https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/issue/feedRevista Educar Mais2023-11-28T19:21:10+00:00Nelson Luiz Reyes Marquesreducarmais@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <em><strong>Revista Educar Mais</strong></em> é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do PPGCITED/CaVG/IFSul.</p> <p>Tem como objetivo divulgar a pesquisa científica, artigos de revisão e resenhas das áreas de Ensino e Educação da CAPES.</p> <p>A gestão editorial é automatizada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A avaliação é dupla cega pelos pares (double blind peer review).</p> <p>A revista adota o sistema editorial com <strong>fluxo contínuo</strong>. A edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações.</p> <p><em>A revista não cobra nenhum tipo de taxa, seja para processamento, para autores ou para leitores.</em></p> <p>ISSN<strong> 2237–9185</strong> (<em>online</em>)</p>https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2971Formação continuada de professores da rede básica de ensino de municípios da região da campanha e fronteira oeste/RS2022-10-08T10:15:14+00:00Rosimere Machado dos Santosrozynhasantos@gmail.comMara Elisângela Jappe Goimaragoi28@gmail.com<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Neste texto apresenta-se uma pesquisa sobre a temática Formação Continuada de Professores e tem como pergunta de pesquisa: Como foi ofertada a formação continuada dos professores em alguns municípios da região da Campanha, Fronteira Oeste e um município limítrofe de Caçapava do Sul, RS nos últimos 5 anos? Tem-se por objetivo realizar estudo sistemático sobre as jornadas de formação continuada durante o período de 2017 a 2021, destacando se ocorreu formação específica para cada área do conhecimento e, em especial, em Ciências da Natureza. A investigação foi realizada pela interpretação de um questionário composto por questões de múltipla escolha e questões descritivas que foi enviado aos professores. A análise foi feita de forma quanti-qualitativa a partir dos dados apurados e das categorias <em>a priori</em>. Pelo levantamento dos dados foi possível perceber que aconteceu pouca formação específica para cada área do conhecimento, sendo este um desafio para as Secretarias de Educação, pois os professores alegaram que as formações não estavam de acordo com suas expectativas. </span></p>2023-01-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Rosimere Machado dos Santos, Mara Elisângela Jappe Goihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2982Inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndrome rara: uma revisão bibliográfica sistemática2022-10-06T11:43:46+00:00Valdete Teles Xavier Soaresvaldetesoares@discente.ufg.brMichell Pedruzzi Mendes Araújomichellpedruzzi@yahoo.com.br<p>Este estudo objetivou trazer à tona um panorama das pesquisas desenvolvidas com foco analítico nos processos de inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndrome rara. Para tanto, foram cartografados estudos desenvolvidos no Brasil na área da educação e, para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, que consistiu em buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e na Revista Brasileira de Educação Especial, no período de 2011 a 2021. Esse processo resultou, após análise dos critérios de inclusão e de exclusão, na seleção de 10 estudos. Como resultados, salienta-se a premência da realização de mais estudos voltados para a inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndromes raras, pois grande parte dos estudos encontrados são da área médica. Nesse sentido, advoga-se que a educação precisa envidar mais esforços para endossar a produção bibliográfica acerca desses sujeitos que estão na escola comum e necessitam de práticas pedagógicas adaptadas às suas especificidades.</p>2023-01-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Valdete Teles Xavier Soares, Michell Pedruzzi Mendes Araújohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2987O sujeito complexo e a vontade: religações ecosóficas 2022-10-13T16:59:10+00:00Milagros Elena Rodriguezmelenamate@hotmail.com<p><em>Nesta pesquisa transmetódica cumprimos o objetivo complexo: analisar o sujeito complexo e a vontade como necessidades ecosóficas urgentes. Trata-se de uma investigação transparadigmática complexa, nas linhas de pesquisa: transepistemologias do conhecimento-conhecimento e transmetodologias transcomplexas, e decolonialidade-complexidade planetária em religação. É uma antigenealogia das indagações modernistas-pós-modernistas-coloniais com o transmétodo: hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica entrelaçada rizomaticamente em momentos analíticos, empíricos e proposicionais. As Sagradas Escrituras e o legado de cristãos como Raimón Panikkar fazem a cena nos momentos analítico-empíricos; entre outros como seu prosélito complexo Edgar Morín.</em></p>2023-01-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Milagros Elena Rodriguezhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3023Barreiras psicossociais para a paz no cidadão comum de Pereira – Colômbia 2022-11-05T11:02:40+00:00José Alonso Andrade Salazar911psicologia@gmail.comYeraldi Marcela Arango Ariayeraldiara12@gmail.comYamith Yurani Caicedo Salverryyamithycaicedo@gmail.comIngrid Silvana Pineda Pinedasilvanapinedapineda@gmail.com<p><em>Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, de abordagem hermenêutica, abordada sob o método da análise crítica do discurso. O estudo visa compreender as barreiras psicossociais, ou seja, os sentidos e significados concorrentes nas narrativas sobre o conflito, os processos de paz e o plebiscito em 10 pessoas comuns, ou "cidadãos comuns" residentes na cidade de Pereira - Colômbia. Para isso, foi realizada uma entrevista em profundidade e nela constatou-se que as barreiras ou impedimentos se configuram por meio de opiniões, legados, crenças, sentidos e emoções cujo substrato é político e educacional, razão pela qual estão presentes nos discursos transmitida de forma geracional. O anterior determina a tomada de decisões e as orientações políticas, ao mesmo tempo que constitui o aporte de legados educativos com os quais se compreende a guerra, a violência, a paz e a possibilidade de superação do conflito. Da mesma forma, persistem pensamentos ambivalentes resultantes da manipulação da informação mediática, da permanente ideologização, da polarização e da apatia face à guerra, às suas sequelas e à linearidade. As emoções envolvidas refletem o cansaço e a desilusão com a governação e as instituições do Estado, mas também a necessidade de transformar os sistemas políticos e sociais em prol do bem-estar coletivo e da superação da guerra e da barbárie, aspeto que exige uma urgente renovação pedagógica e social.</em></p>2023-01-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 José Alonso Andrade Salazar, Yeraldi Marcela Arango Aria, Yamith Yurani Caicedo Salverry, Ingrid Silvana Pineda Pinedahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2986Mulheres egressas da EJA em cursos de licenciatura no litoral norte gaúcho2022-11-27T11:21:06+00:00Maria Ivanete Silva Correasilvamarivanete@gmail.comKelly Cristina Rodrigues Gulartekelly-silva@uergs.edu.brSita Mara Lopes Sant' Annasitamarals@yahoo.com.br<p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Este estudo visa problematizar saber quem são e quais expectativas apresentam duas mulheres egressas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que frequentaram cursos de licenciatura nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS). Frente ao questionamento, os objetivos específicos foram compreender de que forma a EJA contribuiu para que elas chegassem ao Ensino Superior, conhecer quais eram suas expectativas quando estavam na EJA olhando para o Ensino Superior, perceber os motivos pelos quais optaram pela licenciatura, verificar como se sentem e se percebem nesse contexto na IES e saber que expectativas futuras possuem. A metodologia mediante pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, com pesquisa de campo, tendo como instrumento de produção de dados, um questionário. A análise dos dados produzidos teve por orientação a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016) que permitiu a categorização por eixos. Como principais resultados, destaca-se que a EJA contribuiu significativamente, tanto para o ingresso como para a permanência de ambas nas licenciaturas que efetivam. Através de seus relatos, foi possível compreender o quanto as políticas públicas de acesso e permanência no Ensino Superior foram importantes para lhes conceder as oportunidades necessárias para vencerem os desafios e seguirem sua formação profissional. Destaca-se ainda, que na base de suas expectativas se configura o engajamento e a militância de uma docência com compromisso com outras mulheres e homens que precisam concluir a Educação Básica.</span></p>2023-01-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Maria Ivanete Silva Correa, Sita Mara Lopes Sant' Anna, Kelly Cristina Rodrigues Gulartehttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3071Condições de acesso às TDIC e à internet em escolas da rede pública do Estado do RS2022-12-09T11:00:49+00:00Valmir Hecklervalmirheckler@gmail.comHebert Elias Lobo Sosahebertlobo07@gmail.comIsabel Rocha Baceloisabelbacelo@gmail.comAdriana Silva de Souzaadrisouza@mikrus.com.brEdilson da Silva Tormaedtorma@gmail.com<p>O artigo apresenta compreensões sobre as condições de acesso a internet e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na visão dos professores da área de Ciências da Natureza do Estado do Rio Grande do Sul. A partir de um estudo de diagnóstico, de abordagem qualitativa e quantitativa, coletou-se ao longo do primeiro semestre de 2022 as percepções de 35 professores da rede pública do RS em relação a possíveis modificações das condições de acesso TDIC e a internet no contexto escolar/rede de ensino durante a pandemia. Os resultados indicam uma ampliação da disponibilização de acesso a web e as plataformas digitais na escola a partir do momento Pandêmico. Aponta-se também que ainda existem limitações no contexto educativo, como: a falta de qualidade da rede wifi; o não acesso dos estudantes na plataforma; a não disponibilização de programas e softwares aos professores; falta de formação na escola dos estudantes e professores com enfoque no uso adequado das TDIC em atividades de ensino e da aprendizagem.