https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/issue/feed Revista Educar Mais 2025-01-30T14:02:20+00:00 Nelson Luiz Reyes Marques reducarmais@gmail.com Open Journal Systems <p>A <em><strong>Revista Educar Mais</strong></em> (<strong>REM</strong>) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do PPGCITED/CaVG/IFSul.</p> <p>Tem como objetivo divulgar artigos provenientes de pesquisas científicas, artigos resultantes dos processos de desenvolvimento e/ou análise e implementação de produtos educacionais, artigos de revisão (em um período não inferior a 5 anos) das áreas de Ensino e Educação da CAPES e artigos provenientes de pesquisas teóricas no campo educacional. Os artigos de revisão devem apresentar um referencial teórico adequado ao tipo de revisão realizada (seja ela sistemática, narrativa, integrativa, etc.) e incluir uma fundamentação teórica que explique os métodos de análise dos dados.</p> <p><strong>OBS</strong>: Propostas didáticas que <strong>não</strong> estejam associadas a pesquisas, bem como artigos baseados exclusivamente em levantamentos de opiniões, concepções ou dados numéricos (obtidos por meio de questionários, entrevistas ou publicações), não serão aceitos para avaliação.</p> <p>A gestão editorial é automatizada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A avaliação é dupla cega pelos pares (double blind peer review).</p> <p>A revista adota o sistema editorial com <strong>fluxo contínuo</strong>. A edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações.</p> <p><em>A revista não cobra nenhum tipo de taxa, seja para processamento, para autores ou para leitores.</em></p> <p>ISSN<strong> 2237–9185</strong> (<em>online</em>)</p> https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4085 Prevalência e manifestações do bullying no ensino secundário: um estudo com alunos moçambicanos 2024-11-19T11:04:44+00:00 Elias Fundice eliasfundice@gmail.com Silvina Américo Fernandes silvinaamericojose@gmail.com <p>O bullying escolar é amplamente reconhecido como um grave problema psicossocial com consequências negativas substanciais para os alunos. Apesar de ser alvo de ampla investigação nos países desenvolvidos, continua subinvestigado em Moçambique. Neste artigo, avaliamos a prevalência do bullying e as suas manifestações num grupo de alunos do ensino secundário em Moçambique. A amostra do estudo foi composta por 271 alunos do 8º, 9º e 10º anos, provenientes das escolas secundárias da Cidade de Montepuez, situada na região norte de Moçambique. As análises indicaram uma prevalência global de bullying de 69,4% nos últimos meses. Foi encontrada uma taxa de 100% de vítimas, 39,5% de agressores e 50,2% de espectadores/testemunhas. Os meninos apresentaram uma maior probabilidade de serem agressores e espectadores do que as meninas. Os alunos do 9º ano, com uma média de 15,4 anos, apresentaram um envolvimento mais significativo em atos de bullying do que os colegas do 8º ano (14,0 anos) e do 10.º ano (16,1 anos). A idade mais jovem diminuiu o envolvimento em atos de bullying. Em relação à estrutura familiar, os alunos de famílias com mais irmãos e os que vivem com uma mãe solteira tiveram maiores probabilidades de serem agressores e vítimas, respectivamente. Não foram constatadas diferenças significativas na ocorrência de bullying entre os alunos de escolas urbanas e periurbanas. Em conjunto, os resultados demonstram que o bullying é uma prática frequente no contexto escolar, apontando para a necessidade de práticas educativas voltadas para a sua redução e prevenção.