Estudos relacionados sobre a metodologia de resolução de problemas em Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2901Palavras-chave:
Metodologia Ativa;, Educação Básica;, Ensino de Ciências.Resumo
Por meio desta pesquisa busca-se identificar como a metodologia de Resolução de Problemas vem sendo abordada nos anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica na disciplina de Ciências Naturais. Para isso foi realizado estudos relacionados sobre a temática entre os anos de 2011 e 2021, por meio da ferramenta Google Acadêmico e revelou um total de 12 produções. O tratamento dos textos foi realizado de forma qualitativa, sendo que após a leitura dos trabalhos identificou-se aspectos recorrentes entre as produções, sendo abordados neste trabalho como categorias de análise. Deste modo, destaca-se aspectos referentes ao papel do professor no trabalho acerca de problemas, bem como as potencialidades que a referida ação metodológica pode proporcionar no âmbito de sala de aula. Conclui-se que o professor possui um papel primordial para o desenvolvimento do trabalho e que a Resolução de Problemas contribui com o senso crítico e reflexivo dos estudantes, com o desenvolvimento da autonomia e da cooperação, além de contribuir com a alfabetização e letramento dos estudantes ao abordá-los ainda nos primeiros anos de vida escolar.
Downloads
Referências
BACCIN, Bruna Ambrós; PINTO, Luisa Frigo.; COUTINHO, Renato Xavier. A formação de professores para os anos iniciais e a metodologia de aprendizagem baseada em problemas: o que dizem como produções acadêmicas. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 11, p. e75891110532-e75891110532, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011
BORBA, Fabiane Inês Menezes de Oliveira. Resolução de Problemas e Experimentação no ensino de Ciências: uma proposta metodológica para a Educação Básica. Fl 113. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, p. 146. Brasília, 21 de dezembro de 2017. 2018.
CAMPOS, B. S. et al. Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema. Revista Brasileira de ensino de Física, v. 34, p. 1402-1, 2012.
CLEMENT, Luiz.; TERRAZZAN, Eduardo A. Resolução de problemas de lápis e papel numa abordagem investigativa. Experiências em Ensino de Ciências, v. 7, n. 2, p. 99-117, 2012.
COLOMBO, Pedro Donizete Júnior et al. Ensino de física nos anos iniciais: análise da argumentação na resolução de uma “atividade de conhecimento físico”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 489-507, 2016.
COSTA, Sayonara Salvador Cabral. MOREIRA, Marco Antônio Resolução de problemas I: diferenças entre novatos e especialistas. Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 1, n. 2 (ago. 1996), p. 176-192, 1996.
ECHEVERRIA Maria Del Puy Pérez; POZO Juan Ignacio. A solução de problemas em matemática. In: POZO, Juan Ignácio (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 44-65.
FERNANDES, Rebecca Chiacchio Azevedo; MEGID NETO Jorge. Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de ciências, v. 17, n. 3, p. 641-662, 2012.
GOI, Mara Elisângela Jappe. A construção do conhecimento químico por estratégias de resolução de problemas. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2004.
GOI, Mara Elisângela Jappe. Formação de professores para o desenvolvimento da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica. 2014. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014
GOI, Mara Elisângela Jappe. MEDEIROS, Denise. ELLENSOHN, Ricardo Machado VARGAS, Jaqueline Pinto. Proposta de situações-problema produzidas por professores do Ensino de Ciências da Natureza aplicáveis à rede básica de ensino. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-25, 24 mar. 2021.
GOMES, Paulo César; FERREIRA JÚNIOR Vladimir. Aprendizagem baseada na resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: a coagulação do sangue e reserva de energia. Revista Cocar, v. 12, n. 23, p. 439-466, 2018.
GOMES, Paulo César; FERREIRA JÚNIOR, Vladimir. SILVA, Wettinton Sartori da. Problematizando o tema sangue nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Online, v. 15, n. 33, p. 176-203, 2020.
LIMA, Silvana Ferreira; CONCEIÇÃO Nunes Enilene da.; SOUZA, Ronilson Freitas de Aprendizagem Baseada em Projetos: Um Relato de Experiência em Classe Multissérie nos Anos Inicias do Ensino Fundamental/Project-based Learning: A Report Of Multiseries Class Experience Of Elementary School. Revista Dynamis, v. 26, n. 2, p. 177-192, 2020.
LOPES, Renato Matos; SILVA FILHO, Moacelio Veranio.; ALVES, Neila Guimarães Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. 1986.
MEDEIROS, Denise Rosa. Resolução de problemas como proposta metodológica para o Ensino de Química. 147 f.: il. Dissertação (Mestrado)-- Universidade Federal do Pampa, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2019.
MUNHOZ, Antonio ABP-Aprendizagem Baseada em Problemas em ambientes virtuais de aprendizagem: Ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage, 2015.
PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. JUNIOR LOPES, Jair. Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 208-238, 2015.
POZO, Juan Ignacio et al. A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
RIBEIRO, DAnile das Chadas de Azevedo. Problemas ambientais causados por agrotóxicos: a metodologia da resolução de problemas e a investigação científica na educação básica. 2020. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-Porto Alegre, 2020.
RIBEIRO, Daniel das Chagas de Azevedo PASSOS, Camila Greff. SALGADO, Tânia Denise Miskinis. A metodologia de Resolução de Problemas no Ensino de Ciências: as características de um problema eficaz. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, 2020.
SANTANA, Ronaldo Santos. FRANZOLIN, Fernanda. As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, MG, v. 23, n. 2, p. 504-521, 2016.
SANTOS, Diorleno.; SEDANO, Luciana. Argumentação no Ensino Fundamental em Ciências: o que dizem as pesquisas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 2, p. 366-386, 2020.
SEDANO, Luciana.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 199-220, 2017.
SILVA, Edila Rosane Álves GOI, Mara Elisângela JappeArticulação entre Resolução de Problemas e a temática drogas como proposta metodológica para o Ensino de Química. Revista Contexto & Educação, v. 34, n. 107, p. 104-125, 2019.
SIQUEIRA, Vanessa. Fagundes; GOI, Mara Elisângela Jappe. Formação de Professores: resolução de problemas no Ensino de Ciências da Natureza. Revista Conexão UEPG, v. 16, p. 1-16, 2020.
SLAVIN, Robert E. Cooperative learning in elementary schools. Education 3-13, v, 43, n. 1, p. 5-14, 2015.
SOARES, Maria Teresa Carneiro; PINTO Neusa Bertoni. Metodologia da resolução de problemas. Atas do 24º Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 2001. Recuperado de http://24reuniao.anped.org.br/tp1.html.
SPERANDIO, Maria Regina da Costa et al. O Ensino de Ciências por Investigação no processo de alfabetização e letramento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em ensino de Ciências, v. 12, n. 4, p. 1-17, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vanessa Fagundes Siqueira, Mara Elisângela Jappe Goi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.