https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/issue/feed Revista Educar Mais 2024-05-16T11:37:53+00:00 Nelson Luiz Reyes Marques reducarmais@gmail.com Open Journal Systems <p>A <em><strong>Revista Educar Mais</strong></em> é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do PPGCITED/CaVG/IFSul.</p> <p>Tem como objetivo divulgar a pesquisa científica, artigos de revisão e resenhas das áreas de Ensino e Educação da CAPES.</p> <p>A gestão editorial é automatizada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A avaliação é dupla cega pelos pares (double blind peer review).</p> <p>A revista adota o sistema editorial com <strong>fluxo contínuo</strong>. A edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações.</p> <p><em>A revista não cobra nenhum tipo de taxa, seja para processamento, para autores ou para leitores.</em></p> <p>ISSN<strong> 2237–9185</strong> (<em>online</em>)</p> https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3668 Tendências atuais sobre o Ensino de Física Moderna: uma revisão de literatura 2023-12-09T17:04:03+00:00 Maria Derlandia de Araújo Januário mderlandiaajanuario@gmail.com André Felipe Hoernig andrehoernig@gmail.com Neusa Teresinha Massoni neusamassoni@gmail.com <p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este artigo é uma revisão de literatura que explora tópicos de Física Moderna (FM) no contexto do Ensino de Física, como parte de um estudo de doutoramento que tem como objetivo introduzir FM no Ensino Médio (EM) com uma visão histórica e epistemológica da Ciência, fazendo uso da argumentação científica. Dessa forma, este artigo buscou responder: Com base na literatura da área, quais são as principais temáticas da FM trabalhadas, com um olhar histórico e epistemológico? Que conceitos, estratégias e tendências aponta a literatura para serem explorados na Educação Básica? A análise qualitativa revelou que os artigos tratam de várias temáticas de FM, com uma linguagem robusta ao EM. A Teoria da Relatividade se destaca na pesquisa, embora não haja uma indicação conclusiva sobre qual aspecto da teoria deve ser abordado. Mas, por meio da análise de conteúdo foi possível identificar quatro categorias de como os conceitos da teoria são discutidos na área. Ainda que não se tenha chegado a uma estratégia definitiva para o ensino em sala de aula, a revisão fornece base e fundamentação para entendermos que trabalhar Relatividade no EM é uma via útil para propor uma abordagem interdisciplinar e histórica, e construir nos alunos habilidades e pensamento crítico, como também permite compreender algumas tecnologias presentes na contemporaneidade.</span></p> 2024-01-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Maria Derlandia de Araújo Januário, André Felipe Hoernig, Neusa Teresinha Massoni https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3411 A integração da Cultura Maker nas aulas de Matemática para alunos com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão sistemática da literatura 2023-12-20T14:45:14+00:00 Paulo Cesar Viana Azevedo paulovianaazevedo@gmail.com Edgar Marçal edgar@virtual.ufc.br Francisco Herbert Lima Vasconcelos herbert@virtual.ufc.br <p>Este artigo teve como objetivo apresentar uma visão geral da integração da Cultura Maker no ensino de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), na qual foram analisados estudos publicados entre 2010 e 2022 em bases de dados como Google Acadêmico, PubMed e IEEE. Também foram aplicados os operadores booleanos AND e OR para deixar as buscas mais restritas. Após as buscas, foram realizadas a extração e a análise dos dados por meio de 2 revisores independentes. Inicialmente, foram identificados 1.317 artigos nas bases de dados. Após aplicação do critério 1, restaram 1.077 artigos. Em seguida, com a aplicação dos critérios 2 e 3, apenas 19 estudos foram considerados elegíveis para esta pesquisa. Os resultados dos estudos encontrados, mostraram a importância da Cultura maker nas aulas de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista, visto que a sua aplicação se mostrou crucial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, também foi evidenciado que a falta de recursos e treinamento para professores compartilharem práticas, pode ser um fator limitante para o desenvolvimento de habilidades que englobam a aprendizagem. Esta pesquisa ressalta a urgência de mais estudos sobre a aplicação da Cultura Maker no ensino de matemática para TEA, visando novas abordagens, pois isso poderia levar a um aprimoramento do ensino, o reconhecimento dos desafios presentes e demandar melhor desenvolvimento por parte dos profissionais da educação.