Estado do conhecimento sobre a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores de Ciências: uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3671

Palavras-chave:

Abordagem CTS, Formação de professores de Ciências, Anos finais do Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo aborda a influência da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores, analisando artigos dos últimos vinte anos. Destaca-se a crescente conscientização sobre a importância do CTS na formação docente, proporcionando uma visão ampla da Ciência e Tecnologia. No entanto, são identificados desafios, como a falta de integração plena nos currículos de formação, limitando a abordagem de temas sociocientíficos. A escassez de recursos e apoio institucional também dificulta sua incorporação. Recomenda-se compartilhar experiências, desenvolver estratégias de formação e integrar o CTS em políticas educacionais para fortalecer sua presença na formação de professores. Este estudo destaca a necessidade contínua de pesquisa e prática na área, visando formar professores capazes de abordar os aspectos sociais, éticos e políticos da Ciência e Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Antunes Mendes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Química pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG), especialista em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestra em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE) na mesma Instituição.

Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça - IFSul/CaVG

Possui graduação em Licenciatura em Física (UFRGS - 2010), Mestrado em Ensino de Física (UFRGS - 2013) e Doutorado em Ensino de Física (UFRGS - 2017). É professor EBTT de Física no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça. Está vinculado como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação PPGCITED. A área da pesquisa em que atua envolve a investigação de inovações didáticas no ensino de Ciências; mais especificamente, a adoção e difusão de práticas pedagógicas inovadoras.

Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça - IFSul/CaVG

Licenciado em Ciências pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1984), graduação em Ciências Habilitação em Física pela Universidade Católica de Pelotas (1991), mestrado em Ensino de Física pela UFRGS (2009) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (2020). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas - Visconde da Graça). Tem experiência em Física Geral e na Formação de Professores. Trabalha no Ensino Médio, na Graduação (Tecnólogos e Licenciaturas) e na Pós-graduação.

Referências

AIKENHEAD, G. S. Research into STS science education. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4005. Acesso em: 18 dez. 2023.

ALMEIDA, E. S.; GEHLEN, S. T. Organização Curricular na perspectiva Freire-CTS: propósitos e possibilidades para a Educação em Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/PpRfKfcbX5RSQFHMLmvmwFh/. Acesso em: 18 dez. 2023.

AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, p. 1-13, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wJMcpHfLgzh53wZrByRpmkd/. Acesso em: 18 dez. 2023.

AZEVEDO, R. O. M. et al. Questões sóciocientíficas com enfoque CTS na formação de professores de Ciências: perspectiva de complementaridade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, n. 18, p. 84-98, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2025. Acesso em: 18 dez. 2023.

BARROS, R. L.; SOUZA, A. C. R. Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas interações no contexto Educacional Brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação, v. 30, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6712. Acesso em: 18 dez. 2023.

BAZZO, W. A. Quase três décadas de CTS no Brasil! Sobre avanços, desconfortos e provocações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 260-278, 2018. DOI: 10.3895/rbect.v11n2.8427. Acesso em: 18 dez. 2023.

BINATTO, P. F.; CHAPANI, D. T.; DUARTE, A. C. S. Formação reflexiva de professores de ciências e enfoque ciência, tecnologia e sociedade: possíveis aproximações. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 131-152, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p131. Acesso em: 18 dez. 2023.

BINATTO, P. F. et al. Análise das Reflexões de Futuros Professores de Biologia em Discussões Fundamentadas pelo Enfoque CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 931-951, 2017. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173931. Acesso em: 18 dez. 2023.

DECONTO, D. C. S. A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física: um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 442, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/109803. Acesso em: 18 dez. 2023.

DELABENETTA, R. A.; SCHNEIDER, E. M.; DAMKE, A. S. Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 6, n. 11, p. 144-168, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/0. Acesso em: 18 dez. 2023.

