Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Educar Mais é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do Programa Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática (PRONECIM/CaVG/IFSul).

A revista publica artigos nas áreas de Ensino e Educação, com o objetivo de divulgar produções acadêmicas que contribuam para o avanço dessas áreas. São aceitos artigos resultantes de pesquisas científicas, do desenvolvimento, análise e implementação de produtos educacionais, além de artigos de revisão relacionados, respeitando um intervalo de pelo menos 5 anos. Os artigos de revisão devem apresentar um referencial teórico consistente, adequado ao tipo de revisão realizada (seja sistemática, narrativa, integrativa, entre outras), e incluir uma fundamentação teórica que explique os métodos utilizados na análise dos dados.

OBS: Propostas didáticas que não estejam associadas a pesquisas, bem como artigos baseados exclusivamente em levantamentos de opiniões, concepções ou dados numéricos (obtidos por meio de questionários, entrevistas ou publicações), não serão aceitos para avaliação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à revista são analisados, anonimamente, por no mínimo dois pareceristas, na modalidade dupla cega pelos pares, selecionados por sua especialidade ou afinidade com o tema dos artigos sob apreciação.

Em caso de discordância nos pareceres, um terceiro é consultado. Somente artigos com dois pareceres favoráveis serão aceitos para publicação.

Os trabalhos serão publicados na ordem de avaliação e o fluxo de publicação é contínuo, ou seja, as edições do ano corrente permanecerão abertas (In progress).

Aos pareceristas é dado o prazo de 21 dias, a partir do envio do artigo para avaliação, para apresentação do parecer. O prazo podera se ampliado, caso haja necessidade do parecerista, não podendo o prazo total ultrapassar 45 dias.

O paracerista deverá reelaborar o parecer, quando solicitar alterações no texto.

Após o recebimento dos pareceres, os autores devem retornar o artigo no prazo estipulado com as alterações, se for o caso. Uma justificativa circunstanciada deverá ser apresentada no caso do não atendimento de sugestões.

Após a aceitação para publicação, a versão final é solicitada de acordo com template da revista. Quaisquer erros encontrados após a correção das provas serão de responsabilidade dos autores.

É garantido o anonimato aos autores e pareceristas.

Periodicidade

Fluxo contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Educar Mais foi criada pelo Programa Núcleo de Ensino em Ciências e Matemática (PRONECIM) em 2012 com o objetivo de divulgar trabalhos da Educação Básica.

No final de 2018, a publicação passou a ser vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul, mantendo a gestão editorial sob a responsabilidade da equipe do PRONECIM. A partir de 2019, a gestão editorial também passou a ser compartilhada diretamente pelo PPGCITED, consolidando sua participação no processo editorial.

A partir de 30 de outubro de 2019 passou a contar com a parceria dos programas de Pós-Graduação em Educação da UNIPAMPA (PPGEdu) e em Educação da Univille.

Inicilmente usava como título Revista Educar + e a partir de 2016 passou a usar o nome estendido Revista Educar Mais.