação com feiras de ciências2024-04-30T13:16:21+00:00Tamires Rosa Soares tamiressoares.aluno@unipampa.edu.brAndré de Azambuja Maraschinandremaraschin@hotmail.comCícero Gularte Scaglioniciceroscaglioni@unipampa.edu.brRafaele Rodrigues de Araujoaraujo.r.rafa@gmail.comPedro Dornelespedroftd@gmail.com<p>Neste trabalho apresenta-se uma revisão da literatura, em que foram reunidos e discutidos um conjunto de trabalhos científicos visando um aprofundamento teórico a fim de contribuir para elucidação dos conceitos e área de abrangência da Divulgação Científica (DC) e sua articulação com as Feiras de Ciências (FCs). São abordados aspectos relacionados: a uma breve biográfica do cientista José Reis e suas contribuições para a DC no Brasil; as terminologias associadas a DC e suas origens; as questões que permeiam os propósitos e práticas em divulgação científica; as contribuições da DC para o Ensino e; a estreita relação da DC com as FCs. A partir da discussão feita, argumentamos que a Feira de Ciências constitui um importante meio para DC dialógica, na acepção de Paulo Freire, visto que se trata de um espaço de troca e socialização dos conhecimentos científicos. Além disso, torna-se necessário conduzir um maior número de estudos a fim de contribuir para um melhor tratamento da temática e investigar as suas potencialidades</p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Tamires Rosa Soares , André de Azambuja Maraschin, Cícero Gularte Scaglioni, Rafaele Rodrigues de Araujo, Pedro Dorneleshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4023Novo método para a caracterização óptica de filmes finos2024-06-12T14:14:31+00:00Rafael Cardim Pazimrafael.pazim@ifc.edu.brRogério Junqueira Pradorjprado@fisica.ufmt.br<p>A caracterização óptica de materiais é fundamental tanto para a pesquisa básica quanto aplicada. Novas metodologias de análise, mais práticas ou com maior precisão e/ou amplitude de utilização, são de grande importância para a área. Este artigo apresenta um novo método que permite obter a espessura e propriedades ópticas em toda a faixa UV-Vis de filmes finos. Diferente dos métodos atuais baseados no envelope de Manifacier, este se baseia na equação exata para a transmitância de filmes sobre substrato finito. Foram analisados espectros de transmitância gerados teoricamente e obtidos experimentalmente para filmes de AlN e TiO<sub>x</sub>N<sub>y</sub> depositados por sputtering. Os resultados foram comparados aos do método do envelope e/ou elipsometria. Nos casos aplicáveis, os resultados foram similares, mas os avanços desta nova abordagem são claros, permitindo: (i) análise óptica de filmes sem limite mínimo de espessura, (ii) caracterização óptica na região de alta absorção do espectro, e (iii) modelos para filmes não homogêneos com nanopartículas dispersas. O método proposto é mais versátil e aplicável que o do envelope.</p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Rafael Cardim Pazim, Rogério Junqueira Pradohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3883Astroquímica: promovendo a alfabetização científica através da contextualização 2024-06-13T13:50:37+00:00Jefferson Oliveira Pereirajeffersonpereira.aluno@unipampa.edu.brGuilherme Frederico Marranghelloguilhermefrederico@unipampa.edu.br<p>Este trabalho tem como objetivo principal promover a alfabetização científica por meio do ensino de Química contextualizado na Astronomia, com o intuito de despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela ciência. A Astronomia é uma ciência que pode exigir um conhecimento interdisciplinar, que desperta curiosidade e interesse e, ao inseri-la no ensino médio, visando a promoção da alfabetização científica, pode complementar o aprendizado e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes da importância da ciência na sociedade. Para atingir nosso objetivo foi produzido um livro digital que vem ao encontro do trabalho no qual busca apresentar tópicos relacionados a Química e a Astronomia para os alunos do ensino médio de forma integrada, contextualizada e fundamentada na Aprendizagem Significativa, permitindo assim uma compreensão mais ampla e significativa dos conceitos científicos. Os dados da pesquisa foram coletados através de Mapas Conceituais, Diários de Bordo e questionários, e posteriormente analisados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. Essa metodologia permitiu identificar que os alunos apresentaram uma maior compreensão sobre as relações entre as ciências Química e Astronomia.