O lugar da imaginação e da criação na formação psíquica da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4191

Palavras-chave:

Imaginação, criação, infância, Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento

Resumo

O presente trabalho, de natureza ensaística, busca, a partir da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, explorar os conceitos de imaginação e processos criativos, suas manifestações na infância, e suas implicações no desenvolvimento psicológico. Para esse fim, optamos por uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, por meio da obra de Vigotski “Imaginação e Criação na Infância” (2018), e de obras como “Psicologia Pedagógica” (2003) e “Psicologia, Educação e Desenvolvimento” (2021). Por intermédio da análise das referidas obras, ficou evidente que o autor bielorrusso concebe a imaginação e a criação na infância por um viés social e histórico, associando esses processos à aquisição das funções psicológicas superiores. Desse modo, depreende-se que, na teoria histórico-cultural, as atividades marcadas pela imaginação e criação são compreendidas como inerentes à natureza humana e impulsionadoras do desenvolvimento, o que se mostra relevante para entendermos a infância e pensarmos em desdobramentos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica de Oliveira da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP- UFG). Universidade Federal de Goiás (UFG). Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Universidade Federal de Goiás). Doutor em Educação-UFES; Mestre em Educação-UFES; Especialista em Educação Inclusiva;  Biólogo (UFES) e Pedagogo (CESUMAR).

Valdete Teles Xavier Soares, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia. Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Neuropsicopedagogia pelo IPOG. Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás(UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Referências

OLIVEIRA, Marta Kohl de; REGO, Teresa Cristina. Vygotsky e as complexas relações entre cognição e afeto. In: Valéria Amorim Arantes (Org.). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editora, 2003. p. 13- 34.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia, Educação e desenvolvimento. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2021.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2025-08-28

Como Citar

Silva, M. A. de O. da ., Araújo, M. P. M., & Soares, V. T. X. . (2025). O lugar da imaginação e da criação na formação psíquica da criança. Revista Educar Mais, 9, 1–18. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4191

Edição

Seção

Artigos