Passando a limpo a PBL (Problem-based learning): uma revisão internacional ultra-recente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2085

Palavras-chave:

Ensino Superior, Revisão de Escopo, PBL, perspectiva crítica, metodologias ativas

Resumo

As metodologias ativas ganharam destaque no campo educacional nos últimos anos e, entre elas, a Problem-Basead Learning (Aprendizagem baseada em problemas, conhecida pela sigla PBL). Este trabalho apresenta uma revisão de escopo numa perspectiva crítica, a partir de trabalhos publicados na literatura internacional ultra-recente (ano de 2020), com foco nas produções acadêmicas voltadas à temática da PBL no ensino superior. Os dados atuais indicam a predominância de delineamentos qualitativos sobre os quantitativos, predominância da língua inglesa para expressar os resultados, adoção do questionário como técnica mais utilizada para a coleta dos dados e, também, que os trabalhos podem ser classificados em três categorias: os que apresentam evidências empíricas consistentes sobre as vantagens  para a aprendizagem com a adoção da PBL, os que mapeiam os seus contrapontos e limites e, ainda, os que não apresentam essas evidências, especialmente porque as técnicas de coleta/geração dos dados são indiretas. Conclui-se que há um terreno fértil para o desenvolvimento de pesquisas voltadas à adoção da PBL, especialmente quando o delineamento metodológico aponta para evidências do processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Associada 2 na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e fez seus estudos de Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente atua no curso de graduação em Letras (Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE), no campus Bagé.  É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: agência, autorregulação, engajamento e avaliação no Ensino Superior.

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa

É graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Possui mestrado em Modelagem Matemática  pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É docente da área de Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, atuando em diversos cursos de engenharia e licenciaturas. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA), onde pesquisa sobre avaliação por meio de rubricas e metodologias ativas.

Everton Silveira Ribeiro , Universidade Federal do Pampa

Graduado em Fisioterapia pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e mestrando em Ensino na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Irala, V. B., Blass, L. ., & Ribeiro , E. S. . (2020). Passando a limpo a PBL (Problem-based learning): uma revisão internacional ultra-recente: . Revista Educar Mais, 4(3), 834–850. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2085

Edição

Seção

Artigos