</p>2024-06-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Jefferson Oliveira Pereira, Guilherme Frederico Marranghellohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3935Juventudes escolarizadas e “novo” Ensino Médio: uma (anti)política em questão?2024-05-31T13:24:04+00:00Gabrielle Bezerra da Silvagabriellebezerrad@gmail.comVictor Hugo Nedel Oliveiravictor.nedel@ufrgs.br<p>Nos últimos anos, o Ensino Médio tornou-se alvo de intensos debates no campo educacional em decorrência da “reforma” imposta pela Lei 13.415/2017. Considerando as juventudes escolarizadas como um dos principais atores desse cenário, objetivou-se com a presente pesquisa investigar como vinha se dando a inserção de jovens de uma escola pública da rede estadual, localizada em Porto Alegre/RS, nas discussões sobre o “Novo” Ensino Médio. A investigação qualitativa, em formato de estudo de caso, produziu dados por meio da realização de um grupo focal com jovens estudantes do Ensino Médio Regular e membros do Grêmio Estudantil da escola em questão. Durante o diálogo, emergiram temas como trabalho, mobilidade urbana e saúde mental, destacando-se como elementos que marcam a condição juvenil dos participantes. Quanto ao “novo” modelo de ensino, no geral, o grupo expressa insatisfação, preocupando-se especialmente com o acesso ao Ensino Superior em seus projetos de vida e futuro. A discussão desenvolvida no texto e os resultados produzidos ao longo do grupo focal indicam que o “Novo” Ensino Médio pode ser interpretado como uma (anti)política para as juventudes escolarizadas.</p>2024-07-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Gabrielle Bezerra da Silva, Victor Hugo Nedel Oliveirahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3676O impacto dos institutos federais nos arranjos produtivos locais: um olhar para o estado do Piauí2024-05-08T21:04:38+00:00Ricardo Britoricardoadm.brito@gmail.comkeila Lima Sancheskeila.sanches@ifb.edu.br<p>Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) são instituições públicas que oferecem educação profissional e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento regional por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão. Esta pesquisa analisa as contribuições do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) para os APLs no Estado. A metodologia incluiu uma revisão de literatura descrevendo conceitos e características dos APLs e o papel dos IFs no desenvolvimento regional, além de analisar documentos para mapear os APLs no Piauí e identificar a sua contribuição. Os resultados mostram um número reduzido de APLs no Piauí, concentrados principalmente nas regiões norte e meio-norte. Observou-se também um baixo volume de publicações acadêmicas sobre APLs e a atuação dos IFs no desenvolvimento regional, além da pouca divulgação das ações estratégicas dos IFs. O estudo sugere a necessidade de autoavaliação pelos IFs em termos de efetividade e publicidade de suas ações estratégicas, e oferece insights para a formulação de estratégias institucionais que fortaleçam a cooperação e estimulem o desenvolvimento econômico regional junto aos APLs.</p>2024-07-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Ricardo Brito, keila Lima Sancheshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3701Representações de estudantes universitários portugueses sobre atitudes na prática pedagógica 2024-03-19T14:01:59+00:00Marcus Solon Sa de Oliveirasolonengenharia@yahoo.com.br<p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">As atitudes docentes na relação educativa podem contribuir ou dificultar a aprendizagem dos estudantes. O objetivo deste estudo foi compreender a estrutura das representações ao termo atitudes na prática docente e estudar as diferenças dos sentidos dados entre os estudantes investigados. A pesquisa, de delineamento qualitativo, realizada em maio de 2023, em uma universidade pública portuguesa, com 111 estudantes (37 de Ciências da Educação, 25 de Psicologia, 49 de Engenharia Civil), fez uso da técnica de associação livre de palavras. Os resultados revelam, através do núcleo central, que as representações dos estudantes sobre a prática docente são positivas e estabelecidas no diálogo, respeito, profissionalismo e empatia. Foram encontradas no sistema periférico representações negativas (distanciamento, hipocrisia e sem prática) e representações positivas no 4º quadrante (tolerância, trabalho em equipa, honestidade), o que leva à conclusão de que essas representações divergentes propõem aos docentes universitários uma contínua reflexão sobre suas práticas pedagógicas, estabelecidas sobre uma relação educativa que influencie positivamente no processo de ensino-aprendizagem. </span></p>2024-08-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Marcus solon Sa Oliveirahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4009A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: