Expectativa versus realidade: experiências, percepções e desempenhos discentes frente ao ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2431Palavras-chave:
ensino remoto, análise quantitativa, Teste de Wilcoxon, desempenho acadêmico, ensino superiorResumo
Esta pesquisa busca descrever dois macro-construtos: a autoeficácia percebida (ao início e ao final do primeiro semestre remoto) e as expectativas (as esperadas ao início do semestre e as observadas ao final do mesmo semestre). Para tanto, foram analisados 135 estudantes que participaram de ambas as etapas de coleta de dados, em uma instituição pública brasileira de ensino superior, a partir da observação de médias e medianas e pelo Teste de Wilcoxon para grupos pareados. Também foram observadas as possíveis diferenças entre estudantes ingressantes e veteranos em termos de desempenho acadêmico. Ainda, estabeleceu-se um comparativo sobre o tempo de dedicação à Internet dos alunos para atividades acadêmicas e não-acadêmicas, antes e depois da experiência remota. Os indicadores de expectativas mostraram-se com maiores diferenças do que os de autoeficácia ao longo do semestre. Ainda, o tempo de uso de internet para atividades não-acadêmicas não sofreu mudanças, mas para as atividades acadêmicas houve alteração. Também, os alunos veteranos apresentaram resultados globais mais satisfatórios do que os ingressantes, o que reforça a necessidade de maior atenção institucional a esse seguimento.
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