Impressões dos estudantes da Educação Básica sobre a articulação da Metodologia de Resolução de Problemas e experimentação no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2966Palavras-chave:
Experimentação;, Resolução de Problemas;, Ensino de Química.Resumo
Neste artigo são apresentados e discutidos resultados obtidos a partir da implementação da metodologia ativa de Resolução de Problemas e Experimentação, de forma remota, em uma turma de terceiro Ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino da Cidade de Caçapava do Sul/RS, durante o período de Pandemia do Covid-19. Essa atividade teve por objetivo levantar as opiniões dos estudantes sobre a utilização da metodologia de Resolução de Problemas e Experimentação na componente de Química. Os dados produzidos – respostas a questionários e produtos das sistematizações – foram analisados por meio da Escala de Likert a partir de uma pesquisa quanti-qualitativa. Verificou-se, por fim, a pertinência desta atividade quanto ao levantamento das opiniões dos alunos da Educação Básica. Estas opiniões apontam que a maioria assumiu de forma responsável a realização dos problemas articulados à experimentação, demonstrando responsabilidade e interesse em concluir a implementação do trabalho.
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