O progresso e seus problemas de Larry Laudan no aprendizado de ligações químicas com o uso de resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3320

Palavras-chave:

Ensino de Química, Metodologia ativa, Epistemologia

Resumo

Quando se aborda o conteúdo de Ligações Químicas em sala de aula, apresenta-se um certo grau de dificuldade por parte dos alunos, tendo em vista sua característica complexa em relação aos aspectos teóricos da matéria. Com isso, busca-se apresentar neste manuscrito aspectos epistemológicos de Larry Laudan destacando a abordagem do conteúdo de ligações químicas interatômicas fundamentada no uso da metodologia de Resolução de Problemas. Como reflexão, apresentam-se algumas contribuições e proposições sobre o progresso da Ciência, proposição de teorias racionais que explicam como ocorrem diferentes fenômenos, novas opções axiológicas e metodológicas, bem como factuais decorrentes das ideias deste epistemólogo. Nesta concepção e baseado em uma análise da obra “O progresso e seus problemas”, assim como, de artigos e autores pesquisados, aponta-se que o estudo das ligações químicas pode ser abordado a partir da perspectiva da Resolução de Problemas em um progresso ascendente no desenvolvimento cognitivo dos alunos do Ensino Médio na procura de apreender conhecimento específico da área da Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Fiori, Universidade Federal do Rio grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Ciências de 1º Grau e em Química, Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGVQS) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Referências

ATKINS, Peter; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 35. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BARRETO, Uarison Rodrigues; BEJARANO, N. R. R. Modelos de ligação química: uma discussão filosófica. Anais... Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis/SC. v. 18, 2016. Disponível em: https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1421-1.pdf. Acesso em 24 de set. 2022.

BATISTA, Laura Spohr; WENZEL, Judite Scherer. O que dizem as pesquisas acerca da motivação para o ensino de química? Vivências, v. 17, n. 32, p. 57-67, 2021.

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: Questões e Desafios para a Educação. 3ªed. Ijuí: UNIJUÍ, p.440, 2003.

CHIBENI, Silvio Seno. As Origens da Ciência Moderna. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Textos didáticos. disponível em: <http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/cienciaorigens.pdf> Acesso em 18 nov. 2022.

DAL MAGRO, Tamires. Critério de decisão entre hipóteses científicas Rivais: Kuhn, Lakatos e Laudan. Cognitio-Estudos, 10, n 2, p.174-190, 2013.

DE MENDONÇA, Josailton Fernandes. Modelos de explicação da ciência e suas limitações. Trilhas Filosóficas, v. 1, n. 2, p. 51-69, 2008.

DE SOUZA, Maira Giovana; DE ANDRADE NETO, Agostinho Serrano. investigação acerca das concepções sobre a natureza da ciência de alunos do Ensino Médio após ensino combinado da epistemologia de Laudan e de problemas em aberto de Física Contemporânea dentro da UEPS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, 2020.

DO NASCIMENTO SERBIM, Flávia Braga; DOS SANTOS, Adriana Cavalcanti. Metodologia ativa no ensino de Química: avaliação dos contributos de uma proposta de rotação por estações de aprendizagem. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias v. 20, n 1, p.49-72, 2021.

DOS SANTOS, Carlos Alberto Gomes. A falência dos modelos normativos de filosofia da ciência–a astrologia como um estudo de caso. 2006. Tese de Doutorado. PUC-Rio.

DOS SANTOS BATISTA, Carlos Alexandre; PEDUZZI, Luiz OQ. Concepções epistemológicas de Larry Laudan: uma ampla revisão bibliográfica nos principais periódicos brasileiros do ensino de ciências e ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 24, n 2, 38-55,2019.

DOS SANTOS Wildson Luis Pereira. A química e a formação para a cidadania. México: Educación química, v.22, n.4 2011.

FERNANDES, Lucas dos Santos; CAMPOS, Angela Fernandes; MARCELINO, JÚNIOR. Concepções alternativas dos estudantes sobre ligação química. Experiências em Ensino de Ciências, 5(3), p. 19-27,2010.

GARCÍA FRANCO, Alejandra; GARRITZ RUIZ, Andoni. Desarrollo de una unidad didáctica: el estudio del enlace químico en el bachillerato. Enseñanza de las Ciencias, v. 24, n. 1, p. 111-124, 2006.

GATTI, Bernardete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 51-67, 2013.

GILLESPIE, Ronald J.; ROBINSON, Edward A. Gilbert N. Lewis and the Chemical Bond: The Electron Pair and the Octet Rule from 1916 to the Present Day. Journal of Computational Chemistry. v. 28, n. 1, p. 87-97, 2007.

GOI, Mara Elisângela Jappe.; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos Santos. Reações de combustão e impacto ambiental por meio de resolução de problemas e atividades experimentais. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 203-209, 2009.

GONÇALVES, Alécia Maria; DOS SANTOS SILVA, Camilla Carla; GOMES, Fabiana. A compreensão de conceitos e modelos de ligações químicas no curso de licenciatura em química–IFG-Campus Uruaçu. Scientia Naturalis, v. 3, n. 3, 2021.