</p>2023-01-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Valmir Heckler, Hebert Elias Lobo Sosa, Isabel Rocha Bacelo, Adriana Silva de Souza, Edilson da Silva Tormahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3076O conceito de entropia e sua relação com o processo econômico: implicações ao Ensino de Física2022-12-07T10:30:15+00:00Ana Paula Grimes de Souzaanapaulagrimes@gmail.comIara Maitê Campestrini Binderiara.campestrini@ifsc.edu.brRenata Feuser Silveirarenata.feuser@gmail.com<p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Este ensaio teórico trata de implicações ao ensino de física acerca das relações entre as leis da termodinâmica, o processo econômico e questões ambientais, na perspectiva de Nicholas Georgescu-Roegen (G-R). Tem-se como pressuposto que o desejo humano de domínio da natureza teve como foco o acúmulo de conhecimento e o de capital, na transformação da ciência em valor econômico. Os efeitos desse processo exigem a necessária reflexão sobre os limites impostos pela própria natureza, em termos energéticos e de recursos materiais. Assim, é urgente pensar um ensino de ciências que vise a globalidade e a compreensão das multidimensões dos fenômenos naturais e sociais e que busque problematizar as implicações da ciência e da tecnologia na sociedade e na salvaguarda ambiental. </span></p>2023-01-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Ana Paula Grimes de Souza, Iara Maitê Campestrini Binder, Renata Feuser Silveirahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3038O Cruzeiro do Sul na sala de aula2022-12-17T10:44:14+00:00Andressa Melo Jacquesandressa.meloj@gmail.comGuilherme Frederico Marranghelloguilhermefrederico@unipampa.edu.br<p class="XIEPEF-cincopalavraschave-portuguesingls" style="margin-bottom: 18.0pt; text-align: justify; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Buscando entender o cenário da Astronomia Cultural ao longo do Ensino Fundamental, no município de Bagé, conforme preconiza a BNCC, construímos um material de apoio ao professor, um curso de formação continuada e dois questionários de avaliação. Em um primeiro momento coletamos dados que ajudaram a entender a percepção prévia da temática, passando pela apresentação do material de apoio e encerrando com o segundo questionário que procura encontrar qual é a nova percepção da Astronomia Cultural entre os participantes. Embora os participantes vejam a Astronomia Cultural como um tema que é importante para ser apresentado aos alunos, eles não possuem contato com a temática ou materiais que possam auxiliar ao trabalhar com a área de estudo, o que dificulta a implementação do tema em sala de aula. </span></p>2023-01-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Andressa Melo Jacques, Guilherme Frederico Marranghellohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3080Olhares sobre o ensino de Entomologia durante a pandemia de covid-19 no Rio Grande do Sul, Brasil 2023-01-03T18:11:35+00:00Carlos Diego Ribeiro dos Santoscarlosdiegoribeirodossantos@gmail.comFernanda Kokowicz Pilattifernandapilatti@ifsul.edu.brJosué Sant’Anajosue.santana@ufrgs.brJonny Alex Guimarãesjonnygrs@live.com<p>A mudança dos métodos de ensino presencial para o ensino remoto desde o início da pandemia de Covid-19 exigiu, no campo da educação, a adaptação repentina da comunidade acadêmica à garantia da continuidade do Ensino Superior. A entomologia é a ciência que estuda os insetos, sendo um componente majoritariamente prático. Logo, as disciplinas que englobam esta ciência, normalmente, exigem a montagem e entrega de uma coleção de insetos pelos alunos, e os conteúdos curriculares contemplam aulas práticas de laboratório em que se analisam espécimes com auxílio de microscópios, lupas e chaves dicotômicas. Diante do cenário imposto pela pandemia, as aulas práticas de laboratório ficaram impossibilitadas de serem ministradas por parte dos professores de entomologia, que tiveram que se adaptar para garantir atividades pedagógicas à promoção da aprendizagem durante o ensino remoto emergencial (ERE). Desta forma, este estudo objetivou analisar a prática docente dos professores de entomologia durante a pandemia de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Para a realização deste estudo, foi aplicado um formulário do Google, transformado em uma base de dados anonimizada, considerando a prática docente de março de 2020 até maio-julho de 2022. Foi questionada a formação docente antes da pandemia; descrita a relação entre Instituição de Ensino Superior (IES) e o docente; o suporte e a capacitação durante o ERE; a cátedra docente, e as adaptações mandatórias que afetaram os professores de entomologia. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que os professores enfrentaram dificuldades e obstáculos específicos, devido à própria formação e a habitual necessidade das aulas práticas de entomologia em laboratório, com isso, os docentes tiveram que passar pelo processo de aprendizagem frente às diferentes infraestruturas tecnológicas. Os professores conseguiram atingir os objetivos didáticos/pedagógicos propostos, fazendo com que os seus alunos continuassem as suas graduações em meio a pandemia. Por conseguinte, estudo revelou a falta da disponibilidade de instrumentos de trabalho (computadores, câmeras e estúdios) e de apoio financeiro das IESs para trabalho em “home office” dos docentes. Até o momento ainda não existem tecnologias que viabilizem as aulas práticas de laboratório por meio remoto. Por fim, ficou evidente que as aulas teóricas remotas têm a sua qualidade regulada pela participação e interesse dos alunos, em síntese essa situação serviu para que as IESs desenvolvam protocolos para problemas complexos futuros.</p>2023-01-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Carlos Diego Ribeiro dos Santos, Fernanda Kokowicz Pilatti, Josué Sant’Ana, Jonny Alex Guimarãeshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3085Educação não formal: uma revisão de literatura em periódicos científicos no portal da CAPES no período de 2012 a 20212022-12-21T09:51:21+00:00Isabela Cristina dos Santos Portoisabelaporto10@hotmail.comAna Lucia Ferreira da Silvaa.ferreira@uel.br<p>A pesquisa tem como tema a educação não formal e objetiva por meio da revisão de literatura, analisar o que se caracteriza por educação não formal e identificar os principais aspectos pertinentes ao tema a partir de publicações de artigos presentes no banco de dados Periódicos Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Utilizou-se a análise de conteúdo, na qual busca técnicas que vão ao encontro de uma elaboração sistemática de descrições dos conteúdos a partir de categorias. Como principais resultados tem-se que a educação não formal visa o processo de aprendizagem política permeada por intencionalidades, sendo um processo sociopolítico perante a formação para a cidadania, autonomia e criticidade. Este campo se encontra em processo de expansão tornando, portanto, necessário maior aprofundamento sobre o tema, tendo em vista que a educação não formal se institui como um campo amplo de investigações. Conclui-se que estudos relacionados a processos de ensino-aprendizagens, elaboração de propostas pedagógicas, metodologias, dentre outros poderão contribuir com temáticas ainda pouco exploradas neste campo.</p>2023-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Isabela Cristina dos Santos Porto, Ana Lucia Ferreira da Silvahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3093O número de ouro na escolaridade básica: uma possível abordagem pela exploração dos eixos constitutivos dos números reais2023-01-23T21:17:47+00:00Wagner Marcelo Pommerwagner.pommer@unifesp.br<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman','serif';">Um número irracional de destaque – o número de ouro - é pouco explorado nos livros didáticos brasileiros e nos materiais curriculares nacionais mais recentes. Este texto objetivou realizar uma discussão epistemológica e didática envolvendo um possível desenvolvimento e significação do número de ouro no segmento da escolaridade básica. Para tal intento fizemos uso do aporte teórico denominado eixos constitutivos dos números reais, apontados em Machado (2009), o qual designa os pares discreto&continuo, exato&aproximado e finito&infinito como polaridades que permitem situar e significar o conhecimento dos números irracionais na escolaridade básica. A análise epistemológica e didática revelou conexões do número de ouro com a sequência de Fibonacci e com as frações continuas simples, que permeiam uma apresentação articulando os eixos constitutivos dos números reais.</span></p>2023-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Wagner Marcelo Pommerhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3014Um estudo sobre as propostas curriculares dos cursos de licenciatura e bacharelado de Educação Física em universidades públicas da região central, alto Jequitinhonha e norte de Minas Gerais2023-01-15T11:38:15+00:00 Adrielle Barbosa Rodriguescarlaramalho.ccr@gmail.comCarla Chagas Ramalhocarlaramalho.ccr@gmail.comRafaela Vitória Gomes Cardosocarlaramalho.ccr@gmail.comFernanda de Souza Cardosocarlaramalho.ccr@gmail.com<p>Como as demais áreas de conhecimento, o currículo do curso de Educação Física, sofre e sofreu com as modificações sociais e culturais do seu entorno. Neste sentido, a resolução 058/2004, determinou que a Educação Física teria duas áreas de formação distintas, já se passando, portanto, 15 (quinze) anos dessa resolução. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar as propostas curriculares dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física de cinco universidades públicas da Região Central, Alto Jequitinhonha e Norte do estado de Minas Gerais, com o intuito de apontar pontos congruentes e divergentes das propostas formativas para ambas as habilitações. Alcançamos este objetivo via pesquisa documental e concluímos que a fragmentação do curso não deve reduzir o conhecimento específico, e sim permitir o aprendizado amplo para possibilitar a escolha em um cenário vasto. Desta forma, acreditamos que a unificação seria o caminho mais coerente com a realidade vivenciada pelos(as) acadêmicos(as) e profissionais da área, já que encontramos nas matrizes curriculares analisadas diversas disciplinas obrigatórias semelhantes, o que refuta a ideia de fragmentação do curso.</p>2023-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Adrielle Barbosa Rodrigues, Carla Chagas Ramalho, Rafaela Vitória Gomes Cardoso, Fernanda de Souza Cardosohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3088O cenário de pesquisas sobre Filosofia da Tecnologia no Ensino de Ciências por meio do estado da arte 2023-01-06T11:38:14+00:00Geilson Rodrigues da Silvageilsonrodrigues367@gmail.comMarcelo Carbone Carneiro carbone@faac.unesp.br<p>Nesta pesquisa tivermos como objetivo identificar o estado da arte em trabalhos acerca da Filosofia da Tecnologia no Ensino de Ciências. Utilizarmos para fundamentar as nossas ideias utilizarmos os apontamentos de Herbert Marcuse acerca da Filosofia da Tecnologia, especificamente sobre a sociedade unidimensional que utiliza a ideia de neutralidade da Ciência e da Tecnologia para perpetuar o sistema de dominação capitalista. Assim, elaboramos o estado da arte de publicações da área de Ensino de Ciências a fim de mapear as pesquisas publicados em periódicos-Qualis de A1 a B2 na classificação de 2016 e também no banco de teses e dissertações da Capes, além de eventos científicos. Identificarmos apenas 6 trabalhos ao total que estão de acordo com os critérios de inclusão de inclusão. Com isso, observamos lacunas imensas de pesquisas que articulem a Filosofia da Tecnologia nos moldes marcuseano com o Ensino de Ciências. Dessa forma, reiteramos que é pertinente para a área de Ensino englobar tais discussões para consolidar a linha de Filosofia da Tecnologia que permite pensar a sociedade de forma mais crítica, buscando promover a emancipação humana.</p>2023-01-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Geilson Rodrigues da Silva, Marcelo Carbone Carneiro https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3020Integração das TDICs com a docência na educação profissional e tecnológica: uma revisão sistemática da literatura2023-01-09T12:40:32+00:00Wênia Keila Lima de Sousawenia.keila19@gmail.comRobson Carlos Loureirorobson@virtual.ufc.brPriscila Barros Davidpriscila@virtual.ufc.br<p>O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo é discutir sobre a integração das TDICs na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica nas publicações científicas presentes nas bibliotecas digitais GOOGLE ACADÊMICO, periódicos das CAPES, <em>Web of Science</em> e <em>Scopus</em>. Para realização da pesquisa, foram utilizadas as publicações dos anos de 2016 a 2021, nos idiomas português e inglês. Ao final, nove artigos foram selecionados para uma análise criteriosa. De acordo com os dados levantados, observou-se que a configuração das formações docentes necessita dialogar de maneira mais precisa com a dinâmica de sala de aula e com a utilização das tecnologias digitais. Em relação às novas práticas pedagógicas com a utilização das TDICs evidenciaram-se algumas estratégias que dialogam com a perspectiva de tornar o aluno mais atuante no processo de aprendizagem, porém ainda foi verificada uma certa restrição somente ao uso do computador e data <em>show</em>. Outro aspecto evidenciado no estudo é que os professores sentem dificuldades de utilizar as tecnologias digitais emergentes e que a utilização dos artefatos tecnológicos se limita à reprodução de conteúdos audiovisuais durante a condução de aulas expositivas.