A importância do engajamento estudantil em vídeos educacionais: uma revisão bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2722Palavras-chave:
engajamento estudantil, Revisão de Literatura, Vídeos EducacionaisResumo
O vídeo educacional como recurso didático ganhou espaço desde a Segunda Guerra Mundial; porém, com o avanço das tecnologias digitais na sociedade, tornou-se presente em diferentes ferramentas, plataformas e redes sociais, favorecendo o uso em sala de aula para potencializar a aprendizagem de conteúdos diversos. Dessa forma, o objetivo do trabalho é investigar, na literatura recente, as principais características dos vídeos para engajar os estudantes. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma revisão com caráter descritivo da literatura internacional recente, a partir do ano de 2014. Com uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, utilizando o Pacote Bibliometrix do software R e o software Cmap Tools, apresentam-se, de maneira geral, os principais conceitos sobre vídeo educacional, engajamento e características de um vídeo educacional que podem potencializar o engajamento dos alunos e, ainda, são mostrados em quais países esses estudos estão sendo desenvolvidos no mundo.
Downloads
Referências
AL OTAIBI, Alanoud; FAYYOUMI, Ayham. Video content search system for better students engagement in the learning process. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 9, n. 6, p. 54–57, 2014. Disponível em < https://www.learntechlib.org/p/151184/>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
ARIA, Massimo; CUCCURULLO, Corrado. bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959–975, 1 nov. 2017. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717300500>. Acesso em 12 de maio. 2021.
BAKKAY, Mohamed Chafik. et al. Protocols and software for simplified educational video capture and editing. Journal of Computers in Education, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 257–276, 2019. DOI: 10.1007/s40692-019-00136-6. Disponível em: <https://oatao.univ-toulouse.fr/24824/1/bakkay_24824.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
BAYECK, Rebecca Yvonne; CHOI, Jinhee. The Influence of National Culture on Educational Videos: The Case of MOOCs. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, Athabasca, v. 19, n. 1, p. 186-201, 2018. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/2729>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
BELTRAN-PELLICER, Pablo; GIACOMONE, Belén; BURGOS, María. Online educational videos according to specific didactics: the case of mathematics. Cultura y Educacion, v. 30, i. 4, p. 633 - 662, 2018. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/11356405.2018.1524651>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
BLASCO, Ana Cristina; LORENZO, Juan; SARSA, Javier. The flipped classroom and the use of educational software videos in initial teaching education. Qualitative study Attic-revista d innovacio educativa, n. 17, p. 12 -20, dez. 2016. Disponível em: <https://ojs.uv.es/index.php/attic/article/view/9027>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
BONAFINI, Fernanda. et al. How Much Does Student Engagement with Videos and Forums in a MOOC Affect Their Achievement? Newburyport, Online Learning, v. 21, n. 4, p.223 - 240, 2017. Disponível em: <https://www.learntechlib.org/p/183772/>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
BRAME, Cynthia. Effective educational videos: Principles and guidelines for maximizing student learning from video content. CBE Life Sciences Education, v. 15, n. 4, p. es6.1- es6.6, 2016. Disponível em : <https://www.lifescied.org/doi/full/10.1187/cbe.16-03-0125>. Acesso em: 6 de maio 2021.
CHAKA, Chanka; NKHOBO, Tlatso. Online module login data as a proxy measure of student engagement: the case of my Unisa, Moya MA, Flipgrid, and Gephi at an ODeL institution in South Africa. International Journal of Educational Technology in Higher Education, [s. l.], v. 16, n. 1, 2019. Disponível em: <https://link.springer.com/content/pdf/10.1186/s41239-019-0167-9.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
COHEN, Samanta. et al. Neural engagement with online educational videos predicts learning performance for individual students. Neurobiology of Learning and Memory, v. 155, p. 60–64, 2018. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1074742718301485>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
COLLINS, Kayla. et al. Asynchronous video and the development of instructor social presence and student engagement. Turkish online journal of distance education, v. 20 n. 1 p. 53 - 70, 2019. Disponível em: <https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/641821>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
COSTA, Carolina; ALVELOS, Helena; TEIXEIRA, Leonor. Students’ Acceptance of an Educational Videos Platform: A Study in a Portuguese University. International Journal of Information and Communication Technology Education, Pittsburgh, v. 14, n. 1, p. 86-102, 2018. Disponível em: <https://www.igi-global.com/article/students-acceptance-of-an-educational-videos-platform/190879>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
DE LA FUENTE SÁNCHEZ, Damián; SOLÍS, Montserrat Hernández; MARTOS, Inmaculada Pra. Vídeo educativo y rendimiento académico en la enseñanza superior a distancia. RIED - Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 323–341, 2018. Disponível em: <https://www.redalyc.org/jatsRepo/3314/331455825017/331455825017.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
DEPAOLO, Concetta; WILKINSON, Kelly. Get Your Head into the Clouds: Using Word Clouds for Analyzing Qualitative Assessment Data. TechTrends, v. 58, n. 3, p. 38–44, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11528-014-0750-9>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
DERVI?, Hamid. Bibliometric Analysis using Bibliometrix an R Package. Journal of Scientometric Research, v. 8, n. 3, p. 156–160, 6 jan. 2020. Disponível em: <https://jscires.org/sites/default/files/JScientometRes-8-3-156_0.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