</p> 2025-01-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Elias Fundice, Silvina Américo Fernandes https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4089 O coeficiente de validade de conteúdo (CVC) como ferramenta para validação de questionários: exemplo de uso na pesquisa em educação e Ensino de Ciências 2025-01-08T12:04:02+00:00 Patrick Alves Vizzotto patrick.fisica@hotmail.com <p>Pesquisas em Educação e Ensino de Ciências desempenham um papel fundamental no aprimoramento da qualidade da educação e na compreensão dos desafios enfrentados por professores e alunos. Para coletar dados confiáveis e relevantes é essencial que os instrumentos de pesquisa, como questionários, sejam devidamente validados. O Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) é uma importante ferramenta para avaliar a validade de conteúdo de um instrumento de coleta de dados, conferindo se os itens que o compõe possuem clareza, pertinência e relevância. O presente trabalho discute a importância do CVC, destacando seus fundamentos e aspectos metodológicos. Por fim, apresenta um exemplo de aplicação prática na validação de um instrumento que visa mensurar o potencial de aulas de Física na promoção de uma aprendizagem significativa.</p> 2025-01-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Patrick Alves Vizzotto https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4096 A Educação Descolonial Planetária Complexa como essência inclusiva e suas quebras a-significativas 2025-01-24T14:38:28+00:00 Milagros Elena Rodriguez melenamate@hotmail.com <p>O estudo transmetódico com desconstrução rizomática e hermenêutica ecosófica e diatópica abrangente sustenta as rupturas a-significativas na Educação Descolonial Planetária Complexa como essência inclusiva. As rupturas A-significativas apagam concepções exclusivas e coloniais para dar um novo significado decolonial e inclusivo; entre elas todas as manifestações das diferentes colonialidades entrelaçadas na destruição do valor do ser humano ensinado na educação; a ruptura a-significante da concepção reducionista do ser humano; e ensiná-lo a partir de sua complexidade: natureza-corpo-mente-alma-espírito-Deus; A relação com Deus A Cristofania faz de Deus, o Espírito Santo, Jesus Cristo um membro da nossa família, escola, comunidades na terra. A ruptura a-significativa na concepção reducionista e separatista de ciência e conhecimento e conhecimento imprime uma substância maravilhosa ao ensino. A concordância entre mitos e logos na educação torna a práxis educativa mais complexa.</p> 2025-01-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Milagros Elena Rodriguez https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4068 Mídias digitais no ensino de Biologia nas comunicações do ENEBIO: interação, diálogo e escuta 2024-12-19T16:42:44+00:00 Lorena Pintanel Espinoza lorena.pespinoza@outlook.com Valmir Heckler valmirheckler@gmail.com <p>O artigo investiga o uso de mídias digitais no ensino de Biologia com base nas comunicações apresentadas nas edições V, VI, VII e VIII do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), adotando uma abordagem qualitativa documental fundamentada na Análise Textual Discursiva (ATD). Foram analisados 41 trabalhos, organizados em unidades de significado, resultando em duas categorias finais emergentes: Categoria A – A interação com diálogo e a escuta promovem autonomia e protagonismo dos estudantes, e Categoria B – Comunicação com os registros e produções dos estudantes. O texto foca no recorte da análise emergente da Categoria A. As mídias digitais, como vídeos, músicas, jogos e plataformas interativas, mostraram-se eficazes na promoção de aulas mais dinâmicas, favorecendo a interatividade e a autonomia dos alunos. As evidências destacam que o uso dessas ferramentas pode aproximar os estudantes das atividades e das linguagens dos conteúdos e temáticas do Ensino de Biologia. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de formação docente para o uso eficaz dessas tecnologias também foram ressaltados.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lorena Pintanel Espinoza, Valmir Heckler https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4097 Projetos de aprendizagem na Matemática escolar: uma revisão sistemática de literatura 2025-01-30T14:02:20+00:00 Rodrigo Sychocki da Silva sychocki.rodrigo@gmail.com Mauricio Corrêa da Rosa mauricio.darosa@gmail.com <p>Este artigo consiste em uma das etapas de uma dissertação de mestrado em Educação Matemática ainda em desenvolvimento. O presente texto se propõe a realizar uma análise, derivada de uma revisão sistemática de literatura sobre o uso da metodologia dos Projetos de Aprendizagem na disciplina de Matemática