Desempenho estudantil no Ensino Superior: um olhar para as perspectivas discentes e docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.277-293.1796

Palavras-chave:

Desempenho estudantil, Educação Superior, Avaliação, Universidade Federal do Pampa.

Resumo

Considerando que o número de reprovações em disciplinas cursadas pode acarretar em evasão no Ensino Superior, este trabalho objetivou elencar as disciplinas apresentam piores índices de desempenho estudantil no campus Bagé da instituição multicampi Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), bem como as causas apontadas tanto pelos discentes quanto pelos docentes em relação a esse tópico. Para tal, foram analisados dados extraídos do sistema de gestão acadêmica, compreendido por um período de sete anos, para o levantamento longitudinal das disciplinas com maiores índices de reprovação no campus em questão. Em uma segunda etapa, foram aplicados questionários respondidos anonimamente pelos discentes e docentes, a fim de identificar suas percepções sobre o assunto. A maioria das disciplinas com maior índices de reprovação pertence à área das Ciências Exatas e são ofertadas ao longo dos primeiros semestres dos cursos de graduação. Concluiu-se que a melhoria do desempenho estudantil pode ser realizada através da implementação de algumas ações conjuntas e interdependentes, ou seja, pela esfera institucional, no campo da docência e, também, no âmbito da ampliação do engajamento discente.

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Biografia do Autor

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Valesca Brasil Irala é Professora Associada 2 na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e fez seus estudos de Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente atua no curso de graduação em Letras (Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE), no campus Bagé. Tem 10 orientações concluídas no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, todas focadas no desenvolvimento de materiais didáticos autorais e na intervenção pedagógica. Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: evasão, retenção, engajamento e avaliação no Ensino Superior. 

Natália Nara Janner, Universidade Federal do Pampa

Discente do Curso de Engenharia Química da Unipampa. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), durante a execução desta pesquisa.

Elenilson Freitas Alves, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2001 e 2004). É professor Associado I na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Bagé) e professor do Curso de Química-Licenciatura da Instituição. Atualmente é Coordenador Acadêmico do Campus Bagé. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Metodologia de Ensino de Química, Formação de Professores e Síntese Orgânica.

Alexandre Denes Arruda, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Formação Pedagógica Para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil (2002), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura.

Cristiano Ribeiro Martins, Universidade Federal do Pampa

Cristiano Ribeiro Martins é Servidor Público Federal, Técnico Administrativo em Educação, no cargo de assistente em administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É chefe da Secretaria Acadêmica - campus Bagé/RS e membro da comissão local de acompanhamento de evasão e retenção. Mestrando do Programa de pós-graduação em Políticas públicas e Gestão Educacional da UFSM. É Bacharel em Administração pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), possui experiência no serviço público federal nas áreas de Administração Pública e Gestão Acadêmica.

 

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Irala, V. B., Nara Janner, N., Freitas Alves, E., Denes Arruda, A., & Ribeiro Martins, C. (2020). Desempenho estudantil no Ensino Superior: um olhar para as perspectivas discentes e docentes. Revista Educar Mais, 4(2), 277–293. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.277-293.1796

Edição

Seção

Artigos