Percepção de educadores sobre a inclusão e a escolarização de estudantes com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3365Palavras-chave:
Educação especial, Altas habilidades , Superdotação, Atendimento educacional especializadoResumo
Com o intuito de conhecer as possibilidades para a escolarização de estudantes com altas habilidades/superdotação e ampliar o olhar sobre as necessidades educacionais desses sujeitos, convidamos professores que atuam na Educação Básica a compartilharem suas práticas, observações e experiências nesta pesquisa exploratória, de abordagem quali-quanti. Tendo embasamento em teóricos como Alencar (1986), Fleith (2007), Virgolim (2007), Pérez e Freitas (2011) e Gardner (1994), os dados empíricos obtidos por meio da aplicação do questionário e de entrevistas semiestruturadas foram analisados e nos possibilitaram uma análise ampliada de práticas como o enriquecimento curricular, a flexibilização/ compactação de conteúdos e a aceleração e sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado direcionado a esse público-alvo. Ademais, pudemos apreender características essenciais para a identificação de indivíduos com altas habilidades/superdotação e refletir acerca do papel que o professor ocupa no processo de reconhecimento dessas habilidades superiores.
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