</p>2023-01-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Wênia Keila Lima de Sousa, Robson Carlos Loureiro, Priscila Barros Davidhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3087Instrumentos de mensuração de qualidade para os cursos online: um estudo bibliográfico2023-01-15T22:01:57+00:00Keviny Magalhães Queirozkevinyqueiroz@alu.ufc.brEdgar Marçal de Barros Filhoedgar@virtual.ufc.brRaquel de Sousa Gondimraquel.gondim80@gmail.comFrancisco Herbert Lima Vasconcelosherbert@virtual.ufc.br<p>Este artigo tem como objetivo estudar as práticas aplicadas na análise de qualidade de cursos on-line. A pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico que comparou trabalhos a fim de responder sobre os diferentes instrumentos de avaliação de qualidade, bem como os pontos mais relevantes considerados nessas análises. Como resultado, foram encontrados quatro diferentes modos de aplicação e uma quantidade vasta de fatores de relevância. Dentre esses fatores, destacam-se a qualidade de comunicação entre instrutor e aluno, a variedade de mídias utilizadas e o bom uso das tecnologias digitais de Educação a Distância. </p>2023-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Keviny Magalhães Queiroz, Edgar Marçal de Barros Filho, Raquel de Sousa Gondim, Francisco Herbert Lima Vasconceloshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3079A formação continuada potencializadora do antirracismo: metodologias ativas uma atitude de insubordinação criativa 2022-12-31T10:27:22+00:00 Adriana Mello Almeida Martinsmelloalmeidamartinsa@gmail.comMaria Simone Debaccomsdebacco@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O antirracismo é um movimento regulado pela Lei nº 10.639/03 no contexto da educação brasileira, todavia requer esforços para uma prática contínua e efetiva. O estudo versa sobre a necessidade de realizar cursos de formação continuada para potencializar essas ações. </span><span style="font-weight: 400;">O racismo é um crime silencioso, com uma tímida atenção no mês de novembro, nos espaços educacionais. </span><span style="font-weight: 400;">Aponta por objetivo geral identificar a necessidade de formação continuada para fins de efetivar o combate ao antirracismo nas escolas. Pretende </span><span style="font-weight: 400;">problematizar os mecanismos de sujeição e de silenciamentos presentes em práticas de antirracismo no contexto educacional. O artigo procura, além de refletir sobre a prática de mudez para com situações de racismo, analisar e propor práticas de formação docente pautadas por ações de insubordinação criativa. </span><span style="font-weight: 400;">Quanto ao método: é um estudo bibliográfico, do tipo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. </span><span style="font-weight: 400;"> </span><span style="font-weight: 400;">O leitor vai encontrar elementos a se considerar no processo de educação continuada, a partir de uma metodologia ativa, conhecida por Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).</span></p>2023-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Adriana Mello Almeida Martins, Maria Simone Debaccohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3083A experiência do professor alfabetizador: levantamento de produções acadêmicas2023-01-18T11:29:13+00:00Noemi Tamar Américo de Souzanoemitamar@hotmail.comElaine Teresinha Dal Mas Diasnoemitamar@hotmail.com<p>Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas que tratam sobre o tema do professor alfabetizador entre os anos de 2010 a 2020, realizado nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED), como parte da pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação da UNINOVE (PPGE), na linha de Pesquisa em Educação, Filosofia e Formação Humana (LIPEFH). A referida pesquisa, na busca de conhecer as experiências do professor alfabetizador nas escolas públicas municipais de São Paulo, orienta-se pelo referencial teórico do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Utiliza como procedimento metodológico o levantamento de dados com o seguinte descritor: “professor alfabetizador”. Resulta em: 301 trabalhos no banco de dados da CAPES, 576 na BDTD e três na ANPED, que discorrem pelos temas da formação continuada de professores, das práticas pedagógicas e das políticas públicas aplicadas à alfabetização. Os trabalhos encontrados que privilegiaram a voz do professor alfabetizador, dentro de seus limites, ressaltam a importância de escutar o sujeito, porém, em sua grande maioria, com um direcionamento específico, impressões e resultados obtidos nas formações em serviço.</p>2023-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Noemi Tamar Américo de Souza, Elaine Teresinha Dal Mas Diashttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3095O perfil socioeconômico e profissional do trabalhador-estudante do curso de Pós-graduação lato sensu em docência (EaD) do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos2023-01-17T11:12:34+00:00Elaine Gonçalo Bentoelainebento2814@gmail.comDandara Lorrayne do Nascimentodandara.nascimento@ifmg.edu.br<p>Este artigo traz resultados de uma pesquisa desenvolvida no campo da Educação a Distância (EaD) que teve como objetivo principal investigar sobre as condições dos trabalhadores-estudantes na modalidade de Educação a Distância (EaD) do IFMG Arcos. A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa e da aplicação de questionário eletrônico socioeconômico. Pode-se concluir com base nos dados obtidos e respaldando-se na teoria, que de um modo geral, os perfis de trabalhadores-estudantes estão cada vez mais presentes na EaD, e tal modalidade de ensino implica inúmeros desafios no processo de ensino-aprendizagem, estes se dividem entre o trabalho e estudo na EaD e possuem maior necessidade de gerenciamento do tempo com as atividades diárias.</p>2023-02-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Elaine Gonçalo Bento, Dandara Lorrayne do Nascimentohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3096Relato de experiência de monitoria no Ensino de Botânica durante a pandemia da COVID-192023-01-23T21:17:07+00:00Maria Joice da Silva Oliveiramaria.joice@aluno.uece.brSelma Freire de Britoselma.brito@uece.br<p>Logo no início da pandemia da COVID-19, as aulas de todas as instituições de educação tiveram que se adequar ao modelo de ensino remoto emergencial (ERE). O objetivo deste relato foi descrever a experiência de monitoria vivenciada durante o ERE na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas sob o olhar do aluno monitor. Trata-se de uma abordagem descritiva da experiência de monitoria acadêmica, que ocorreu através de ferramentas como <em>Google meet</em> e <em>Whatsapp</em>. A experiência da monitoria trouxe ao aluno-monitor um maior aprendizado sobre o exercício da docência, fazendo-o adquirir através das observações e da interação com os alunos, novos conhecimentos e novas metodologias de ensino. As estratégias de ensino usadas durante o ERE trouxeram um olhar crítico sobre novas possibilidades de metodologias de ensino nas quais o monitor poderá utilizar quando então exercer a docência. A monitoria constitui um programa importante para a formação acadêmica do aluno monitor, para auxiliar na interação dos estudantes com o conteúdo da disciplina e para fornecer outras possibilidades de aprendizagem.</p>2023-02-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Maria Joice da Silva Oliveira, Selma Freire de Britohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3084Ensino híbrido e sua integração às políticas públicas para o Ensino Médio no Brasil2023-01-18T11:33:10+00:00Andreia Ambrósio-Accordiandreia.accordi@viamao.ifrs.edu.brIury de Almeida Accordiiury.accordi@viamao.ifrs.edu.br<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Analisou-se as políticas públicas vigentes e traçou-se cenários para a integração do ensino híbrido (EH) ao Ensino Médio no período pós-pandêmico. Partiu-se de pesquisa documental sobre as políticas públicas para o Ensino Médio, a partir da qual se fundamentou a base argumentativa e dialogou-se com autores que já publicaram sobre o tema. Nenhuma das políticas públicas analisadas menciona o EH como forma alternativa ao ensino presencial. No entanto, o Ministério da Educação já estabeleceu o EH como estratégia concreta para a recuperação de perdas de aprendizado ocorridas durante a pandemia da covid-19. Conclui-se que a luta pela melhoria da qualidade da educação passa pela modernização tecnológica das escolas públicas, a formação inicial e continuada de qualidade de seus profissionais e o estímulo ao protagonismo de seus alunos. Tudo isso pode ser facilitado tendo o EH como um aliado.</span></p>2023-02-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Andreia Ambrósio-Accordi, Iury de Almeida Accordihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3111Corrente de deslocamento no ensino de graduação: uma abordagem mais intuitiva2023-02-11T10:58:40+00:00Paulo Cesar Facinfacin@uepg.brGiovana Silvagm000113@gmail.com<p class="XIEPEF-cincopalavraschave-portuguesingls" style="margin-bottom: 18.0pt; text-align: justify; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Interessados no ensino mais intuitivo da “corrente de deslocamento”, apresentamos brevemente a forma como é introduzido esse assunto em três obras didáticas, que consideramos mais utilizadas nos cursos de graduação. Então abordamos o assunto “corrente de deslocamento” discutindo em detalhes a lei de Ampère-Maxwell para uma carga puntiforme se deslocando com velocidade uniforme e não relativística, com campos elétrico e magnético dados pela lei de Coulomb e a lei de Biot-Savart, tradicionalmente abordados nos cursos de graduação. Mostramos que a corrente de deslocamento tem um significado físico mais intuitivo e que generaliza a densidade de corrente, tornando a equação de Ampère-Maxwell mais simétrica com a lei de Faraday. </span></p> <p class="XIEPEF-cincopalavraschave-portuguesingls" style="margin-bottom: 18.0pt; text-align: justify; text-indent: 0cm;"> </p>2023-02-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Paulo Cesar Facin, Giovana Silvahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3091A reflexividade como fundamento do desenvolvimento profissional docente2023-02-14T13:01:19+00:00Lucilene Simone Felippe Oliveiralucilene.felippe@gmail.comRita Buzzi Rauschritabuzzirausch@gmail.comElzira Maria Bagatin Munhozelzira.b@univille.br<p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">Este estudo aprofunda as discussões acerca da reflexividade docente, apresentando como objetivo compreender a potência da reflexividade ao desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um ensaio teórico de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão sistematizada da literatura </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">mais pertinente sobre o tema</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">. Os autores que nortearam o estudo foram: Alarcão (2001; 2011), Schön (2000), Pérez Gómez (1995), Rausch (2008), Zeichner (2008), Sá-Chaves (2001) e Sadalla e Sá-Chaves (2008). Evidencia-se que, apesar dos desafios postos à prática docente, é possível tornar-se um docente reflexivo que contribua com o próprio crescimento profissional e com a aprendizagem dos alunos. Além disso, compreende-se que a busca pela reflexividade docente pode encontrar um caminho com muitos desafios e contratempos, mas que no coletivo de professores, escola, gestão e supervisão, é possível superar esse caminho e encontrar novas formas de proporcionar uma educação em prol da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento profissional docente.