Estado do conhecimento sobre a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores de Ciências: uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3671Palavras-chave:
Abordagem CTS, Formação de professores de Ciências, Anos finais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo aborda a influência da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores, analisando artigos dos últimos vinte anos. Destaca-se a crescente conscientização sobre a importância do CTS na formação docente, proporcionando uma visão ampla da Ciência e Tecnologia. No entanto, são identificados desafios, como a falta de integração plena nos currículos de formação, limitando a abordagem de temas sociocientíficos. A escassez de recursos e apoio institucional também dificulta sua incorporação. Recomenda-se compartilhar experiências, desenvolver estratégias de formação e integrar o CTS em políticas educacionais para fortalecer sua presença na formação de professores. Este estudo destaca a necessidade contínua de pesquisa e prática na área, visando formar professores capazes de abordar os aspectos sociais, éticos e políticos da Ciência e Tecnologia.
Downloads
Referências
AIKENHEAD, G. S. Research into STS science education. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4005. Acesso em: 18 dez. 2023.
ALMEIDA, E. S.; GEHLEN, S. T. Organização Curricular na perspectiva Freire-CTS: propósitos e possibilidades para a Educação em Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/PpRfKfcbX5RSQFHMLmvmwFh/. Acesso em: 18 dez. 2023.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, p. 1-13, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wJMcpHfLgzh53wZrByRpmkd/. Acesso em: 18 dez. 2023.
AZEVEDO, R. O. M. et al. Questões sóciocientíficas com enfoque CTS na formação de professores de Ciências: perspectiva de complementaridade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, n. 18, p. 84-98, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2025. Acesso em: 18 dez. 2023.
BARROS, R. L.; SOUZA, A. C. R. Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas interações no contexto Educacional Brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação, v. 30, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6712. Acesso em: 18 dez. 2023.
BAZZO, W. A. Quase três décadas de CTS no Brasil! Sobre avanços, desconfortos e provocações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 260-278, 2018. DOI: 10.3895/rbect.v11n2.8427. Acesso em: 18 dez. 2023.
BINATTO, P. F.; CHAPANI, D. T.; DUARTE, A. C. S. Formação reflexiva de professores de ciências e enfoque ciência, tecnologia e sociedade: possíveis aproximações. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 131-152, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p131. Acesso em: 18 dez. 2023.
BINATTO, P. F. et al. Análise das Reflexões de Futuros Professores de Biologia em Discussões Fundamentadas pelo Enfoque CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 931-951, 2017. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173931. Acesso em: 18 dez. 2023.
DECONTO, D. C. S. A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física: um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 442, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/109803. Acesso em: 18 dez. 2023.
DELABENETTA, R. A.; SCHNEIDER, E. M.; DAMKE, A. S. Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 6, n. 11, p. 144-168, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/0. Acesso em: 18 dez. 2023.
DOMICIANO, T. D.; LORENZETTI, L. A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade no Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172020210105. Acesso em: 18 dez. 2023.
FABRÍCIO, T. M.; FREITAS, D. Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, 2020. DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8673. Acesso em: 18 dez. 2023.
GURGEL, C. M. A.; MARIANO, G. E. Concepção de neutralidade e objetividade da ciência e tecnologia na formação de professores de ciências: argumentos para a inserção da história e sociologia da ciência na construção do conhecimento científico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.3895/S1982-873X2008000100004. Acesso em: 18 dez. 2023.
JUNIOR, A. F. T. et al. Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão socio científica com futuros professores de física. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, 2020. DOI: 10.3895/rbect.v13n2.5971. Acesso em: 18 dez. 2023.
MAGALHÃES, S. I. R.; TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico. Um programa de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 85-110, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37419205.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. 2 ed. rev. Unijuí. 2014.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, 5(2), 154–164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875. Acesso em: 18 dez. 2023.
MÜNCHEN, S. A Inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade na formação inicial de professores de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 4, p. 416-434, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3557. Acesso em: 18 dez. 2023.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR on-line, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2010. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728. Acesso em: 18 dez. 2023.
OLIVEIRA, G. C. A.; NETO, A. T. Inter, Trans, Pluri e Multi (Disciplinaridade). Como esses conceitos contribuem para a sala de aula do professor de Língua Nacional? Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315117568_INTER_TRANS_PLURI_E_MULTI_DISCIPLINARIDADE_COMO_ESSES_CONCEITOS_CONTRIBUEM_PARA_A_SALA_DE_AULA_DO_PROFESSOR_DE_LINGUA_NACIONAL. Acesso em: 18 dez. 2023.
OLIVEIRA, R. et al. Orientações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e pensamento crítico no ensino de ciências: compreensões tecidas a partir do mapeamento de pesquisas brasileiras. Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, v. 17, n. 51, p. 285-305, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8738134. Acesso em: 18 dez. 2023.
RODRÍGUEZ, A. S. M.; DEL PINO, J. C. O enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na reconstrução da identidade profissional docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p90. Acesso em: 18 dez. 2023.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 2, p. 110-132, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL. Acesso em: 18 dez. 2023.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/355. Acesso em: 18 dez. 2023.
SILVA, R. et al. Professores de Química em Formação Inicial: o que Pensam e Dizem sobre as Relações entre Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 537-563, 2019. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u537563. Acesso em: 18 dez. 2023.
SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Materiais didáticos elaborados por professores de Química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 65-83, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010005. Acesso em: 18 dez. 2023.
SOUSA, R. G.; BRITO, L. P. Controvérsias em experiências pedagógicas CTS/CTSA na formação inicial de professores de ciências: o que dizem algumas dissertações e teses brasileiras? Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 12, n. 23, p. 85-102, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2015. Acesso em: 18 dez. 2023.
TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200003. Acesso em: 18 dez. 2023.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Ciência & Educação (Bauru), v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000200004. Acesso em: 18 dez. 2023.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Pensamento crítico e criativo para uma educação ciência-tecnologia-sociedade. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad -CTS, v. 17, n. 51, p. 141-155, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8738127.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
TORRES, I. C.; SILVA, J. L.; ALVES, F. M. D. Alfabetização científica e tecnológica: uma necessidade à formação docente. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 3, n. 06, 2017. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.231. Acesso em: 18 dez. 2023.
VIEIRA, R. M.; MARTINS, I. P. Formação de professores principiantes do ensino básico: suas concepções sobre ciência-tecnologia-sociedade. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 2, n. 6, p. 101-121, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/924/92420604.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alex Antunes Mendes; Maykon Gonçalves Müller, Nelson Luiz Reyes Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.