breve trajeto histórico até o IFRJ Campus Niterói2024-08-05T20:53:54+00:00Valdineia Gomes das Chagasvalgomeschagas@gmail.comThiago Soares de Oliveiraso.thiago@hotmail.com<p style="font-weight: 400;">Considerando a existência secular da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, cuja contextualização se dá num cenário móvel de organização, reorganização e expansão ao longo do tempo, e a relevância do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para a região que o rodeia, este trabalho objetiva recuperar o contexto histórico que levou à construção e à consolidação do IFRJ, com foco no <em>campus</em> Niterói, a partir do tracejamento de uma breve trajetória da EPT no Brasil. Desse modo, partindo de uma revisão narrativa de literatura, que se caracteriza pela descrição ampla de um assunto pré-determinado, de maneira rápida e não sistematizada, este estudo estrutura-se a partir de dois contextos historicamente inter-relacionados: a) O princípio da EPT: a educação e trabalho nos contextos colonial e imperial e b) O Instituto Federal do Rio de Janeiro: criação, consolidação e retrato atual do <em>campus </em>Niterói.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Valdineia Gomes das Chagas, Thiago Soares de Oliveirahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4016Aulas presenciais, remotas e híbridas: o que pensam os alunos?2024-07-16T13:55:27+00:00Gustavo Grieblergustavogriebler@gmail.comVanderlei Folmervandfolmer@gmail.comAline Castro Caurioalinecastrocaurio@gmail.com<p>A pandemia da COVID-19 e a consequente colocação dos estudos em ensino remoto primeiramente e depois híbrido acelerou a discussão da importância de se trazer com maior vigor as tecnologias digitais para dentro das escolas. O objetivo do estudo foi traçar paralelos entre os diferentes cenários com falas dos alunos. Tratou-se de estudo de caso que teve coleta de dados por meio de questionário no Google Forms, em que se perguntou a estudantes do campus Uruguaiana do IFFar acerca de suas opiniões sobre o ensino remoto e híbrido, além de suas habilidades com tecnologias digitais. Análises estatísticas e de conteúdo estiveram presentes com contraste com a literatura do assunto. Resultados mostraram que os alunos se consideram autônomos e com bom conhecimento em tecnologias digitais. Isso denotou um bom desenvolvimento das atividades remotas apesar de que as opiniões expressas sobre o ensino remoto se mostraram majoritariamente negativas. As dificuldades acabaram prevalecendo quando comparadas com os benefícios propiciados, que seriam, por exemplo, a flexibilidade de datas e horários das aulas e das atividades. Já o ensino híbrido teve um equilíbrio entre menções positivas e negativas.</p>2024-08-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Gustavo Griebler, Vanderlei Folmer, Aline Castro Cauriohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4046Possibilidades de usos educacionais de temas relacionados às Ciências da Terra2024-08-23T14:14:27+00:00Michele Feitosa de Araujomichele.feitosa@aluno.ifsp.edu.brRicardo Roberto Plaza Teixeirarteixeira@ifsp.edu.br<p>Este artigo objetiva investigar as possibilidades de uso de temas relacionados às Ciências da Terra em atividades de cunho educacional. Para fundamentar a investigação foi realizada uma ampla revisão teórica sobre diferentes tópicos relacionados ao estudo do planeta Terra. Três apresentações presenciais de divulgação científica envolvendo temas de Geologia foram organizadas pelos autores e realizadas em 2022. Foi elaborado um questionário para realizar uma avaliação diagnóstica das concepções dos participantes acerca dos temas tratados nestas apresentações. Este questionário foi respondido por um total de 45 participantes das apresentações realizadas que compuseram um público diversificado, com alunos do ensino médio e de cursos superiores. Os dados obtidos indicam a importância do trabalho, na educação básica, com temas associados ao estudo do planeta Terra, de seus constituintes, da sua história geológica, desde a sua origem até os dias atuais, e dos impactos das ações humanas no nosso planeta. O acesso a uma educação envolvendo conhecimentos de Geologia pode contribuir para uma maior consciência ambiental sobre as consequências de nossas atitudes cotidianas, valorizando o conceito de sustentabilidade.