Revista Educar Mais https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais <p>A <em><strong>Revista Educar Mais</strong></em> é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do PPGCITED/CaVG/IFSul.</p> <p>Tem como objetivo divulgar a pesquisa científica, artigos de revisão e resenhas das áreas de Ensino e Educação da CAPES.</p> <p>A gestão editorial é automatizada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A avaliação é dupla cega pelos pares (double blind peer review).</p> <p>A revista adota o sistema editorial com <strong>fluxo contínuo</strong>. A edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações.</p> <p><em>A revista não cobra nenhum tipo de taxa, seja para processamento, para autores ou para leitores.</em></p> <p>ISSN<strong> 2237–9185</strong> (<em>online</em>)</p> pt-BR <p>DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.</p> <p>O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.</p> <p>A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. 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Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.</p> reducarmais@gmail.com (Nelson Luiz Reyes Marques) viniciushax@ifsul.edu.br (Vinicius Alves Hax | Analista de Tecnologia da Informação) Mon, 03 Jan 2022 14:13:46 +0000 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2627 <p>O presente artigo dirige o seu olhar para algumas práticas educacionais no sentido de buscar reflexões que possam auxiliar na construção de uma educação emancipatória e libertadora (FREIRE, 1987). Levantamos inicialmente algumas considerações para construir um debate que possa promover essa educação para além dos muros da escola e dissertamos sobre o ato de educar e o processo de formação do educador. E, por fim, à luz de Paulo Freire (1967; 1979; 1987), procuramos tratar dessa educação libertária e dialógica que nos impulsionou a meditar no decorrer dessas páginas e que pretende inquietar, agitar e incomodar a realidade preexistente. Ao contrário da educação bancária, essa nova ação pedagógica proposta por Paulo Freire, quer tirar o aluno de sua zona de conforto, e colocá-lo como parte da construção do conhecimento. E é a partir dessas inquietações que buscamos promover esse momento de diálogo e de reflexões.</p> keila Miotto, Luis Carlos Negri , Atílio Catosso Salles Copyright (c) 1970 keila Miotto, Luis Carlos Negri , Atílio Catosso Salles https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2627 Mon, 03 Jan 2022 00:00:00 +0000 A formação do tradutor e intérprete educacional em Minas Gerais: análises e reflexões de intérpretes formadores https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2635 <p>A função do tradutor intérprete de Libras foi reconhecida como profissão no Brasil pela Lei Federal 12.319 de 2010. Esta lei que, por consequência, reconhece a função do intérprete educacional, não dá providências específicas quanto a instituição de cursos de formação em nível superior ou técnico destes profissionais. Esta pesquisa tem por objetivo, analisar e refletir os impactos deste problema na sua identidade profissional e consequentemente de sua atuação na área educacional a partir da ótica, reflexão e análise dos Intérpretes de Língua de Sinais Formadores (ILSF). A análise de dados desta pesquisa foi realizada a partir do estudo das legislações específicas quanto a formação profissional, das produções científicas sobre as atribuições e identidade do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais Educacional (TILSE) e dos Intérpretes de Língua de Sinais Formadores (ILSF), e dos depoimentos dos formadores de TILSEs do estado de Minas Gerais. Os resultados dessa pesquisa apresentam, portanto, um problema relacionado a formação e as atribuições funcionais desses profissionais aos seus pares, à sociedade civil, ao poder público e às instituições de ensino superior.</p> Thiago Lemes de Oliveira Copyright (c) 1970 Thiago Lemes de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2635 Mon, 03 Jan 2022 00:00:00 +0000 Ensino da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um problema sistêmico https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2648 <p>O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo consiste em investigar alguns fatores que nos permitam enxergar as dificuldades apresentadas no ensino de geometria no Ensino Fundamental como um problema sistêmico. Para tanto, buscamos informações nos documentos do Programme for International Student Assessment - PISA, bem como em relatórios fornecidos pelo Inep, dos quais mostraremos os resultados do desempenho médio em Matemática e os níveis de proficiência de alunos participantes do Brasil e da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e o desempenho desses alunos na categoria de conteúdo, espaço e forma, na disciplina de Matemática. Esses resultados representam indicativos que nos permitem deduzir que não é de hoje os obstáculos no ensino de geometria no Ensino Fundamental, pois não é somente um problema citado por alguns docentes de forma isolada, mas, sim, é um problema típico do mundo em que vivemos.</p> Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz, Vanilde Bisognin Copyright (c) 1970 Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz, Vanilde Bisognin https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2648 Mon, 03 Jan 2022 00:00:00 +0000 A falta de inserção do Parque Estadual do Espinilho enquanto espaço de formação ambiental https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2608 <p>Este projeto objetivou analisar a visão dos educandos do ensino fundamental (ciclo final) sobre o Parque Estadual do Espinilho (PEE) com o intuito de se desenvolver uma proposta de aproximação dos educandos e da comunidade escolar com o PEE através da promoção da Educação Ambiental. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2018, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Nilza Corrêa Pereira (Barra do Quaraí-RS), com estudantes de duas turmas do ensino fundamental II, uma turma do 6º ano (ano inicial deste ciclo), com 14 educandos e de uma turma do 9º ano (ano final do ciclo) com 17 educandos, através da aplicação e análise de um questionário com quatro questões abertas. Como resultados pode-se inferir que os educandos desconhecem a área do PEE, que o conceito de seres vivos presentes no parque são retratados na forma de animais, porém de animais exóticos, pertencentes a outros biomas. Como considerações finais observa-se que o PEE não é utilizado enquanto espaço de ensino pela escola, sendo que o desenvolvimento de projetos que envolvam esta unidade de conservação, como instrumento para a promoção da Educação Ambiental e reflexão sobre as questões regionais, a partir da biodiversidade vegetal e animal faz-se necessário.</p> Allyson Henrique Souza Feiffer, Fernando Icaro Jorge Cunha, Leonardo Barboza Benites, Ailton Jesus Dinardi Copyright (c) 1970 Allyson Henrique Souza Feiffer, Fernando Icaro Jorge Cunha, Leonardo Barboza Benites, Ailton Jesus Dinardi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2608 Mon, 03 Jan 2022 00:00:00 +0000 A educação por meio do ensino remoto com turmas do 1º ao 5º ano em tempos de pandemia de COVID-19 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2609 <p>O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão em relação aos impactos da pandemia na educação sobre: a reorganização da escola, o uso das tecnologias e o trabalho do professor por meio do ensino remoto com turmas do 1º ao 5º ano. A metodologia deste trabalho foi a revisão bibliográfica e documental de natureza qualitativa. Com o surgimento da pandemia da COVID-19, as escolas enfrentaram uma nova realidade em relação aos seus espaços e às dificuldades enfrentadas pelos educadores em adaptar suas ações pedagógicas por meio do ensino remoto emergencial. Ficou evidente esta nova organização escolar em relação a sua dinâmica social, possibilitando a utilização das tecnologias como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, as escolas se reinventaram ao tornar suas ações relevantes conforme o contexto do educando e propiciaram a abertura de novos caminhos para o seu funcionamento e o processo de ensino-aprendizagem, visando a uma educação de qualidade em todas as esferas humanas.</p> Vinícius Galindo, Kelly Mescua, Victor Vezzaro Copyright (c) 1970 Vinícius Galindo, Kelly Mescua, Victor Vezzaro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2609 Mon, 03 Jan 2022 00:00:00 +0000 “A casa torta” e a formação pedagógica: deslizando os sentidos da infância https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2700 <p>Este trabalho toma a obra "A Casa Torta" como ponto de injunção de três planos discursivos entorno da representação da infância. 1º, da autora, Agatha Christie, circunscrita pelas regras que regem o romance policial enquanto gênero literário. 2º, da narrativa, a criança Josephine, elevada ao estatuto de personagem conceitual, e, 3º, da experiência da leitura desse livro como possibilidade para o processo de formação em pedagogia. Propõe-se a articulação desses planos como forma de contraposição aos discursos homogeneizadores entorno da infância, como efeito de deslocamentos na produção dos sentidos. Apoiados pela Análise de Discurso Francesa, que assinala os limites das interpretações como o próprio lugar do trabalho do analista, destacamos a potência da representação da criança torta quando desconectada do erro ou do patológico, e atrelada à presença de um hiato que nos desafia a preencher com a precariedade da palavra. Nesse mesmo processo, a criança torta na educação é aquela que resiste tanto às rotinas escolares, quanto à aprendizagem, colocando-se em posição deslocada e dando a ver o processo de produção de sentidos em suas formas históricas.</p> Gleici Kelly de Lima, Mário Ferreira Resende, Sara Nunes Copyright (c) 2022 Gleici Kelly de Lima, Mário Ferreira Resende, Sara Nunes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2700 Thu, 13 Jan 2022 00:00:00 +0000 Letramentos no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio: uma estratégia interdisciplinar https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2640 <p>O objetivo deste artigo é discorrer sobre as possíveis contribuições de uma proposta interdisciplinar de letramentos com foco em gêneros discursivos, utilizando-se o contexto local, aplicada no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IFB Campus Planaltina. Os fundamentos teóricos abordam o ensino de Língua Portuguesa com fins de Educação Profissional e Tecnológica e apoiam-se na abordagem dos letramentos e nos estudos sobre gêneros discursivos. Os dados obtidos tiveram origem em pesquisa-ação com aplicação de sequências didáticas. Os resultados demonstram que os letramentos com uso de gêneros discursivos e contexto local desenvolvem competências de autonomia e protagonismo entre os alunos.</p> Irene Amado Teixeira Barbosa; Marcelo de Faria Salviano; Veruska Ribeiro Machado Copyright (c) 1970 Irene Amado Teixeira Barbosa, Marcelo de Faria Salviano, Veruska Ribeiro Machado https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2640 Fri, 14 Jan 2022 00:00:00 +0000 Crenças de autoeficácia de estudantes e professores de Física do Ensino Superior https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2472 <p>Neste artigo apresentamos um estudo que buscou investigar as crenças de autoeficácia de estudantes e professores de um curso de Licenciatura em Física ao aprender e ensinar física. Este estudo contou com a participação de oito estudantes e seis professores do referido curso de graduação. Os sujeitos responderam a questionários sobre suas crenças de autoeficácia em realizar determinadas tarefas no contexto de disciplinas de Física Geral e Experimental. Os resultados mostram que a maioria desses estudantes e professores possuem crenças de autoeficácia que variam de medianas a altas.