Impressões dos estudantes da Educação Básica sobre a articulação da Metodologia de Resolução de Problemas e experimentação no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2966Palavras-chave:
Experimentação;, Resolução de Problemas;, Ensino de Química.Resumo
Neste artigo são apresentados e discutidos resultados obtidos a partir da implementação da metodologia ativa de Resolução de Problemas e Experimentação, de forma remota, em uma turma de terceiro Ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino da Cidade de Caçapava do Sul/RS, durante o período de Pandemia do Covid-19. Essa atividade teve por objetivo levantar as opiniões dos estudantes sobre a utilização da metodologia de Resolução de Problemas e Experimentação na componente de Química. Os dados produzidos – respostas a questionários e produtos das sistematizações – foram analisados por meio da Escala de Likert a partir de uma pesquisa quanti-qualitativa. Verificou-se, por fim, a pertinência desta atividade quanto ao levantamento das opiniões dos alunos da Educação Básica. Estas opiniões apontam que a maioria assumiu de forma responsável a realização dos problemas articulados à experimentação, demonstrando responsabilidade e interesse em concluir a implementação do trabalho.
Downloads
Referências
AMARAL, Priscila Dietz Ferreira; SABOTA, Barbra. PowToon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 13, n. 28, p. 72-89, mai./ago. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.Brasília,2018. Disponívelem:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
BORBA, Fabiane Inês Menezes de Oliveira; GOI, Mara Elisângela Jappe. Resolução de Problemas e Experimentação implementada nas aulas de Ciências Naturais de uma turma do 9º ano do Ensino Básico. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 5, pág. e10511527975, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.27975. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27975. Acesso em: 14 jun. 2022.
BORGES, Patrícia Bisso Paz; GOI, Mara Elisangela Jappe. Implementação das Estratégias Didáticas de Resolução de Problemas Articuladas à Experimentação Publicadas em Atas do ENPEC: Uma Revisão de Literatura. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 171–195, 2021. Recuperado de http://www.journals.ufrpe.br/index. php/REDEQUIM/article/view/3756.
CAMPOS, Maria da Cunha. NIGRO, Rogério Gonçalves. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
COELHO, Jorge, SOUZA, Gustavo, ALBUQUERQUE, Josmário. Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação. In: P. JAQUES, S. Siqueira, I. Bittencourt & M. Pimentel (Eds.), Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa (pp. 01-27). Porto Alegre 2020.
DELIZOICOV, Demétrios; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DEMO, Pedro. Educação Científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica-ISSN 2359-232X Vol. 1, nº 01, Maio/2014.
ECHEVERRÍA, Maria Del Puy Perez; POZO, Juan Ignácio. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, Juan. Ignácio. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, p.13-42, 1998.
FERREIRA, Marcos Vinícius Silva; GOI, Mara Elisângela Jappe; MEDEIROS, Denise Rodrigues. Contribuições das atividades experimentais no Ensino de Química na Educação Básica. Revista Ciências & ideias, v. 12, p. 61-78, 2021.
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola. v. 10, nov, p.43-49, 1999.
GOI, Mara Elisângela Jappe. A Construção do conhecimento químico por estratégias de Resolução de Problemas. Canoas: ULBRA, 2004, 151p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2004.
GOI, Mara Elisangela Jappe. Formação de professores para o desenvolvimento da metodologia de Resolução de Problemas na educação básica. 2014. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/111912. Acesso em: 10 jun. 2022.
GOI, Mara. Elisângela. Jappe.; SANTOS, Flávia. Maria Teixeira. A Construção do Conhecimento Químico por estratégias de Resolução de problemas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Atas IV ENPEC, 2003. v. IV.
GOI, Mara Elisangela Jappe; SANTOS, Flavia Maria Teixeira. Reações de combustão e impacto ambiental por meio de Resolução de Problemas e atividades experimentais. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 203-209, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/09-RSA-5008.pdf Acesso em: 20 de nov de 2019.
GONÇALVES, Raquel Pereira Neves. Experimentação no ensino de química na educação básica. 147 f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4654.
LACERDA, Cristiana de Castro., CAMPOS, Angela. Fernandes, e MARCELINO-JR, Cristiano de Almeida Cardoso. Abordagem dos conceitos mistura, substância simples, substância composta e elemento químico numa perspectiva de ensino por situação-problema. Química Nova na Escola, 34(2), 75-82, 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/05-RSA-73-10.pdf Acesso em: 18 de junho de 2020.
