Desempeño estudiantil en la Enseñanza Superior: una mirada hacia las perspectivas docentes y discentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.277-293.1796

Palabras clave:

Desempeño Estudiantil, Educación Superior, Evaluación, Universidade Federal do Pampa.

Resumen

Al tener en cuenta que el número de fracasos en las asignaturas tomadas puede conducir a la deserción en la educación superior, este estudio tuvo como objetivo enumerar las asignaturas con las peores tasas de rendimiento estudiantil en el campus Bagé de la institución multicampi Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), así como las causas señaladas por estudiantes y profesores con respecto a ese tema. Para eso, fueron extraídos datos del sistema de gestión académica, abarcando un período longitudinal de siete años, en que se identificó en cuáles asignaturas había las tasas de fracaso más altas en el campus en cuestión. En un segundo paso, los cuestionarios fueron contestados anónimamente por estudiantes y docentes, con el fin de identificar sus percepciones sobre el tema. La mayoría de las asignaturas con las tasas de fracaso más altas pertenecen al área de Ciencias Exactas y se ofrecen durante los primeros semestres de los cursos de pregrado. Se concluyó que la mejora del rendimiento de los estudiantes se puede lograr a través de la implementación de algunas acciones conjuntas e interdependientes, es decir, por parte de la esfera institucional, en el campo de la enseñanza y, también, en el ámbito de la expansión del compromiso de los estudiantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Valesca Brasil Irala é Professora Associada 2 na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e fez seus estudos de Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente atua no curso de graduação em Letras (Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE), no campus Bagé. Tem 10 orientações concluídas no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, todas focadas no desenvolvimento de materiais didáticos autorais e na intervenção pedagógica. Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: evasão, retenção, engajamento e avaliação no Ensino Superior. 

Natália Nara Janner, Universidade Federal do Pampa

Discente do Curso de Engenharia Química da Unipampa. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), durante a execução desta pesquisa.

Elenilson Freitas Alves, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2001 e 2004). É professor Associado I na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Bagé) e professor do Curso de Química-Licenciatura da Instituição. Atualmente é Coordenador Acadêmico do Campus Bagé. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Metodologia de Ensino de Química, Formação de Professores e Síntese Orgânica.

Alexandre Denes Arruda, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Formação Pedagógica Para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil (2002), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura.

Cristiano Ribeiro Martins, Universidade Federal do Pampa

Cristiano Ribeiro Martins é Servidor Público Federal, Técnico Administrativo em Educação, no cargo de assistente em administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É chefe da Secretaria Acadêmica - campus Bagé/RS e membro da comissão local de acompanhamento de evasão e retenção. Mestrando do Programa de pós-graduação em Políticas públicas e Gestão Educacional da UFSM. É Bacharel em Administração pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), possui experiência no serviço público federal nas áreas de Administração Pública e Gestão Acadêmica.

 

Citas

ANDERTON, Ryan S.; EVANS, Tess; CHIVERS, Paola T. Predicting academic success of health science students for first year anatomy and physiology. International Journal of Higher Education, Beaver Creek, Canadá, v. 5, n. 1, p. 250-260, 12 jan. 2016. Disponível em: http://www.sciedu.ca/journal/index.php/ijhe/article/view/8513/5250. Acesso em: 20 abr. 2020.

AMARAL, Liliane Belo do. Causas da evasão discente no curso de Filosofia de uma instituição pública de ensino superior. Universidade de Brasília, Brasília (2009). Disponível em: http://bdm .unb.br/bitstream/10483/1261/1/2009_LilianeMariaBelodoAmaral.pdf. Acesso em 14 de maio de 2019.

BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 11640 de 11 de janeiro de 2008. Institui a fundação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e dá outras providências. Diário Oficial da União. Poder Executivo. Brasília, DF, 11 de janeiro de 2008.

CATANI, Afrânio Mendes; HEY, Ana Paula; GILIOLI, Renato de Sousa Porto. PROUNI: democratização do acesso às Instituições de Ensino Superior? Educ.Rev. n.28, p. 125-140, 2006.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n° 11, de 11 de março de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília, DF, 11 de março de 2002.

DIOGO, Maria Fernanda; RAYMUNDO, Luana dos Santos; WILHELM, Fernanda; ANDRADE, Sílvia Patricia Cavalheiro de; LORENZO, Flora Moura; ROST, Flávia Trento; BARDAGI, Marúcia Patta. Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Avaliação, Campinas, v. 21, n. 1. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100125&lng=pt&tlng=pt. Acesso em 14 de maio de 2019.

GENTIL, Viviane. Expansão, interiorização e democratização do acesso à educação superior pública: o caso da UNIPAMPA. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Porto Alegre, 2017.

GONZÁLES-CAMPOS, José Alejandro; CARVAJAL-MUQUILLAZA, Cristian Manuel; ASPEÉ-CHACÓN, Juan Elías. Modelación de la deserción universitaria mediante cadenas de Markov. Uniciencia, Heredia, Costa Rica, vol. 34, n.1, p. 129-146. jan-Jun, 2020.

HERNÁNDEZ-JIMÉNEZ, María Teresa; MOREIRA-MORA, Tania Elena; SOLÍS-SALAZAR, Martín, FERNÁNDEZ-MARTÍN, Tatiana. Estudio descriptivo de variables sociodemográficas y motivacionales asociadas a la deserción: la perspectiva de personas universitarias de primer ingreso. Revista Educación, San José, Costa Rica, v. 44, n. 1, p. 1-19, enero-jun. 2020. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44060092023. Acesso em: 20 abr. 2020.

