Revisão de literatura: saúde no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3678Palavras-chave:
Saúde, Escola, Adolescentes, Educação BásicaResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar e identificar uma amostragem de trabalhos encontrados na literatura sobre a temática “saúde no espaço escolar”. Para tanto, foi realizado um levantamento das publicações existentes nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2013 a 2021. A pesquisa partiu da busca dos seguintes descritores: “saúde”, “adolescentes/adolescência”, “qualidade de vida” e “escola”, procurados nos títulos e palavras-chave das seções “Educação em Saúde” e “Educação em Ciências e Educação em Saúde”. Após a leitura foram cruzadas as palavras-chave “saúde” e “escola” e foram encontrados 21 artigos, que foram analisados de forma qualitativa por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da leitura emergiram as seguintes categorias: i) a importância da formação de professores; ii) a importância da temática saúde; e iii) aspectos legais da temática saúde na Educação Básica. Os resultados revelam que a temática é pouco abordada e há escassez de estudos realizados na área sobre saúde no espaço escolar.
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