Experimentação como proposta metodológica para o ensino de Química na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2851Palavras-chave:
Ensino de Ciências;, Experimentação;, Laboratório de Ciências.Resumo
Neste artigo apresenta-se parte da produção educacional de uma dissertação de mestrado profissional da área de Ensino de Ciências. Esta produção foi elaborada com objetivo de demonstrar e divulgar a metodologia da experimentação no Ensino de Química, bem como, fornece as etapas básicas para que esta metodologia de ensino possa ser aplicada na Educação Básica. A pesquisa é de cunho qualitativa e foi desenvolvida uma sequência didática baseada na em Zuliani e Ângelo (2001) e adaptada para esse trabalho. Alguns Experimentos desta sequência didática foram implementados em turmas de Primeiro Ano do Ensino Médio durante as aulas de Química com a orientação da professora pesquisadora e após a aplicação dos Experimentos a análise dos resultados foi elaborada de forma qualitativa. Nesse trabalho serão apresentados alguns Experimentos que não foram aplicados durante a pesquisa, mas que pela análise e discussão do conjunto de atividades implementadas se confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático e os alunos protagonistas de suas aprendizagens. Ao produzir experimentos o professor pode escolher o conteúdo a ser trabalhado, o grau de dificuldades conceituais abordados em cada experimento e, principalmente, leva em consideração quem será o público que trabalhará com cada situação produzida.
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