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PROPOSTA DE TEXTO PARA O DOSSIÊ – EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E SUSTENTABILIDADE

O dossiê Educação, Democracia e Sustentabilidade se dedica a refletir sobre os desafios — cada vez mais urgentes — que cercam o tema, configurando-se como um convite à análise crítica e à construção coletiva. Inspira-se, entre outros, nas orientações do filósofo alemão Theodor Adorno, que, em 18 de abril de 1965, proferiu na rádio Hessen a palestra Educação após Auschwitz, na qual defendeu a importância da educação para impedir a repetição da barbárie, representada, sobretudo, pelo Holocausto.

Para Adorno, a educação tem papel central na emancipação dos sujeitos, de modo a evitar que a barbárie volte a ameaçar as democracias. O desafio era pensar uma outra educação — não reformas pontuais, mas uma transformação profunda — que “só teria pleno sentido como educação para a autorreflexão crítica” (Adorno, 1995, p. 35).

Décadas depois, o mundo assiste, em tempo real, à escalada da intolerância. Na cena geopolítica, países com poderio militar e domínio econômico impõem a barbárie, enquanto outros se calam diante dela, seja por conveniência política, seja por imposição econômica.

No Brasil, desde a abertura democrática em 1985 e a promulgação da Constituição Federal de 1988, diversos movimentos de luta se organizaram para denunciar e impedir que a barbárie da ditadura civil-militar se repetisse, bem como para garantir a democracia na educação. Paulo Freire e Darcy Ribeiro foram expoentes dessa defesa incansável; este último emprestou seu nome à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. No entanto, a História mostra que não é linear e nem um simples encadeamento de causas e efeitos: vivemos avanços e retrocessos intercalados.

O alerta de Adorno permanece atual: a civilização construída com esforço e luta está sempre sob risco de implosão. Talvez nossas apostas não tenham sido suficientemente sólidas. A democracia parece estar permanentemente em xeque.

Nesse contexto, qual é o papel da educação democrática? Como promover uma cultura escolar que fortaleça a democracia? É preciso repensar a formação docente para afirmar práticas democráticas? Ou reconfigurar as políticas nacionais de educação? Seria possível direcionar o debate sobre sustentabilidade para a afirmação da democracia?

Diante dessas questões, o dossiê Educação, Democracia e Sustentabilidade busca reunir artigos que contribuam para refletir, sobretudo, sobre uma sustentabilidade democrática, a partir da qual a escola pode ser compreendida como um dispositivo de produção de subjetividades democráticas.

A proposição deste dossiê é uma parceria entre a Univille, Univali, Uniarp e a Revista Educar Mais, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Prazo para envio de artigos: até 10 de novembro.

Previsão de publicação: fevereiro.

Observação: Na submissão do artigo à revista, o(a) autor(a) deve indicar em forma de comentário para o editor, que o trabalho é destinado ao dossiê: EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E SUSTENTABILIDADE.

 Referência

ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995.

Dr. Allan Henrique Gomes (Univille)

Dra. Ana Claudia Delfini (Univali)

Dr. Joel Haroldo Baade (Uniarp)

Dr. José Isaías Venera (Univille)

Dr. Nelson Luiz Reyes Marques (IFSul)

 

Submissões de Artigos

Para agilizar o processo de avaliação, recomendamos que os autores sigam as instruções disponíveis em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/about/submissions

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O PodCAPES aborda as mudanças na Avaliação Quadrienal da Pós-Graduação stricto sensu, que passam a valer no ciclo 2025 a 2028. O processo avaliativo focará na classificação dos artigos publicados e não mais no periódico onde o texto foi divulgado.