Revisão de literatura: saúde no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3678

Palavras-chave:

Saúde, Escola, Adolescentes, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar e identificar uma amostragem de trabalhos encontrados na literatura sobre a temática “saúde no espaço escolar”. Para tanto, foi realizado um levantamento das publicações existentes nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2013 a 2021. A pesquisa partiu da busca dos seguintes descritores: “saúde”, “adolescentes/adolescência”, “qualidade de vida” e “escola”, procurados nos títulos e palavras-chave das seções “Educação em Saúde” e “Educação em Ciências e Educação em Saúde”. Após a leitura foram cruzadas as palavras-chave “saúde” e “escola” e foram encontrados 21 artigos, que foram analisados de forma qualitativa por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da leitura emergiram as seguintes categorias: i) a importância da formação de professores; ii) a importância da temática saúde; e iii) aspectos legais da temática saúde na Educação Básica. Os resultados revelam que a temática é pouco abordada e há escassez de estudos realizados na área sobre saúde no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição do Monte Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pedagoga e Educadora do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Educação em Ciências na UFRGS.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Referências

AMORIM, Denise de Souza et al. Discutindo saúde na escola a partir das concepções dos alunos: Novas abordagens para ampliar concepções prévias. Anais do ENPEC 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/listaresumos_1.htm

ANZOATEGUI, Simone de Deus; CORDEIRO Maria José de Jesus Alves. A doação de Sangue e o Programa Saúde na Escola: a educação em saúde estimulando a cidadania. Anais do ENPEC, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/indiceautor.htm#A

ARGOLLO, Nayara. Transtornos do déficit de atenção com hiperatividade: aspectos neurológicos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 7, p. 197-201, 2003.

ASSIS, Sheila S.; JORGE, Tania C. A. Ações intersetoriais para o controle das doenças negligenciadas e promoção da saúde: uma análise do Programa Saúde na Escola (PSE) e suas contribuições para o Ensino de Ciências. Anais do ENPEC, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/indiceautor.htm#A

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília, DF (Caderno de Atenção Básica) n. 17, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. E dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 16 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivel_03/LeisI//8069.htm.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. DOU de 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos temas transversais: saúde. Secretaria de Ensino Fundamental: Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular. Câmara de Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Projeto Promoção de Saúde no contexto escolar. Revista de Saúde Pública, v. 36, n. 2, p. 533-535, 2002.

BRASIL. República Federativa. Decreto Presidencial n. 6.286 de 5 de dezembro de 2007, Cria o Programa Nacional Saúde na Escola. DOU de 6 de dezembro de 2007. Seção 2, p. 2.

BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da Saúde e Saúde Pública. ENSP, Rio de Janeiro, 1998. 178 p.

CARDOSO, V.; REIS, A. P.; IERVOLINO, S. A. Escolas promotoras de saúde. Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 18, n. 2, p. 107-115, 2008.

CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos M. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2003.

DE JESUS, R. F.; GARCIA, R. N. Análise da abordagem de temas alusivos à saúde em documentos oficiais relacionados às práticas educativas em Ciências da Natureza. Revista Eletrônica de Ensenanza de las Ciencias, v. 18, n. 1, p. 79-103, 2019.

DIAS, Patrícia da Silva; GOI, Mara Elisângela J. Revisão de literatura: intervenções sobre saúde e educação no contexto escolar. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, 2021.

DOS SANTOS, Telma T.; MEIRELLES, Rosane M. S. de. A inserção do tema saúde na escola: uma retrospectiva histórica. Anais do ENPEC, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/listaresumos.htm

FAIAL, Ligia C. M. et al. A escola como campo de promoção à saúde na adolescência: revisão literária. Revista Pró-UniverSUS, v. 07, n. 2, p. 22-29, Jan./Jun. 2016.

FEIJÓ, Ricardo Bécker; OLIVEIRA, Ercio. A. Comportamento de risco na adolescência. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 77, p. 125-134. 2001.

FIGUEIREDO, Túlio Alberto Martin de; MACHADO, Vera Lúcia Taqueti; ABREU, Margaret Mirian Scherrer de. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 397-402, 2010.

FONSECA, F. A escola como espaço facilitador para a promoção da saúde e prevenção de riscos. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2008, Niterói. Caderno de Resumos do Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Niterói: UNIPLI, v. 1, p. 19-24, 2008.

GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113. p. 1355-1379, 2011.

GONÇALVES, Jizéli Marciano; REZENDE, Lorenna Cardoso.; FEISTEL, Roseli Adriana Blumke. Promoção da saúde sexual e reprodutiva de mulheres adolescentes no espaço escolar: um estado da arte. Anais do ENPEC, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76586

ILHA, Phillip Vilanova et al. A transversalidade do tema promoção da saúde nas disciplinas escolares. Anais do ENPEC, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0959-1.pdf

JESUS, Rehnan Ferraz de; SAWITZKI, Rosalvo Luis. Formação de professores unidocentes e o tema transversal saúde: possibilidades e apontamentos. Revista Eletrônica de Ensenanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 341-361, 2016.

