“Quem matou a senhora batata?”: possibilitando a aprendizagem em genética por meio de uma sequência de ensino investigativa
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2598Palavras-chave:
Ensino por investigação, Educação científica, Aprendizagem, GenéticaResumo
A compreensão de conceitos de genética, dos genes e da molécula do DNA são de grande importância para a formação dos conhecimentos consolidados pelos estudantes sobre a estruturação da vida. Entretanto, a aprendizagem de genética é, por vezes, tida como desafiadora devido à terminologia específica e aos conceitos abstratos, resultando em dificuldades dos estudantes na aprendizagem desse conteúdo curricular. Nesse sentido, buscar novas estratégias de abordagem pode favorecer uma experiência mais dinâmica e motivadora, tendo em vista a promoção da autonomia dos estudantes. Para isso, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, que se configura como uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), alicerçada metodológica e teoricamente nos pressupostos de Carvalho (2013), que utiliza como gatilho motivador uma atividade investigativa criminal fictícia, traçando paralelos entre o contexto real e a educação científica. Como resultado, destaca-se que a presente SEI pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem de genética, tornando as aulas mais contextualizadas e significativas em prol do engajamento e valorização do protagonismo dos discentes.
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