</span></span></p>2023-02-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Lucilene Simone Felippe Oliveira, Rita Buzzi Rausch, Elzira Maria Bagatin Munhozhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3105Tecnologias para o ensino de orbitais atômicos: uma revisão sistemática da literatura2023-01-30T15:32:14+00:00Glaylton Batista de Almeidaglaylton.almeida2@gmail.comLuciana de Limaluciana@virtual.ufc.brEdgar Marçal de Barros Filhoedgar@virtual.ufc.br<p>Muitas pesquisas em educação na área de Química relatam da problemática que envolve a aprendizagem nessa disciplina, o entrave se torna ainda mais recorrente quando os assuntos envolvem fenômenos abstratos, como é o caso dos Orbitais Atômicos (OA), que exigem do aluno uma compreensão matemática e a capacidade de visualização espacial de objetos em três dimensões. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo realizar uma Revisão Sistema da Literatura (RSL) em quatro base de dados internacionais sobre tecnologias propostas para o ensino de OA, dessa forma, pretende-se fornecer uma visão geral sobre essas ferramentas, descrevendo suas possíveis vantagens e problemáticas, além de buscar suas relações com teorias pedagógicas. Os resultados mostram que a Realidade Aumentada e Virtual têm sido recorrente de estudos e aplicações na disciplina de Química, e podem ser configuradas como potenciais ferramentas aliadas no processo de ensino dos OA</p>2023-03-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Glaylton Batista de Almeida, Luciana de Lima, Edgar Marçal de Barros Filhohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3104Exergames como recurso para inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física2023-03-26T10:40:46+00:00Karine Helena Moraiskhelenamorais@gmail.comAdriana Gomes Alvesadriana.alves@univali.br<p>Este estudo objetivou investigar o que as evidências científicas têm discutido sobre o uso dos exergames nas práticas da cultura corporal trabalhadas nas aulas de Educação Física na educação básica. Buscando, um entendimento deste recurso tecnológico e sua relação com o ensino, visto que, as escolas tendem ao uso de recursos tradicionais, mesmo sabendo que, fora dos muros, a realidade do aluno e do professor é de um mundo virtualizado. Com base nas pesquisas encontradas, olhamos mais atentamente para o que está sendo pesquisado referente aos exergames e a Educação Física, entre o recorte temporal de 2006 a 2022. De acordo com os resultados obtidos e por achar importante a inserção das tecnologias no contexto escolar, esta revisão recomenda que pesquisas futuras sejam desenvolvidas referente a utilização dos exergames como recurso pedagógico capaz de potencializar a inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar nas aulas de Educação Física. Estudos voltados à esta temática, precisam levantar problemáticas e reflexões que não fiquem reféns de uma abordagem pedagógica que não acompanha as gerações virtualizadas que estamos ensinando.</p>2023-03-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Karine Helena Morais, Adriana Gomes Alveshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3115Práticas de inclusão de alunos autistas na Educação Infantil: do lúdico ao uso de softwares2023-03-17T22:18:31+00:00Cláudia Lilian Alves dos Santosclaudinha.lilian1@gmail.comCelso dos Anjos Juniorcelsodosanjosjunior@yahoo.com.brDavi Milandavi.milan@unesp.brFábio Luiz Mação Camposfabiomacao@gmail.com<p>A intervenção pedagógica e a inclusão de alunos no Espectro Autista no ambiente escolar é um desafio que demanda cada vez mais capacitação dos profissionais atuantes da Educação Infantil. A fim de auxiliar na compreensão de como os profissionais lidam com essa realidade, este estudo tomou como ponto de partida diversas proposições teóricas de autores que indicam os desafios e estratégias para inclusão no ambiente escolar e teve o objetivo de levantar as intervenções didáticas realizadas por educadores e relatadas em publicações científicas recentes. Para isso, foi elaborado um protocolo de pesquisa para a identificação de estudos de caso com intervenções pedagógicas com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na Educação Infantil. A partir dos estudos selecionados foi realizada uma revisão de literatura integrativa. Os resultados mostraram que a abordagem lúdica tem sido a mais frequente, porém existe uma grande variedade de intervenções sendo realizadas de forma efetiva. As intervenções levantadas e as análises desses estudos fornecem importantes subsídios para a atuação de docentes, outros profissionais e pesquisadores de crianças com TEA.</p>2023-04-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Cláudia Lilian Alves dos Santos, Celso dos Anjos Junior, Davi Milan, Fábio Luiz Mação Camposhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3082Programa Inova Educação: a formação do professor2023-02-28T10:23:32+00:00Renata Kelly da Silvanatakell10@gmail.comMaria de Fátima Ramos de Andrademfrda@uol.com.brMaria da Graça Nicoletti Mizukamigramizuka@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições do “Programa Inova Educação” para o desenvolvimento profissional de professores que atuam no componente curricular “Tecnologia e Inovação” na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para a realização do estudo optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo-analítico, que utilizou questionário e entrevista como instrumentos para a coleta dos dados. Os principais aportes teóricos que fundamentaram o estudo foram: Marcelo Garcia, Lee Shulman, Antônio Nóvoa, Paulo Freire, Maria da Graça Mizukami, Cochran-Smith e Lytle. Constatamos, com a análise realizada, que apesar dos professores estarem cientes de que seria fundamental ter conhecimento na área de tecnologia para lecionar o componente curricular “Tecnologia e Inovação”, a maioria afirmou que ingressou na disciplina mesmo sem possuir este conhecimento. Além disso, para a maioria, o curso oferecido pela Secretaria da Educação, como pré-requisito para lecionar o componente curricular, não foi suficiente para suprir as necessidades dos participantes.</p>2023-04-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Renata Kelly da Silva, Maria de Fátima Ramos de Andrade, Maria da Graça Nicoletti Mizukamihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3236Epistemes de transmétodos descoloniais complexos planetários 2023-03-30T20:53:35+00:00Milagros Elena Rodriguezmelenamate@hotmail.com<p><em>Na decolonialidade-complexidade planetária nascem os transmétodos inéditos do autor da investigação; assim como um objetivo complexo, a fim de percorrer as investigações, refinar e sair novamente em cena perante a comunidade planetária que investiga, sustentamos epistemes de transmétodos descoloniais planetários-complexos; nas linhas de pesquisa: transepistemologias do saber-saber e transmetodologias transcomplexas e decolonialidade-complexidade planetária em religação. Investigamos aqui com o transmétodo: hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica, passando pelos momentos de Boaventura De Sousa: analítico, empírico e proposital. Inicialmente, apoiamos dez (10) epistemes de transmétodos planetários-complexos decoloniais.</em></p>2023-04-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Milagros Elena Rodriguezhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3122Aplicabilidade dos princípios da gestão democrática nos processos de compras e contratações do IFG/Campus Formosa2023-03-21T11:03:20+00:00Emilia Fernandes de Britoemilia.brito@ifg.edu.brRicardo Faustino Telesricardo.teles@ifb.edu.br<p>O objetivo deste estudo foi apresentar contribuições para que os processos de compras e contratações do IFG/Campus Formosa sejam realizados democraticamente, de forma a envolver efetivamente a comunidade acadêmica em sua execução. A abordagem adotada foi a de Bardin (2011), mediante análise de conteúdo para investigação dos dados que foram coletados. Como desdobramento da pesquisa foi desenvolvido e aplicado o produto educacional, o qual consistiu em uma oficina formativa. A atividade de formação foi realizada durante o evento institucional e contemplou tópicos sobre licitações e contratos, além de uma breve conversa sobre a Educação Profissional e Tecnológica e a gestão participativa. Diante dos resultados obtidos, infere-se que os procedimentos de compras e contratações no âmbito do IFG/Campus Formosa podem ser conduzidos coletivamente, sendo aplicáveis a eles os princípios da gestão democrática. Todavia, respeitando sempre a atribuição de cada indivíduo na execução das suas funções. </p>2023-04-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Emilia Fernandes de Brito, Ricardo Faustino Teleshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3118Utilização de softwares de simulações computacionais para o ensino de estequiometria: uma revisão sistemática2023-03-08T16:03:08+00:00Poliana de Sousa Carvalhopoliana_sousa05@hotmail.comEdgar Marçal de Barros Filhoedgar@virtual.ufc.brLuciana de Limaluciana@virtual.ufc.br<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O conteúdo de Estequiometria é fundamental para o entendimento do conhecimento Químico, no entanto, devido sua complexidade e nível de abstração elevado é entendido como de difícil compreensão, o que reforça a importância de o professor buscar e trabalhar com ferramentas de ensino que possam auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, tais como <em>software</em>s de simulações computacionais. Diante disso, desenvolveu-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de apontar os principais <em>software</em>s computacionais que são utilizados para ensinar o referido conteúdo. Para tal, criou-se uma string de busca e aplicou em três bases de dados, a saber: Periódicos Capes, <em>IEEE Xplore</em> e <em>ERIC</em>, os trabalhos selecionados foram publicados entre os anos de 2013 a 2021. A revisão permitiu identificar alguns dos <em>software</em>s utilizados e suas vantagens no ensino de Estequiometria, das quais destaca-se a capacidade de oferecer uma aprendizagem significativa e motivar os estudantes em relação ao conteúdo, além de permitir melhor visualização do que ocorre durante uma reação química, reduzindo assim, seu grau de abstração. </span></p>2023-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Poliana de Sousa Carvalho, Edgar Marçal de Barros Filho, Luciana de Limahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3147O ensino de multiplicação e a Teoria dos Campos Conceituais: uma prática com alunos surdos2023-04-11T14:03:27+00:00Fabiane Carvalho Böhmfabianecarvalhobohm@gmail.comThais Philipsen Grutzmannthaisclmd2@gmail.comTatiana Bolivar Lebedefftblebedeff@gmail.com<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado já concluída que abordou a temática da multiplicação na Educação de Surdos a partir da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud. O objetivo deste artigo é descrever, discutir e analisar dois encontros, de um total de oito, realizados com estudantes surdos do Ensino Fundamental, cujo foco era o ensino da multiplicação. A produção dos dados, desta pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizada a partir da gravação em vídeo dos oito encontros realizados, para posterior transcrição e análise. As tarefas de cada encontro foram organizadas em um grau de dificuldade crescente, acompanhando o desenvolvimento e o raciocínio dos alunos sobre o processo de multiplicação com a inserção de diferentes materiais manipuláveis. Participaram da pesquisa oito alunos surdos, de 5º e 6º anos, de uma escola bilíngue de surdos da cidade de XXX. Os principais resultados mostram a importância do uso do material concreto e visual para os alunos, levando-os a refletirem sobre os processos vivenciados em sala de aula, de forma a construírem e aprofundarem seus saberes.