Narrativas de mães de sujeitos com transtornos do desenvolvimento: um olhar sócio histórico
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.140-155.1730Palavras-chave:
Mães, Transtornos do Desenvolvimento, Narrativas. Inclusão escolar.Resumo
A expectativa do nascimento de um bebê é permeada de investimentos psíquicos e emocionais e da idealização de um filho "perfeito" e saudável. No entanto, a chegada de um filho com um transtorno do desenvolvimento pode ocasionar preocupações e incertezas, dependendo do grau de comprometimento da criança ou dos aspectos socioculturais que permeiam a aceitação dos progenitores. O presente artigo se debruça sobre as narrativas de mães que possuem filhos com transtornos do desenvolvimento, a partir da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e colaboradores, visando compreender os processos de inclusão escolar, familiar e social vivenciados por essas mães e seus filhos. Para tal, optou-se pela pesquisa do tipo exploratória, em uma abordagem qualitativa. O estudo desenvolvido alerta para a necessidade de acompanhamento de pais e filhos por uma equipe multidisciplinar e evidencia a capacidade adaptativa dos pais, com o passar do tempo, possivelmente pela internalização do processo de aceitação, haja vista os estereótipos e estigmas sociais que ampliam a deficiência para além de seu caráter estritamente orgânico (biológico).Downloads
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