Inclusão da estudante com síndrome de Prader-Willi: um olhar para as práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4126Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Educação Inclusiva, Sindrome de Prader-Willi, Síndrome RaraResumo
Este estudo objetivou compreender o processo de inclusão de uma estudante com a síndrome de Prader-willi em uma escola da rede municipal de Goiânia-GO. Metodologicamente, configura-se como abordagem qualitativa, embasada nas fundamentações dos autores Andrade, Stefano, Zampier (2017), em que se buscou a imersão da pesquisadora na realidade do sujeito de pesquisa por intermédio de um estudo de caso. O tratamento dos dados recolhidos e a organização sistemática seguem os pressupostos de Bardin (1977). Nesse viés, este trabalho teve como base teórica as obras de Araújo (2014), Drago (2011) e Vigotski (1991). Esses possibilitaram a identificação de como o processo de inclusão é implementado na rotina escolar de estudantes que necessitam de cuidados especiais e as tensões apresentadas entre educadores e educandos. Os resultados desvelam que a inclusão da estudante com síndrome de Prader-Willi ainda apresenta fragilidades na escola comum a qual está matriculada, devido à falta de capacitação do corpo docente; no entanto, a professora de apoio da instituição tem envidado esforços para propiciar processos de ensino e aprendizagem exitosos à estudante.
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