</p> Gustavo Bopsin, Charles Guidotti Copyright (c) 1970 Gustavo Bopsin, Charles Guidotti https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2472 Tue, 18 Jan 2022 00:00:00 +0000 As novas tecnologias da informação na educação: desafios, possibilidades e contribuições para ensino e aprendizagem https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2624 <p>No século XIX, o ensino praticado pelos professores era tecnicamente inspirado na educação tradicional. As estratégias didáticas adotadas resumiam-se em aulas expositivas, mantendo-o como detentor do conhecimento e o aluno expectador. Com o passar do tempo, esse cenário foi modificado, principalmente pele a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) no processo educativo. Contudo, ainda é perceptível a existência de empasses que devem ser superados. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir as barreiras que impedem os professores utilizarem das TIC em suas aulas. Visa também, apresentar as contribuições que elas propiciam tanto para o aluno, quanto para o professor em benefício de uma aprendizagem integral e significativa. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico com a sistematização de pesquisas empíricas brasileiras publicadas no período de 2016 a 2021. Constatou-se que existem barreiras que interferem na adoção das TIC no ambiente escolar, a saber: a resistência por parte do docente sobre o uso das ferramentas tecnológicas, equipamentos no ambiente escolar sucateados, falta de investimento em infraestrutura nas escolas, ausência de laboratórios de informática e falta de capacitação docente para usar a tecnologia. No entanto, foi consenso entre 100% dos estudos o quanto as TIC´s contribuem efetivamente para a prática pedagógica do professor e, sobretudo na aprendizagem do aluno.</p> José Luis Monteiro da Conceição, Fabricio Nicácio Ferreira Copyright (c) 1970 José Luis Monteiro da Conceição, Fabricio Nicácio Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2624 Tue, 18 Jan 2022 00:00:00 +0000 Qualidade de vida no trabalho remoto compulsório em tempos de pandemia COVID 19: análise em uma instituição federal de educação no sul do Brasil https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2675 <p>Esta pesquisa teve como objetivo identificar, em um censo institucional, perguntas relacionadas à qualidade de vida no trabalho remoto compulsório/QVTRC. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e documental, de natureza qualitativa. O documento, objeto do estudo dessa investigação, foi uma pesquisa realizada pela instituição para conhecer a realidade dos seus trabalhadores nesse novo modelo de trabalho no contexto da pandemia (censo institucional). Constatou-se que havia questões que investigavam a QVTRC, porém o instrumento carecia de outras perguntas que propiciassem a investigação deste fenômeno de forma integral. Diante disso, ao final do trabalho, sugeriu-se inclusão de questionamentos que propiciassem a investigação de todos os fatores pertencentes a cada dimensão constituinte do fenômeno “qualidade de vida no trabalho”. Dessa forma, a instituição poderia ter subsídios, advindos de pesquisa quantitativa, para elaboração de intervenções institucionais referentes à QVTRC.</p> Denise Corrêa Martins Venâncio, Stela Mara de Oliveira Rodrigues, Milena Garcia da Silva Copyright (c) 1970 Denise Corrêa Martins Venâncio, Stela Mara de Oliveira Rodrigues, Milena Garcia da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2675 Thu, 03 Feb 2022 00:00:00 +0000 Estado da questão acerca da confluência entre sexualidade e ensino de Ciências https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2703 <p>O objetivo deste artigo é compreender a relação entre a sexualidade e a educação em ciências na escola no período atual (2016-2021). Para isso, realizamos o Estado da Questão, um levantamento bibliográfico rigoroso, do qual através do Portal de Periódicos Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Atas do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) destacamos oito trabalhos. Percebemos que há trabalhos que elencam a discussão social da sexualidade, entretanto, ainda há uma hegemonia de discussões de caráter normatizador. Por fim, foi possível destacar que todos os trabalhos analisados sugerem a ampliação das discussões acerca da sexualidade na formação inicial e continuada a fim de uma quebra de paradigma.</p> José Wilker Moraes Vieira, Raquel Crosara Maia Leite Copyright (c) 2022 José Wilker Moraes Vieira, Raquel Crosara Maia Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2703 Sat, 05 Feb 2022 00:00:00 +0000 O acesso à educação por mulheres presas: a educação nas prisões em perspectivas de gênero https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2697 <p>A presente pesquisa tem a finalidade de problematizar como o direito à educação é garantido quando se trata da realidade de mulheres presas. Sob um olhar e perspectiva de gênero, o cenário jurídico e educativo que resguardam tal direito é lido a partir de um recorte gendrificado como forma de discutir as lacunas que prejudicam a garantia do direito à educação ao referido público.&nbsp; De cunho qualitativo, e instrumentalizado a partir de uma revisão de literatura, o estudo evidencia algumas das questões de gênero que estão imbrincadas com o acesso à educação por mulheres presas, assim como as condições sociais que as envolvem e quanto à oferta da educação no cárcere. Os achados apontam para as disparidades que envolvem a realidade vivida no cárcere, à falta de profissionais na área de ensino, aos aspectos relacionados à arquitetura, às vagas e ao desrespeito à singularidade de mulheres presas. Por fim, argumentamos que existe dada invisibilidade, perpetuada pelo Estado, no que diz respeito às questões educacionais no cárcere e à quebra com estereótipos de gênero que, em linhas gerais, dificultam a singular garantia do direito à educação para as mulheres presas.</p> Fernando da Silva Cardoso, Alanna Bomfim Copyright (c) 2022 Fernando da Silva Cardoso, Alanna Bomfim https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2697 Tue, 08 Feb 2022 00:00:00 +0000 Mineração de dados educacionais com algoritmos de regressão: um estudo sobre a predição do desempenho https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2691 <p>Com a o aumento da disponibilidade de dados, sobretudo no contexto educacional, a Mineração de Dados Educacionais (MDE) tem se tornado cada vez mais importante para a tomada de decisão neste contexto. Um dos principais objetivos da MDE é a predição do desempenho, pois quando se sabe de forma antecipada sobre a performance dos alunos, é possível intervir evitando reprovações, e até mesmo a evasão. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo realizar a previsão do desempenho de alunos, em um conjunto de dados públicos, utilizando algoritmos de Regressão, ademais indicar quais os principais atributos preditores para o desempenho dos alunos. Para isso foi implementado um processo de MDE baseado em 4 etapas descritas por Aggarwal (2015). Como resultado foi identificado que para os dois conjuntos de dados analisados a Árvores de Decisão foi o mais preciso, com uma acurácia de 90% para a disciplina de Matemática, e o <em>Random Forest</em> teve o melhor desempenho para os dados referentes a disciplina de Português, 80% de precisão. Além disso, constatou-se que atributos relacionados as atividades escolares são mais preditores para o desempenho dos alunos, todavia alguns atributos decorrentes de características demográficas e socioeconômicas, também influenciam no desempenho.</p> Vanessa Faria de Souza, Sílvio Cézar Cazella Copyright (c) 2022 Vanessa Faria de Souza, Sílvio Cézar Cazella https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2691 Fri, 18 Feb 2022 00:00:00 +0000 Técnico-administrativos em educação das IFES: carreira e institucionalidade https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2611 <p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 12.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Os técnico-administrativos em educação (TAEs) representam uma das três categorias que compõe a comunidade acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), junto aos docentes e discentes. Este trabalho apresenta o desenvolvimento histórico desta carreira, em sua relação com as disputas na sociedade brasileira, a legislação e o contexto institucional. A pesquisa bibliográfica e documental (legislação) desenvolvida aponta que a conquista do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), obtida através de processos de luta, reivindicação e negociação da categoria, apresenta-se como um momento importante e fundamental na definição de identidade da categoria. O mesmo se dá com os avanços obtidos na legislação de criação dos Institutos Federais e em seus regulamentos próprios. Desta forma, através destas conquistas, o desenvolvimento da carreira dos servidores TAEs passa a ser associado ao planejamento institucional e aos projetos e políticas públicas nacionais.</span></p> Guilherme Basso dos Reis, Márcia Valéria Paixão Copyright (c) 1970 Guilherme Basso dos reis, Márcia Valéria Paixão https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2611 Sun, 20 Feb 2022 00:00:00 +0000 Somos natureza na Terra-pátria: visões decoloniais do complexo planetário https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2723 <p><em>Na presente investigação rizomática transmetodológica, com o transparadigma complexo analisamos o lema: somos natureza no planeta terra, a partir de visões decoloniais complexo-planetárias, como objetivo complexo de estudo cogitativo. A investigação é realizada com a hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica nos momentos: analítico, empírico e proposicional; na linha de investigação: transepistemologias do conhecimento-conhecimento e transmetodologias transcomplexas. No momento propositivo, a religação faz sentido e com ela a reforma do pensamento do que é a vida no planeta-terra e com ela a devida consciência-consciência em favor da vida.</em></p> Milagros Elena Rodriguez Copyright (c) 2022 Milagros Elena Rodriguez https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2723 Mon, 21 Feb 2022 00:00:00 +0000 Educação em Sexualidade & Extensão: construindo um cenário através das produções do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2685 <p>O contexto atual da educação brasileira, em especial no campo político tem apresentado grandes sinais de retrocesso, em especial no tangente a educação em sexualidade. Constantes são os ataques com cunho ultraconservador de líderes políticos ligados ao Ministério da Educação, isso acaba por dificultar a consolidação de uma educação em sexualidade dentro da concepção biopsicossocial. Nesse sentido, é preciso como forma de resistência encontrar possibilidades de ação frente a esses ataques, e a extensão universitária pode representar uma dessas possibilidades. Assim, o presente trabalho teve por objetivo conhecer a produção sobre educação em sexualidade no Seminário de Extensão da Região Sul – SEURS, e a partir dessa produção criou-se um panorama e identificar possíveis desdobramentos para novas estratégias em educação sexual. A pesquisa foi do tipo documental, a partir do “<em>corpus</em>” extraído dos anais do SEURS, com trabalhos que envolviam a educação em sexualidade. Como instrumento analítico foram utilizados princípios da análise de conteúdo. Assim, foram encontrados 22 trabalhos, o número de trabalhos é percentualmente pequeno quando comparado com o total de trabalhos do evento. Foi identificada ainda uma instituição predominante nas publicações e apresentaram uma predominância na visão biológica-centrada, porém, em muitos deles existiam uma tendência de concepção interseccionada com a biopsicossocial.