Impressões dos estudantes da Educação Básica sobre a articulação da Metodologia de Resolução de Problemas e experimentação no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2966

Palavras-chave:

Experimentação;, Resolução de Problemas;, Ensino de Química.

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos resultados obtidos a partir da implementação da metodologia ativa de Resolução de Problemas e Experimentação, de forma remota, em uma turma de terceiro Ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino da Cidade de Caçapava do Sul/RS, durante o período de Pandemia do Covid-19. Essa atividade teve por objetivo levantar as opiniões dos estudantes sobre a utilização da metodologia de Resolução de Problemas e Experimentação na componente de Química. Os dados produzidos – respostas a questionários e produtos das sistematizações – foram analisados por meio da Escala de Likert a partir de uma pesquisa quanti-qualitativa. Verificou-se, por fim, a pertinência desta atividade quanto ao levantamento das opiniões dos alunos da Educação Básica. Estas opiniões apontam que a maioria assumiu de forma responsável a realização dos problemas articulados à experimentação, demonstrando responsabilidade e interesse em concluir a implementação do trabalho.

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Biografia do Autor

Patricia Bisso Paz Borges, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000) e graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2017). Possui especialização em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2019) e, atualmente, é farmacêutica diretora técnica da empresa FARCOOP, em Caçapava do Sul-RS, mestre no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2022) , e especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG (em andamento).

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

Borges, P. B. P., & Goi, M. E. J. (2022). Impressões dos estudantes da Educação Básica sobre a articulação da Metodologia de Resolução de Problemas e experimentação no Ensino de Química. Revista Educar Mais, 6, 990–1013. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2966

Edição

Seção

Artigos