Educação Ambiental no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3659

Palavras-chave:

Resíduo sólido urbano, Trabalahadores da educação, Formação continuada

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre o conhecimento dos trabalhadores da educação sobre Educação Ambiental e de como acontece a sua formação continuada em uma escola municipal de São Sepé no Estado do Rio Grande do Sul, RS. A pesquisa tem por objetivo conhecer e reconhecer o papel desses trabalhadores no tratamento da Educação Ambiental escolar, e se estes estão capacitados e integrados ao fazer pedagógico. Para conhecer as concepções e conhecimentos sobre a temática, foi aplicado um questionário com questões discursivas sobre o trabalho diário, o conhecimento em relação à Educação Ambiental, sobre a formação em relação à temática e sobre a importância deste assunto no trabalho que realizam na escola. Esse questionário foi examinado de forma quanti-qualitativa. As categorias de análise foram organizadas a priori. Como resultado aponta-se que existe uma lacuna na formação continuada desses profissionais, que a temática ultrapassa o conteúdo de sala de aula e está presente em todas as ações do cotidiano escolar, necessitando gerenciamento de ações que envolvem o manejo e descarte adequado dos resíduos sólidos.

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Biografia do Autor

Márcia Marina Aires de Moraes, Secretária municipal de Educação de São Sepé - RS

Especialista em Educação Ambiental pela Unipampa (2020), Professora pedagoga da rede básica de ensino e secretária municipal de Educação de São Sepé, RS.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

Moraes, M. M. A. de, & Goi, M. E. J. (2024). Educação Ambiental no contexto escolar. Revista Educar Mais, 8, 211–227. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3659

Edição

Seção

Artigos