JESUS, Raquel Andrade de; FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira. Percepção de professores do ensino fundamental sobre a educação em saúde na prática pedagógica de uma escola pública. Anais do ENPEC, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm

LANES, Karolina G. et al. Alternativas interdisciplinares para a promoção da saúde do escolar. Anais do ENPEC, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0465-1.pdf

MALACARNE, Vilmar. Os professores de química, física e biologia da região oeste do Paraná: formação e atuação. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2007.

MARIA, Cláudia; PEREIRA, Carlos Alberto S. Avaliação dos materiais didáticos para a promoção da saúde escolar, no município de Volta Redonda: micção e seus transtornos. Anais do ENPEC 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0757-1.pdf

MARINHO, Júlio César Bresolin. Educação em saúde na escola: um ensaio sobre aspectos do currículo, do ensino e da aprendizagem. Anais do ENPEC, 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/listaresumos_1.htm

MARINHO, Júlio César Bresolin.; SILVA, João Alberto. da. Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares. Revista Ensino Saúde e Ambiente, v. 6, n. 3, p. 21-38, Dez./2013.

MARINHO, Júlio César Bresolin; SILVA, João Alberto da. Implicações de atividades que priorizam o fazer para a concretização da educação em saúde. Anais do ENPEC, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0232-1.pdf

MARINHO, Júlio César Bresolin; SILVA, João Alberto da. Educação e saúde em bases de significados e diferenciações. Anais do ENPEC, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/indiceautor.htm#M

MOHR, Adriana. Análise do conteúdo de saúde em livros didáticos. Ciência & Educação (Bauru), v. 6, p. 89-106, 2000.

MOHR, Adriana.; SCHALL, Virginia T. Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a Educação Ambiental. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 199-203, abr./jun. 1992.

MOREIRA, Carlos Eduardo. Formação continuada de professores: entre o improviso e a profissionalização. Florianópolis: Insular, 2002.

OLIVEIRA, Daise Silva P.; PRATA, Rita V. Saúde, uma questão escolar: abordagem do Projeto Político Pedagógico. Anais do ENPEC, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0914-1.pdf

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Constituição de Genebra. 1948.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Carta de Ottawa. Primeira Conferência Internacional sobre promoção da saúde; novembro de 1986; Ottawa; Canadá. In: Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2001.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório Mundial Sobre a Prevenção da Violência e Saúde, 2014. Genebra/São Paulo, v. 23, n. 1, p. 24-31.

PEREIRA; Claudiana M. et al. Antibióticos: percepções dos estudantes do 2 ano do Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal. Anais do ENPEC, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76380

PERIM, Claudilene M.; GIANNELLA, Taís; STRUCHINER, Miriam. Análise do uso de um jogo educativo sobre saúde com adolescentes no ambiente escolar. Anais do ENPEC, 2013.

RAMOS, Larisse V.; OSMAN, Sonia M. R. Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para escolares do ensino básico da Escola Municipal Francisca Mafra de Carvalho de Manacapuru/AM. Anais do ENPEC, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/listaresumos.htm

ROCHA, Amarílis et al. Saúde escolar em construção: que projetos? Millenium-Journal of Education, Technologies and Health, n. 41, p. 89?113, 2016.

RODRIGUES, Carolina B. C.; MENEZES, Karla M.; CANDITO, Vanessa. Promoção da saúde na escola: panorama das teses e dissertações produzidas no Brasil. Anais XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC EM REDES – 27 de setembro a 01 de outubro 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75940

SANTOS, Geryticia L. S. et al. Contribuições da escola na promoção da educação em saúde: concepções de crianças e adolescentes diabéticos. Anais do ENPEC, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm

SANTOS, Telma T.; MEIRELLES. Rosane M. S. A inserção do tema saúde na escola: uma retrospectiva histórica. Anais do ENPEC, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/listaresumos.htm

SCHWINGEL, Tatiane C. P. G.; ARAUJO, Maria Cristina P.; BOFF, Eva T. O. A promoção da saúde na educação em saúde na escola. Anais do ENPEC, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/indiceautor.htm#S

SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhãoes; DESSEN, Maria Auxiliadora. Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 28, n. 1, p. 101-108, 2012.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Formação de professores e prática docente: os dilemas contemporâneos. São Paulo: Editora da UNESP, 2011.

SILVA, Ronaldo Adriano. Ribeiro da; SALVI. Rosana Figueiredo. O estado do conhecimento das pesquisas em educação em saúde: ênfase em educação em diabetes na escola. Anais do ENPEC 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/listaresumos_1.htm

SILVA, Regina Fátima Teixeira. Abordagens do consumo de álcool e outras drogas em uma instituição educacional. Anais do ENPEC, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1619-1.pdf

STAUFFER, Anakeila de Barros. A dimensão política da escola pública e o projeto político-pedagógico. In: Estudos de politecnia e saúde: volume 2 / Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2007.

VENTURI, Tiago; MOHR, Adriana. Análise da educação em saúde em publicações da área de ciências. Anais...VIII Encontro de Pesquisa em Educação e I Congresso Ibero-americano de Investigação e Ensino de Ciências. UNICAMP, 2011.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Department of Mental Health; Substance Abuse. Global status report on alcohol 2004. World Health Organization, 2004.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Soares, M. da C. do M., & Goi, M. E. J. (2024). Revisão de literatura: saúde no contexto escolar. Revista Educar Mais, 8, 158–175. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3678

Edição

Seção

Artigos