JACOMINI, Maria Aparecida. Educar sem reprovar: desafio de uma escola para todos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p.557-572. 2009. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022009000300010&1n g=pt&nrm=iso. Acesso em 14 de maio de 2019.

LEITE, Sérgio Antônio Silva; KAGER, Samantha. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Revista Ensaio: Avaliação políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro, v. 17, n.62, p. 109-134, jan./mar. 2009.

LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Panorama da Evasão no Ensino Superior Brasileiro: Aspectos Gerais das Causas e Soluções. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Cadernos, n. 25, 2012, 23 p. Disponível em: http://www.institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_087.pdf. Acesso em 01 de maio de 2019.

LÓPEZ-PASTOR, Victor Manuel. Evaluación formativa y compartida: evaluar para aprender y la implicación del alumnado en los procesos de evaluación y aprendizaje. LÓPEZ-PASTOR, Victor Manuel & PÉREZ-PUEYO, Ángel (orgs.). Evaluación formativa y compartida en Educación: experiencias de éxito en todas las etapas educativas. León: Universidad de León, 2017. p. 34-69.

MARCHIORO, Dáfni. Fernanda. Zenedin. et al. A Unipampa no contexto atual da educação superior. Avaliação, v.12, n.4, p.703-717, dez. 2007.

MARTINS, Cristiano Ribeiro. Gestão Universitária: um estudo de caso sobre a evasão em uma instituição pública de ensino. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Curso de Administração) - Universidade da Região da Campanha, Bagé, Rio Grande do Sul, 2018.

MENDES, Olenir Maria. Avaliação formativa no Ensino Superior: reflexões e alternativas possíveis. Currículo e avaliação na educação superior. São Paulo: Junqueira & Marin. 2005. p. 175 – 197.

MISSIOL, Daniele; CARVALHO, Natan da Cruz de; SOUZA, Tainã Luís de; LEIVAS, Fabio Gallas; BRUM, Daniela dos Santos; MELLO, Elena Maria Billig. Reflexões sobre os índices de retenção e evasão no curso de Medicina Veterinária da Unipampa. Educação Brasileira, Brasília, v. 38, n. 76/77, p. 178-201, 2016.

MORENO, Jacqueline Elizabet; CHIECHER, Analía Claudia. Abandono en carreras de Ingeniería. Un estudio de los aspectos académicos, sociodemográficos, laborales y vitales. Cuadernos de Investigación Educativa, Montevideo, Uruguay, v. 10, n. 2, p. 73-90, 2019. Disponível em: https://revistas.ort.edu.uy/cuadernos-deinvestigacion-educativa/article/view/2908. Acesso em: 20 abr. 2020.

RAUEN, Fábio. Roteiros de pesquisa. Rio do Sul/SC: Nova Era, 2006.

SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto; JACINTO, Paulo de Andrade. Fatores associados à evasão no ensino superior brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 337-373, abr.-jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&p id=S0101-41612019000200337. Acesso em: 20 abr. 2020.

SOUSA, António Carlos Corte-Real de; OLIVEIRA, Carlos Alberto Bragança de; BORGES, José Luís Cabral Moura. Utilização do sucesso acadêmico para prever o abandono escolar de estudantes do ensino superior: um caso de estudo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-19, 17 out. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&p id=S1517-97022018000100492. Acesso em: 20 abr. 2020.

TINTO, Vincent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Washington, v. 45, n. 1, p. 89-125, Winter, 1975.

TINTO, Vincent. Leaving College: Rethinking The Causes and Cures of Student Attrition. 2 ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

TINTO, Vincent. Completing college: rethinking institutional action. Chicago: The University of Chicago Press, 2012.

TINTO, Vicent. Through the Eyes of Students. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, Reino Unido, vol. 19, n3, p. 254–269, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos. 2016a. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-S1517-9702201605145723.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação. 2016b. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/96/3/PPC%20Engenharia%20de%20Computacao_Bag%C3%A9.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia de Energia. 2018a. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/95/6/PPC_Engenharia_de_Energia_Bag%C3%A9.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção. 2015a. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/94/3/PPC_Engenharia%20de%20Produ%C3%A7%C3%A3o_Bag%C3%A9.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Química. 2016c. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/93/3/PPC_Eng_Quimica_Bag%C3%A9.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. 2018b. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/92/5/PPC_F%C3%8DSICA.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. 2017. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/89/6/PPC%20Matem%C3%A1tica_Bag%C3%A9.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. 2016d. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/87/4/PPC%20Quimica_2016.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. 2016e. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/88/8/PPC_M%C3%BAsica_Bag%C3%A9.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas. 2015b. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/91/6/PPC_Letras%20L%C3%ADnguas%20Adicionais.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa. 2014. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/90/1/PPC%20Letras%20Portugu%C3%AAs_Bag%C3%A9.pdf. Acesso em 25 de abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Conselho Universitário. Resolução n° 29 de 28 de abril de 2011. Aprova as normas básicas de graduação, controle e registro das atividades acadêmicas. Bagé, RS, 28 de abril de 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. SiSU UNIPAMPA. S/d. Disponível em: https://www12.unipampa.edu.br/sisu/cursos/. Acesso em 01 de maio de 2019.

Publicado

2020-09-08

Cómo citar

Irala, V. B., Nara Janner, N., Freitas Alves, E., Denes Arruda, A., & Ribeiro Martins, C. (2020). Desempeño estudiantil en la Enseñanza Superior: una mirada hacia las perspectivas docentes y discentes. Educar Mais, 4(2), 277–293. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.277-293.1796

Número

Sección

Artículos