</p> 2024-01-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Paulo Cesar Viana Azevedo, Edgar Marçal , Francisco Herbert Lima Vasconcelos https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3671 Estado do conhecimento sobre a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores de Ciências: uma análise crítica 2023-12-19T00:36:11+00:00 Alex Antunes Mendes profaalexmendes@gmail.com Maykon Gonçalves Müller maykonmuller@ifsul.edu.br Nelson Luiz Reyes Marques nelsonmarques@ifsul.edu.br <div> <p class="XIEPEF-resumodoartigo">Este artigo aborda a influência da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores, analisando artigos dos últimos vinte anos. Destaca-se a crescente conscientização sobre a importância do CTS na formação docente, proporcionando uma visão ampla da Ciência e Tecnologia. No entanto, são identificados desafios, como a falta de integração plena nos currículos de formação, limitando a abordagem de temas sociocientíficos. A escassez de recursos e apoio institucional também dificulta sua incorporação. Recomenda-se compartilhar experiências, desenvolver estratégias de formação e integrar o CTS em políticas educacionais para fortalecer sua presença na formação de professores. Este estudo destaca a necessidade contínua de pesquisa e prática na área, visando formar professores capazes de abordar os aspectos sociais, éticos e políticos da Ciência e Tecnologia.</p> </div> 2024-01-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Alex Antunes Mendes; Maykon Gonçalves Müller, Nelson Luiz Reyes Marques https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3472 Políticas públicas voltadas a inclusão educacional de alunos com autismo 2023-11-27T11:06:02+00:00 Nadia Alves Lima nadiaalveslima@alu.ufc.br Priscila Barros David priscila@virtual.ufc.br Débora Lucia Lima Leite Mendes deboraleitem@gmail.com <p>O propósito deste estudo é apresentar os resultados de uma revisão narrativa da literatura, explorando as principais políticas públicas voltadas à inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisados trabalhos nacionais disponíveis no SciELO Brasil e nos Periódicos da CAPES. A relevância deste artigo reside na promoção da conscientização e compreensão atualizada das políticas voltadas para o público com autismo, visando fortalecer a defesa dos direitos dessas pessoas. Os resultados evidenciam que, apesar das políticas e documentos legais buscarem assegurar condições justas e democráticas de acesso e permanência desses alunos nas instituições de ensino, ainda persistem desafios, como dificuldades na efetiva inclusão escolar e a carência de formação para os profissionais que atuam com esses estudantes.</p> 2024-01-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Nadia Alves Lima, Priscila Barros David , Débora Lucia Lima Leite Mendes https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3414 O compliance na educação profissional e tecnológica: uma análise sobre a importância da aplicação na educação profissional e tecnológica 2023-12-13T12:21:13+00:00 Sérgio Dias de Azevedo sergio.profept@gmail.com Keila Lima Sanches keila.sanches@gmail.com <p style="text-align: justify; line-height: 120%; margin: 0cm 0cm 10.0pt 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 120%; font-family: 'Tahoma',sans-serif;">Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia possuem projetos pedagógicos organizados visando a educação além do espaço formal, proporcionando experiências que exerçam uma função educadora na construção de uma sociedade solidária entre indivíduos, povos e nações. Por isso, é de grande importância que seus funcionários estejam atentos aos princípios éticos, já que uma instituição de ensino também tem o dever de servir como exemplo e local de reflexão para a construção de valores pautados em princípios éticos dentro e fora da instituição O compliance sustenta todos os esforços envidados pela instituição para o estrito cumprimento das exigências legais e, logo, reduz os riscos de possíveis desvios de conduta. Busca a preservação da imagem institucional e contribui para a produção de novos conhecimentos. