Estudos relacionados sobre a metodologia de resolução de problemas em Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2901

Palavras-chave:

Metodologia Ativa;, Educação Básica;, Ensino de Ciências.

Resumo

Por meio desta pesquisa busca-se identificar como a metodologia de Resolução de Problemas vem sendo abordada nos anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica na disciplina de Ciências Naturais. Para isso foi realizado estudos relacionados sobre a temática entre os anos de 2011 e 2021, por meio da ferramenta Google Acadêmico e revelou um total de 12 produções. O tratamento dos textos foi realizado de forma qualitativa, sendo que após a leitura dos trabalhos identificou-se aspectos recorrentes entre as produções, sendo abordados neste trabalho como categorias de análise. Deste modo, destaca-se aspectos referentes ao papel do professor no trabalho acerca de problemas, bem como as potencialidades que a referida ação metodológica pode proporcionar no âmbito de sala de aula. Conclui-se que o professor possui um papel primordial para o desenvolvimento do trabalho e que a Resolução de Problemas contribui com o senso crítico e reflexivo dos estudantes, com o desenvolvimento da autonomia e da cooperação, além de contribuir com a alfabetização e letramento dos estudantes ao abordá-los ainda nos primeiros anos de vida escolar.

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Biografia do Autor

Vanessa Fagundes Siqueira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora na Prefeitura Municipal de Santana da Boa Vista, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Possui Especialização em Gestão Escolar e Especialização em Orientação Escolar e Supervisão, ambas pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Votuporanga, Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clinica e Ludopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Graduação em Pedagogia-Licenciatura pelo Centro Universitário Internacional e Graduação em Ciências Exatas - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Química de 2014 à 2018, Projeto de Pesquisa Fundamentos para o emprego da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica de 2017 à 2019 e Programa Residência Pedagógica de 2018 à 2019.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Siqueira, V. F., & Goi, M. E. J. (2022). Estudos relacionados sobre a metodologia de resolução de problemas em Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educar Mais, 6, 783–794. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2901

Edição

Seção

Artigos