Inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndrome rara: uma revisão bibliográfica sistemática
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.2982Palavras-chave:
Síndromes raras, Deficiência Intelectual, Educação Especial, Educação Inclusiva, AprendizagemResumo
Este estudo objetivou trazer à tona um panorama das pesquisas desenvolvidas com foco analítico nos processos de inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndrome rara. Para tanto, foram cartografados estudos desenvolvidos no Brasil na área da educação e, para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, que consistiu em buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e na Revista Brasileira de Educação Especial, no período de 2011 a 2021. Esse processo resultou, após análise dos critérios de inclusão e de exclusão, na seleção de 10 estudos. Como resultados, salienta-se a premência da realização de mais estudos voltados para a inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual causada por síndromes raras, pois grande parte dos estudos encontrados são da área médica. Nesse sentido, advoga-se que a educação precisa envidar mais esforços para endossar a produção bibliográfica acerca desses sujeitos que estão na escola comum e necessitam de práticas pedagógicas adaptadas às suas especificidades.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Michell Pedruzzi Mendes; BRAVO, Dirlan de Oliveira Machado; DRAGO, Rogério. Síndrome de Moebius: Relato de caso na educação de jovens e adultos. FACEVV, v. 6, n. 1, 2013.
ARAÚJO, Michell Pedruzzi Mendes; Drago, Rogério. A história de vida de um sujeito com a Síndrome de Klinefelter. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 61, 2018, p. 405–416. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X23576. Acesso em: 10 set. 2022.
ARAÚJO, Michell Pedruzzi Mendes. Assim como as borboletas: a história de vida de Bianca e a síndrome de Turner. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil, 2020.
BRAGA, Lívia Vares da Silva. O aluno com deficiência causada pela Síndrome de Williams na escola comum: processos inclusivos pela fala daqueles que os vivenciam. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
BRAVO, Dirlan de Oliveira Machado. O processo de inclusão escolar de uma criança com síndrome de Noonan: um estudo de caso. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/10515/o-metodo-da-revisao-integrativa-nos-estudos-organizacionais/i/pt-br. Acesso em: 18 set. 2022.
CASTRO, Aldemar Araujo. Revisão sistemática e metanálise. São Paulo: LED-DIS/UNIFESP, 2006.
DRAGO, Rogério.; PINEL, Hiran. Alunos com síndrome rara na escola comum: um olhar fenomenológico-existencial. Linhas Críticas, Brasília[S. l.], v. 20, n. 43, p. 605–627, 2014. DOI: 10.26512/lc.v20i43.4395. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4395. Acesso em: 17 jun. 2022.
DRAGO, Rogério. Estudos e Pesquisas sobre Síndromes: relatos de casos. Rio de Janeiro: WAK, 2013.
DRAGO, Rogério. Síndromes: conhecer, planejar e incluir. 1. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2012.
DRAGO, Rogério. Transtornos do desenvolvimento e deficiência: inclusão e escolarização. Rio de Janeiro: WAK, 2014.
FERRARI, Marlinda Gomes. O Sujeito com Síndrome de Christ-Siemens-Touraine ou Displasia Ectodérmica Hipoidrótica: adolescência, corporeidade e subjetividade. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil, 2017.
GONRING, Vilmara Mendes A criança com síndrome de Asperger na educação infantil: um estudo de caso. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil, 2014.
LELLIS, Marcella Gomes de Oliveira. O Aluno com Síndrome de Prader-Willi na Escola Comum: Inclusão, Escolarização e Processos de Subjetivação. 2015. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
MESQUITA, Guida. O processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual no 1º ano do ensino fundamental. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, v. 1, p. 257-270, 2016.
PEROVANO, Maycon de Oliveira. A criança com síndrome de Cornélia de Lange na educação infantil: um estudo de caso. 2020. 117 f.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.
PADILHA, Anna Maria Lunardi. BIANCA: O ser simbólico: para além dos limites da deficiência mental. Tese de doutorado, Faculdade de Educação-Unicamp, Campinas, SP, Brasil, 2000.
PAGE, Matthew J. et al. PRISMA 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. BMJ, v. 372, 2021. Disponível em: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n160. Acesso em: 05 set. 2022.
PERISSÉ, André Reynaldo Santos et al. Revisões sistemáticas (inclusive metanálises) e diretrizes clínicas. In: Gomes M. M. (Org.). Medicina baseada em evidências: princípios e práticas. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso; 2001. p. 131-48.
ROTHER, Edna Tereza. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi , jun. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Valdete Teles Xavier Soares, Michell Pedruzzi Mendes Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.