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o compliance nos Institutos Federais, com um olhar sobre sua implementação no Instituto Federal de Brasília, passando pela importância dos IF na formação cidadã.</span></p> 2024-01-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Sérgio Dias de Azevedo, Keila Lima Sanches https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3512 Sofrimento psíquico entre estudantes: a abordagem dos técnicos e dos docentes em uma instituição federal de educação profissional e tecnológica 2024-01-02T13:35:20+00:00 Jonis Manhaes Sales Felippe jonisfelippe@gmail.com Eliane Antunes Marinho do Prado antuneseliane67@gmail.com <p align="justify"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma se dá a abordagem do sofrimento psíquico presente entre estudantes no âmbito do IFFluminense campus Cabo Frio, especialmente no que tange à atuação docente. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa de campo, associando a aplicação de um questionário online aos professores e a realização de entrevistas presenciais com os profissionais técnicos envolvidos com o atendimento multiprofissional de saúde mental. Os dados coletados foram organizados e analisados por meio da estatística descritiva, quando quantitativos, e em categorias, quando qualitativos. Para o tratamento e a compreensão dessas informações qualitativas, utilizou-se os fundamentos da análise de conteúdo (organização, codificação e categorização). Os resultados da pesquisa mostraram que os docentes, embora sejam majoritariamente egressos de licenciaturas, possuem dificuldades na identificação e abordagem da questão, o que pode estar levando a um processo de invisibilização dos casos.</span></span></p> 2024-01-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Jonis Manhaes Sales Felippe, Eliane Antunes Marinho do Prado https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3673 Uso do herbário virtual fitopatológico para o ensino de Fitopatologia 2024-01-11T11:32:58+00:00 Daniela da Silva daniela.dsillva@gmail.com Adriani Cilene da Silva adrianidasilva15@gmail.com Maíra Angélica Bolfe mairabolfe@gmail.com <p class="XIEPEF-cincopalavraschave-portuguesingls" style="margin-bottom: 18.0pt; text-align: justify; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O herbário virtual de fitopatologia representa uma fonte de informação sobre doenças de plantas disponível na internet. Esta revisão de literatura aborda o uso do herbário virtual fitopatológico, especialmente acerca de suas potencialidades, desafios e perspectivas de emprego na área da Educação. A revisão foi estruturada a partir de estudos sobre o tema. Apesar das potencialidades dessa ferramenta, ainda há limitações no seu emprego nos ambientes acadêmicos. Além disso, a questão da continuidade e da necessidade de atualização constante é um desafio que requer ações de médio e longo prazo para ser superado. Torna-se necessário conduzir um maior número de estudos para investigar as possibilidades exploratórias desta ferramenta em contextos acadêmicos.</span></p> 2024-01-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Daniela da Silva, Adriani Cilene da Silva, Maíra Angélica Bolfe https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3681 Concordância de contrários revisitada: Salvaguarda em diatopias-ecosofias 2024-02-03T18:42:12+00:00 Milagros Elena Rodriguez melenamate@hotmail.com <p><em>Nas linhas de pesquisa: Transmetodologias complexas e transmétodos planetários-complexos decoloniais, educação decolonial planetária - transepistemologias complexas e decolonialidade-complexidade planetária em religação, como objetivo complexo de pesquisa, as concepções de opostos, sua concordância, são revisitadas e suas Salvaguarda em diatopias-ecosofias na decolonialidade-complexidade planetária; Ressaltamos as bonanças da ecosofia e da diatopia neste estudo, pois o transmétodo é uma hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica, passando pelos momentos analítico, empírico e proposital. No momento proposicional revisitamos a concordância dos opostos para respeitar a natureza da vida; mas com isso mostramos como as diatopias foram construídas na teoria da complexidade. Mostramos sob quais achados Edgar Morín sintetiza sua teoria; e autores como Raimón Panikkar, Blaise Pascal; entre outros como The Dark Heraclitus que tem contribuições excepcionais na obra moriniana. Contrários revisitados redefinem Topoi.