Inclusão da estudante com síndrome de Prader-Willi: um olhar para as práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4126

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Educação Inclusiva, Sindrome de Prader-Willi, Síndrome Rara

Resumo

Este estudo objetivou compreender o processo de inclusão de uma estudante com a síndrome de Prader-willi em uma escola da rede municipal de Goiânia-GO. Metodologicamente, configura-se como abordagem qualitativa, embasada nas fundamentações dos autores Andrade, Stefano, Zampier (2017), em que se buscou a imersão da pesquisadora na realidade do sujeito de pesquisa por intermédio de um estudo de caso. O tratamento dos dados recolhidos e a organização sistemática seguem os pressupostos de Bardin (1977). Nesse viés, este trabalho teve como base teórica as obras de Araújo (2014), Drago (2011) e Vigotski (1991). Esses possibilitaram a identificação de como o processo de inclusão é implementado na rotina escolar de estudantes que necessitam de cuidados especiais e as tensões apresentadas entre educadores e educandos. Os resultados desvelam que a inclusão da estudante com síndrome de Prader-Willi ainda apresenta fragilidades na escola comum a qual está matriculada, devido à falta de capacitação do corpo docente; no entanto, a professora de apoio da instituição tem envidado esforços para propiciar processos de ensino e aprendizagem exitosos à estudante.

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Biografia do Autor

Michelly Aguiar Ferreira, Universidade Federal de Goias - UFG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás

Valdete Teles Xavier Soares, Universidade Federal de Goias - UFG

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Neuropsicopedagoga pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FE-UFG).

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goias - UFG

Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Universidade Federal de Goiás); Doutor em Educação-UFES; Mestre em Educação-UFES; Especialista em Educação Inclusiva;  Biólogo (UFES) e Pedagogo (CESUMAR)

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

Ferreira, M. A., Teles Xavier Soares, V., & Araújo, M. P. M. . (2025). Inclusão da estudante com síndrome de Prader-Willi: um olhar para as práticas pedagógicas. Revista Educar Mais, 9, 1–19. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4126

Edição

Seção

Artigos