A avaliação da produção intelectual na pós-graduação brasileira: implicações para as áreas de Ensino e Educação
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.10.2026.4293Palavras-chave:
Avaliação da produção intelectual, Pós-graduação stricto sensu, Ensino e EducaçãoResumo
O editorial analisa as mudanças introduzidas pela CAPES no processo de avaliação da produção intelectual dos programas de pós-graduação stricto sensu para o quadriênio 2025–2028, com ênfase nos artigos científicos das áreas de Ensino e Educação. Destaca-se a transição do modelo centrado no Qualis Periódico para uma avaliação focada na produção intelectual individual, considerando a aderência à área, o impacto acadêmico e educacional e a consistência teórico-metodológica dos trabalhos. O texto discute ainda o papel dos periódicos científicos diante desse novo cenário, enfatizando a importância da curadoria editorial, da integridade científica e da visibilidade qualificada da produção. Por fim, problematiza a incorporação de ferramentas de inteligência artificial nos processos de avaliação e fomento, ressaltando os desafios éticos e institucionais que se impõem à pesquisa educacional contemporânea.
Downloads
Referências
BRASIL. André Brasil. A inteligência artificial na pesquisa e no fomento: desafios e oportunidades. Brasília: CAPES, Divisão de Estudos e Pesquisas sobre a Avaliação, Diretoria de Avaliação, 2025. Texto para discussão. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/23042025_Relatorio_2575649_A_inteligencia_artificial_na_pesquisa_e_no_fomento.pdf. Acesso em: 22 dez. 2025.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Relatório de Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu: fundamentos e diretrizes. Brasília: CAPES, 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Documento de Área: Área de Ensino. Brasília: CAPES, 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Documento de Área: Educação. Brasília: CAPES, 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Ofício Circular nº 6/2024 – Atualização dos critérios de avaliação da produção intelectual. Brasília: CAPES, 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Ficha de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação – Quadriênio 2025–2028. Brasília: CAPES, 2024.
CAPES. Lançamento das novas diretrizes da Avaliação de Permanência. [S. l.], 6 maio 2025a. 1 vídeo (124 min). Publicado pelo canal CAPES. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tNru-lc8uxg. Acesso em: 22 dez. 2025.
CAPES. PodCAPES | Avaliação Quadrienal: o que muda. [S. l.], 13 jan. 2025. 1 vídeo (22 min). Publicado pelo canal CAPES. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pr8eInu8BkE. Acesso em: 22 dez. 2025b.
CAPES. Planejamento do quadriênio 2025–2028: documentos orientadores. [S. l.], 22 maio 2025. 1 vídeo (102 min). Publicado pelo canal CAPES. Disponível em: www.youtube.com. Acesso em: 22 dez. 2025c.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maykon Gonçalves Müller, Nelson Luiz Reyes Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.