DOMICIANO, T. D.; LORENZETTI, L. A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade no Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172020210105. Acesso em: 18 dez. 2023.

FABRÍCIO, T. M.; FREITAS, D. Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, 2020. DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8673. Acesso em: 18 dez. 2023.

GURGEL, C. M. A.; MARIANO, G. E. Concepção de neutralidade e objetividade da ciência e tecnologia na formação de professores de ciências: argumentos para a inserção da história e sociologia da ciência na construção do conhecimento científico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.3895/S1982-873X2008000100004. Acesso em: 18 dez. 2023.

JUNIOR, A. F. T. et al. Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão socio científica com futuros professores de física. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, 2020. DOI: 10.3895/rbect.v13n2.5971. Acesso em: 18 dez. 2023.

MAGALHÃES, S. I. R.; TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico. Um programa de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 85-110, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37419205.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. 2 ed. rev. Unijuí. 2014.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, 5(2), 154–164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875. Acesso em: 18 dez. 2023.

MÜNCHEN, S. A Inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade na formação inicial de professores de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 4, p. 416-434, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3557. Acesso em: 18 dez. 2023.

NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR on-line, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2010. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728. Acesso em: 18 dez. 2023.

OLIVEIRA, G. C. A.; NETO, A. T. Inter, Trans, Pluri e Multi (Disciplinaridade). Como esses conceitos contribuem para a sala de aula do professor de Língua Nacional? Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315117568_INTER_TRANS_PLURI_E_MULTI_DISCIPLINARIDADE_COMO_ESSES_CONCEITOS_CONTRIBUEM_PARA_A_SALA_DE_AULA_DO_PROFESSOR_DE_LINGUA_NACIONAL. Acesso em: 18 dez. 2023.

OLIVEIRA, R. et al. Orientações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e pensamento crítico no ensino de ciências: compreensões tecidas a partir do mapeamento de pesquisas brasileiras. Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, v. 17, n. 51, p. 285-305, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8738134. Acesso em: 18 dez. 2023.

RODRÍGUEZ, A. S. M.; DEL PINO, J. C. O enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na reconstrução da identidade profissional docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p90. Acesso em: 18 dez. 2023.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 2, p. 110-132, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL. Acesso em: 18 dez. 2023.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/355. Acesso em: 18 dez. 2023.

SILVA, R. et al. Professores de Química em Formação Inicial: o que Pensam e Dizem sobre as Relações entre Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 537-563, 2019. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u537563. Acesso em: 18 dez. 2023.

SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Materiais didáticos elaborados por professores de Química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 65-83, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010005. Acesso em: 18 dez. 2023.

SOUSA, R. G.; BRITO, L. P. Controvérsias em experiências pedagógicas CTS/CTSA na formação inicial de professores de ciências: o que dizem algumas dissertações e teses brasileiras? Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 12, n. 23, p. 85-102, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2015. Acesso em: 18 dez. 2023.

TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200003. Acesso em: 18 dez. 2023.

TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Ciência & Educação (Bauru), v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000200004. Acesso em: 18 dez. 2023.

TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Pensamento crítico e criativo para uma educação ciência-tecnologia-sociedade. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad -CTS, v. 17, n. 51, p. 141-155, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8738127.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

TORRES, I. C.; SILVA, J. L.; ALVES, F. M. D. Alfabetização científica e tecnológica: uma necessidade à formação docente. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 3, n. 06, 2017. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.231. Acesso em: 18 dez. 2023.

VIEIRA, R. M.; MARTINS, I. P. Formação de professores principiantes do ensino básico: suas concepções sobre ciência-tecnologia-sociedade. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 2, n. 6, p. 101-121, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/924/92420604.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

Antunes Mendes, A., Gonçalves Müller, M., & Marques, N. L. R. (2024). Estado do conhecimento sobre a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores de Ciências: uma análise crítica. Revista Educar Mais, 8, 38–51. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3671

Edição

Seção

Artigos