O lugar da imaginação e da criação na formação psíquica da criança
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4191Palavras-chave:
Imaginação, criação, infância, Teoria Histórico-Cultural, DesenvolvimentoResumo
O presente trabalho, de natureza ensaística, busca, a partir da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, explorar os conceitos de imaginação e processos criativos, suas manifestações na infância, e suas implicações no desenvolvimento psicológico. Para esse fim, optamos por uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, por meio da obra de Vigotski “Imaginação e Criação na Infância” (2018), e de obras como “Psicologia Pedagógica” (2003) e “Psicologia, Educação e Desenvolvimento” (2021). Por intermédio da análise das referidas obras, ficou evidente que o autor bielorrusso concebe a imaginação e a criação na infância por um viés social e histórico, associando esses processos à aquisição das funções psicológicas superiores. Desse modo, depreende-se que, na teoria histórico-cultural, as atividades marcadas pela imaginação e criação são compreendidas como inerentes à natureza humana e impulsionadoras do desenvolvimento, o que se mostra relevante para entendermos a infância e pensarmos em desdobramentos pedagógicos.
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Referências
OLIVEIRA, Marta Kohl de; REGO, Teresa Cristina. Vygotsky e as complexas relações entre cognição e afeto. In: Valéria Amorim Arantes (Org.). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editora, 2003. p. 13- 34.
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