Educação Ambiental no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3659Palavras-chave:
Resíduo sólido urbano, Trabalahadores da educação, Formação continuadaResumo
Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre o conhecimento dos trabalhadores da educação sobre Educação Ambiental e de como acontece a sua formação continuada em uma escola municipal de São Sepé no Estado do Rio Grande do Sul, RS. A pesquisa tem por objetivo conhecer e reconhecer o papel desses trabalhadores no tratamento da Educação Ambiental escolar, e se estes estão capacitados e integrados ao fazer pedagógico. Para conhecer as concepções e conhecimentos sobre a temática, foi aplicado um questionário com questões discursivas sobre o trabalho diário, o conhecimento em relação à Educação Ambiental, sobre a formação em relação à temática e sobre a importância deste assunto no trabalho que realizam na escola. Esse questionário foi examinado de forma quanti-qualitativa. As categorias de análise foram organizadas a priori. Como resultado aponta-se que existe uma lacuna na formação continuada desses profissionais, que a temática ultrapassa o conteúdo de sala de aula e está presente em todas as ações do cotidiano escolar, necessitando gerenciamento de ações que envolvem o manejo e descarte adequado dos resíduos sólidos.
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