</span></p>2023-05-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Fabiane Carvalho Böhm; Thais Philipsen Grutzmann; Tatiana Bolivar Lebedeffhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3120Cultura maker no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura 2023-04-11T11:01:22+00:00Giliane Felismino Salesgiliane.sales@edu.sobral.ce.gov.brC´ésar de Castro Brasileiropcpcesar91@gmail.comEmanuela Moura de Melo Castroemanuelammelo@gmail.com Francisco Herbert Lima Vasconcelosherbert@virtual.ufc.br<p>A cultura <em>maker</em> ou “faça você mesmo” apresenta iniciativas que podem ser aplicadas como alternativa às aulas tradicionais. Ela permite que os estudantes desenvolvam seu conhecimento teórico por meio da prática. O presente artigo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da cultura <em>maker</em> no âmbito educacional brasileiro, com foco no ensino de ciências, por meio de uma revisão bibliográfica, norteada pelo procedimento de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Por meio de mecanismos de buscas acadêmicos (MBAs), foram coletados um total de 304 artigos entre 2017 e 2021 e analisados, com base em critérios de inclusão e exclusão, um total de 9 trabalhos. A realização desta pesquisa empregou o método da Revisão Sistemática de Literatura, que consiste em uma abordagem que tem por objetivo apresentar uma avaliação criteriosa acerca de um determinado tema, constituindo-se, portanto, em um meio de avaliar e interpretar estudos relevantes disponíveis sobre um tema específico (KITCHENHAM, 2004). Os resultados apontam que foram utilizados métodos de aprendizagem, como STEAM, Design Thinking e Design Science Research (DSR). Os instrumentos avaliativos que mais se destacaram foram: resolução de exercícios e questionários pré-teste e pós-teste. Os trabalhos também apontaram o uso de recursos de baixo custo, bem como de ferramentas tecnológicas. Observou-se também avaliações positivas em todos os estudos quanto às metodologias empregadas e à aplicabilidade da cultura <em>maker</em> no ensino de ciências. Dentre as limitações apontadas, destacam-se a falta de materiais na escola e transporte dos estudantes para um laboratório <em>maker</em> para o desenvolvimento das atividades.</p>2023-05-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Giliane Felismino Sales, C´ésar de Castro Brasileiro, Emanuela Moura de Melo Castro, Francisco Herbert Lima Vasconceloshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3330Debates ecosóficos do pensamento complexo – transdisciplinaridade na pesquisa complexa 2023-05-01T17:27:45+00:00Ana Miledy Roncancio Correamileidyrc@gmail.com<p><em>A investigação numa perspetiva complexa e transdisciplinar tem gerado grande interesse para os atores da educação, principalmente na análise da evolução e revolução da ciência, da sua descolonização e quebra do paradigma simplificador das formas de saber. Aqui se analisa a relação entre pensamento complexo e transdisciplinaridade, desde os debates ecosóficos transcendentais na pesquisa, passando pelo transmétodo da hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica de Milagros Elena Rodríguez, passando pelos momentos de Boaventura De Sousa: analítico, empírico e proposital. No momento proativo, dão-se voltas exemplares a considerar em investigações complexas.</em></p>2023-05-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Ana Miledy Roncancio Correahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3332Três visões diferentes de multiplicação: ábaco, chinês e japonês adaptados ao presente 2023-05-02T11:09:22+00:00Morely Coromoto Bullones Garcíabullonesmorely@gmail.com<p><em>O objetivo desta pesquisa é aplicar três formas diferentes de multiplicação: ábaco, chinês e japonês adaptados ao presente; fornecer soluções para o problema de aprender a tabuada, partindo do fato de que a mudança deve partir da mudança de perspectiva do professor, que deve buscar outras opções para que o menino e a menina se adaptem e incorporem em sua linguagem simbólica, investigando como aprender. A atualização das estratégias faz um clamor dentro da educação e mais na área da matemática, estar atualizado.</em></p>2023-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Morely Coromoto Bullones Garcíahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3125Formação docente para competência digital no ensino remoto: um estudo bibliográfico2023-05-09T12:15:16+00:00João Ribeiro Netojoaorneto@alu.ufc.brAntônia Cláudia Prado Pintoclaudia.prado@alu.ufc.brFrancisco Herbert Lima Vasconcelosherbert@virtual.ufc.br<p>Este trabalho é um estudo de natureza bibliográfica que versa sobre a formação docente e competência digital no contexto do ensino remoto. O presente trabalho visa desenvolver uma pesquisa sobre formação docente para competência digital para o ensino remoto, examinando os documentos selecionados a partir de um estudo bibliográfico, desse modo, uma análise sobre as competências digitais no ensino remoto, em artigos nacionais. Nos procedimentos metodológicos, foi realizado uma pesquisa de literatura no período de 2013 a 2021 no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Após o levantamento dos dados foi possível identificar 116 artigos para análise dos títulos, resumo e das palavras-chave, e apenas 10 artigos foram selecionados para análise. Os estudos apresentaram como resultado, uma leve melhoria da prática docente no uso das tecnologias digitais, todavia, os professores precisam avançar no quesito criação e construção de suas próprias tecnologias.</p>2023-05-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 João Ribeiro Neto, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Antônia Cláudia Prado Pintohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3335Da colonização à descolonização na Educação Matemática: contribuições de libertação 2023-05-06T12:34:47+00:00María Milena Bedoya Echavarríammilena.bedoya@udea.edu.co<p><em>Na investigação, é apresentada uma desconstrução rizomática, cujo objetivo é analisar o ensino da matemática colonial, e como ele transgride a construção do conhecimento matemático no Sul, além de refletir sobre como a descolonização leva à libertação da complexidade. Nestes tempos, onde se observa uma crise diante dos problemas existentes no planeta, é necessário compreender a existência a partir de reflexões profundas com a matemática. Direcionar um olhar para uma nova forma de pensar e agir com a matemática a partir da decolonialidade e da complexidade.</em></p>2023-05-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 María Milena Bedoya Echavarríahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3336Erros na construção transdisciplinar do saber-saber: a necessidade de decoloniar 2023-05-06T20:55:22+00:00Sergio Andrés Ospina Sánchezsandres.ospina@udea.edu.co<p>Neste artigo, o objetivo é fazer algumas reflexões sobre porque existem alguns erros na construção do conhecimento de forma transdisciplinar, e como eles nos fazem sentir a necessidade da chegada da transdisciplinaridade descolonial. o transmétodo da desconstrução rizomática, que permite inferências sem posturas coloniais, evitando críticas superficiais e promovendo um diálogo planetário descolonizado na compreensão de conceitos complexos, por meio de um processo enriquecedor de desvinculação e religação.</p>2023-05-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Sergio Andrés Ospina Sánchezhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3187Política pública de avaliação externa: um estudo de caso da rede pública municipal de educação de Sobral/CE2023-04-17T10:55:14+00:00Giovana Silva Ibiapina Nunesgiovana.ibiapinagsi@gmail.comEmanuel Ferreira Coutinhoemanuel.coutinho@ufc.brFrancisco Herbert Lima Vasconcelosherbert@virtual.ufc.br<p>A qualidade e a equidade são objetivos a serem alcançados em âmbito educacional mundial. Contudo, o cenário educacional brasileiro ainda precisa de melhorias. Mas ainda assim, um município do interior do Ceará, Sobral, se destaca quanto ao ensino público municipal. Portanto, o presente estudo tem por objetivo apresentar os indicadores dos instrumentos de avaliação de desempenho da rede pública do município de Sobral- CE, apontando ações que tornaram possível que esta rede pública de ensino se sobressaísse com índices positivos. Utiliza-se como metodologia uma pesquisa exploratória, que fornece um maior detalhamento dos resultados obtidos a partir de fontes basilares para este trabalho. Trata-se ainda de um estudo de caso, que tem por base dados oficiais do governo (municipal, estadual e federal) que enfocam os resultados de Sobral nas avaliações externas: Sistema Brasileiro das Avaliações da Educação Básica (SAEB) e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Pelos resultados encontrados, conclui-se que foi possível a concretização de uma educação de qualidade e com equidade através de políticas públicas pautadas em metas e ações voltadas ao cenário educacional local.</p>2023-05-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Giovana Silva Ibiapina Nunes, Emanuel Ferreira Coutinho, Francisco Herbert Lima Vasconceloshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3358Transdisciplinaridade, educação e leitura digital 2023-06-05T13:39:37+00:00Marisol Sánchez Peñamarisolsanchezp2006@gmail.com<p><em>É uma investigação a partir da qual se analisam os fundamentos da transdisciplinaridade, da educação e da leitura digital, onde se faz referência à transdisciplinaridade como abordagem que busca a colaboração e o diálogo entre diferentes disciplinas para enfrentar problemas complexos e encontrar soluções inovadoras. São consideradas as dimensões complexas do indivíduo, desenvolvimento do pensamento e da linguagem, habilidades de leitura e escrita, capacidade de conhecimento e expressão, como obter uma visão ampla sobre a necessidade de enfrentar os desafios atuais e o estudo da educação sob uma perspectiva complexa. , concluindo que através da transdisciplinaridade os alunos reforçam as competências para abordar problemas complexos, fomentando a sua criatividade e inovação, a forma de relacionar várias disciplinas em situações reais, aumentando a sua capacidade de investigação e reflexão, conduzindo à adequada compreensão e promoção da aprendizagem baseada na tecnologia digital.</em></p>2023-06-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Marisol Sánchez Peñahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3359A potencialidade da metodologia de pesquisa narrativa em estudos qualitativos na área de políticas públicas educacionais2023-06-15T12:11:14+00:00Camila Bourguignon de Limacabourglima@gmail.com<p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">O estudo retoma teoricamente o potencial da narrativa e sua contribuição como percurso metodológico em pesquisas qualitativas no campo da análise de políticas educacionais no Brasil. O objetivo é situar a metodologia narrativa de pesquisa em educação na análise de políticas públicas, enfatizando o seu uso para compreender a conexão entre a dimensão dos sujeitos na sua relação com o contexto e a dimensão coletiva nas estratégias de ação em um programa ou prática organizacional. A narrativa, em consonância com Rodrigues e Prado (2015), Serodio e Prado (2017), e Prado, Soligo e Simas (2022), é uma prática discursiva que viabiliza a atribuição de sentido às experiências e vivências que emergem do cotidiano do trabalho na área da educação. Dado seu caráter dialógico e de valorização da subjetividade, a pesquisa narrativa é marcada por produções onde o pesquisador ou a pesquisadora falam com os sujeitos e a partir deles, caminhando na direção da superação da dicotomia sujeito-objeto. Interpreta-se que a pesquisa narrativa no campo das políticas públicas educacionais possibilita um conjunto relevante de perspectivas a se relacionar com o problema político, contemplando os elementos singulares que configuram as histórias, com os quais a realidade, ela própria, se modifica.