</p> Marcelo Alberto Elias, João Carlos Dutra Santana Copyright (c) 1970 Marcelo Alberto Elias, João Carlos Dutra Santana https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2685 Tue, 22 Feb 2022 00:00:00 +0000 Currículo, cultura e conhecimento: concepções e inferências https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2646 <p>O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre currículo, cultura e conhecimento, a fim de compreender os lugares que ocupam no campo dos estudos curriculares e nas discussões de teóricos que se debruçam sobre as implicações dessa relação para o fazer pedagógico. As teorias elaboradas sobre currículo têm discutido o currículo, a cultura e o conhecimento de acordo com o contexto histórico e de diferentes perspectivas. Os estudos culturais possibilitaram às teorizações curriculares uma concepção de conhecimento e de currículo como campos culturais sensíveis às relações de poder. Consideramos que não há possibilidades do currículo escolar existir sem influências dos processos culturais presentes nos contextos em que ele é vivenciado. Na prática, a relação conhecimento e cultura perpassa por todas as linearidades que o currículo possa apresentar, como por exemplo: base comum, parte diversificada e a prática cotidiana em sala de aula.</p> Rejane Aguiar Alcântara Neves, Natal Lânia Roque Fernandes, Patricia Ribeiro Feitosa Lima Copyright (c) 1970 Rejane Aguiar, Natal Lânia Roque Fernandes, Patricia Ribeiro Feitosa Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2646 Wed, 02 Mar 2022 00:00:00 +0000 Contribuições de Bachelard para a Educação Infantil: sequência de ensino investigativa aplicada a crianças de 2 a 4 anos https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2717 <p>O exercício da docência em Educação Infantil, na contemporaneidade requer uma postura investigativa relacionada à adoção de novas metodologias, o trabalho apresenta algumas das contribuições de Bachelard para esta perspectiva. Apresenta por objetivo geral refletir sobre as ideias do filósofo Gaston Bachelard, extraindo suas contribuições respectivas à produção do conhecimento, nos primeiros anos da Educação Infantil, considerando a epistemologia, a visão da Ciência e a evolução. O estudo conclui que para uma eficaz alfabetização científica da criança é preciso uma investigação de como se dá a construção do conhecimento científico infantil dentro e fora da escola. Nesta concepção para o eficaz Ensino da Ciência há necessidade de superação de obstáculos epistemológicos, sendo o caminho para esta superação a inserção de variáveis ambientais à dinâmica de ensino (compreendendo, sobretudo as relações destas variáveis com as vertentes de estudo), ou seja, a teoria bachelardiana considera por essência do método investigativo a produção do conhecimento de forma relevante e dentro dessa premissa, contribui valorizando o não e, sobretudo os conhecimentos que a criança traz consigo.</p> Adriana Mello Almeida Martins, Márcia Lucchese Copyright (c) 2022 Adriana Mello Almeida Martins, Márcia Lucchese https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2717 Mon, 14 Mar 2022 00:00:00 +0000 A saúde mental e o sofrimento psíquico de pós-graduandos: uma revisão de literatura em teses e dissertações https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2719 <p>A presente pesquisa teve por objetivo analisar o estado do conhecimento sobre a saúde mental e o sofrimento psíquico em pós-graduandos, orientando-se a partir de teses e dissertações produzidas no Brasil, entre os anos de 2005 e 2021. Concernente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico do tipo revisão de literatura, na qual se realizou um levantamento sistemático na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses de Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a respeito da saúde mental e do sofrimento psíquico em discentes de pós-graduação. Foram encontrados, inicialmente, 34 estudos. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 09 trabalhos, sendo 07 dissertações e 02 teses, para compor o <em>corpus</em> de análise. Os resultados revelaram que, em todos os estudos revisados, o sofrimento psíquico se faz presente entre os pós-graduandos, que apresentam, em sua maioria, sintomas e queixas, como a ansiedade e o estresse, além de pensamentos de morte. Ademais, compreende-se que é substancial que novas pesquisas e estudos aproximem a temática da saúde mental aos programas de pós-graduação e seus discentes, tendo em vista a escassa literatura sobre o tema.</p> Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Fabiane Freire França, Simone de Souza, Aline Arruda Rodrigues da Fonseca, Liliam Keidinez Bachete da Conceição Rabassi Copyright (c) 2022 Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Fabiane Freire França, Simone de Souza, Aline Arruda Rodrigues da Fonseca, Liliam Keidinez Bachete da Conceição Rabassi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2719 Wed, 16 Mar 2022 00:00:00 +0000 Bullying: o que as escolas de Picada Café, com maior IDEB no RS estão fazendo para combater. https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2474 <p>O<em> bullying</em> pode ser considerado a ponta do iceberg da violência nas escolas e precisa de intervenções capazes de enfrentar os aspectos que impulsionam esse tipo de violência, buscando incentivar valores e atitudes de respeito e paz no ambiente escolar. O presente estudo buscou verificar o que as escolas do Município de Picada Café, com maior índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Rio Grande do Sul, estão fazendo para combater este tipo de violência. De acordo com o presente estudo, estas escolas reconhecem que há<em> bullying</em> e mantêm políticas claras com relação ao tema. Trabalham com textos, palestras, filmes, conversas e entre outros, buscam a aceitação e respeito ao próximo.</p> Neusa Vanderleia Castro Wittmann, Luciane Dittgen Miritz Copyright (c) 1970 Neusa Vanderleia Castro Wittmann, Luciane Dittgen Miritz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2474 Thu, 17 Mar 2022 00:00:00 +0000 Inteligência emocional: revisão sistemática da literatura https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2688 <p>O trabalho tem como objetivo mapear as publicações científicas relacionadas à inteligência emocional no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, realizou-se a busca por artigos indexados nas bases de dados <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SCIELO) e Portal Regional da BVS. As palavras-chave utilizadas foram inteligência emocional e escola, em cada uma das bases selecionadas, juntamente com o descritor booleano and. Os principais resultados encontrados evidenciam que as pesquisas focam principalmente em alunos e professores, sem considerar a questão familiar, há poucas pesquisas sobre o assunto e ressalta-se a importância das e intervenções realizadas em relação à inteligência emocional. Entende-se então que, abordar sobre inteligência emocional com as crianças na educação infantil, pode auxiliar no desenvolvimento futuro, possibilitando que consiga lidar com suas emoções, frustrações e que possam ter relações interpessoais mais assertivas.</p> Tatiele dos Santos Telaska, Araceli Aparecida Machado Minho Copyright (c) 1970 Tatiele dos Telaska, Araceli Aparecida Machado Minho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2688 Tue, 22 Mar 2022 00:00:00 +0000 A TDIC nos cursos de pedagogia da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guyana https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2712 <p>O trabalho procura pautar reflexões a respeito da discussão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – e a abordagem a elas dada nos currículos de Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior localizadas na fronteira com a Guiana inglesa e a Venezuela, no extremo norte do Brasil. Com a pandemia da Covid-19, docentes de todo mundo foram pegos de surpresa por causa da pandemia e desafiados a mudar totalmente as rotinas e espaços de trabalho, reorientando suas práticas por meio do uso de tecnologias digitais e remotas. Frente ao desafio posto, focamos a olhar esta realidade através da análise sobre os cursos de formação de professores (as), tendo como lócus o estado de Roraima-Brasil e faz as seguintes indagações: Quais os possíveis desafios enfrentados pelo futuro docente na utilização das TDIC no contexto territorial da tríplice Fronteira? Qual a importância de formar profissionais da educação na perspectiva das TDIC? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, documental e exploratória, tendo como foco o currículo de dois cursos de licenciatura em Pedagogia de instituições públicas, em especial as disciplinas que se propõe discutir as TDICs. Como resultados preliminares, de forma geral, foi possível verificar que ambas as instituições procuram se adequar dentro das possibilidades que o momento exigia no que trata as tecnologias remotas nos currículos dos cursos mencionados. Todavia, ainda há muito que avançar no sentido das necessárias discussões éticas quanto a também as outras dimensões das tecnologias que estão a carecer de um debate mais crítico.</p> Emerson Daniel de Souza Targino, Leila Maria Camargo, Enia Maria Ferst Copyright (c) 2022 Emerson Daniel de Souza Targino, Leila Maria Camargo, Enia Maria Ferst https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2712 Tue, 22 Mar 2022 00:00:00 +0000 Mídia e resíduos sólidos em tempos de pandemia: caminhos para a educação ambiental na escola https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2683 <p>O trabalho objetivou analisar matérias sobre a gestão de resíduos sólidos, no ambiente escolar durante a pandemia, a partir de uma pesquisa documental em reportagens publicadas, de março a julho de 2020, em dois veículos midiáticos catarinenses. Das oito matérias, nenhuma delas tratou, diretamente, da gestão de tais resíduos no ambiente educacional. Quatro delas poderão subsidiar futuros processos formativos em Educação Ambiental (EA), já que se reportam à separação, coleta e destino de resíduos sólidos de algumas regiões do estado de Santa Catarina durante o momento pandêmico, ressaltando cuidados com o lixo produzido e com profissionais da área. O uso de tais materiais em processos de EA poderão suscitar reflexões críticas acerca do tema e de um possível planejamento à gestão dos resíduos nas escolas, no momento atual e pós-pandêmico, por conta dos riscos à saúde, para a formação de uma consciência crítica comprometida com a natureza, a sociedade e um repensar os padrões de produção e consumo atuais. Uma EA comprometida com a redução da desigualdade e vulnerabilidade social e a busca pela sustentabilidade socioambiental.