LAUDAN, Larry. O Progresso e seus Problemas: rumo a uma Teoria do Crescimento Científico. Tradução de Roberto Leal Ferreira; São Paulo: UNESP, 2010.
LEITE, Simone; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. Utilização da metodologia de resolução de problemas no estudo de polímeros. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 15., 2010, Brasília-DF. Anais. Brasília: UnB, 2010.
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; TEIXEIRA, Francimar Martins. A atividade experimental como estrutura para o ensino das Ciências Naturais no CECINE nos anos de 1960 e 1970. In: Anais VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias - X ENPEC / III Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias - CIEC, 2017, Florianópolis. X - ENPEC / II CIEC, 2017. Disponível em: www.nutes.ufrj.br/abrapec/xenpec/resumos/R0896-1. Acessado em: jun de 2020.
LOPES, Bernardino Joaquim. Aprender e ensinar física. Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para ciência e tecnologia. Lisboa, 2004.
MALDANER, Otávio Aloísio. A Pesquisa como perspectiva de formação continuada de professores de química. Química Nova, v. 22, n. 2, p. 289-292, 1999.
MEDEIROS, Denise Rosa. Resolução de Problemas como Proposta Metodológica para o Ensino de Química. 147 f: il2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé. Disponível em http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4597.
MOREIRA, José Antônio Marques; HENRIQUES, Susana, BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364, 2020. Disponível em: 10.5585/Dialogia.N34.17123.
PACHECO, Rosimere dos Santos.; ATAÍDE, Antônio Márcio. Dificuldades de interpretação de textos na escola - propostas metodológicas para a superação desse problema: trabalhando com fábulas e mitos. Cadernos PDE, v.1, p, 16, 2013.
PINTO, Gabriela Fernandes; ALBUQUERQUE, Raquel Angelica; MOREIRA, Maria Cristina; PALON, Lucia Helena. A Experimentação Didática na Área da Educação e do Ensino de Ciências: Um Levantamento Bibliográfico. Atas... XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.
POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação: Heitor Lisboa de Araújo. 2° reimpressão. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
POZO, Juan Ignácio. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, v. 3, 1998.
PRESTES, Zoia Ribeiro. 80 anos sem Lev Semionovitch Vigotski e a arqueologia de sua obra. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 5-14, 2014.
RAMOS, Thanise Beque; BARIN, Cláudia Smaniotto. Experimentação aliada a Resolução de Problemas no Ensino de Química: o que tem sido discutido?. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 11, p. 193-209, 2021
RIBEIRO, Daniel Chagas Azevedo; PASSOS, Camila Greff.; SALGADO, Tânia Denise Miskinis. Método de resolução de problemas no ensino médio: uma proposta interdisciplinar abordando o tema agrotóxicos. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 643-664, 2018.
RODRIGUES, Cátia; MENEZES, Luiz; PONTE, João Pedro. Práticas de Discussão em Sala de Aula de Matemática: os casos de dois professores. Bolema, Rio Claro/SP, v. 12, n. 61, p. 398-418, 2018.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Função social: o que significa ensino de química para formar o cidadão. Química Nova na Escola, v. 4, n. 4, p. 28-34, 1996. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/pesquisa.pdf Acesso em: 19 de nov de 2021.
SILVA, Édila Rosane; GOI, Mara Elisângela Jappe. Articulação Entre Resolução de Problemas e a Temática Drogas Como Proposta Metodológica para o Ensino de Química. Contexto & Educação, v. 34, p. 104-125, 2019.
SILVA, João Miguel Almeida; CANEDO, Rafael Vieira; ABRANTES, Thomas Alves Souza; SANTOS, Rafael Teixeira; SOUZA, Renata Almeida; UTAGAWA, Claudia. Yamada. Quiz: um Questionário Eletrônico para Autoavaliação e Aprendizagem em Genética e Biologia Molecular. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, Vol. 34, n°4: 607-614; 2010.
SILVA, Maria Heloisa Aguiar; PEREZ, Isolda Louzano. Docência no ensino superior. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WARTHA, Edson Jose; MAIA, Juliana; JUNQUEIRA, Marianna; SILVA, Erivanildo Lopes. Piaget, Ausubel, Vygotsky e a experimentação no ensino de Química. Anais...X Congreso Internacional Sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias (2013): 1002-1006. Disponível em:file:///D:/Users/Admin/Downloads/306333-431184-1-SM.pdf, acesso em 07 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Patricia Bisso Paz Borges, Mara Elisângela Jappe Goi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.