</span></p>2023-07-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Camila Bourguignon de Limahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3372Inconsistência e interpretações em falácias que fazem referência a transmétodos descoloniais complexos planetários 2023-07-03T09:07:31+00:00Milagros Elena Rodriguezmelenamate@hotmail.com<p><em>Algumas inconsistências e interpretações em falácias que ocorreram referenciando os transmétodos descoloniais do complexo planetário em algumas investigações são analisadas. Aproveitamos o transmétodo da desconstrução rizomática que abre um leque de possibilidades na investigação. Posturas e uso errôneo de transmétodos nas pesquisas de alguns autores são evidentes; uma relacionalidade forçada. A reconstrução encena o uso em um número considerável de pesquisadores do legado transmetódico descolonial do complexo planetário. A decolonialidade planetária e, portanto, os transmétodos não denigrem ninguém, sua recepção é planetária, promove-se com eles a solidariedade e o amor pela humanidade; como nas Sagradas Escrituras.</em></p>2023-07-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Milagros Elena Rodriguezhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3379A relação do sujeito com a tecnologia na perspectiva Freireana2023-07-07T22:19:29+00:00André Ramosramosbass@gmail.comLuciano Andreatta Carvalho da Costaandreatta.luciano@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é refletir através da perspectiva freireana, o potencial da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) na escola, contribuindo na emancipação e socialização dos sujeitos, além da objetificação deles. Esta problematização parte da relação epistemológica entre sujeito e realidade presente na obra de Freire, resultando no conceito de ruído tecnológico. Foi utilizado no presente estudo a metodologia qualitativa, com critérios de análise do tema proposto criados após pesquisa bibliográfica, e realização de grupo focal com professores da rede pública e privada do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Como resultado, constatou-se que existe um desconforto na relação do sujeito com a tecnologia no âmbito dos espaços escolares, ampliando a necessidade de se discutirem os aspectos relacionado ao quanto a sociedade está, em sua maioria, sendo beneficiada ou não com os avanços tecnológicos. </p>2023-07-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 André Ramos, Luciano Andreatta Carvalho da Costahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3121O estágio no processo de formação identitária do professor do campo2023-06-13T17:24:43+00:00Nádia de Paula Pessôa Paludonadia.pessoa@hotmail.comLucimar Pereira Limamay-l-ll@hotmail.comSérgio Luiz Lopesserlupez@yahoo.com.br<p>O presente artigo trata da formação identitária do professor da educação do campo, a partir da narrativa de discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o objetivo de identificar a contribuição do estágio no processo de formação desses educadores. Educar nessa localidade exige do profissional o reconhecimento de sua própria identidade, para que a sua atuação seja pautada na valorização e respeito aos povos do campo, levando em consideração a realidade local e a diversidade da população. Este artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa, realizada com quatro discentes matriculados na disciplina de estágio em Ensino de História do 5º semestre, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada online. Os dados foram submetidos ao método de análise de conteúdo descrito por Bardin (2016). O estudo mostrou que o estágio contribui para a formação identitária do professor, mas evidenciou dificuldades dos discentes em expressar seu entendimento sobre o assunto, devido a desafios durante a realização do estágio, que ocorreu de forma remota em decorrência da pandemia de Covid-19.</p>2023-07-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Nádia de Paula Pessôa Paludo, Lucimar Pereira Lima, Sérgio Luiz Lopeshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3329Professores surdos no ensino superior: adaptações e reflexões sobre o ensino virtual de Libras2023-07-17T13:59:59+00:00Estêvam Farias Sáestevamfarias@yahoo.com.brArilise Moraes de Almeida Lopes ariliselopes@gmail.comFernanda Grazielle Aparecida Soares de Castrofernandagas1@gmail.com<p>Este trabalho visa refletir como acontece a atuação do professor surdo no ensino superior e sua relação ao ensino virtual no que tange à disciplina de Libras. Para desenvolver este trabalho utilizamos uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas envolvendo cinco professores de instituições públicas de ensino superior, sendo três instituições federais e duas estaduais. Os dados coletados mostram que, em tempos de pandemia, o ensino precisou se reinventar de maneira remota e ganhou cada vez mais espaço. Os professores surdos que participaram da pesquisa e que têm o canal visual extremamente apurado, conseguem superar os desafios da barreira da língua, disseminando-a. Aos docentes, que utilizam a tecnologia em seus aprendizados no ensino virtual, também é permitida a disseminação cultural e linguística. Assim, o intuito principal de refutar as barreiras comunicativas entre surdos e ouvintes, torna a sociedade mais equânime.</p>2023-07-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Estêvam Sá, Arilise Moraes de Almeida Lopes , Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castrohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3320O progresso e seus problemas de Larry Laudan no aprendizado de ligações químicas com o uso de resolução de problemas2023-06-25T13:28:42+00:00Raquel Fioriraquelfiori2109@gmail.comMara Elisângela Jappe Goimaragoi28@gmail.com<p>Quando se aborda o conteúdo de Ligações Químicas em sala de aula, apresenta-se um certo grau de dificuldade por parte dos alunos, tendo em vista sua característica complexa em relação aos aspectos teóricos da matéria. Com isso, busca-se apresentar neste manuscrito aspectos epistemológicos de Larry Laudan destacando a abordagem do conteúdo de ligações químicas interatômicas fundamentada no uso da metodologia de Resolução de Problemas. Como reflexão, apresentam-se algumas contribuições e proposições sobre o progresso da Ciência, proposição de teorias racionais que explicam como ocorrem diferentes fenômenos, novas opções axiológicas e metodológicas, bem como factuais decorrentes das ideias deste epistemólogo. Nesta concepção e baseado em uma análise da obra “O progresso e seus problemas”, assim como, de artigos e autores pesquisados, aponta-se que o estudo das ligações químicas pode ser abordado a partir da perspectiva da Resolução de Problemas em um progresso ascendente no desenvolvimento cognitivo dos alunos do Ensino Médio na procura de apreender conhecimento específico da área da Química.</p>2023-07-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Raquel Fiori, Mara Elisângela Jappe Goihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3354O psicólogo perante a queixa escolar: um estado da arte no contexto educacional2023-07-05T12:53:43+00:00Patrícia Oliveira de Freitaspatricia.goliv@outlook.comVanessa dos Santos Tavaresvanessatavares2006@gmail.comEric Ferdinando Passoneeric.passone@unicid.edu.br<p>O presente estudo aborda a atuação do psicólogo perante à queixa escolar na educação básica e analisa os tipos de abordagem utilizada por diferentes autores. Teve como objetivo mapear a produção científica brasileira, considerando artigos, teses e dissertações publicados no período de 2012 a 2022. Como metodologia optou-se por uma revisão de literatura, a qual foi realizada em bancos de dados Google Acadêmico, SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Periódicos da Capes. Após a análise, constata-se que, as produções enfatizam a perspectiva crítica em psicologia escolar, sendo as principais abordagens utilizadas a Psicologia Histórico-Cultural, Teoria Crítica e Materialismo Histórico-Dialético. Considera-se que houve um avanço significativo no campo teórico, no entanto, assim como concebido em meio às produções, a inserção do profissional de Psicologia nas escolas requer reflexão e novas práticas, sobretudo que conscientizem os agentes escolares, famílias e estudantes de sua função e busquem novas formas de intervenção que possam minimizar os impactos na vida de estudantes.</p>2023-07-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Patrícia Oliveira de Freitas, Vanessa dos Santos Tavares, Eric Ferdinando Passonehttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3384A importância da relação professor e estudante no Ensino Superior para a motivação da aprendizagem2023-07-18T14:51:28+00:00Charlene Carneiro Quinto dos Santoscharllenequinto@gmail.comMarinalva Lopes Ribeiromarinalva_biodanza@hotmail.com<p>O artigo discute a importância da relação professor e estudante na motivação da aprendizagem. Com foco no ensino superior, o trabalho teve como base a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1976). Trata-se de uma pesquisa de delineamento qualitativo, que apresenta como objetivo conhecer, mediante metáforas, a representação da relação professor e estudante no ensino superior e a relação desta com a motivação da aprendizagem. Utilizou-se como dispositivo para produção de dados a entrevista com indução de metáforas. A colaboradora da pesquisa foi uma estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública do estado da Bahia. Na análise dos dados produzidos aproximamo-nos da Técnica Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) em sua versão temática. Os principais resultados indicam que a relação entre professores e estudantes pautada na parceria, comprometimento, acolhimento, diálogo e incentivo tem um peso significativo para conferir sentido à aprendizagem, influenciando na motivação, no prazer em aprender e no engajamento estudantil no curso.</p>2023-07-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Charlene Carneiro Quinto dos Santos, Marinalva Lopes Ribeirohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3362O uso da Cultura Maker no ambiente escolar e sua interlocução com o ensino de Língua Portuguesa: uma revisão sistemática da literatura2023-07-02T22:01:33+00:00Ruth de Sousa Gondim Serafimruth.serafim17@gmail.comRaquel de Sousa Gondimraquel.gondim80@gmail.comFrancisco Herbert Lima Vasconcelosherbert@virtual.ufc.br<p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Este artigo tem como objetivo analisar trabalhos que tratam sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de Língua Portuguesa, bem como a incorporação dos conceitos de cultura maker, fabricação digital e práticas multiletradas. A pesquisa trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados trabalhos publicados no período de 2017 até 2022 a partir dos repositórios digitais: Google Scholar, Brazilian Journal of Development, Revista Novas Tecnologias na Educação – RENOTE e Fórum Linguístico. Os resultados revelaram que, ao incorporar o uso de ferramentas tecnológicas no ensino de Língua Portuguesa, os educadores estão proporcionando oportunidades valiosas para que os estudantes desenvolvam competências e habilidades relevantes para a sociedade contemporânea.</span></p>2023-08-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Ruth de Sousa Gondim Serafim, Raquel de Sousa Gondim, Francisco Herbert Lima Vasconceloshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3356Pensando um espaço livre de bullying: conscientizando na escola e na internet2023-07-23T13:10:39+00:00Diane Serpadiane.srp@gmail.com<p>O bullying é uma forma preocupante de violência que afeta crianças e adolescentes em todo o mundo, sendo caracterizado por comportamentos agressivos repetitivos e intencionais que ocorrem de forma desigual de poder. Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o bullying ganhou uma nova dimensão com o cyberbullying, que ocorre por meio de plataformas digitais. Este estudo tem como objetivo analisar o fenômeno do bullying, com foco especial no cyberbullying, dentro das escolas e na atualidade. Serão exploradas as características principais, os efeitos negativos na vida dos jovens e as estratégias de prevenção e intervenção adotadas nas escolas. Além disso, serão investigados os desafios específicos enfrentados no contexto digital. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica abrangente, incluindo fontes acadêmicas, artigos científicos, livros e relatórios relevantes. A revisão bibliográfica permitirá uma análise crítica das informações disponíveis e a identificação de lacunas no conhecimento existente. A problemática central abordada é a necessidade de atenção e ação em relação ao problema do bullying, seja no ambiente escolar ou virtual. É fundamental compreender a natureza do fenômeno, seus impactos nas vítimas e nas comunidades escolares, além de desenvolver estratégias eficazes de prevenção e intervenção. O presente estudo visa contribuir para o conhecimento sobre o bullying e fornecer subsídios para a implementação de políticas e programas de combate a essa forma de violência, com o objetivo de promover um ambiente escolar seguro, inclusivo e livre de bullying.</p>2023-08-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Diane Serpahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3369Representações sociais de mães de crianças acerca da Educação Infantil: aproximações e distanciamentos2023-07-18T15:05:23+00:00Luciana Oliveira Freitas Monteiroluzdois002@gmail.comLaeda Bezerra Machadolaeda01@gmail.com<p>Neste artigo identifica-se aproximações e distanciamentos nas representações sociais de Educação Infantil, construídas por mães de crianças matriculadas em instituições públicas e privadas que oferecem essa etapa da educação. Adotou-se a abordagem societal para o desenvolvimento, por meio de entrevistas, de um estudo de campo com 31 mães de crianças matriculadas na educação infantil. A análise de conteúdo orientou a organização do material. Os resultados revelaram que entre as mães, com filhos matriculados em instituições públicas, a Educação Infantil tem a função de escolarizar, é lugar de proteção, promessa de um futuro melhor. Para as mães, com crianças em instituições privadas, a Educação Infantil é espaço de desenvolvimento, interações, complemento à educação familiar. Os resultados sugerem que o nível de instrução e a renda das mães influenciam suas representações de Educação Infantil. Reafirmamos o caráter grupal das representações sociais.</p>2023-08-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Luciana Oliveira Freitas Monteiro, Laeda Bezerra Machadohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3395As contribuições das metodologias ativas no Ensino de Ciências para o processo de ensino e aprendizagem2023-07-23T12:03:46+00:00Vanessa Andressa Alves Krügervanessaandressaalves@hotmail.comSuzane Both Hilgert-Moreirasuzane@unisinos.br<p>Diante de um ensino marcado, quase que exclusivamente, pela utilização de metodologias de ensino tradicionais, que priorizam a transmissão das informações pelo professor e a memorização e a repetição pelos estudantes, dificilmente os alunos conseguem se envolver com o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, torna-se necessário que os educadores conheçam outros tipos de metodologias de ensino e repensem suas práticas docentes. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo identificar a aplicação de metodologias ativas no ensino de Ciências como estratégia para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, no qual foram buscados os estudos já desenvolvidos sobre o tema. Ao final da revisão, foi possível identificar que as metodologias ativas contribuem para o processo de ensino aprendizagem, nos seguintes aspectos: mudança na relação professor-aluno; aumento da motivação e do interesse dos alunos; envolvimento dos estudantes na construção e na sintetização do conhecimento; geração de protagonismo e autonomia.</p>2023-09-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Vanessa Andressa Alves Krüger, Suzane Both Hilgert-Moreirahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3365Percepção de educadores sobre a inclusão e a escolarização de estudantes com altas habilidades/superdotação2023-08-14T12:06:42+00:00Ana Carolina de Lima Jobim Medeiroscarolinaljmedeiros@gmail.comMichell Pedruzzi Mendes Araújomichellpedruzzi@yahoo.com.br<p>Com o intuito de conhecer as possibilidades para a escolarização de estudantes com altas habilidades/superdotação e ampliar o olhar sobre as necessidades educacionais desses sujeitos, convidamos professores que atuam na Educação Básica a compartilharem suas práticas, observações e experiências nesta pesquisa exploratória, de abordagem quali-quanti. Tendo embasamento em teóricos como Alencar (1986), Fleith (2007), Virgolim (2007), Pérez e Freitas (2011) e Gardner (1994), os dados empíricos obtidos por meio da aplicação do questionário e de entrevistas semiestruturadas foram analisados e nos possibilitaram uma análise ampliada de práticas como o enriquecimento curricular, a flexibilização/ compactação de conteúdos e a aceleração e sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado direcionado a esse público-alvo. Ademais, pudemos apreender características essenciais para a identificação de indivíduos com altas habilidades/superdotação e refletir acerca do papel que o professor ocupa no processo de reconhecimento dessas habilidades superiores.</p>2023-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Ana Carolina de Lima Jobim Medeiros, Michell Pedruzzi Mendes Araújohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3394A tecnologia como suporte educacional para estudantes com autismo: revisão sistemática2023-08-30T18:39:58+00:00Nadia Alves Limanadiaalveslima@alu.ufc.brPriscila Barros David priscila@virtual.ufc.brEdgar Marçal de Barros Filhoedgar@virtual.ufc.br<p>O objetivo da presente pesquisa é desenvolver uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da aplicação da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista, considerando que esses alunos enfrentam desafios específicos que afetam seu desenvolvimento e aprendizagem. Os quatorze artigos que compuseram a RSL foram extraídos após critérios de exclusão e inclusão de duas bases internacionais e uma nacional. A relevância desse estudo reside na busca por estratégias e recursos tecnológicos que contribuam para a inclusão e desenvolvimento desses alunos. A análise dos trabalhos permitiu a coleta de dados qualitativos a cerca das principais ferramentas tecnológicas utilizadas nas escolas, onde foi possível concluir que tais recursos tecnológicos são mais empregados no Ensino Fundamental e que o computador, smartphone e tablet são os dispositivos mais populares nesse contexto.</p>2023-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Nadia Alves Lima, Priscila Barros David , Edgar Marçal de Barros Filhohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3314Avaliação da aprendizagem na ótica dos egressos da licenciatura em Ciências da Natureza2023-07-06T23:21:55+00:00Leticia Leite Chaveslechavess95@gmail.comCrisna Daniela Krause Bierhalzcrisnakrause@gmail.com<p>Este estudo é parte da pesquisa desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, desenvolvido no curso de Ciências da Natureza desta instituição no Campus Dom Pedrito, tendo como sujeitos os 70 egressos do curso, formados entre 2016 e 2022. Foi realizado devido a relevância da temática nos cursos de formação de professores e também por haver um quantitativo pouco expressivo de pesquisas sobre avaliação da aprendizagem nestes cursos. O estudo teve como objetivo compreender as perspectivas teóricas e práticas da avaliação emancipatória na percepção dos egressos da licenciatura. Metodologicamente trata-se de um estudo de caso, de cunho qualitativo e explicativo. Os dados foram obtidos por questionário <em>online</em>, enviado para os 70 egressos, respondidos por 20 deles, computando 29% da amostra. A interpretação dos dados está alicerçada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados desta investigação indicam que o diálogo sobre avaliação ocorre na maioria das vezes nos componentes de Práticas Pedagógicas e de Educação. Sobre os instrumentos avaliativos utilizados no curso, a prova foi a mais mencionada, e, ao mesmo tempo, foi a mais citada como um instrumento que os discentes não utilizariam em sua prática docente. Os resultados apontam que os egressos entendem a avaliação como um processo, não devendo ser realizada de forma pontual, ressaltam a importância dos aspectos qualitativos e do diálogo durante o processo avaliativo. Alguns resultados baseados na perspectiva dos egressos apresentam indícios de uma avaliação alinhada à avaliação emancipatória, conceituada por Saul (2010)</p>2023-09-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Leticia Leite Chaves, Crisna Daniela Krause Bierhalzhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3407Redes cristalinas como aplicação da Geometria Espacial: uma transposição para o Ensino Médio2023-09-07T11:31:33+00:00Fernanda Rodrigues Ribeiro Weiandnandaribeiro2004@gmail.comRosângela Menegotto Costarmenegottocosta@gmail.comCharles Dos Santos Guidotticharles.guidotti@gmail.com<p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Neste artigo apresentamos a análise de uma experiência de implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, na disciplina de Matemática no terceiro ano do Ensino Médio. A UEPS composta por nove atividades abrange uma aplicação da geometria espacial, com foco na transposição do conteúdo de redes cristalinas através de atividades práticas. Esta pesquisa qualitativa utilizou múltiplos instrumentos de análise, incluindo depoimentos e avaliações dos estudantes e escritas da pesquisadora. A análise da experiência vivida durante o ano de 2022, demonstra que as atividades práticas tornaram as aulas mais interessantes e aumentaram a motivação dos estudantes para participar, inclusive nas atividades que envolviam cálculos, além de sugerir indícios de aprendizagem significativa.</span></p>2023-09-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Fernanda Rodrigues Ribeiro Weiand, Rosângela Menegotto Costa, Charles Dos Santos Gruidottihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3422Religar sem desvincular, outro defeito da decolonialidade planetária: ninguém coloca vinho novo em odre velho 2023-09-14T12:53:58+00:00Milagros Elena Rodriguezmelenamate@hotmail.comJosé Gregorio Lemus Maestrejoglem@gmail.com<p><em>As falhas como sátiras na decolonialidade que merecem o desligamento antes da falsa religação são de consideração urgente, pelo que continuamos a influenciar repetidamente a falsa decolonialidade; Por esta razão, perseguimos o complexo objectivo da investigação: analisar o imperativo de desvincular para religar na decolonialidade planetária. É uma investigação decolonial rizomática, planetária e complexa, heranças nos estudos decoloniais planetários como apodítica da complexidade em todas as suas interpretações; como transmetódico, com hermenêutica abrangente, ecosófica e diatópica; nos momentos analítico, empírico e propositivo. Os defeitos a serem desemaranhados seguem linhas de pesquisa intituladas: educação-transepistemologias transcomplexas, decolonialidade planetária-complexidade em religações e transepistemologias de conhecimento-conhecimento e transmetodologias transcomplexas. No momento propositivo fica evidente, por exemplo, a necessidade de se desvencilhar de grupos que violam a vida, que atacam o planeta com a desculpa de construir projetos decoloniais; Os seres humanos devem estar conscientes de que não devem ceder às pressões e ofertas enganosas contra a colonialidade global, o capitalismo; quando as ações conduzem ao propósito desproporcional da colonialidade que viola a vida.