Formación continuada de profesores de la red de educación básica de los municipios de la región de campanha y frontera oeste/RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.2971

Palabras clave:

Entrenamiento en servicio;, Educacion publica;, Enseñanza de las ciencias.

Resumen

Este texto presenta una investigación sobre el tema Formación Continuada de Profesores y su pregunta de investigación es: ¿Cómo se ofreció la formación continua de profesores en algunos municipios de la región de Campanha, Fronteira Oeste y municipio vecino de Caçapava do Sul, RS en los últimos 5 años? ¿años? El objetivo es realizar un estudio sistemático sobre las jornadas de formación continua durante el periodo 2017 a 2021, destacando si hubo formación específica para cada área de conocimiento y, en particular, en Ciencias Naturales. La investigación se llevó a cabo mediante la interpretación de un cuestionario compuesto por preguntas de opción múltiple y preguntas descriptivas que fue enviado a los docentes. El análisis se realizó de forma cuantitativo-cualitativa a partir de los datos recogidos y de las categorías a priori. A partir de la recolección de datos, se pudo percibir que había poca formación específica para cada área de conocimiento, lo que es un desafío para las Secretarías de Educación, ya que los docentes afirmaron que la formación no estuvo de acuerdo con sus expectativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosimere Machado dos Santos, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Pampa-Unipampa. Atuou como bolsista nos programas de PIBID e Residência Pedagógica na Unipampa.  rosimeresantos.aluno@unipampa.edu.br

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Universidade Federal  do Pampa (Unipampa) - Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios.supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Citas

ALFERES, Maria Aparecida; MAINARDES, Jefferson. A formação continuada dos professores no Brasil. Anais...Seminário de Pesquisa do PPE- Universidade Estadual de Maringá, Maio de 2011. Disponível em <http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2011/pdf/1/001.pdf>. Acesso em 10 de maio de 2018.

ALVES, Lins. A educação remota; entre a ilusão e a realidade. Revista Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 101 - 125, 2016.

ARAÚJO, Roberta Negrão de; REIS, Sandra Regina dos; A formação continuada e sua contribuição para o professor alfabetizador. Anais...X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (ANFOPE), 1998, Campinas, Documento Final do IX Encontro Nacional. Anais... IX Encontro Nacional. Disponível em <http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/9%C2%BA-Encontro-Documento-Final-1998.pdf> acesso em 04 de junho de 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2017 Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> acesso em 27 de Junho 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014. Disponível em http//pne.mec.gov.br acesso em 26 de junho de 2018.

BRASIL, Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Parecer CNE/CP Nº: 5/2005. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em 08 de maio de 2018.

BRASIL, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2ª edição atualizada em Maio de 2018. Brasília, 2018. Disponível em < http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf >. Acesso em 07 de Junho de 2019.

BRASIL, MEC, Ministério da Educação. Plataforma Universidade 360º - Observatório da Educação Superior, 2021. Disponível em www.gov.br/mec/pt-br/universidade360 acesso em 08 de junho de 2022.

BORGES, Patrícia Bisso Paz; GOI , Mara Elisângela Jappe. Formação continuada de professores: os ciclos de formação e as reflexões diante da prática docente. Anais...37º EDEQ, FURG, Novembro 2017.

BORGES, Patrícia Bisso Paz; GOI,Mara E. Jappe. Investigação sobre formação continuada de professores na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Sul. RenCiMa, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1- 26, jan./mar. 2022.

COUTO, Maria Elizabete Souza. A aprendizagem da docência de professores em curso de formação continuada na modalidade a distância. Anais...VIII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES-2005.

DAVID, Sandra. Refletindo sobre os espaços de formação continuada na universidade (curso de pedagogia). 2006. Disponível em <http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/018e5.pdf> acesso em 08 de maio de 2018.

DIAS, Lisete Funari; FERREIRA, Maira. A formação continuada em serviço na percepção de professores da área de ciências da natureza. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 10, n. 30, p. 268-289, 2019.

