Percepção de educadores sobre a inclusão e a escolarização de estudantes com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3365

Palavras-chave:

Educação especial, Altas habilidades , Superdotação, Atendimento educacional especializado

Resumo

Com o intuito de conhecer as possibilidades para a escolarização de estudantes com altas habilidades/superdotação e ampliar o olhar sobre as necessidades educacionais desses sujeitos, convidamos professores que atuam na Educação Básica a compartilharem suas práticas, observações e experiências nesta pesquisa exploratória, de abordagem quali-quanti. Tendo embasamento em teóricos como Alencar (1986), Fleith (2007), Virgolim (2007), Pérez e Freitas (2011) e Gardner (1994), os dados empíricos obtidos por meio da aplicação do questionário e de entrevistas semiestruturadas foram analisados e nos possibilitaram uma análise ampliada de práticas como o enriquecimento curricular, a flexibilização/ compactação de conteúdos e a aceleração e sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado direcionado a esse público-alvo. Ademais, pudemos apreender características essenciais para a identificação de indivíduos com altas habilidades/superdotação e refletir acerca do papel que o professor ocupa no processo de reconhecimento dessas habilidades superiores.

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Biografia do Autor

Ana Carolina de Lima Jobim Medeiros, Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Universidade Federal de Goiás). Doutor em Educação-UFES; Mestre em Educação-UFES; Especialista em Educação Inclusiva;  Biólogo (UFES) e Pedagogo (CESUMAR).

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Medeiros, A. C. de L. J. ., & Araújo, M. P. M. (2023). Percepção de educadores sobre a inclusão e a escolarização de estudantes com altas habilidades/superdotação. Revista Educar Mais, 7, 739–756. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3365

Edição

Seção

Artigos