e-ISSN 2237-9185
Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Educar Mais (REM) é um periódico de acesso aberto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Univille.
Tem como missão divulgar produções científicas e práticas inovadoras nas áreas de Ensino e Educação (classificação CAPES), incluindo:
- Pesquisas científicas originais;
- Estudos sobre desenvolvimento, análise e/ou implementação de produtos educacionais;
- Relatos de experiências pedagógicas aplicadas em contextos reais, fundamentados teoricamente e com descrição clara do planejamento, aplicação e análise dos resultados;
- Artigos de revisão (com recorte temporal mínimo de cinco anos), com referencial teórico e métodos de análise claramente descritos;
- Pesquisas teóricas no campo educacional.
Critérios importantes: propostas didáticas sem vínculo com pesquisa e trabalhos baseados apenas em levantamentos de opiniões, concepções ou dados numéricos não são aceitos para avaliação.
A gestão editorial é realizada pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), customizado pelo IBICT, com avaliação duplo-cega por pares (double blind peer review).
A publicação é gratuita para autores e leitores, reforçando seu compromisso com a disseminação livre e qualificada do conhecimento.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos à Revista Educar Mais passam por avaliação duplo-cega por pares (double blind peer review), sendo analisados, de forma anônima, por no mínimo dois pareceristas selecionados conforme sua especialidade ou afinidade com o tema do artigo.
Em caso de divergência entre os pareceres, um terceiro avaliador é convidado a emitir parecer. Apenas serão aceitos para publicação os artigos que obtiverem dois pareceres favoráveis.
O periódico adota fluxo contínuo de publicação, ou seja, as edições do ano corrente permanecem abertas (In progress) e os artigos aprovados são publicados conforme a ordem de finalização do processo editorial.
O prazo para emissão do parecer é de 21 dias a contar do envio do artigo ao avaliador, podendo ser estendido, mediante solicitação, até o limite máximo de 45 dias. Caso o parecer contenha solicitações de alterações, o avaliador poderá ser convidado a reavaliar a nova versão do manuscrito.
Após receber os pareceres, os autores devem reenviar o artigo no prazo estipulado, incorporando as modificações solicitadas, quando aplicável. Caso não atendam a alguma sugestão, devem apresentar justificativa circunstanciada.
Uma vez aceito para publicação, o artigo deverá ser enviado em versão final, formatada conforme o template da revista. Eventuais erros remanescentes após a etapa de provas serão de inteira responsabilidade dos autores.
O anonimato de autores e pareceristas é rigorosamente preservado durante todo o processo de avaliação.
Periodicidade
A REM adota fluxo contínuo de publicação, mantendo a edição do ano corrente aberta (In progress). Os artigos são publicados assim que aceitos e diagramados, garantindo maior agilidade, visibilidade e potencial de citação.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pautando-se no princípio de que o acesso gratuito ao conhecimento científico promove a democratização do saber e amplia sua disseminação em escala global.
Histórico do periódico
A Revista Educar Mais foi criada em 2012 pelo Programa Núcleo de Ensino em Ciências e Matemática (PRONECIM), com o objetivo inicial de divulgar trabalhos relacionados à Educação Básica. Em 2017, passou por uma reformulação e tornou-se um periódico científico, passando a aceitar exclusivamente artigos resultantes de pesquisas científicas.
No final de 2018, a revista passou a ser vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul, mantendo a gestão editorial sob a responsabilidade da equipe do PRONECIM. A partir de 2019, a gestão editorial passou a ser compartilhada diretamente pelo PPGCITED, consolidando sua atuação no processo editorial.
Em 30 de outubro de 2019, a Revista Educar Mais firmou parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPAMPA (PPGEdu) e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Univille, ampliando sua rede de colaboração acadêmica.
Inicialmente intitulada Revista Educar +, adotou, a partir de 2016, a forma estendida do nome: Revista Educar Mais.