</em></p> 2024-02-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Milagros Elena Rodriguez https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3679 Insubordinação criativa e pensamento computacional: o que dizem os professores? 2024-02-10T11:10:23+00:00 Rodrigo Sychocki da Silva sychocki.rodrigo@gmail.com Jéssica Córdova de Pariz jessica_depariz@yahoo.com.br <p>Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma das etapas da pesquisa, em que se investigou por meio de um questionário ações de Insubordinação Criativa relacionadas a percepção que professores de Matemática possuem a respeito do Pensamento Computacional (PC) para elaborar as suas aulas, conforme a BNCC. Os referenciais teóricos utilizados contemplam ideias sobre Pensamento Computacional e Insubordinação Criativa. Os dados coletados foram analisados por meio de um viés qualitativo à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que mesmo com um conhecimento vago sobre PC os participantes já trabalham com recursos relacionados a ele, sinalizando que de alguma forma já está sendo trabalhado em sala de aula. Ainda como resultado infere-se que um maior entendimento do PC precisa ocorrer por meio do acesso dos professores a educação continuada sobre o tema.</p> 2024-02-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Rodrigo Sychocki da Silva, Jéssica Córdova de Pariz https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3663 Princípios norteadores para a atuação do psicólogo escolar: uma análise documental 2024-01-11T11:33:48+00:00 Patrícia Oliveira de Freitas patricia.goliv@outlook.com André Aron Pastore Dryzun aaronpsico@gmail.com Eric Ferdinando Passone eric.passone@unicid.edu.br <p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O artigo apresenta os princípios norteadores para a atuação do psicólogo escolar, tendo como <a name="_Hlk159453070"></a>objetivo sistematizar as recomendações advindas de documentos oficiais do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), no que se refere às práticas dos profissionais de psicologia no âmbito escolar. Optou-se pela realização de uma análise documental, tendo sido selecionados quatro materiais oficiais de referência do trabalho do psicólogo no âmbito educacional, sendo eles: um que trata da relação entre psicologia e educação e suas possíveis contribuições à prática profissional do CRP-SP; um caderno temático sobre a psicologia frente às demandas escolares e intersetorialidade do CRP-SP; um documento de referências técnicas para profissionais de psicologia no que se refere à educação básica do CFP em conjunto com o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP); e, por último, um referente a uma nota técnica acerca do enfrentamento da violência nas escolas do CFP. Os documentos selecionados abordaram diversas contribuições à prática profissional do psicólogo no âmbito educacional, destacando-se uma maior abrangência no cuidado aos estudantes ao conceber caminhos intersetoriais e a necessidade em adentrar ao âmbito das políticas públicas para se atuar de maneira mais consciente e coesa.</span></p> 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Patrícia Oliveira de Freitas, André Aron Pastore Dryzun, Eric Ferdinando Passone https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3678 Revisão de literatura: saúde no contexto escolar 2024-02-14T20:12:17+00:00 Maria da Conceição do Monte Soares mmontesoares@gmail.com Mara Elisângela Jappe Goi maragoi28@gmail.com <p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O presente trabalho tem por objetivo analisar e identificar uma amostragem de trabalhos encontrados na literatura sobre a temática “saúde no espaço escolar”. Para tanto, foi realizado um levantamento das publicações existentes nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2013 a 2021. A pesquisa partiu da busca dos seguintes descritores: “saúde”, “adolescentes/adolescência”, “qualidade de vida” e “escola”, procurados nos títulos e palavras-chave das seções “Educação em Saúde” e “Educação em Ciências e Educação em Saúde”. Após a leitura foram cruzadas as palavras-chave “saúde” e “escola” e foram encontrados 21 artigos, que foram analisados de forma qualitativa por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da leitura emergiram as seguintes categorias: i) a importância da formação de professores; ii) a importância da temática saúde; e iii) aspectos legais da temática saúde na Educação Básica. Os resultados revelam que a temática é pouco abordada e há escassez de estudos realizados na área sobre saúde no espaço escolar.