“Quem matou a senhora batata?”: possibilitando a aprendizagem em genética por meio de uma sequência de ensino investigativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2598

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Educação científica, Aprendizagem, Genética

Resumo

A compreensão de conceitos de genética, dos genes e da molécula do DNA são de grande importância para a formação dos conhecimentos consolidados pelos estudantes sobre a estruturação da vida.  Entretanto, a aprendizagem de genética é, por vezes, tida como desafiadora devido à terminologia específica e aos conceitos abstratos, resultando em dificuldades dos estudantes na aprendizagem desse conteúdo curricular. Nesse sentido, buscar novas estratégias de abordagem pode favorecer uma experiência mais dinâmica e motivadora, tendo em vista a promoção da autonomia dos estudantes. Para isso, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, que se configura como uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), alicerçada metodológica e teoricamente nos pressupostos de Carvalho (2013), que utiliza como gatilho motivador uma atividade investigativa criminal fictícia, traçando paralelos entre o contexto real e a educação científica. Como resultado, destaca-se que a presente SEI pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem de genética, tornando as aulas mais contextualizadas e significativas em prol do engajamento e valorização do protagonismo dos discentes.

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Biografia do Autor

Weligton José Peruch Junior, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Licenciado em Ciências Biológicas pela Escola Superior São Francisco de Assis - ESFA, especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas, pelo Centro Universitário Leonardo da Vince – Uniasselvi. Professor, em designação temporária, na EEEFM Ermentina Leal. Atualmente mestrando em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO, na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, campus São Mateus - CEUNES.

Viviana Borges Corte, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui pós-doutorado em Educação pela University of Cape Town, UCT, África do Sul. Doutora e mestra em Ciência Florestal (UFV), Bióloga (UFES), Professora do Departamento de Ciências Biológicas (UFES), do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (UFES) e do PROFBIO - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (UFES). 

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011), graduação em PEDAGOGIA pelo Centro Universitário de Maringá (2020), MESTRADO em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014)- Capes 5 e DOUTORADO em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020)- Capes 5. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, síndromes cromossômicas, subjetividade, constituição identitária e ensino de Ciências da Natureza.

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Publicado

2021-10-26

Como Citar

Peruch Junior, W. J. ., Borges Corte, V., & Araújo, M. P. M. (2021). “Quem matou a senhora batata?”: possibilitando a aprendizagem em genética por meio de uma sequência de ensino investigativa. Revista Educar Mais, 5(5), 1330–1347. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2598

Edição

Seção

Artigos