</em></p>2023-09-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Milagros Elena Rodriguez, José Gregorio Lemus Maestrehttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3370Automedicação e descarte de medicamentos: uma estratégia para o ensino da química orgânica2023-08-17T12:16:31+00:00Argeu Cavalcante Fernandesargeu.fernandes@ifrn.edu.brFernanda Soares Pereira de Limalima.soares1@escolar.ifrn.edu.br<p>O objetivo do presente trabalho é investigar a aplicação da temática “automedicação e descarte correto de medicamentos” no contexto das aulas de Química Orgânica, suscitando a discussão sobre os perigos de tais práticas. A pesquisa possui natureza qualitativa, do tipo participante, desenvolvida numa turma de primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), <em>campus</em> Currais Novos/RN, em três momentos de intervenção pedagógica. Identificou-se estreita relação entre as atividades propostas e os conteúdos conceituais sobre funções orgânicas, geometria molecular e propriedades físico-químicas dos medicamentos, mediante intensa participação dos alunos na construção dos modelos moleculares dos fármacos, no folder para divulgação da campanha de sensibilização acerca do descarte correto de medicamentos vencidos e na construção de um ponto de coleta de medicamentos. Como resultados, notou-se que os principais conteúdos atitudinais abordados foram os riscos da automedicação, descarte incorreto de medicamentos vencidos e suas implicações ao meio ambiente, além do engajamento dos grupos de trabalho, a participação ativa dos alunos e o envolvimento com toda a comunidade escolar através da campanha de sensibilização sobre os riscos da automedicação e divulgação do ponto de coleta de medicamentos vencidos.</p>2023-09-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Argeu Cavalcante Fernandes, Fernanda Soares Pereira de Limahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3416Reflexões sobre a integração do pensamento computacional às práticas de sala de aula: desafios à formação de professores2023-09-18T10:56:51+00:00Ricardo Lima Carattiricardo.caratti@gmail.comFrancisco Herbert Lima Vasconcelosherbert@virtual.ufc.br<p>A integração do Pensamento Computacional (PC) às práticas de sala de aula tem o potencial de enriquecer tanto o ensino quanto a aprendizagem em todas as fases da educação. Esta abordagem pedagógica pode auxiliar na obtenção de competências cruciais para o indivíduo, permitindo-lhe compreender, analisar, especificar, estruturar, contrastar e solucionar problemas. Este artigo apresenta o panorama evolutivo do PC desde a sua origem até os dias atuais. São apresentadas algumas abordagens sobre como o PC vem sendo explorado, ao longo dos anos, na educação, os principais conceitos que fundamentam o tema, bem como sua aplicação na formação de professores. Trata-se de um levantamento bibliográfico que teve como objetivo obter o estado da arte da temática por meio de levantamento bibliográfico entre 2017 e 2022. Por fim, com base no material consultado, pode-se concluir sobre a importância de compreender quais competências os professores precisam possuir para integrar o PC em suas práticas em sala de aula, bem como sobre a necessidade de desenvolver métodos e ferramentas que possam ser utilizados para auxiliar o professor nesta caminhada.</p>2023-10-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Ricardo Lima Caratti, Francisco Herbert Lima Vasconceloshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3409Análise de perfil de mestrandos em face das implicações do ensino remoto emergencial2023-10-28T19:12:25+00:00Otávio Floriano Paulinootavio.lavor@ufersa.edu.brElrismar Auxiliadora Gomes Oliveiraelrismaroliveira@ufam.edu.br<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">No formato de ensino remoto, foi possível dar continuidade ao calendário letivo, em que as informações são transmitidas entre os docentes e discentes por meio de plataformas digitais que funcionaram como as novas salas de aula. Neste sentido, esta investigação busca conhecer os efeitos deste formato de ensino em uma turma de vinte mestrandos em ensino de ciências e humanidades. As percepções deste grupo de participantes são coletadas por meio de um formulário contendo dezessete itens elaborados em escala Likert de forma que o respondente assinala a alternativa conforme seu nível de concordância. As respostas foram inseridas no software PSPP para que se possa realizar a análise fatorial. Foram verificados quatro perfis dentro do grupo de mestrandos, sendo que o perfil com maior número de participantes é aquele relacionado aos prejuízos acadêmicos e de saúde com o ensino remoto. Também foram verificados perfis associados a coleta de dados na produção científica, dificuldades de acompanhamento do curso e falta de motivação. Estas análises despertam a reflexão para discussão de mecanismos que possam amenizar os efeitos da pandemia na vida acadêmica</span><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">.</span></p>2023-10-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Otávio Floriano Paulino, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveirahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3401Inovações em materiais didáticos para o Ensino da Libras2023-09-05T12:40:44+00:00Estêvam Farias Sáestevamfarias@yahoo.com.brLeandro dos Santos Viturinoleoviturinno@gmail.comFernanda Grazielle Aparecida Soares de Castrofernandagas1@gmail.com<p>Este artigo visa refletir sobre inovações para o ensino da Libras que é uma língua visuoespacial com gramática e estrutura própria. Para ser compreendida, é necessário que os sinalizantes observem os cinco parâmetros tradicionais, tendo em vista que estudos recentes desenvolvidos por Castro (2021) apontam que unidades mínimas que, separadas, não possuem significação, compõem os parâmetros da Libras, formando o sistema fonético e fonológico como parte gramatical. Os parâmetros da Libras são: configuração de mão, orientação da mão, ponto de articulação, expressão facial/ corporal e movimento. Este último parâmetro embasa o presente trabalho tendo em vista que desenhos ou fotos em papel não se movem, podendo causar sinalização equivocada entre os aprendizes na identificação e execução dos sinais. Nascimento (2009) sugere o uso de vídeos interativos ou animações que valorizem o movimento que a Libras necessita para se fazer representada. Para desenvolver este trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário para alunos do Curso “Faça Fácil Libras”, ministrado no Instituto Federal Fluminense <em>campus</em> Campos Centro com metodologia mnemônica, sem o auxílio de materiais em papel. Os resultados preliminares dos dados coletados mostram que o ensino de Libras se deu de maneira eficaz, com repetição dos sinais junto ao professor em sala de aula e que os vídeos autorais que foram disponibilizados no WhatsApp da turma auxiliaram os alunos a recordarem os sinais. O curso mencionado visa difundir a Libras para a comunicação com surdos sem materiais estáticos que criam dependência nos alunos.</p>2023-11-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Estêvam Farias Sá, Leandro dos Santos Viturino, Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castrohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3418Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções entre 2010 e 2020 2023-10-31T10:40:55+00:00Elisabete Strelow de Castroelisabete.castro@ufpel.edu.brThais Philipsen Grutzmannthaisclmd2@gmail.com<p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este artigo apresenta uma síntese da dissertação defendida em 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas/RS. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, definiu-se como pesquisa bibliográfica e teve como objetivo descrever e analisar duas das temáticas emergentes identificadas a partir dos entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos nas produções contidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período entre 2010 e 2020. Para a coleta de dados, realizou-se um levantamento de produções utilizando os termos “matemática” e “surdo” somente no título. Dos estudos identificados emergiram cinco categorias, sendo duas analisadas: 1) estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos e 2) construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos. Conclui-se que as áreas se entrelaçam em vários sentidos, como o uso da Libras e a busca por métodos e estratégias de ensino inovadoras aproveitando-se da tecnologia e de materiais concretos, explorando a visualidade. </span></p>2023-11-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Elisabete Strelow de Castro, Thais Philipsen Grutzmannhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3661Processos formativos para a avaliação da aprendizagem por professores de pedagogia atuantes em Porto Velho/RO2023-11-28T19:21:10+00:00Claudenice Ambrósio Lima de Britoclau.bncc@gmail.comRafael Fonseca de Castrocastro@unir.br<p>Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a formação e a atuação de professores de cursos de Pedagogia ofertados por Instituições de Educação Superior (IES) de Porto Velho/RO em relação à avaliação da aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem dialética e que adotou a unidade de análise “Relação entre a formação e a prática avaliativa do professor de Pedagogia em Porto Velho/RO”. Neste manuscrito, destaca-se o Eixo Analítico 1, “Contexto da formação para avaliação da aprendizagem por professores de Pedagogia de Porto Velho”. Os dados foram coletados via questionário misto online, tendo seu link enviado a todos os docentes dos cursos de Pedagogia de três IES participantes, duas privadas e uma pública. 23 responderam ao questionário, disponível de outubro a novembro de 2022. Entre os achados relacionados aos processos formativos dos participantes, destaca-se que: 57% afirmaram ter recebido formação teórico-prática inicial adequada para a prática avaliativa, enquanto 26% responderam não terem recebido essa formação e 17% alegaram tê-la recebido parcialmente. Quanto à formação continuada, 30% possuem pós-graduação <em>Lato sensu</em>, 26% <em>Stricto sensu</em> em nível de mestrado e 44% doutorado. Nossa pesquisa buscou aprofundar o debate acerca da avaliação da aprendizagem, tendo em vista as poucas investigações sobre avaliação no Ensino Superior na Região Norte e em Rondônia.</p>2023-12-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Claudenice Ambrósio Lima de Brito, Rafael Fonseca de Castrohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3442Quem são os jovens que vivenciam o “novo” Ensino Médio? Um estudo de caso em Porto Alegre/RS2023-10-26T20:32:49+00:00Gabrielle Bezerra da Silvagabrielle.bezerra@ufrgs.brVictor Hugo Nedel Oliveiravictor.nedel@ufrgs.br<p>A “Reforma” do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) foi aprovada em 2017 e, recentemente, vem sendo implementada nas instituições de ensino de todo o país, impactando milhões de jovens estudantes. O objetivo principal do presente artigo é apresentar as condições juvenis de um grupo de jovens escolarizados vinculados ao Grêmio Estudantil de uma escola pública estadual localizada em Porto Alegre/RS. A pesquisa qualitativa, em formato de um estudo de caso, produziu os dados a partir da realização de um grupo focal com cinco jovens. Foi possível compreender algumas das percepções dos sujeitos sobre o que representa ser jovem e como os mesmos vivenciam essa fase da vida. Trabalho, mobilidade urbana e saúde mental, emergiram como importantes categorias analíticas que permitiram analisar a condição juvenil dos sujeitos pesquisados. Considera-se que os resultados obtidos provocaram discussões e entendimentos no que se referiu a conhecer os participantes da investigação, bem como suas experiências escolares e juvenis.</p>2023-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Gabrielle Bezerra da Silva, Victor Hugo Nedel Oliveira