</span></p> 2024-03-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Maria da Conceição do Monte Soares, Mara Elisângela Jappe Goi https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3686 Modelos na Ciência segundo Bunge e a investigação baseada em modelos: aproximações e propostas de atividades 2024-02-21T11:14:00+00:00 Márlon Pessanha pessanha@ufscar.br <p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Neste artigo, trazemos uma discussão sobre o papel dos modelos na construção do conhecimento científico e suas possíveis contribuições para o ensino de ciências. Para isso, pautamos a noção de modelo presente na filosofia da ciência de Mario Bunge, aproximando-a das discussões sobre modelos e modelização na educação em ciências, em específico, em torno da abordagem de ensino “Investigação Baseada em Modelo” (MBI). Propomos um detalhamento de aspectos da MBI tomando como base aspectos da filosofia de Bunge e, por fim, apresentamos dois exemplos de atividades para o ensino de ciências, que contemplam as aproximações teóricas que propomos.</span></p> 2024-04-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Márlon Pessanha https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3670 Educação corporativa: a importância da correlação entre a teoria e prática dentro de um novo modelo de atendimento 2024-04-04T13:31:42+00:00 Andreza Conceição da Silva Magalhães drezacsm@gmail.com Hugo Cesar Bellas hugobellas@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Análise do treinamento do novo modelo de atendimento adotado pela empresa do segmento de beleza no constructo da relação entre a teoria e prática dos colaboradores do âmbito das lojas. Um estudo de caso crítico, com análise documental e observações em campo. O referencial abordou as mudanças comportamentais dos consumidores que influenciaram o cenário mundial empresarial</span><span style="font-weight: 400;">. Antes da tomada de decisão pela compra, esses consumidores refletindo na fidelidade da relação marca-consumidor. Exigindo estratégias de treinamento consistentes, personalizadas e que estejam centradas nas necessidades dos colaboradores, refletindo a teoria e prática dentro de um modelo de atendimento. </span><span style="font-weight: 400;">Nos resultados, </span><span style="font-weight: 400;">percebe-se a relevância do conteúdo ministrado durante o treinamento, sendo importante para atuação dos colaboradores em loja, contudo, a realização do presente estudo identificou que ainda são poucos os estudos na área, por se tratar de um projeto piloto.</span></p> 2024-04-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Andreza Conceição da Silva Magalhães, Hugo Cesar Bellas https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3659 Educação Ambiental no contexto escolar 2024-03-19T14:10:20+00:00 Márcia Marina Aires de Moraes marcia.smec.saosepe@gmail.com Mara Elisângela Jappe Goi maragoi28@gmail.com <p>Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre o conhecimento dos trabalhadores da educação sobre Educação Ambiental e de como acontece a sua formação continuada em uma escola municipal de São Sepé no Estado do Rio Grande do Sul, RS. A pesquisa tem por objetivo conhecer e reconhecer o papel desses trabalhadores no tratamento da Educação Ambiental escolar, e se estes estão capacitados e integrados ao fazer pedagógico. Para conhecer as concepções e conhecimentos sobre a temática, foi aplicado um questionário com questões discursivas sobre o trabalho diário, o conhecimento em relação à Educação Ambiental, sobre a formação em relação à temática e sobre a importância deste assunto no trabalho que realizam na escola. Esse questionário foi examinado de forma quanti-qualitativa. As categorias de análise foram organizadas <em>a priori</em>. Como resultado aponta-se que existe uma lacuna na formação continuada desses profissionais, que a temática ultrapassa o conteúdo de sala de aula e está presente em todas as ações do cotidiano escolar, necessitando gerenciamento de ações que envolvem o manejo e descarte adequado dos resíduos sólidos.