Expectativa versus realidade: experiências, percepções e desempenhos discentes frente ao ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2431

Palavras-chave:

ensino remoto, análise quantitativa, Teste de Wilcoxon, desempenho acadêmico, ensino superior

Resumo

Esta pesquisa busca descrever dois macro-construtos: a autoeficácia percebida (ao início e ao final do primeiro semestre remoto) e as expectativas (as esperadas ao início do semestre e as observadas ao final do mesmo semestre). Para tanto, foram analisados 135 estudantes que participaram de ambas as etapas de coleta de dados, em uma instituição pública brasileira de ensino superior, a partir da observação de médias e medianas e pelo Teste de Wilcoxon para grupos pareados. Também foram observadas as possíveis diferenças entre estudantes ingressantes e veteranos em termos de desempenho acadêmico. Ainda, estabeleceu-se um comparativo sobre o tempo de dedicação à Internet dos alunos para atividades acadêmicas e não-acadêmicas, antes e depois da experiência remota. Os indicadores de expectativas mostraram-se com maiores diferenças do que os de autoeficácia ao longo do semestre. Ainda, o tempo de uso de internet para atividades não-acadêmicas não sofreu mudanças, mas para as atividades acadêmicas houve alteração. Também, os alunos veteranos apresentaram resultados globais mais satisfatórios do que os ingressantes, o que reforça a necessidade de maior atenção institucional a esse seguimento.

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Biografia do Autor

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora e Mestre em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Católica de Pelotas, com pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente é professora Associada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em Bagé, no Rio Grande do Sul, tendo 21 anos de experiência em docência, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA) e integrante das redes Assessment in Higher Education Network (AHE) e Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). Suas pesquisas estão voltadas para: aprendizagens mediadas por tecnologias, engajamento e permanência dos estudantes e avaliação no Ensino Superior.

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).  No campo da Educação,  suas pesquisas  focam nos temas: aprendizagens ativas no Ensino Superior, avaliação do desempenho discente, rubricas avaliativas.

Maria Regina de Oliveira Casartelli , Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Ciências (FURG,1980), Licenciada em Biologia (FURG, 1982), Mestre em Geologia (UNISINOS, 1999) e Doutora em Química Analítica Ambiental (UFRGS, 2006).  Professora Associada da Universidade Federal do Pampa no curso de Licenciatura em Química.  Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Química. Desenvolve pesquisa na área de Geoquímica Ambiental, com ênfase na qualidade das deposições atmosféricas. Tem experiência na área de Química Ambiental.

Cristiano Saldanha da Silva , Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduando da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa, no Campus Bagé. Seu Trabalho de Conclusão de Curso, em andamento, versa sobre o ensino remoto.

 

 

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Publicado

2021-07-20

Como Citar

Irala, V. B., Blass, L., de Oliveira Casartelli , M. R. ., & Saldanha da Silva , C. (2021). Expectativa versus realidade: experiências, percepções e desempenhos discentes frente ao ensino remoto. Revista Educar Mais, 5(4), 849–863. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2431

Edição

Seção

Artigos