e, igualmente, observar quais as contribuições no uso dessa metodologia e como se dá a apropriação de diferentes conceitos matemáticos pelos estudantes. De modo a contemplar o caráter que compreende as relações humanas e como ocorre o aprendizado dos estudantes em espaços que oportunizam um trabalho coletivo, faz-se uso do conceito de cooperação proposto por Jean Piaget no intuito de explorar o papel que as interações humanas, habitualmente observadas no contexto dos Projetos de Aprendizagem, têm na construção de diferentes conhecimentos matemáticos. Para tal intento, por meio da metodologia proposta pela revisão sistemática de literatura, analisam-se artigos, dissertações e teses que apresentam resultados de pesquisa envolvendo o uso de Projetos de Aprendizagem na disciplina de Matemática. Após leitura e análise dos trabalhos consultados concluiu-se que o desenvolvimento de um protagonismo entre os estudantes culmina em uma melhor compreensão de diferentes conceitos matemáticos mediante o estabelecimento de uma relação entre teoria e prática, tendo como ponto de partida as inquietações e perguntas dos próprios estudantes.</p> 2025-02-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Rodrigo Sychocki da Silva, Mauricio Corrêa da Rosa https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4090 Mulheres na ciência ontem e hoje: ausência e invisibilidade em espaços de produção intelectual 2025-01-02T17:53:51+00:00 Ana Cecília Soja ac.soja@gmail.com Priscila Célia Giacomassi priscila.giacomassi@ifpr.edu.br <div> <p class="CORPO">Compreendendo a Educação como uma engrenagem essencial para a transformação social, investigar como se dá o debate de temas sensíveis nesse ambiente contribui no fomento de mudanças. Dentre as inúmeras questões em disputa, a invisibilidade feminina, principalmente na área acadêmica, é marcada por séculos de opressão e apagamento. Com o intuito de somar esforços ao movimento de valorização feminina, o presente artigo visa investigar como se dá a produção acadêmica sobre Mulheres e Ciência para a melhoria da Educação, mais especificamente, o Ensino de Ciências. Para tanto, foram analisados 735 artigos publicados entre 2017 e 2024 divididos em três periódicos de livre acesso: a <em>Revista Educar Mais</em>, o <em>Caderno de Astronomia</em> e a <em>Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências</em>. Desses, apenas 10 (1.3%) versavam sobre o tema, já produzindo o primeiro resultado que indica a baixa produção nesta área. Paradoxalmente, o interesse por esses artigos era em média 30% maior que os demais nos mesmos periódicos, indicando que há espaço para o crescimento do tema. Por fim, verificou-se que os artigos tinham mais acessos em março, indicando uma possível correlação entre o interesse e as comemorações do Mês das Mulheres. Pode-se então pressupor que esses eventos têm impacto positivo na discussão do tema, no entanto, entende-se que é preciso superar seu alcance para que Mulheres e Ciência seja um tema recorrente e perene.</p> </div> 2025-02-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Ana Cecília Soja, Priscila Célia Giacomassi https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4093 Acesso Aberto: Democratização do Conhecimento e Impactos na Ciência e na Sociedade 2025-01-01T19:02:58+00:00 Nelson Luiz Reyes Marques revistaeducarmais@ifsul.edu.br <p>O editorial aborda a importância do acesso aberto para democratizar o conhecimento científico, ressaltando sua origem nos anos 1990 e seu papel na promoção da inclusão, transparência e equidade no acesso à informação acadêmica. Destaca os benefícios do modelo, como maior visibilidade dos artigos, aceleração da colaboração científica e impacto social em áreas como saúde e educação. Embora enfrente desafios financeiros e riscos de periódicos predatórios, o acesso aberto é fortalecido por políticas públicas, subsídios e iniciativas colaborativas, como o SciELO no Brasil e o Plano S na Europa. Conclui-se que o acesso aberto é essencial para um sistema acadêmico mais inclusivo e eficiente.</p> 2025-01-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Nelson Luiz Reyes Marques