Processos de inclusão de um adolescente com transtorno do espectro autista: um estudo de caso sob o prisma de uma mãe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2849

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Família, Inclusão Escolar, Aprendizagem, Desenvolvimento

Resumo

Este artigo objetivou, por meio da análise da perspectiva de uma mãe, compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento social e familiar, bem como os processos de inclusão escolar vivenciados por um adolescente que apresenta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para alcançar esse objetivo, metodologicamente, este estudo se configura como um estudo de caso, tendo a aplicação de um questionário como procedimento para a obtenção dos dados. Ademais, para análise dos dados obtidos, foram utilizados os pressupostos de Vigotski e de colaboradores, para entender os sujeitos a partir de um prisma sociocultural e das relações que mantêm com os seus pares. Como resultados, apresentamos o impacto do diagnóstico para os pais, como se constituíram as relações familiares e como essa relação contribui para a constituição do sujeito com autismo, o processo de inclusão escolar e, por fim, a importância da família para a aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo com TEA, buscando-se sua inclusão nas mais diferentes esferas sociais.

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Biografia do Autor

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia, Especialista em Educação Inclusiva e Mestre e Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Sarah Gomes Pereira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás.

Ana Flavia Teodoro de Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO); professora do magistério superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade na FE/UFG.

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Publicado

2022-06-08

Como Citar

Araújo, M. P. M., Pereira, S. G. ., & Oliveira, A. F. T. de M. (2022). Processos de inclusão de um adolescente com transtorno do espectro autista: um estudo de caso sob o prisma de uma mãe. Revista Educar Mais, 6, 569–586. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2849

Edição

Seção

Artigos