</p>2024-08-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Michele Feitosa de Araujo, Ricardo Roberto Plaza Teixeirahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4040Problemas temáticos: subsídios teórico-metodológicos para implementação em sala de aula2024-08-22T00:18:15+00:00Édila Silvaedila2811@gmail.comMaria Rosa Chitolina Schetingermariachitolina@gmail.comJuliana Kaizer Vizzottojuvizzotto@gmail.com<p>O propósito deste artigo é apresentar a caracterização de uma estratégia de ensino voltada para Ciências e Matemática, denominada "Problemas Temáticos". Essa abordagem utiliza as bases do ensino por temas, explorando diversas vertentes relacionadas à contextualização do conhecimento, juntamente com a metodologia de resolução de problemas. Esses fundamentos são embasados nos aportes teóricos da epistemologia de Larry Laudan, na psicologia cognitiva de Jerome Bruner e nas teorias pedagógicas de John Dewey e Paulo Freire. A adaptação dos métodos às diferentes fases do desenvolvimento cognitivo, bem como a escolha de temas relevantes, foi identificada como fundamental para o sucesso da abordagem. No entanto, a implementação efetiva requer preparação docente e adaptação ao contexto educacional, sendo essencial a capacitação dos professores para superar desafios e maximizar o impacto positivo dessa abordagem em sala de aula.</p>2024-09-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Édila Silva, Maria Rosa Chitolina Schetinger, Juliana Kaizer Vizzottohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4037Práticas de leitura literária na escola: reflexões acerca dos anos finais do Ensino Fundamental2024-12-20T13:36:08+00:00Michely Angela Vila Gualanomichelygualano.aluno@unipampa.edu.brPatrícia dos Santos Mourapatriciapinho@unipampa.edu.br<p>O presente artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo refletir sobre como as práticas de leitura literária podem ser aplicadas nas escolas, no componente de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental, conforme prescrito nos marcos legais da educação. Para tanto, consideramos o exposto por autores como Cosson (2022), Colomer (2007), Soares (2022) e Solé (1998). Inicialmente, apresenta-se o que os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), o Referencial Curricular Gaúcho - RCG (Rio Grande do Sul, 2018) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Brasil,1996) orientam a respeito do incentivo à prática de leitura literária na escola. E, por último, como considerações finais, serão apresentadas algumas reflexões acerca da leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. Em relação à leitura literária na escola, percebemos uma certa ressonância discursiva entre os documentos orientadores PCN e BNCC, no que diz respeito à concepção da linguagem (enunciativa-discursiva), à centralidade atribuída ao texto e ao aspecto social e cultural dessas práticas.</p>2024-09-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Michely Gualano, Patrícia Mourahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4024Contribuições do psicólogo escolar para o Ensino Superior: uma revisão de literatura2024-09-24T12:13:22+00:00Luan Oliveira de Freitasluan.mfreitas@outlook.comPatrícia Oliveira de Freitaspatricia.goliv@outlook.comEric Ferdinando Passoneeric.passone@unicid.edu.br<p>No presente artigo busca-se compreender a importância da atuação do psicólogo na rede de ensino superior, identificando suas possibilidades profissionais. Como metodologia foi realizada uma revisão integrativa de artigos, dissertações e teses no período de 2014 à 2024, nos principais bancos de dados, sendo selecionadas apenas publicações nacionais. Em relação a análise de dados, foram constatadas abordagens como a Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar Crítica e Terapias Cognitivo-Comportamentais, com predominância de publicações das abordagens culturais e críticas em detrimento da abordagem clínica. Com fundamento na análise dos estudos abordados na revisão de literatura foi possível realizar a separação de três eixos de práticas e possibilidades de atuação do psicólogo escolar no ensino superior, sendo categorizados em: 1 – Gestão de políticas e processos educacionais; 2 – Propostas pedagógicas e atuação com os atores institucionais; e 3 – Assistência estudantil. Dessa forma, acredita-se que novas possibilidades de atuação do psicólogo escolar no ensino superior sejam necessárias para essas novas configurações dos estudantes e das instituições de ensino superior (IES).</p>2024-09-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Luan Oliveira de Freitas, Patrícia Oliveira de Freitas, Eric Ferdinando Passonehttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4042Gramática visual como instrumento para avaliar o design do vídeo educacional2024-12-20T13:39:00+00:00Marco Antonio Gomes Teixeira da Silvamarcoagts@gmail.comMariana Mattos Manhães Machadomanhmar.92@gmail.comSergio Luis Cardosocardoso@uenf.br<p>Este texto aborda o uso do vídeo como solução para a aprendizagem, que há mais de um século está presente na educação. O vídeo como exemplar audiovisual, historicamente está presente no cenário nacional desde o final do século XX, apresentando-se como recurso “sedutor” para o ensino. Contudo, ocorre uma inviabilidade técnica para selecionar ou até mesmo avaliar em uma atividade didática. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar como avaliar o vídeo educacional. Utilizando-se de uma construção intertextual e, portanto, atualizando-se, como nos ensina o filósofo Pierre Levy, construíram-se as dimensões da gramática do <em>design</em> visual para um vídeo educacional. Este estudo avalia que a análise de um vídeo pode ocorrer por intermédio de uma rubrica, com as dimensões previamente estabelecidas. Considerou-se que deve ser avaliada a gramática visual dentro de dimensões previamente estabelecidas, mas também, deve-se empregar a tecnologia assistiva.</p>2024-10-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Marco Antonio Gomes Teixeira da Silva, Mariana Mattos Manhães Machado, Sergio Luis Cardosohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4026A pesquisa na pós-graduação stricto sensu sobre o uso de dramatizações: uma revisão da literatura (2018-2023)2024-09-15T16:01:20+00:00Pedro Bruno Silva Lemospedrolemos@unilab.edu.brAquecio Oliveira da Costaaquecio@hotmail.comSandro César Silveira Jucásandrojuca@ifce.edu.brSolonildo Almeida da Silvasolonildo@ifce.edu.br<p>O presente estudo abordou a pesquisa da pós-graduação stricto sensu brasileira sobre o uso de dramatizações em contextos educacionais. A análise proposta foi direcionada para a seleção de teses e dissertações indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Mediante a investigação de 19 teses e dissertações, destacou-se a concentração da publicação de trabalhos nos anos de 2018 e 2020. Constatou-se que 16 IES têm atuado na elaboração de estudos sobre o uso de dramatizações para fins educacionais. Também se sublinhou o maior percentual de trabalhos oriundos de programas acadêmicos (63,15%) das às áreas de Ensino e de Educação. Constatou-se o maior percentual de pesquisas que abordam a utilização de dramatizações no Ensino Médio (36,8%). Compreendeu-se que a heterogeneidade e a predominância de amostras inferiores a 100 participantes estão intrinsecamente vinculadas à adoção de uma abordagem qualitativa pelo maior quantitativo de trabalhos. Por fim, ressaltou-se a contribuições da implementação de dramatizações para o aumento da participação e da motivação discente, a melhoria das experiências comunicativas e da contextualização dos conteúdos.</p>2024-10-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Pedro Bruno Silva Lemos, Aquecio Oliveira da Costa, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silvahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4078A patologia do plágio: uma denúncia urgente2024-10-29T16:07:04+00:00Milagros Elena Rodriguezmelenamate@hotmail.com<p>Analisamos a menjunje a patologia do plágio como uma denúncia urgente. Realizamos uma pesquisa transmetódica no complexo projeto decolonial planetário, com as hermenêuticas compreensiva, eco-sociológica e diatópica; com os momentos analítico-empírico e propositivo. Alertamos para os momentos propositivos: A banalização do saber no ensino-pesquisa como vandalismo. É improvável que uma complexa trans-metodologia decolonial planetária seja ao mesmo tempo uma metodologia, dizer isso é fazer uma mistura; uma inconsistência paradigmática. Cometem-se falácias nas concepções de tempos contínuos e disjuntos em projectos modernistas-pós-modernistas-coloniais, transmodernistas. Cometer tais incoerências é estar com um pé na poça e outro na mistura. Como incluir e ser um pensador complexo sob exclusão, minimização e para continuar a encobrir as vítimas da colonialidade? Isso faz parte da mistura, assim como o plágio, a inveja machista e outras ações antiéticas na síndrome procrusteana. A confusão entre informação e conhecimento-conhecimento faz parte do desenvolvimento de sistemas lógico-matemáticos com os quais se desenvolve a inteligência artificial. A confiança crescente nas ferramentas de inteligência artificial para detetar o plágio é uma faca de dois gumes, porque com a inteligência artificial comete-se o plágio. Cuidado com as provocações do mercado, onde as teses plagiadas são comercializadas para serem vendidas aos incautos. Publicar por publicar não é atuar a favor da humanidade.