</p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Márcia Marina Aires de Moraes, Mara Elisângela Jappe Goi https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3677 Participação de atores privados na rede pública estadual de educação do Piauí 2024-03-30T11:09:28+00:00 Tauana Tamires da Rocha Silva tauanaphb@gmail.com Samara de Oliveira Silva samara@phb.uespi.br <p>O modelo de descentralização adotado no Brasil durante a década de 1990 redefiniu as políticas públicas sociais reordenando as responsabilidades entre as esferas governamentais incumbindo-as em níveis locais. Dado o exposto, o presente texto discorre sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o atendimento educacional pelos sistemas de ensino. O objetivo da pesquisa é analisar a privatização na Educação Básica da Rede Estadual Pública do Piauí, a partir da identificação dos atores privados na adoção de programas e projetos implementados na política educacional da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC/PI). Como aporte teórico dialogou-se com os estudos de autores como Paro (1992); Luz (2000); Mészaros (2006); Harvey (2008); Adrião (2009); Robertson (2013); Peroni e Caetano (2016); Goulart, Cássio e Ximenes (2019); Cássio (2019); Adrião, (2022). Utilizou-se a metodologia de pesquisa quanti-qualitativa com uso da pesquisa documental e análise de estatísticas educacionais. Evidenciou-se na caracterização dos dados, a presença de programas criados por fundações, institutos e organizações sociais filantrópicas nas dimensões de gestão e oferta educacional atuando na rede estadual de educação do estado do Piauí. Os resultados sinalizaram para o avanço e ampliação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), assumindo a responsabilidade através de projetos e programas na rede estadual de educação do Piauí, que atuam na gestão e oferta, em nome do discurso construído a partir da “eficiência e gestão por resultados”, pelo meio do estabelecimento de parcerias com o setor privado. Os resultados ainda apontaram para o aumento das filantropias, destacando-se a atuação na oferta educativa e o forte incremento de ações que mediam a tecnológica na educação básica, por meio de programas e projetos voltados para o ensino, formação de professores e de gestores escolares.</p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Tauana Tamires da Rocha Silva, Samara de Oliveira Silva https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3683 Corpos negados na Educação Física escolar: uma discussão epistemológica no Ensino Médio 2024-03-02T10:47:06+00:00 Eduarda Pereira Cardoso dudazinha_bv@hotmail.com Raimunda Gomes da Silva silvaraimunda@uerr.edu.br Enia Maria Ferst mestreenia@gmail.com <p>Este artigo discute corpos negados na Educação Física escolar, em aspectos literários epistemológicos do Ensino Médio. Definiu-se como objetivo analisar na literatura a discussão de corpos negados na disciplina de Educação Física Escolar no Ensino Médio. Como caminho metodológico foi realizado uma pesquisa de cunho bibliográfico, em revisão de literatura em trabalhos acadêmicos de 2014 até 2021, para análise dos resultados foram cinco (5) trabalhos, dentre eles divididos em uma (1) monografia (TCC) e quatro (4) artigos na área da Educação Física. Dessa forma, como resultados, obteve-se que o corpo ainda sofre por diferentes dilemas e situações na Educação Física e no contexto educacional, corpos sobre poderes, vigiados, sofridos e marginalizados. Adolescentes do Ensino Médio ainda se sentem insatisfeitos e infelizes com a imagem corporal, se encontram com corpos inseguros, pressionados, como julgados e oprimidos por padrões sociais de beleza e estéticas. Nesse sentido, os juvenis precisam de um resgate de identidade, como também de profissionais preparados para orientar os/as alunos(as) nessa temática, ou seja, professores(as) preparados(as) para enfrentar a realidade escolar.</p> 2024-04-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Eduarda Pereira Cardoso, Raimunda Gomes da Silva, Enia Maria Ferst https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3689 Programa de descentralização administrativa e financeira – PDAF: um instrumento para a gestão democrática do ensino no Distrito Federal 2024-02-24T11:34:03+00:00 João Alencar joaoalencardf@gmail.com <p>A pesquisa teve por objetivo conhecer o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira – PDAF enquanto política pública educacional voltada para a gestão democrática do ensino no Distrito Federal. Ao longo do artigo são retomados alguns conceitos teóricos sobre políticas públicas, bem como apresentada a composição da rede pública de ensino do Distrito Federal em termos de unidades escolares e volume de matrículas; os aspectos mais relevantes do PDAF, incluindo pontos positivos e negativos constatados e as recomendações pertinentes em face desses últimos. O estudo conclui pela importância da manutenção e constante aperfeiçoamento dessa política pública para a boa gestão das escolas, uma vez que permite às equipes gestoras lançar mão de recursos orçamentários para o atendimento imediato de despesas de pequena monta, essenciais ao funcionamento da rede pública de ensino, tendo em vista a sua complexidade e as particularidades de suas unidades escolares.