GURIDI, Verónica; SALINAS, Julia; VILLANI, Alberto. Contribuições da Epistemologia de Laudan para a compreensão das concepções Epistemológicas de Estudantes secundários de Física. Anais... IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2003.Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL055.pdf. Acesso em 24 de set. 2022.

HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V.N. Laboratory in science education: Foundations for the twenty-first century. Science Education, v.88, n.1, p. 28-54, 2004.

IUPAC. Compendium of Chemical Terminology, 2nd ed. (the "Gold Book"). Compiled by A. D. McNaught and A. Wilkinson. Blackwell Scientific Publications, Oxford (1997). Online version (2019) created by S. J. Chalk. ISBN 0-9678550-9-8. https://doi.org/10.1351/goldbook.

JANERINE, Aline de Souza; QUADROS, Ana Luiza de A reflexão coletiva na formação de professores: uma experiência no curso de licenciatura em química da UFVJM. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, 2021.

JULIO, Josimeire; VAZ, Arnaldo; FAGUNDES, Alexandre. A. Atenção: alunos engajados – análise de um grupo de aprendizagem em atividade de investigação. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 63-81, 2011.

LAUDAN, Larry. El progreso y sus problemas. Madrid: Encuentro,1986.

LAUDAN, Larry. et al. Mudança científica: modelos filosóficos e pesquisa histórica. Estudos Avançados, v. 7, n. 19, p. 7-89, 1993.

LAUDAN, Larry. O progresso e seus problemas: rumo a uma teoria do crescimento científico. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo, SP: Unesp,2011.

LAUDAN, Larry. Sciences and Values, Berkeley: Univ. Of California Press,1984.

LEWIS, Gilbert N. Valence and Tautomerism. Journal of the American Chemical Society, v. 35, n. 10, p. 1448-1455, 1913.

MATTA, Cherif; GILLESPIE, Ronald. Compreensão e interpretação das distribuições de densidade eletrônica molecular. Journal of Chemical Education, v. 79, n.9, p.1141, 2002.

MEDEIROS, Denise Rosa; et al. Uma análise a partir da epistemologia de Larry Laudan dos modelos atômicos. Cadernos CIMEAC, 10, n 2. p.209-226, 2020.

MEDEIROS, Denise Rosa. Resolução de problemas como proposta metodológica para o ensino de química. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2019.

MOREIRA, Joana Adelaide Cabra. Saber docente, oralidade e cultura letrada no contexto da educação infantil análise da prática docente à luz dos autores da Escola de Vygotsky. 235f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

NAIME, Roberto; DO NASCIMENTO, Carlos Augusto. Monitoramento de pH, temperatura, OD, DBO e condições microbiológicas das águas do arroio pampa em Novo Hamburgo-RS. Londrina: Uniciências, 2015.

NICOLL, Gayle A report of undergraduates’ bonding misconceptions. International Journal of Science Education, 23(7), p.707-730, 2001.

OSTERMANN, Fernanda et al. Tradição de pesquisa quântica: uma interpretação na perspectiva da epistemologia de Larry Laudan. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 7(2), p.367-386, 2008.

PARALOVO. José Luiz. Um novo olhar sobre as ligações químicas. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional). 174f. Instituto de ciências Extas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.

PAULING, Linus. The Nature of the Chemical Bond and the Structure of Molecules and Crystals: An Introduction to Modern Structural Chemistry. 3. ed. Ithaca: Cornell University Press, 1960.

PIERINI, Max F.; et al. Aprendizagem baseada em casos investigativos e a formação de professores: o potencial de uma aula prática de volumetria para promover o ensino interdisciplinar. São Paulo: Química Nova na Escola, n.2 v.37, p. 112-119, 2015.

SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos.; GOI, Mara Elisângela Jappe Goi. Resolução de Problemas no Ensino de Química, fundamentos epistemológicos para o emprego da metodologia na Educação Básica. Anais... XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, p. 1-11, 2012. Disponível em:https://periodicos.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7605. Acesso 2m 21 de nov.2022.

SANTOS, Josiane. Mágio dos. Uma revisão sistemática: ligação química no ensino médio sob a óptica da história da ciência. Araraquara,103 f.: il. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Química, 2021.

SUKYS, Vito Algirdas. Larry Laudan: Progress and Its Problems: Toward a Theory of Scientific Growth. Ciência e filosofia, n. 3, p. 235-241, 1986.

TUCHANSKI, Barbara. Thomas Kuhn e seus modificadores intercontinentais. Scientiæ Studia, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 505-533, jan. 2012. Disponível em: [http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1678-31662012000300005]. Acesso em: 18 nov. 2022.

WEISBERG, Michael. Challenges to the Structural Conception of Bonding. Philosophy of Science, v.75, p. 932-946, 2008.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Fiori, R., & Goi, M. E. J. (2023). O progresso e seus problemas de Larry Laudan no aprendizado de ligações químicas com o uso de resolução de problemas. Revista Educar Mais, 7, 635–648. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3320

Edição

Seção

Artigos