Narrativas de mães de sujeitos com transtornos do desenvolvimento: um olhar sócio histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.140-155.1730

Palavras-chave:

Mães, Transtornos do Desenvolvimento, Narrativas. Inclusão escolar.

Resumo

A expectativa do nascimento de um bebê é permeada de investimentos psíquicos e emocionais e da idealização de um filho "perfeito" e saudável. No entanto, a chegada de um filho com um transtorno do desenvolvimento pode ocasionar preocupações e incertezas, dependendo do grau de comprometimento da criança ou dos aspectos socioculturais que permeiam a aceitação dos progenitores. O presente artigo se debruça sobre as narrativas de mães que possuem filhos com transtornos do desenvolvimento, a partir da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e colaboradores, visando compreender os processos de inclusão escolar, familiar e social vivenciados por essas mães e seus filhos. Para tal, optou-se pela pesquisa do tipo exploratória, em uma abordagem qualitativa. O estudo desenvolvido alerta para a necessidade de acompanhamento de pais e filhos por uma equipe multidisciplinar e evidencia a capacidade adaptativa dos pais, com o passar do tempo, possivelmente pela internalização do processo de aceitação, haja vista os estereótipos e estigmas sociais que ampliam a deficiência para além de seu caráter estritamente orgânico (biológico).

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Biografia do Autor

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Faculdade Multivix-ES Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do curso de Pedagogia e de Enfermagem da Faculdade Multivix-ES

Doutor em Educação-UFES

Mestre em Educação-UFES

Especialista em Educação Inclusiva 

Biólogo (UFES) e Pedagogo (CESUMAR)

Sabrina da Silva Machado Trento, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/UFES). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Educação Física Escolar para a educação básica (UFES). Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal da Serra/ES.

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui pós-doutorado em Educação (PPGE/CEUFES). É Doutor em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio e Mestre em Educação (PPGE/CE/UFES). É Graduado em pedagogia pela UFES. É professor Associado do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2020-02-24

Como Citar

Araújo, M. P. M., Trento, S. da S. M., & Drago, R. (2020). Narrativas de mães de sujeitos com transtornos do desenvolvimento: um olhar sócio histórico. Revista Educar Mais, 4(1), 140–155. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.140-155.1730

Edição

Seção

Artigos