https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/issue/feed Revista Educar Mais 2025-01-16T11:29:17+00:00 Nelson Luiz Reyes Marques reducarmais@gmail.com Open Journal Systems <p>A <em><strong>Revista Educar Mais</strong></em> (<strong>REM</strong>) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do PPGCITED/CaVG/IFSul.</p> <p>Tem como objetivo divulgar artigos provenientes de pesquisas científicas, artigos resultantes dos processos de desenvolvimento e/ou análise e implementação de produtos educacionais e artigos de revisão (em um período não inferior a 5 anos) das áreas de Ensino e Educação da CAPES. Os artigos de revisão devem apresentar um referencial teórico adequado ao tipo de revisão realizada (seja ela sistemática, narrativa, integrativa, etc.) e incluir uma fundamentação teórica que explique os métodos de análise dos dados.</p> <p><strong>OBS</strong>: Propostas didáticas que <strong>não</strong> estejam associadas a pesquisas, bem como artigos baseados exclusivamente em levantamentos de opiniões, concepções ou dados numéricos (obtidos por meio de questionários, entrevistas ou publicações), não serão aceitos para avaliação.</p> <p>A gestão editorial é automatizada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A avaliação é dupla cega pelos pares (double blind peer review).</p> <p>A revista adota o sistema editorial com <strong>fluxo contínuo</strong>. A edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações.</p> <p><em>A revista não cobra nenhum tipo de taxa, seja para processamento, para autores ou para leitores.</em></p> <p>ISSN<strong> 2237–9185</strong> (<em>online</em>)</p> https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4093 Acesso Aberto: Democratização do Conhecimento e Impactos na Ciência e na Sociedade 2025-01-01T19:02:58+00:00 Nelson Luiz Reyes Marques revistaeducarmais@ifsul.edu.br <p>O editorial aborda a importância do acesso aberto para democratizar o conhecimento científico, ressaltando sua origem nos anos 1990 e seu papel na promoção da inclusão, transparência e equidade no acesso à informação acadêmica. Destaca os benefícios do modelo, como maior visibilidade dos artigos, aceleração da colaboração científica e impacto social em áreas como saúde e educação. Embora enfrente desafios financeiros e riscos de periódicos predatórios, o acesso aberto é fortalecido por políticas públicas, subsídios e iniciativas colaborativas, como o SciELO no Brasil e o Plano S na Europa. Conclui-se que o acesso aberto é essencial para um sistema acadêmico mais inclusivo e eficiente.</p> 2025-01-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Nelson Luiz Reyes Marques https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4085 Prevalência e manifestações do bullying no ensino secundário: um estudo com alunos moçambicanos 2024-11-19T11:04:44+00:00 Elias Fundice eliasfundice@gmail.com Silvina Américo Fernandes silvinaamericojose@gmail.com <p>O bullying escolar é amplamente reconhecido como um grave problema psicossocial com consequências negativas substanciais para os alunos. Apesar de ser alvo de ampla investigação nos países desenvolvidos, continua subinvestigado em Moçambique. Neste artigo, avaliamos a prevalência do bullying e as suas manifestações num grupo de alunos do ensino secundário em Moçambique. A amostra do estudo foi composta por 271 alunos do 8º, 9º e 10º anos, provenientes das escolas secundárias da Cidade de Montepuez, situada na região norte de Moçambique. As análises indicaram uma prevalência global de bullying de 69,4% nos últimos meses. Foi encontrada uma taxa de 100% de vítimas, 39,5% de agressores e 50,2% de espectadores/testemunhas. Os meninos apresentaram uma maior probabilidade de serem agressores e espectadores do que as meninas. Os alunos do 9º ano, com uma média de 15,4 anos, apresentaram um envolvimento mais significativo em atos de bullying do que os colegas do 8º ano (14,0 anos) e do 10.º ano (16,1 anos). A idade mais jovem diminuiu o envolvimento em atos de bullying. Em relação à estrutura familiar, os alunos de famílias com mais irmãos e os que vivem com uma mãe solteira tiveram maiores probabilidades de serem agressores e vítimas, respectivamente. Não foram constatadas diferenças significativas na ocorrência de bullying entre os alunos de escolas urbanas e periurbanas. Em conjunto, os resultados demonstram que o bullying é uma prática frequente no contexto escolar, apontando para a necessidade de práticas educativas voltadas para a sua redução e prevenção.</p> 2025-01-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Elias Fundice, Silvina Américo Fernandes https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4089 O coeficiente de validade de conteúdo (CVC) como ferramenta para validação de questionários: exemplo de uso na pesquisa em educação e Ensino de Ciências 2025-01-08T12:04:02+00:00 Patrick Alves Vizzotto patrick.fisica@hotmail.com <p>Pesquisas em Educação e Ensino de Ciências desempenham um papel fundamental no aprimoramento da qualidade da educação e na compreensão dos desafios enfrentados por professores e alunos. Para coletar dados confiáveis e relevantes é essencial que os instrumentos de pesquisa, como questionários, sejam devidamente validados. O Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) é uma importante ferramenta para avaliar a validade de conteúdo de um instrumento de coleta de dados, conferindo se os itens que o compõe possuem clareza, pertinência e relevância. O presente trabalho discute a importância do CVC, destacando seus fundamentos e aspectos metodológicos. Por fim, apresenta um exemplo de aplicação prática na validação de um instrumento que visa mensurar o potencial de aulas de Física na promoção de uma aprendizagem significativa.</p> 2025-01-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Patrick Alves Vizzotto