</p> Tainá de Souza Elias, Fátima Elizabeti Marcomin, Lidiane Gil Becker Copyright (c) 1970 Tainá de Souza Elias, Fatima Elizabeti Marcomin, Lidiane Gil Becker https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2683 Wed, 23 Mar 2022 00:00:00 +0000 Ensino remoto emergencial sob a perspectiva de estudantes do Ensino Superior https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2731 <p>O objetivo da pesquisa foi descrever as principais dificuldades identificadas por estudantes do Ensino Superior de instituições públicas e privadas de Fortaleza - Ceará durante o período de atividades remotas. A problemática que impulsionou a pesquisa está relacionada ao Ensino Remoto e seus efeitos sob a perspectiva dos estudantes, evidenciando as possíveis lacunas identificadas e os principais responsáveis pela sua reparação. A pesquisa se caracterizou como quantitativa descritiva pautada em levantamento, realizada com trinta e três discentes de faculdades e universidades públicas e privadas com matrícula ativa durante o período de realização das atividades acadêmicas remotas nos anos de 2020 e 2021. A pesquisa foi dividida em três fases: planejamento, coleta e análise de dados constataram-se que a escassez de recursos, de orientação pedagógica por parte da instituição de ensino, fatores psicológicos e a limitação ou escassez de recursos financeiros de apoio à permanência estudantil, além de outros fatores, afetaram significativamente o processo de aprendizagem durante esse período.</p> Danielle Gonzaga da Silva, Luciana de Lima Copyright (c) 2022 Danielle Gonzaga da Silva, Luciana de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2731 Fri, 01 Apr 2022 00:00:00 +0000 Analogias no Ensino de Ciências: atividades desenvolvidas em um curso de formação continuada https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2718 <p>O objetivo do artigo foi analisar como as atividades desenvolvidas ao longo de um curso de formação continuada possibilitaram professoras refletirem acerca do uso espontâneo de analogias. A pesquisa é de abordagem qualitativa e envolveu a participação de professoras de Ciências. O curso foi realizado em cinco encontros, tendo como tema o uso planejado da linguagem analógica no ensino de Ciências. Várias atividades foram desenvolvidas, como a leitura de um texto sobre o contexto histórico do surgimento da analogia ‘coração-bomba’ e a produção de planos de aulas. O curso foi gravado em áudio, e as reflexões das participantes foram analisadas por meio da análise textual discursiva. Devido o curso ter sido formulado na perspectiva reflexiva e colaborativa, as participantes puderam refletir sobre a sua prática com analogias, essencialmente espontânea. As atividades propiciaram a apropriação dos saberes essenciais para o uso de analogias planejadas. Raciocinar analogicamente é uma característica exclusivamente humana e natural. No entanto, é necessário que o professor tenha uma formação específica que o conduza a uma reflexão consciente.</p> Hederson Aparecido de Almeida, Renato Eugênio da Silva Diniz Copyright (c) 2022 Hederson Aparecido de Almeida, Renato Eugênio da Silva Diniz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2718 Fri, 01 Apr 2022 00:00:00 +0000 A importância do engajamento estudantil em vídeos educacionais: uma revisão bibliométrica https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2722 <p>O vídeo educacional como recurso didático ganhou espaço desde a Segunda Guerra Mundial; porém, com o avanço das tecnologias digitais na sociedade, tornou-se presente em diferentes ferramentas, plataformas e redes sociais, favorecendo o uso em sala de aula para potencializar a aprendizagem de conteúdos diversos. Dessa forma, o objetivo do trabalho é investigar, na literatura recente, as principais características dos vídeos para engajar os estudantes. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma revisão com caráter descritivo da literatura internacional recente, a partir do ano de 2014. Com uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, utilizando o Pacote <em>Bibliometrix</em> do <em>software</em> R e o <em>software Cmap Tools,</em> apresentam-se, de maneira geral, os principais conceitos sobre vídeo educacional, engajamento e características de um vídeo educacional que podem potencializar o engajamento dos alunos e, ainda, são mostrados em quais países esses estudos estão sendo desenvolvidos no mundo.</p> Viviane Carvalho Moraes, Sandra Dutra Piovesan, Valesca Brasil Irala Copyright (c) 2022 Viviane Carvalho Moraes, Sandra Dutra Piovesan, Valesca Brasil Irala https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2722 Wed, 20 Apr 2022 00:00:00 +0000 Gestão escolar e clima organizacional: a influência da comunicação https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2777 <p>Este trabalho versa sobre a influência da comunicação na gestão escolar. Desse modo, apresentamos como objetivo analisar a influência da comunicação na gestão escolar em uma escola de ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Sul. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo. Os achados evidenciam que: a) existem diversos espaços informativos disponíveis; b) poderia haver uma gestão mais assertiva do clima organizacional, com manejo dos conflitos interpessoais, das decisões e da comunicação de forma geral. Considera-se que a comunicação assertiva desempenha um papel fundamental no clima organizacional escolar e está relacionada com a liderança adotada pelo diretor escolar e sua equipe.</p> Tatiani Prestes Soares, Louise de Quadros da Silva, Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti Copyright (c) 2022 Tatiani Prestes Soares, Louise de Quadros da Silva, Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2777 Fri, 22 Apr 2022 00:00:00 +0000 Desafios do ensino remoto: experiência utilizando técnicas mnemônicas no Ensino da Língua Inglesa para surdos https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2708 <p>Este artigo relata, sob o modo de observação, uma experiência de ensino remoto da Língua Inglesa para o aluno surdo numa perspectiva inclusiva. A disciplina Língua Inglesa é componente curricular presente no curso Técnico em Farmácia, ofertado por uma instituição federal de ensino e demonstra o trabalho e desempenho de equipe integrada por intérpretes de Libras e docente para estabelecer o ensino de qualidade da Língua Inglesa para o aluno surdo. A técnica adotada foi a mnemônica, partindo da premissa que o campo visual seria o mais explorado a fim de favorecer a associação entre imagens e vocabulário. Neste sentido, objetiva relatar o uso destas estratégias enquanto recurso mnemônico, no que diz respeito à aquisição de uma língua adicional para um aluno surdo, em estudo ocorrido no primeiro semestre de 2021. Observou-se que o aluno conseguiu relacionar, de maneira satisfatória, palavras e figuras aos seus significados.</p> Estêvam Farias Sá, Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castro, Ana Paula de Castro Copyright (c) 2022 Estêvam Farias Sá, Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castro, Ana Paula de Castro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2708 Thu, 28 Apr 2022 00:00:00 +0000 Saberes docentes no ensino de crianças com deficiência dos Anos Iniciais: um estudo no município de Capão da Canoa https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2709 <p>O presente artigo aborda conteúdo sobre os saberes docentes no ensino de crianças com deficiência e tem o objetivo de compreender quais são as fontes de conhecimentos que orientam a prática pedagógica de docentes de uma escola pública do município de Capão da Canoa com alunos com deficiência. Ainda, é utilizado concepções de Maurice Tardif (2010) sobre saberes docentes para analisar e refletir acerca desse universo que compõe a prática pedagógica. A metodologia escolhida foi a qualitativa com abordagem descritiva que assume a forma de estudos causais comparativos/estudos post facto. O instrumento de coleta dos materiais foi uma entrevista semiestruturada elaborada para três docentes dos anos iniciais de uma escola regular que possuem estudantes com deficiência em suas turmas. A pesquisa revelou que uma forma das professoras buscarem por novos saberes para integrar à prática pedagógica com alunos com deficiência, está ancorada, principalmente, na experiência profissional de outros docentes, assim, o diálogo com professores que estudam sobre educação inclusiva e que trabalham na mesma escola, são uma forma de orientar a prática e originar novos saberes.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong>Saberes docentes; Educação inclusiva; Experiência profissional.</p> Taina Patricia Dias Messerschmitt, Leandro Forell Copyright (c) 2022 Taina Patricia Dias Messerschmitt, Leandro Forell https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2709 Mon, 02 May 2022 00:00:00 +0000 Seminário temático: estratégia para desenvolver as competências socioemocionais nas aulas de linguagens https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2710 <p>O uso de seminários na práxis pedagógica com as competências socioemocionais busca desenvolver no aluno a capacidade de resolução de problemas, autorregulação e empatia, que por sua vez, ajudam a melhorar o desempenho acadêmico e criam climas positivos na sala de aula. Neste contexto, este estudo objetivou construir uma análise da implementação de seminários temáticos nas aulas de Linguagens à luz do desenvolvimento das competências socioemocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma instituição de ensino particular do município de Porciúncula/RJ. Os resultados evidenciaram que o seminário temático possibilita o aluno a aprender habilidades de comunicação, questionar, apresentar, debater, utilizando-se das competências socioemocionais para trabalhar o dinamismo, gestão do tempo e flexibilidade. Além disso, a referida estratégia pode ser utilizada para o aprendizado ativo e profundo, sobretudo, desenvolver a inteligência socioemocional dos alunos, o que resulta no enriquecimento da aprendizagem em sala de aula e na responsabilidade dos discentes por seu próprio desenvolvimento.</p> Jeferson Luis Lima da Silva, Sara de Oliveira Celso Cardoso Copyright (c) 2022 Jeferson Luis Lima da Silva, Sara de Oliveira Celso Cardoso https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2710 Mon, 02 May 2022 00:00:00 +0000 Que mulher é essa? A representação da mulher nos livros didáticos de ciências e biologia https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2733 <p>No decorrer da história da ciência notamos a ausência de mulheres como protagonistas de feitos científicos. O objetivo da presente pesquisa é investigar a forma como a mulher é representada nos livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental II e de biologia do Ensino Médio. Os livros de ciências e biologia selecionados para análise foram os escolhidos no último Programa Nacional do livro Didático (PNLD), pelos professores do município de Ivaté, região noroeste do Paraná. Após a escolha dos livros, foi feita uma leitura por esgotamento, identificando as diferentes representações femininas. As representações foram selecionadas e analisadas quanto ao seu conteúdo e contexto histórico crítico. Os resultados obtidos nesse levantamento sugerem uma necessidade de reflexão acerca de novas possibilidades pedagógicas para a consolidação da visão baseada na igualdade de gêneros e fortalecimento da figura feminina na história da ciência.