Experimentação como proposta metodológica para o ensino de Química na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2851

Palavras-chave:

Ensino de Ciências;, Experimentação;, Laboratório de Ciências.

Resumo

Neste artigo apresenta-se parte da produção educacional de uma dissertação de mestrado profissional da área de Ensino de Ciências. Esta produção foi elaborada com objetivo de demonstrar e divulgar a metodologia da experimentação no Ensino de Química, bem como, fornece as etapas básicas para que esta metodologia de ensino possa ser aplicada na Educação Básica. A pesquisa é de cunho qualitativa e foi desenvolvida uma sequência didática baseada na em Zuliani e Ângelo (2001) e adaptada para esse trabalho. Alguns Experimentos desta sequência didática foram implementados em turmas de Primeiro Ano do Ensino Médio durante as aulas de Química com a orientação da professora pesquisadora e após a aplicação dos Experimentos a análise dos resultados foi elaborada de forma qualitativa. Nesse trabalho serão apresentados alguns Experimentos que não foram aplicados durante a pesquisa, mas que pela análise e discussão do conjunto de atividades implementadas se confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático e os alunos protagonistas de suas aprendizagens. Ao produzir experimentos o professor pode escolher o conteúdo a ser trabalhado, o grau de dificuldades conceituais abordados em cada experimento e, principalmente, leva em consideração quem será o público que trabalhará com cada situação produzida.

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Biografia do Autor

Raquel Pereira Neves Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora das escolas Estadual de Educação Básica Eduardo Lopes da Rosa e Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Pereira Teixeira no município de Vila Nova do Sul, Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa, Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química - FACINTER, Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Integrante dos Projetos de Pesquisa: Fundamentos para o emprego da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica; Atividade Experimental Problematizada (AEP): estrutura teórico-metodológica como estratégia pedagógica qualificadora ao ensino experimental de ciências e do Projeto de Extensão: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências-UNIPAMPA. Possui experiência na docência na área de Ciências, Física, Química.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

Gonçalves, R. . P. N., & Goi, M. E. J. (2022). Experimentação como proposta metodológica para o ensino de Química na Educação Básica. Revista Educar Mais, 6, 687–703. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2851

Edição

Seção

Artigos