</p> 2024-05-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 João Alencar https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3708 Reflexões sobre o planejamento de aulas nos estágios supervisionados em Música 2024-04-30T12:20:54+00:00 Andrea Matias Queiroz andreazorieuq@gmail.com <p>O presente texto trata do relato reflexivo acerca de uma experiência de orientação em uma turma de Estágio Supervisionado em Música, no Curso de Licenciatura em Música, ofertado pela Universidade XXXXXX, tendo como foco o planejamento das aulas de estágio. A finalidade é mostrar os desafios encontrados pelos estagiários ao se depararem com a necessidade de planejar as aulas. O artigo também discute as percepções dos estagiários acerca do plano de ensino e do plano de aula e como isso pode influenciar nos resultados da atuação prática e da formação docente. Os relatos apresentados tiveram como base as discussões e reflexões realizadas durante as orientações do estágio. O texto finaliza discutindo como as concepções que os estagiários têm acerca do planejamento influenciam na forma como a atuação prática acontece e, consequentemente, na formação docente</p> 2024-05-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Andrea Matias Queiroz https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3706 Desenho universal para aprendizagem e atendimento educativo especializado: um desafio para a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial em Angola 2024-04-20T12:17:00+00:00 António António antoniotonny1988@hotmail.com <p>Buscando trazer o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para dentro do contexto das pesquisas sobre políticas educativas voltadas para a inclusão do público-alvo da Educação Especial em Angola, fundamentalmente para os níveis do ensino primário, I° e II° ciclos do ensino secundário, o estudo objetiva compreender as nuances do DUA e como este modelo pode contribuir para uma política educativa que tem os serviços de Atendimento Educativo Especializado (AEE) nas escolas regulares como principal mecanismo de resposta aos desafios da educação inclusiva. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, documental e bibliográfica com um alcance exploratório-descritivo desde as perspectivas de Sampieri, Collado e Lucio (2014), Gil (2008) e Silveira e Córdova (2009). Os resultados apontam que a coexistência do DUA com o AEE agregaria de modo importante nos desafios locais de transformação do atual Sistema de Educação e Ensino que enfrenta sérios problemas de acessibilidades arquitetônicas, curriculares e metodológicas, ao mesmo tempo que se pôde perceber o DUA como um modelo mais preventivo e proativo, ao passo que, o AEE que enfatiza mais as adaptações individualizadas, precisa transitar das orientações oficiais para a prática.</p> 2024-05-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 António António https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3703 Análise de perfil de estudantes de Ciência e Tecnologia quanto a História da Matemática 2024-04-01T13:43:39+00:00 Otávio Floriano Paulino otavio.paulino@ufersa.edu.br Lucianny Thaís Freire Matias luciannythais@gmail.com <p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">A história na educação matemática pode proporcionar debates sobre o percurso de desenvolvimento dos conceitos, deixar as aulas contextualizadas e criar motivação na construção do conhecimento. Neste sentido, busca-se identificar os perfis dentro de um grupo de trinta discentes que são ingressantes do curso superior de ciência e tecnologia de uma universidade localizada no semiárido potiguar. Foi aplicado um formulário com itens elaborados em escala Likert, abordando a temática história da matemática. A partir de uma análise fatorial no <em>software</em> PSPP, os itens foram agrupados de acordo com as cargas fatoriais e seis perfis foram encontrados, sendo história na educação matemática aquele com a maior quantidade de participantes. Também foi verificada a experiência dos discentes com aulas de matemática que contemplem os aspectos históricos no ensino fundamental e médio. Diante dos perfis dentro deste grupo de participantes, pode-se ver a relevância da história da matemática nos processos de ensino e aprendizagem, bem como desperta uma reflexão para que a formação docente contemple a preparação para práticas envolvendo aspectos históricos.