</p> Juliana Vieira de Souza, Marcelo Alberto Elias Copyright (c) 2022 Juliana Vieira de Souza, Marcelo Alberto Elias https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2733 Wed, 04 May 2022 00:00:00 +0000 Natureza da Biologia, ensino por investigação e alfabetização científica: uma revisão sistemática https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2735 <p>O Ensino de Biologia pode oferecer o ambiente oportuno para levar a compreensão de como são realizados os estudos na Biologia enquanto Ciência, ou seja, pode promover a aprendizagem acerca da Natureza da Biologia, bem como o envolvimento no processo de Alfabetização Científica, mas para que isso ocorra é preciso uma prática pedagógica preocupada com essa finalidade, cujo Ensino por Investigação pode ser uma abordagem de grande relevância. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar as Sequências de Ensino Investigativo de Biologia no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e no Encontro de Ensino por Investigação (ENECI). Para tal, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, reunindo trabalhos que, ao serem analisados, revelaram elementos da Natureza da Biologia relacionados às características, aos recursos para o estudo e a experimentação na Biologia, assim como da Alfabetização Científica. &nbsp;</p> Ana Júlia Soares Santana, Maria Danielle Araújo Mota Copyright (c) 2022 Ana Júlia Soares Santana, Maria Danielle Araújo Mota https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2735 Thu, 05 May 2022 00:00:00 +0000 Modelagem Matemática, BNCC e a prova do ENEM de 2019: confluências e reflexões https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2728 <p>Neste trabalho fazemos uma análise das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2019 que ensejam a modelagem matemática. Para tanto, tecemos considerações sobre as habilidades e competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular e a Matriz de Referência do ENEM para verificar as confluências, assim como para uma melhor análise utilizamos a pesquisa qualitativa e classificamos as questões de acordo com uma tipologia, fornecendo deste modo parâmetros balizadores acerca das articulações dos conhecimentos para a resolução das questões. Os resultados desta pesquisa demonstraram que há um quantitativo considerável de questões do ENEM 2019 que ensejam a modelagem matemática, sendo que houve uma preponderância do tipo 4, que são questões que podem ser resolvidas intuitivamente ou elaborando um modelo matemático, assim como uma prevalência do nível fácil nas questões analisadas e interdisciplinaridade com seis componentes curriculares da Educação Básica. Desta forma, trazemos uma nova reflexão sobre as modelagens matemáticas existentes, em especial, a modelagem matemática por meio de situações-problema e como o professor pode trabalhá-la nas aulas de Matemática, a partir de questões do ENEM.</p> Claudia de Oliveira Lozada, Anneliese de Oliveira Lozada Copyright (c) 2022 Claudia de Oliveira Lozada, Anneliese de Oliveira Lozada https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2728 Fri, 06 May 2022 00:00:00 +0000 Carreira e valorização profissional nas redes de ensino municipal e estadual de São Paulo https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2727 <p>Os (as) profissionais do magistério dos sistemas públicos do estado e da cidade de São Paulo contam com legislações que regulamentam as relações de trabalho e suas carreiras. Neste sentido, o presente artigo investigou como as carreiras em ambas as redes têm apresentado medidas para a efetiva melhoria das condições de trabalho e valorização docente. Para tal, foram analisados os respectivos estatutos e planos de carreira. As análises encontram-se apoiadas em pesquisa documental, com foco na legislação nacional, estadual e municipal sobre relações e condições de trabalho do magistério, e bibliográfica, especialmente aquela que vem discutindo essa temática. Constatou-se que apesar da rede estadual apresentar uma carreira com mais referências a serem alcançadas quando comparada à rede municipal, os (as) docentes estaduais, devido a uma série de entraves demonstrados ao longo do artigo, se movimentam bem menos na carreira, não ultrapassando pouco mais do que as duas primeiras referências, ao contrário dos (as) docentes municipais, que se encontram melhor distribuídos (as) nas diversas referências de sua carreira e apresentam também vencimento base superior ao estadual. </p> Thiago Moreira Melo Silva, Vanessa Santana dos Santos, Márcia Aparecida Jacomini Copyright (c) 2022 Thiago Moreira Melo Silva, Vanessa Santana Santos, Márcia Aparecida Jacomini https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2727 Tue, 10 May 2022 00:00:00 +0000 Sequência didática no ensino de lançamento oblíquo com auxílio de simulador da plataforma PhET https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2806 <p>O movimento oblíquo acontece a partir do lançamento de um objeto, em que os parâmetros iniciais são velocidade e ângulo em relação à horizontal. Prevendo a discussão desse conteúdo na educação básica, foi proposta uma sequência didática com discentes integrantes do PIBID, de forma que um simulador da plataforma PhET teve o papel de recurso auxiliar no desenvolvimento das atividades. A análise prévia, realizada no simulador, buscava analisar o número de tentativas realizadas para atingir o alvo a partir do lançamento de um objeto. Este alvo foi atingido após várias tentativas, sendo que nenhum discente relacionou o objetivo ao alcance dado por equações. O movimento foi discutido física e matematicamente, e a análise posterior solicitou o alcance de um foguete a partir de valores dados para velocidade e ângulo. Os resultados mostraram que todos os discentes chegaram ao valor de alcance, em que se avaliam os avanços de aprendizagem. Esses fatos colocam a sequência didática como metodologia capaz de agregar conhecimentos e as simulações como agentes potencializadores no processo educativo.</p> Otávio Paulino Lavor, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira Copyright (c) 2022 Otávio Paulino Lavor, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2806 Wed, 18 May 2022 00:00:00 +0000 Relato de experiência: programa de aperfeiçoamento didático em patologia geral e sistemas na pandemia COVID-19 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2836 <p class="tm6"><span class="tm7">A combinação de diversos elementos leva a uma boa qualidade de ensino, dentre os quais pode-se destacar a preparação dos discentes e docentes. O estágio em docência vai muito além de aprender a ministrar uma aula, pois o professor que se sente comprometido com seu aluno faz uso de recursos que proporcionarão sua motivação e aprendizagem real.&nbsp; O Programa de Aperfeiçoamento Didático é um Programa Institucional da Universidade Federal de São Paulo que atende a política de formação docente de pós-graduandos de Programas de Pós-Graduação , tendo como objetivo o desenvolvimento para a prática docente em todos os seus aspectos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência deste estágio em docência na unidade curricular de Patologia, para o segundo ano de graduação do curso de bacharel em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. A atuação dos estagiários envolveu preparar e lecionar aulas supervisionadas, além de realizar e tutoria para a apresentação dos trabalhos finais da disciplina, entre outras atividades. Foram obtidos ótimos resultados quanto à interação entre estagiários e alunos, e o processo foi uma experiência ímpar, pois os estagiários passaram de uma posição de “recebedor” para “fornecedor” do saber, tendo como desafio democratizar o conhecimento.</span></p> Débora Salles, Debora de Souza Santos, Andréa Cristina de Moraes Malinverni Copyright (c) 2022 Débora Salles, Debora de Souza Santos, Andréa Cristina de Moraes Malinverni https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2836 Mon, 23 May 2022 00:00:00 +0000 Transtornos mentais comuns e adaptação ao ensino remoto em acadêmicos de saúde na pandemia COVID-19 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2835 <p>A pandemia da doença de coronavírus (COVID-19) ocasionou a obrigatoriedade de virtualização da ação das instituições de ensino superior, o que ocasionou a instauração do ensino remoto. Em decorrência deste cenário atípico, as repentinas alterações exigiram adaptação imediata e compulsória por parte dos estudantes universitários, podendo predispor os futuros profissionais da área da saúde ao adoecimento mental. O presente artigo objetivou avaliar a prevalência de transtornos mentais comuns em acadêmicos da área da saúde e os indicadores de adaptação ao ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Como parte do método, realizou-se uma pesquisa transversal, com caráter exploratório e descritivo, com 211 acadêmicos (X ̅ = 24,4±6,8 anos) da área de saúde. Os achados revelam que os estudantes de Psicologia (45,9%) e Medicina (15,8%) apresentaram maiores níveis de transtornos mentais comuns em comparativo com os alunos das outras áreas, sendo ainda significativamente maior no sexo feminino (78,1%). Os resultados demostram que é necessário implementar projetos e ações voltadas para promoção de saúde mental nesses acadêmicos.</p> Mara Dantas Pereira, Míria Dantas Pereira; Marianna Rodrigues Marques Dourado; Gabriel Pedro Gonçalves Lopes, Horley Soares Britto Neto, Cleberson Franclin Tavares Costa, Estélio Henrique Martin Dantas Copyright (c) 2022 Mara Dantas Pereira, Míria Dantas Pereira; Marianna Rodrigues Marques Dourado; Gabriel Pedro Gonçalves Lopes, Horley Soares Britto Neto, Cleberson Franclin Tavares Costa, Estélio Henrique Martin Dantas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2835 Wed, 25 May 2022 00:00:00 +0000 Panorama da Engenharia Didática em teses disponíveis no catálogo da capes: um olhar para a geometria (2001- 2019) https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2796 <p>Esta investigação objetiva mapear teses que utilizaram a Engenharia Didática como abordagem metodológica e que possuem como foco de estudo o campo da Geometria. Para tanto, utilizam-se princípios da pesquisa qualitativa bibliográfica do tipo mapeamento, o catálogo de teses e dissertações da Capes como repositório de busca, e “engenharia didática” como palavra-chave. Assim, identificou-se 588 trabalhos, sendo 69 de doutorado, compreendidos entre 1996 e 2021. Desses, 64 pertencem às grandes áreas Multidisciplinar e Ciências Humanas, sendo que 15 focam no campo da Geometria e estão compreendidos entre 2001 e 2019: dois nos primeiros anos 2000 e os demais na primeira década (2011-2019). A maioria das pesquisas busca abordar conceitos/conteúdos da Geometria euclidiana plana e da analítica, mas também são identificados da Geometria: espacial, sintética, linear, analítica plana, analítica vetorial e o nível em que foram desenvolvidas com mais frequência foi o Ensino Superior na Formação Inicial.