Formação continuada de professores da rede básica de ensino de municípios da região da campanha e fronteira oeste/RS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.2971Palavras-chave:
Formação em Serviço;, Educação pública;, Ensino de Ciências.Resumo
Neste texto apresenta-se uma pesquisa sobre a temática Formação Continuada de Professores e tem como pergunta de pesquisa: Como foi ofertada a formação continuada dos professores em alguns municípios da região da Campanha, Fronteira Oeste e um município limítrofe de Caçapava do Sul, RS nos últimos 5 anos? Tem-se por objetivo realizar estudo sistemático sobre as jornadas de formação continuada durante o período de 2017 a 2021, destacando se ocorreu formação específica para cada área do conhecimento e, em especial, em Ciências da Natureza. A investigação foi realizada pela interpretação de um questionário composto por questões de múltipla escolha e questões descritivas que foi enviado aos professores. A análise foi feita de forma quanti-qualitativa a partir dos dados apurados e das categorias a priori. Pelo levantamento dos dados foi possível perceber que aconteceu pouca formação específica para cada área do conhecimento, sendo este um desafio para as Secretarias de Educação, pois os professores alegaram que as formações não estavam de acordo com suas expectativas.
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