</span></p> 2024-05-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Otávio Floriano Paulino, Lucianny Thaís Freire Matias https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3810 Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub 2024-05-06T11:01:08+00:00 Melissa Novack Oliveira Ribeiro melissanovack@gmail.com Thaís Philipsen Grützmann thaisclmd2@gmail.com Magda Josieli Souza de Souza mjosouzaa@gmail.com <p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez. </span></p> 2024-05-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Melissa Novack Oliveira Ribeiro, Thaís Philipsen Grützmann, Magda Josieli Souza de Souza https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3709 A imagem do professor como formação e informação na educação profissional e tecnológica 2024-04-30T12:26:46+00:00 Paulo Fernando de Marchi nandopmarchi@gmail.com Thiago Silva 1230607@etfbsb.edu.br <p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Na sociedade da informação, a imagem do professor tornou-se um fator de significância relevante. Este estudo descritivo, visa identificar como a imagem do professor pode contribuir para a formação e a informação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, conduzimos uma revisão da literatura que aborda a evolução da construção da imagem ao longo do tempo. Nesta revisão, investigamos a complexidade da imagem pessoal, enfatizando sua significância na (EPT), e evidenciamos a importância das teorias como instrumentos essenciais para a compreensão e análise das estruturas semânticas conceituais relacionadas à imagem. Consideramos ainda o papel ativo desempenhado pelo professor na construção de sua própria imagem dentro dos contextos histórico e social. O referencial teórico aborda autores renomados, como Shepel e Padilha, os quais afirmam que a imagem profissional do professor é constituída por signos simbólicos que caracterizam o indivíduo e são moldados pela interação interpessoal no contexto educacional, refletindo a percepção do público em relação à imagem profissional de um professor.</span></p> 2024-05-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Paulo Fernando de Marchi, Thiago Silva https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3818 Considerações sobre os jogos, a ludicidade e o design: uma revisão de obras recorrentemente citadas na Educação Matemática 2024-05-16T11:37:53+00:00 Fernando Henrique Fogaça Carneiro fernando.fogaca@ufrgs.br <p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Esta revisão bibliográfica e ensaio teórico tem por objetivo apresentar discussões sobre jogos, ludicidade e design por meio da análise de três obras recorrentemente citadas em trabalhos provenientes do campo da Educação Matemática. Os livros em questão são <em>Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura</em>, de Johan Huizinga, <em>Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem</em>, de Roger Caillois, e <em>A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo</em>, de Jane McGonigal. A seleção destas monografias se deu por intermédio de uma revisão de literatura feita no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), analisando-se a frequência de citação/referência nos trabalhos filtrados e as potencialidades teóricas vislumbradas em cada uma. Mediante uma leitura detalhada das obras na íntegra, foi possível identificar e descrever alguns conceitos potencialmente relevantes, quais sejam: <em>paidia</em>, <em>ágon</em>, <em>ludus</em>, <em>agôn</em>, <em>alea</em>, <em>mimicry</em>, <em>ilinx</em>, delegação, estado de fluxo, <em>fiero</em>, recompensas intrínsecas e extrínsecas e atividades autotélicas. <a name="_Hlk155839110"></a>Com isso, espera-se que emerjam novos olhares a respeito dos jogos, da ludicidade e do design, especialmente quando aplicadas à Educação.</span></p> 2024-05-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Fernando Fogaça