</p> Juliana Gabriele Kiefer, Paola Aquino dos Santos, Eleni Bisognin Copyright (c) 2022 Juliana Gabriele Kiefer, Paola Aquino dos Santos, Eleni Bisognin https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2796 Wed, 01 Jun 2022 00:00:00 +0000 Intervenção psicopedagógica em caso de criança com neurofibromatose tipo 1 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2732 <p>Este artigo é um relato de experiência de caso clínico de intervenção psicopedagógica por mediação lúdica com criança acometida de neurofibromatose tipo 1. Seu objetivo é relatar um excerto do caso, em que foi usada a intervenção psicopedagógica por mediação lúdica na estimulação e organização das funções psíquicas superiores do sujeito deste estudo, com foco especial em controle de comportamentos, planejamento das ações e função simbólica, a fim de promover seu desenvolvimento psíquico e ampliar sua capacidade de aprendizagem. O estudo usa metodologia qualitativa e parte do pressuposto vigotskiano da pesquisa como processo, que, ao mesmo tempo em que pesquisa, promove mudanças na realidade pesquisada. A metodologia usada nas intervenções foi a abordagem psicopedagógica por mediação lúdica de base conceitual na Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento psíquico humano. Como resultados, observamos o desenvolvimento do menino, que, ao final de dois meses de intervenções, estava mais organizado, controlando as suas ações dentro dos contextos propostos e iniciando o brincar de forma simbólica.</p> Fábia Daniela Schneider Lumertz Copyright (c) 2022 Fábia Daniela Schneider Lumertz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2732 Mon, 06 Jun 2022 00:00:00 +0000 Processos de inclusão de um adolescente com transtorno do espectro autista: um estudo de caso sob o prisma de uma mãe https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2849 <p>Este artigo objetivou, por meio da análise da perspectiva de uma mãe, compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento social e familiar, bem como os processos de inclusão escolar vivenciados por um adolescente que apresenta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para alcançar esse objetivo, metodologicamente, este estudo se configura como um estudo de caso, tendo a aplicação de um questionário como procedimento para a obtenção dos dados. Ademais, para análise dos dados obtidos, foram utilizados os pressupostos de Vigotski e de colaboradores, para entender os sujeitos a partir de um prisma sociocultural e das relações que mantêm com os seus pares. Como resultados, apresentamos o impacto do diagnóstico para os pais, como se constituíram as relações familiares e como essa relação contribui para a constituição do sujeito com autismo, o processo de inclusão escolar e, por fim, a importância da família para a aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo com TEA, buscando-se sua inclusão nas mais diferentes esferas sociais.</p> Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Sarah Gomes Pereira, Ana Flavia Teodoro de Mendonça Oliveira Copyright (c) 2022 Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Sarah Gomes Pereira, Ana Flavia Teodoro de Mendonça Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2849 Wed, 08 Jun 2022 00:00:00 +0000 Ciência e religião: busca por uma conciliação sob a filosofia pragmática de William James e algumas considerações para o Ensino de Ciências https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2845 <p>Nosso estudo discute algumas possibilidades de lidar com ciência e religião na educação científica a partir da filosofia pragmática de William James, com base em sua compreensão do que constitui uma perspectiva religiosa. Para abordar esse tema, assumimos uma perspectiva de diálogo entre ciência e religião e articulamos esse modelo à filosofia de James. Tentamos articular essa perspectiva com o ensino de ciências, o que possivelmente pode melhorar a compreensão pública da ciência. Para isso, buscamos apresentar a filosofia da religião de William James e relacionar certos aspectos à visão de cientistas importantes no contexto da Física, em particular alguns cientistas mais conhecidos do público em geral, relacionados ao surgimento da Física Quântica. A pesquisa é de natureza qualitativa e baseia-se principalmente na análise de uma obra de James e da visão de cientistas reconhecidos no processo de desenvolvimento da Física Quântica, destacando que a dicotomia ciência e religião, e ciência e sociedade pode ser não benéfica para a ciência. Ao final, apresentamos alguns dados levantados através de um questionário aplicado a um grupo de alunos do ensino médio, para enriquecer a discussão. Nosso estudo sugere algumas possibilidades para o Ensino de Física, no que diz respeito à potencialidade de lidar com a religiosidade em sala de aula.</p> André Felipe Hoernig, Neusa Teresinha Massoni Copyright (c) 2022 André Felipe Hoernig, Neusa Teresinha Massoni https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2845 Fri, 10 Jun 2022 00:00:00 +0000 Inclusão da pessoa com deficiência e o mercado de trabalho: aspectos históricos e legais https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2847 <p>Na sociedade contemporânea, as discussões envolvendo a inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho passaram a ganhar notoriedade com a publicação dos dispositivos legais. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar e entender o que preconizam a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146/2015 e outras leis correlatas em relação à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A problemática que investigamos pode ser colocada da seguinte maneira: o que dizem as normas jurídicas sobre a inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho? Caracterizada como bibliográfica e documental, a pesquisa articula reflexões a partir de estudos bibliográficos e de documentos. Ademais, destacamos que este estudo se justifica pela importância de profissionais da área da Educação e do Direito refletirem e debaterem sobre as limitações e possibilidades da inclusão no ambiente de trabalho. Como resultados, verificamos que os direitos das pessoas com deficiência, no Brasil, são amplamente tutelados por diversos veículos legais; contudo, mesmo com mudanças transcorrendo, ainda há discriminação e preconceito no mercado de trabalho.</p> Sharmilla Tassiana de Souza, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Cláudio Vicente de Faria Junior, Vitória de Araujo Zanchetti, Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz Copyright (c) 2022 Sharmilla Tassiana de Souza, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Cláudio Vicente de Faria Junior, Vitória de Araujo Zanchetti, Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2847 Wed, 15 Jun 2022 00:00:00 +0000 O exame nacional de desempenho dos estudantes e as possibilidades de articulações entre conhecimentos https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2860 <p>Neste artigo apresentam-se resultados de uma pesquisa que buscou analisar, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, como questões discursivas de provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), aplicadas a alunos de licenciatura em Matemática, possibilitaram articulações entre conhecimentos específicos e conhecimentos pedagógicos. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa numa pesquisa do tipo documental sobre questões discursivas e respostas padrão do ENADE. Apresentam-se resultados de análises sobre duas questões que viabilizaram identificar possibilidades de explorar articulações entre conceitos que fazem parte dos campos conceituais que integram conhecimentos específicos e conhecimentos pedagógicos. Verificou-se, por meio do estudo, uma discreta intenção de verificar competências, nos professores de Matemática em formação inicial, para estabelecer articulações entre os conhecimentos e identifica-se a necessidade de intensificar essa prática como forma de contribuir para qualificar o processo avaliativo que tem seus propósitos voltados para o aperfeiçoamento da aprendizagem e dos cursos.</p> Karla Jaqueline Souza Tatsch, Eleni Bisognin, Silvia Maria de Aguiar Isaia Copyright (c) 2022 Karla Jaqueline Souza Tatsch, Eleni Bisognin, Silvia Maria de Aguiar Isaia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2860 Fri, 17 Jun 2022 00:00:00 +0000 "Regrava pra mim?": Um estudo de caso sobre as adaptações dos materiais didáticos digitais para uma graduanda surdocega https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2841 <p>A individualidade da pessoa com deficiência, bem como suas necessidades individuais especificas para acessar o mundo em que vive, são os princípios que balizaram este estudo de caso. Tem por objetivo refletir as adaptações feitas por mim dos materiais didáticos digitais, disponibilizados no ambiente virtual de uma licenciatura na modalidade a distância, a fim de conferir acessibilidade e maior autonomia a uma graduanda surdocega. Considera a surdocegueira como uma deficiência única causada pela perda parcial ou total, da visão e da audição, concomitantemente. Tal deficiência “afeta diretamente a comunicação, a mobilidade, a interação e o acesso às informações” (GALVÃO e MIRANDA, 2013, p.44). Os resultados apresentam as adaptações realizadas em materiais didáticos e paradidáticos virtuais, enfocando as barreiras existentes e as possibilidades criadas a partir de tais adaptações.</p> Thiago Lemes de Oliveira Copyright (c) 2022 Thiago Lemes de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2841 Mon, 27 Jun 2022 00:00:00 +0000 Religações na bioética complexa: contribuições da decolonialidade planetária https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2891 <p><em>Na presente investigação rizomática transmetodológica, com o transparadigma complexo, religações em bioética complexa são analisadas como contribuições para a decolonialidade planetária; esse é o objetivo da pesquisa. Localizadas nas linhas de pesquisa: transepistemologias transcomplexas da educação e transepistemologias do conhecimento-conhecimento e transmetodologias transcomplexas. A investigação é realizada com a hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica nos momentos: analítico, empírico e proposicional. Nos momentos propositivos, a religação e desvinculação do pensamento faz sentido e, com ela, as categorias: ecosofia, diatopia, condição humana, antropoética e antropopolítica em prol de uma bioética revitalizada.</em></p> Milagros Elena Rodriguez Copyright (c) 2022 Milagros Elena Rodriguez https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2891 Sat, 02 Jul 2022 00:00:00 +0000 A educação infantil no contexto da educação brasileira: entre o cuidar, o brincar e o educar https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2837 <p>Este artigo, apresenta um recorte teórico da pesquisa “Avaliação da aprendizagem: da organização do trabalho pedagógico ao registro do acompanhamento das crianças no contexto da Educação Infantil”, dissertação de mestrado do programa XXX da Universidade YYY. Com o objetivo de discutir sobre a tríade que envolve o cuidar, o brincar e o educar no contexto da Educação Infantil no Brasil, trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que, em sua culminância, apontou a importância das escolas de Educação Infantil trabalharem de forma indissociável a tríade citada, não restringindo-se aos cuidados com a criança, mas se estendendo ao educar e ao brincar, articuladamente. Essa articulação, muito mais do que ação didática, compreende o brincar, o educar e o cuidar como extensos campos de conhecimento que exigem comprometimento docente e políticas públicas que, de fato, reconheçam a infância e suas particularidades como imbrincadas no processo de desenvolvimento educacional de um país.