</p>2024-11-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Milagros Elena Rodriguezhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4045Altas habilidades e superdotação (AH/SD): uma revisão narrativa da literatura sobre a inclusão educacional e a formação de professores2024-10-07T11:52:35+00:00Ana Beatriz da Silva Lemosbeatrizlemosbio@gmail.comMaria Vandia Guedes Limaprofavandiaguedes@gmail.comFrancisca Pereira Paivacilene_paiva@yahoo.com.br<p>O presente trabalho objetiva analisar as atualidades nos artigos publicados sobre formação de professores e o processo inclusivo de alunos com altas habilidades e superdotação. Quanto às categorias metodológicas, o trabalho possui abordagem qualitativa, optou-se pelo método procedimental revisão narrativa da literatura. Em relação à etapa de filtragem e seleção, foram selecionados um total de quatorze artigos que comporão o escopo textual de discussão sobre a temática mencionada, o recorte temporal estabelecido foi 2021 a 2024 (últimos quatro anos). Destaca-se que a busca dos trabalhos para a análise foi realizada nas seguintes bases: Portal Periódicos da Capes, <em>Directory of Open Access Journals</em> (DOAJ), <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SciELO Brazil), Google Acadêmico e <em>Web of Science.</em> Os resultados evidenciaram a relevância de trabalhos voltados à formação inicial e continuada enfatizando uma perspectiva inclusiva, uma vez que pesquisas relacionadas a este público ainda são exíguas, e há muitas concepções historicamente errôneas e segregadoras. Por fim, conclui-se que a temática formação de profissionais da educação é vital para a inclusão bem-sucedida de alunos com altas habilidades e superdotação, pois aumenta sua capacidade de identificar, apoiar e acolher esses alunos dentro do sistema educacional.</p>2024-11-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Ana Beatriz da Silva Lemos, Maria Vandia Guedes Lima, Francisca Pereira Paivahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4035Pensamento complexo e transdisciplinaridade no acompanhamento familiar dos alunos do ano de transição no seu processo de formação inicial 2024-12-20T13:44:32+00:00Sandra Milena Restrepo Solartesamireso@hotmail.com<p>Seu objetivo é analisar, a partir do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, os fatores que afetam o acompanhamento das famílias no processo de formação inicial dos alunos da série de transição da Instituição Educacional John F. Kennedy, em Calarcá, Quindío, Colômbia; Assim, sua abordagem é qualitativa, hermenêutica, e teve, para coletar as informações, uma entrevista estruturada e um grupo focal, que foi aplicado a um professor da série de transição e a 20 alunos (pais) da mesma série acadêmica. as suas categorias; assim, suas categorias emergentes são 1. Fatores familiares que influenciam o processo de educação inicial das crianças; 2. Características do processo de participação das famílias no processo de educação inicial dos seus filhos; 3. Perceções que as famílias têm sobre o processo de formação inicial dos alunos. As suas conclusões reconhecem a importância do pensamento complexo e da transdisciplinaridade no acompanhamento que a família tem no contexto escolar de transição; porque motiva e incentiva esta fase da educação pré-escolar.</p>2024-11-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Sandra Milena Restrepo Solartehttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4070Animais articulados: uma atividade maker para os anos iniciais do Ensino Fundamental2024-11-03T19:21:12+00:00Josiane Silva dos Reisjosireis@alu.ufc.brMaria José Costa dos Santosmazeautomatic@gmail.comJorge Carvalho Brandãoprofbrandao@ufc.br<p>Este artigo é resultado de uma das ações de instrutoria do Programa de articulação entre graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará. Seu objetivo é apresentar uma atividade <em>maker,</em> para o ensino de matemática, que pode ser trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta atividade desenvolveu-se durante uma oficina <em>maker</em> realizada com sete estudantes do curso de Pedagogia e culminou na construção de animais articulados com o uso de materiais de baixo custo. Dessa forma, este trabalho possui natureza qualitativa e seus dados foram coletados a partir dos registros dos artefatos construídos e das observações dos diálogos dos graduandos durante o processo criativo. Quanto aos resultados, verificou-se que a atividade <em>maker</em> realizada suscitou reflexões sobre suas possibilidades para o ensino de geometria no primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os principais aspectos da cultura <em>maker</em> e refletir sobre como ela pode ser trabalhada em sala de aula de forma interdisciplinar</p>2024-12-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Josiane Silva dos Reis, Maria José Costa dos Santos, Jorge Carvalho Brandão