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, v.36, n.131, p.299-324, abr. – jun., 2015.

ECHEVERRÍA, Agustina Rosa; BELISÁRIO, Celso Martins. Formação inicial e continuada de professores num núcleo de pesquisa em ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.8, n. 3, 2008.

FLÓRIDI, Márcia Augusta; STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini. Formação Continuada em Serviço: Uma Ação Necessária ao Professor Contemporâneo. Cadernos PDE VOLUME II, Paraná, 2008, ISBN: 978-85-8015-040-7, http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2008_uenp_ped_md_marcia_augusta_floride.pdf, Acesso em 17 de Junho de 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.25ª.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. (coleção leitura).

GATTI, Bernadete A. Formação de professores no brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v31, n.113, outubro-dezembro 2010, p. 1335 – 1379, disponível em < http://www.cedes.unicamp.br >.

GOI, Mara Elisângela Jappe et al. Um estudo sobre a formação continuada de professores em coordenadorias regionais de educação no Estado do Rio Grande do Sul. Anais....XII ENPEC: Natal, 2019.

IMBERNÓN, Francisco, A Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed. 2010.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

MAIA, Joseli Andrades; STROHAECKER, Tânia Marques. A evolução do ensino superior no rio grande do sul pela perspectiva dos pólos de crecimento. Uma análise da espacialidade das Instituições de Ensino Superior entre a década de 1960 e 2018. Anais...XVIII ENANPUR, NATAL, Maio de 2019, ISSN: 1984 – 8781.

MENEZES, Paola. D. et al. Formação continuada de professores: um estudo em Coordenadorias Regionais de Educação do RS. Anais...IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), Santana do Livramento: 2017.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educ. Pesqui. [online]. 1999, vol.25, n.1,p..11-20. ISSN 1517-9702. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002>. Acesso em 01 de junho de 2018.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Ed. Publicações Dom Quixote. 1995.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cad. Pesq., São Paulo, N94, p.58-73, ago. 1995.

RIVAS, Noeli Prestes Padilha; et al. A (re) significação do trabalho docente no espaço escolar: currículo e formação. Anais...VIII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES-2005.

SAVIANI, Dermerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v 14, n 40 jan./abr. 2009.

SILVA, Naiane Cristina; CARVALHO, Beatriz Girão Enes. Compreendendo o processo de inclusão escolar no Brasil na perspectiva dos professores: Uma revisão integrativa. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 23, n.2, p. 293 – 308, Abr.-Jun., 2017.

SOLAREVICZ, Maíra Maria Prohmann de Lima. A importância da formação continuada no caso do magistério paranaense. Dia a Dia educação: Portal educacional do Estado do Paraná. Paraná 2006. Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2337-6.pdf> acesso em 30 de maio de 2018.

SOUTO, Maria de Fátima dos Santos; Formação continuada de professores: saberes e práticas do saber fazer docente. Anais...ENDIPE 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. – Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.

VIEIRA, Suzane da Rocha. A trajetória do curso de pedagogia – de 1939 a 2006. Anais...Simpósio Nacional de Educação XX Semana da Pedagogia. Novembro de 2008, Cascavel/PR.

VIVIAN, Marcelo Fonseca. Formação Continuada de professores de Ciências da Natureza: um estudo exploratório em Coordenadorias Regionais de Educação da mesorregião sudeste riograndense. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas). Universidade Federal do Pampa. 2018.

VIVIAN, Marcelo Fonseca; GOI, Mara Elisângela Jappe. Formação Continuada de Professores: Um estudo Exploratório no Rio Grande do Sul. Comunicações Piracicaba, V.28, N. 1, p. 241 – 260, jan. – abri., 2021.

Publicado

2023-01-02

Cómo citar

Santos, R. M. dos, & Goi, M. E. J. (2023). Formación continuada de profesores de la red de educación básica de los municipios de la región de campanha y frontera oeste/RS . Educar Mais, 7, 1–20. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.2971

Número

Sección

Artículos