</p> Francisco Reginaldo Linhares, Maria da Conceição Costa Copyright (c) 2022 Francisco Reginaldo Linhares, Maria da Conceição Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2837 Wed, 06 Jul 2022 00:00:00 +0000 A pandemia COVID-19 no Equador: reconstruções da complexidade-bioética https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2898 <p><em>O objetivo deste artigo é apoiar desde a complexidade - contribuições da bioética à crise da pandemia de COVID-19 no Equador; Inquérito realizado em estudos de pós-graduação na Multividersidade do Mundo Real Edgar Morín. Baseou-se na complexidade como transmetodologia, com a desconstrução rizomática como transmétodo, rompendo com o esquema dominante da pesquisa tradicional; além do qualitativo-quantitativo-sociocrítico, reconhecendo as ambivalências que emergem da ciência colonial moderna. E a necessidade de estudar a crise da pandemia tornou a análise quantitativa mais complexa. A partir da Bioética global como ciência transdisciplinar, percebe-se que a condição humana foi violada nessa emergência sanitária, retroagindo no sistema social, político, econômico, educacional e tecnológico estatal e planetário. A análise da crise pandêmica é reconstruída considerando essências complexas que abortam a bioética como salvaguarda da vida em todos os sentidos.</em></p> José Luis Mieles Moreira Copyright (c) 2022 José Luis Mieles Moreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2898 Thu, 07 Jul 2022 00:00:00 +0000 Experimentação como proposta metodológica para o ensino de Química na Educação Básica https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2851 <p>Neste artigo apresenta-se parte da produção educacional de uma dissertação de mestrado profissional da área de Ensino de Ciências. Esta produção foi elaborada com objetivo de demonstrar e divulgar a metodologia da experimentação no Ensino de Química, bem como, fornece as etapas básicas para que esta metodologia de ensino possa ser aplicada na Educação Básica. A pesquisa é de cunho qualitativa e foi desenvolvida uma sequência didática baseada na em Zuliani e Ângelo (2001) e adaptada para esse trabalho. Alguns Experimentos desta sequência didática foram implementados em turmas de Primeiro Ano do Ensino Médio durante as aulas de Química com a orientação da professora pesquisadora e após a aplicação dos Experimentos a análise dos resultados foi elaborada de forma qualitativa. Nesse trabalho serão apresentados alguns Experimentos que não foram aplicados durante a pesquisa, mas que pela análise e discussão do conjunto de atividades implementadas se confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático e os alunos protagonistas de suas aprendizagens. Ao produzir experimentos o professor pode escolher o conteúdo a ser trabalhado, o grau de dificuldades conceituais abordados em cada experimento e, principalmente, leva em consideração quem será o público que trabalhará com cada situação produzida.</p> Raquel Pereira Neves Gonçalves, Mara Elisângela Jappe Goi Copyright (c) 2022 Raquel Pereira Neves Gonçalves, Mara Elisângela Jappe Goi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2851 Fri, 08 Jul 2022 00:00:00 +0000 Comunicação e educação em saúde: o COVID-19 na Folha de São Paulo https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2888 <p>A pandemia da Covid-19 oferece uma boa oportunidade para a reflexão sobre comunicação, jornalismo e saúde. Este artigo buscou analisar como a <em>Folha de S. Paulo</em> reportou a Covid-19 nos três primeiros meses de pandemia. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa e de suporte documental que analisou os títulos de matérias veiculadas de 1º de janeiro a 31 de março de 2020. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que houve a construção de uma narrativa que buscou associar o vírus à China, contribuindo para situações de xenofobia, além de pensar a doença como um problema distante. Evidenciou-se ainda que nesses primeiros momentos, aspectos econômicos ganharam maior visibilidade, com associação clara entre pautas de saúde e mercado financeiro, com pouca atenção aos determinantes sociais de saúde.</p> José Roberto Gonçalves, Tamara Tomitan Richter, Tiago Franklin Lucena, Tânia Maria Gomes da Silva Copyright (c) 2022 José Roberto Gonçalves, Tamara Tomitan Richter, Tiago Franklin Lucena, Tânia Maria Gomes da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2888 Mon, 11 Jul 2022 00:00:00 +0000 O bom professor universitário de Ciências Biológicas: uma revisão integrativa https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2843 <p>A noção de ser bom professor perpassa o ideário de quem já foi estudante. Por sua vez, ao atuar nessa profissão, deseja sê-lo independentemente da área de ensino. Nesse interim, a pesquisa teve por objetivo analisar os estudos publicados sobre o bom professor de Ciências Biológicas no contexto universitário, a fim de observar características preponderantes, as quais revelam-se como centrais na formação dos profissionais dessa área. Trata-se de um estudo qualitativo com uma abordagem exploratória bibliográfica, o qual resultou na análise de dezesseis trabalhos selecionados. O estudo fundamentou-se nas pesquisas de Cunha (1988) e Nóvoa (2009), para desenvolver uma revisão integrativa, em que foram elencadas quatro dimensões de categorias e subcategorias articuladas: pessoal, profissional, didático-pedagógica e interpessoal. Essas foram utilizadas também no processo analítico. Os estudos revelaram que o ser bom professor de Ciências Biológicas possui um papel importante na formação de profissionais críticos e éticos perante a sociedade. À guisa de conclusão, nenhuma dimensão caracteriza o ser bom professor de Ciências Biológicas de forma isolada, mas justamente a relação de diferentes saberes em diferentes contextos é que faz do professor, um bom profissional.</p> Karine Ferreira Colesel, Viviane Aparecida Bagio Copyright (c) 2022 Karine Ferreira Colesel, Viviane Aparecida Bagio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2843 Thu, 14 Jul 2022 00:00:00 +0000 Aprendizagem criativa e formação docente no Ensino Superior https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2859 <p>O artigo trata da formação docente no ensino superior e busca investigar sua relação com a criatividade e de que maneira a construção do saber pedagógico está relacionado aos processos de formação nas IES. As demandas da atualidade aspiram por alunos protagonistas na produção de conhecimento e não meros receptores de informações, o que exige um docente inovador, que mescle atributos de professor e pesquisador, para que assim possa problematizar sua prática, tornando-a objeto de estudo e questionamento, superando as dificuldades e se qualificando cada dia mais, para assim, auxiliar seus discentes no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral. Acredita-se que aliar os 4 Ps da Aprendizagem Criativa, abordados por Mitchel Resnick (2020) aos processos de formação docente possa contribuir para a qualificação desses profissionais, para que estes possam associar criatividade a conhecimento e inovação. Para tanto, é fundamental que a universidade oportunize espaços de formação para seus docentes para que possam pensar, repensar e refazer sua própria identidade profissional, inovando e promovendo o pensamento criativo em prol da construção de saberes docentes mais amplos.</p> Graziela Bergonsi Tussi, Esther Almeida das Neves, Altair Alberto Fávero Copyright (c) 2022 Graziela Bergonsi Tussi, Esther Almeida das Neves, Altair Alberto Fávero https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2859 Sat, 16 Jul 2022 00:00:00 +0000 Perfil de estudantes diante de evento abordando a temática TIC https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2889 <p>As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas que podem ser inseridas nos processos educativos, sendo necessário que docentes possuam a habilidade necessária para planejar e executar as atividades. Nesse sentido, um evento realizado em uma universidade situada na região centro-sul cearense propôs a discussão sobre matemática e tecnologias através de palestras e minicursos abordando a temática. Objetivando determinar os perfis dos estudantes diante do evento, um questionário foi elaborado em escala Likert. Trinta participantes responderam a esse questionário e as respostas foram analisadas no <em>software</em> PSPP. Após agrupamento dos itens por fatores, foram identificados seis perfis em que aquele com maior quantidade de discentes está associado a boas percepções sobre o evento, o que faz acreditar que a temática é relevante e proporcionou diálogos produtivos durante as atividades. Diante do exposto, compreende-se que, através da análise fatorial, é possível correlacionar as variáveis apresentadas aos discentes com os fatores que descrevem cada perfil.</p> Otávio Paulino Lavor, Gladston da Costa Leite, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira Copyright (c) 2022 Otávio Paulino Lavor, Gladston da Costa Leite, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2889 Mon, 08 Aug 2022 00:00:00 +0000 Active learning spaces e seu potencial para a resolução de problemas complexos https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2852 <p>A resolução de problemas é uma competência fundamental a ser desenvolvida e apropriada pelos indivíduos e deve ser considerada seriamente na formação de crianças e jovens. A fim de compreender de que forma os espaços de aprendizagem podem influenciar o desenvolvimento desta competência tão relevante para os alunos do século XXI, buscou-se como objetivo principal deste artigo explorar o potencial dos Active Learning Spaces como mobilizadoras de competências cognitivas ligadas a resolução de problemas presentes na sociedade. Os procedimentos metodológicos foram qualitativos, com uma pesquisa exploratória e uma abordagem em pesquisa-ação, com ênfase na observação e entrevista com os sujeitos. Os resultados obtidos indicam que os ambientes disruptivos de aprendizagem são elementos importantes para a educação e quando aliados ao uso de tecnologias digitais, potencializam os estímulos e contribuem para uma aprendizagem mais significativa e reflexiva.</p> Cristiano Garcia, Adriano Canabarro Teixeira, Angélica Dalla Rizzarda Copyright (c) 2022 Cristiano Garcia, Adriano Canabarro Teixeira, Angélica Dalla Rizzarda https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2852 Mon, 08 Aug 2022 00:00:00 +0000 A relação família-escola como elemento das representações sociais da profissão docente veiculadas na rede social Facebook https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2886 <p>Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla e trata sobre os desafios da relação família-escola como elemento integrante das representações sociais da profissão docente, veiculadas em comunicações de professores (as) na rede social <em>Facebook</em>. A Teoria das Representações Sociais, elaborada por S. Moscovici, em 1961, foi o referencial adotado. As representações sociais são produtos dos movimentos sociais, construídos coletivamente e nas interações sociais, com valores e ideias que circulam na sociedade em diversos âmbitos, incluindo os virtuais. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho documental. Apresentamos um recorte de quatro imagens com 20 comentários de professores (as) publicados em páginas do <em>Facebook</em>. Os resultados sugerem que as representações sociais de professores veiculadas em suas comunicações na rede social <em>Facebook</em> retratam uma relação família-escola marcada pelos conflitos no desempenho de funções entre pais e professores, sentimentos de desvalorização e perda de autoridade docente. Salientamos que os elementos que comprometem o trabalho docente são indicativos de que não se deve culpabilizar unicamente o docente pelos problemas educacionais. Quando agimos dessa forma estamos ignorando os variados obstáculos interpostos ao exercício da profissão na atualidade.</p> Thaiz Reis Albuquerque Castro, Laeda Bezerra Machado Copyright (c) 2022 Thaiz Reis Albuquerque Castro, Laeda Bezerra Machado https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2886 Mon, 08 Aug 2022 00:00:00 +0000 Estudos relacionados sobre a metodologia de resolução de problemas em Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2901 <p>Por meio desta pesquisa busca-se identificar como a metodologia de Resolução de Problemas vem sendo abordada nos anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica na disciplina de Ciências Naturais. Para isso foi realizado estudos relacionados sobre a temática entre os anos de 2011 e 2021, por meio da ferramenta Google Acadêmico e revelou um total de 12 produções. O tratamento dos textos foi realizado de forma qualitativa, sendo que após a leitura dos trabalhos identificou-se aspectos recorrentes entre as produções, sendo abordados neste trabalho como categorias de análise. Deste modo, destaca-se aspectos referentes ao papel do professor no trabalho acerca de problemas, bem como as potencialidades que a referida ação metodológica pode proporcionar no âmbito de sala de aula. Conclui-se que o professor possui um papel primordial para o desenvolvimento do trabalho e que a Resolução de Problemas contribui com o senso crítico e reflexivo dos estudantes, com o desenvolvimento da autonomia e da cooperação, além de contribuir com a alfabetização e letramento dos estudantes ao abordá-los ainda nos primeiros anos de vida escolar.</p> Vanessa Fagundes Siqueira, Mara Elisângela Jappe Goi Copyright (c) 2022 Vanessa Fagundes Siqueira, Mara Elisângela Jappe Goi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2901 Wed, 24 Aug 2022 00:00:00 +0000 A importância do estágio supervisionado na educação profissional técnica de nível médio https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2902 <p>O estudo buscou, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, consolidar uma base teórica dos fundamentos atinentes aos objetivos propostos pela Lei nº 11.788/2008 para a prática do estágio supervisionado, especificamente o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho, mediada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais que regem o Ensino Médio e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio desde 1998. Ademais, apresenta a aprendizagem experiencial, forma de aprendizagem associada ao estágio, e destaca a importância do reconhecimento deste como situação específica de aprendizagem.</p> João Vânio de Alencar, Keila Lima Sanches Copyright (c) 2022 João Vânio de Alencar, Keila Lima Sanches https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2902 Tue, 30 Aug 2022 00:00:00 +0000 Perspectivas de professoras de língua estrangeira acerca do curso de formação continuada com base no programa E-TEC Idiomas Sem Fronteiras https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2787 <p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Este artigo resulta do recorte de uma pesquisa de mestrado, realizada em 2018, cujo foco recai sobre as perspectivas de um grupo de professoras de Língua Estrangeira (LE), da rede municipal de ensino de Pelotas-RS, sobre o curso de Formação Continuada embasado no Programa e-Tec Idiomas, oferecido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com o intuito de que os professores cursistas passassem a inserir, em suas aulas, atividades mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Neste sentido, por intermédio da aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, investigou-se em que medida tal curso contribuiu para a qualificação do fazer pedagógico das docentes participantes. Mais especificamente, analisaram-se as perspectivas de tais sujeitos, consubstanciadas nas seguintes categorias emergentes: (i) Das motivações de participar do curso de formação de professores de LE oferecido pela SMED, em parceria com o IFSul; (ii) Das novas visões frente às práticas pedagógicas de sala de aula através da formação; e (iii) Das abordagens dos conteúdos programáticos nas aulas de Língua Estrangeira após a formação. Sublinha-se que, apesar dos obstáculos reportados, o curso de formação em tela propiciou às docentes envolvidas espaços colaborativos e momentos profícuos de compartilhamento de ideias, conhecimentos e práticas, reverberando em um vislumbrar de práticas mais condizentes com as demandas educacionais do Século XXI.</span></p> Lucélia Gonzales Seus, Ana Paula Araujo Cunha Copyright (c) 2022 Lucélia Gonzales Seus, Ana Paula Araujo Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2787 Tue, 06 Sep 2022 00:00:00 +0000 Flexibilização, adaptação e transformação: a atuação do setor privado na educação pública https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2887 <p>Esta pesquisa objetiva compreender a atuação do setor privado no sistema de ensino da rede pública estadual do Ceará. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental apresenta-se uma análise das atividades relacionadas ao sistema de ensino e aos profissionais da educação no contexto da pandemia de Covid19. O estudo divide-se em duas seções: a primeira apresenta a operação empresarial na esfera pública e a segunda expõe algumas das suas atividades no ano de 2020 e 2021 no contexto de atividades educacionais remotas. Após a análise conclui-se que no período de pandemia intensificou-se o processo de mercantilização e empresariamento da escola pública</p> Paula Trajano de Araújo Alves, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá Copyright (c) 2022 Paula Trajano de Araújo Alves, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2887 Tue, 06 Sep 2022 00:00:00 +0000 Pesquisas metodológicas acerca da organização e desenvolvimento de um congresso virtual de Física na Amazônia Ocidental https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2929 <p align="justify"><span style="color: windowtext;">Este trabalho discute as experiências acerca da organização e desenvolvimento de um congresso no formato remoto, promovido pela área de física da Universidade Federal do Acre (UFAC) durante o período da pandemia da doença por coronavírus 2019 (COVID-19). Discutimos como a partir do isolamento social imposto pela pandemia, a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) permitiram a realização de um congresso inteiramente remoto, com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos pelos alunos e discussões sobre os mais variados temas da física. Embora o congresso tenha como face a física, o presente trabalho é uma radiografia sobre aspectos sociais, inclusivos, metodológico-educacionais e de interação entre instituições escolares e universitárias. Analisamos a partir dos resultados obtidos, o impacto, a abrangência e a relevância que um congresso em modalidade remota pode promover aos estudantes, em particular no estado do Acre.</span></p> Tiago de Jesus Santos, Carlos Henrique Moreira Lima, Marcelo Castanheira da Silva, Esperanza Lucila Hernández Angulo, Bianca Martins Santos Copyright (c) 2022 Tiago de Jesus Santos, Carlos Henrique Moreira Lima, Marcelo Castanheira da Silva, Esperanza Lucila Hernández Angulo, Bianca Martins Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2929 Thu, 08 Sep 2022 00:00:00 +0000 Histórias em quadrinhos como linguagem para representar a realidade camponesa via perspectiva histórico-cultural https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2937 <p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Esta pesquisa se baseou na perspectiva teórica Histórico-Cultural, principalmente dos estudos de Vigotski (2001), ao investigar as funções psicológicas superiores. Com essa perspectiva, entendemos que os alunos constroem conhecimento a partir dessa interação e na apropriação de diferentes linguagens a sua volta. Como objetivo principal, buscamos identificar as contribuições das histórias em quadrinhos como recurso didático e pedagógico para o ensino remoto, com estudantes camponeses. Dentre alguns resultados encontrados, foi possível perceber as contribuições das HQs como recurso didático e pedagógico no âmbito das Artes Visuais para o ensino remoto, sendo um instrumento potente e relevante para se trabalhar o ensino-aprendizagem no âmbito da Educação do Campo. As histórias em quadrinhos possibilitaram os alunos a desenvolver o pensamento teórico a partir da elaboração de uma atividade de estudo representando as suas realidades como estudantes camponeses, tornando mais fácil para eles o entendimento da essência do campo.</span></p> Rosane Gomes de Araújo Martins, Gustavo Cunha de Araujo Copyright (c) 2022 Rosane Gomes de Araújo Martins, Gustavo Cunha de Araujo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2937 Mon, 12 Sep 2022 00:00:00 +0000 Integração das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar e sua interlocução com o projeto político pedagógico: uma revisão sistemática da literatura https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2930 <p class="Thema-Resumo2" style="line-height: 110%; margin: 0cm 1.15pt 8.0pt .3pt;"><span style="color: windowtext;">Este artigo tem como objetivo analisar trabalhos que tratam sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no espaço escolar e sua interlocução com o Projeto Político Pedagógico (PPP). A pesquisa trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com natureza quanti-qualitativa na metodologia. Como resultado, constatou-se que ainda existe uma carência de pesquisas que relacionem as tecnologias ao PPP das escolas. Verificou-se a relevância do uso das TICs e observou-se que as escolas citam sobre as TICs, mas não descrevem como seria a integração das tecnologias nos processos educacionais.</span></p> Mateus de Lima Brito, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Edgar Marçal Copyright (c) 2022 Mateus de Lima Brito, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Edgar Marçal https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2930 Wed, 21 Sep 2022 00:00:00 +0000 Criatividade na escola e na extensão rural https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2981 <p class="XIEPEF-resumodoartigo" style="margin-bottom: 12.0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman','serif';">O objetivo deste trabalho é apresentar a noção de criatividade, com base na psicologia histórico-cultural de Vigotski, discutindo sugestões de trabalho criativo em dois espaços diferentes e importantes de aplicação criativa: a escola e a extensão rural. São apresentadas as noções de criatividade com base na psicologia de Vigotski. Descrevem-se algumas sugestões de trabalho criativo na escola. A extensão rural é discutida em sua necessidade de trabalho criativo. Conclui-se que a compreensão do conceito de criatividade (aqui discutida a luz da psicologia histórico-cultural) é fundamental para a implementação de trabalhos criativos em diferentes espaços de trabalho.</span></p> Cleber Melo da Silva, Monica Nardini da Silva Copyright (c) 2022 Cleber Melo da Silva, Monica Nardini da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2981 Mon, 03 Oct 2022 00:00:00 +0000