FERNANDEZ-RIO, Javier. Creating educational videos in Teacher Training: a case study. Revista Electrónica Interuniversitaria de formación del profesorado, Murcia, v. 21, n. 1, p. 115-127, 2018. DOI: 10.6018/reifop.21.1.293121. Disponível em: <https://digibuo.uniovi.es/dspace/bitstream/handle/10651/49279/Videos.pdf?sequence=1>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
FYFIELD, Matthew. et al. Videos in higher education: Making the most of a good thing. Australasian Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 35, n. 5, p. 1–7, 2019. Disponível em: <https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/5930>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
GUARDIAS, Angélica. María. Velasco; BAUTISTA, Susana Montiel; GARCÍA, Susana Ramírez. Los videos educativos como herramienta disruptiva para apoyar el proceso de aprendizaje de algoritmos de resta y multiplicación en estudiantes de segundo grado de primaria. Revista Educación, p. 149–169, 21 jun. 2018. Disponível: <https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S2215-26442018000200009&script=sci_arttext>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
HAAGSMAN, Marjolein. et al. Pop-up Questions Within Educational Videos: Effects on Students’ Learning. Journal of Science Education and Technology, [s. l.], v. 29, n. 6, p. 713–724, 2020. DOI: 10.1007/s10956-020-09847-3. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-020-09847-3>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
HARRISON, David J. Assessing Experiences with Online Educational Videos: Converting Multiple Constructed Responses to Quantifiable Data. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 16, n. 1, p. 168-192, 2015. Disponível em: < https://www.erudit.org/en/journals/irrodl/1900-v1-n1-irrodl04978/1065933ar/abstract/>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
HAYES, Clare. et al. “Making Every Second Count”: Utilizing TikTok and Systems Thinking to Facilitate Scientific Public Engagement and Contextualization of Chemistry at Home. Journal of Chemical Education, [s. l.], v. 97, n. 10, p. 3858–3866, 2020. Disponível em: <https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.0c00511>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
HLYNSKY, Yaroslav; FEDASIUK, Dmytro; RIAZHSKA, Victoriia. Development and usage of the electronic video resources for educational purposes. Information technologies and learning tools, v. 58, n. 2, p. 67-78, 2017.
HLYNSKY, Yaroslav; FEDASIUK, Dmytro; RIAZHSKA, Victoriia. Electronic educational video resource as a theme-building learning tool in the higher mathematics course. Information technologies and learning tools, v. 68, n. 6, p. 64-76, 2018.
HUERTAS ABRIL, C. A. Creation of 3D Animation Videos through Cooperative Learning in the EFL Classroom: Educational Innovation for Primary Education Teacher Training GUINIGUADA, v. 27, p. 14-21, 2018. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10872981.2020.1714197>. Acesso em: 15 de maio. 2021.
KARIC, Berina et al. Evaluation of surgical educational videos available for third year medical students. Medical education online, v. 25, n. 1, p. 1714197, 2020. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10872981.2020.1714197>. Acesso em: 12 de maio. 2021.
KAUR, Amanjot et al. Prediction and localization of student engagement in the wild. In: 2018 Digital Image Computing: Techniques and Applications (DICTA). IEEE, p. 1-8. 2018. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8615851>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
KRUGER, Jan-Louis; DOHERTY, Stephen. Measuring cognitive load in the presence of educational video: Towards a multimodal methodology. Australasian Journal of Educational Technology, [s.l.], v. 32, n. 6, p. 19-31, 2016. Disponível em: <https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/3084>. Acesso em: 15 de maio. 2021.
LAASER, Wolfram; TOLOZA, Eduardo A. The Changing Role of the Educational Video in Higher Distance Education. International Review of Research in Open and Distributed Learning, [s.l.], v. 18, n. 2, p. 264-276, 2017. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/3067>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
LIU, Chelsea; ELMS, Philip. Animating student engagement: The impacts of cartoon instructional videos on learning experience. Research in Learning Technology, [s.l.], v. 27, 1-31, 2019. Disponível em: <https://journal.alt.ac.uk/index.php/rlt/article/view/2124>. Acesso em: 12 de maio. 2021.
NOVA, Jonnathan Celis; CHAVARRO, Clara Isabel Onatra.; ZUBIETA, Ana María. Educational videos: a didactic tool for strengthening English vocabulary through the development of affective learning in kids. Gist-education And Learning Research Journal, v. 14, n. x, p. 68 - 87, 2017. Disponível: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6050598>. Acesso em: 13 de maio. 2021.
RICE, Paul; BEESON, Paul; BLACKMORE-WRIGHT, James. Evaluating the Impact of a Quiz Question within an Educational Video. TechTrends, [s.l.], v. 63, p. 522-532, 2019. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11528-019-00374-6#citeas>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
RODRIGUEZ LICEA, Roberto Alejandro; LOPEZ FRIAS, Blanca. Ssilva; MORTERA GUTIERREZ, Fernando Jorge. Videos as an Open Educational Resources and Mathematics Teaching. Revista Electronica de Investigacion Educativa, v. 19, n. 3, p. 92-100, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1607-40412017000300092&script=sci_abstract&tlng=en>. Acesso em: 15 de maio. 2021.
SHEN, Pingxia. et al. Educational Technology as a Video Cases in Teaching Psychology for Future Teachers. Eurasia Journal Of Mathematics Science And Technology Education. v. 13, n. 7, p. 3417-3429, 2017. Disponível em: <https://www.ejmste.com/article/educational-technology-as-a-video-cases-in-teaching-psychology-for-future-teachers-4835>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
SILVA, Márcia Regina DA; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; HAYASHI, María Cristina Piumbato Innocentini. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, n. 1, p. 110–129, 9 jun. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42337>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
STANLEY, Denise; ZHANG, Yi. Student-Produced Videos Can Enhance Engagement and Learning in the Online Environment. Online Learning. [s.l.], v. 22, n. 2, p. 5-26, 2018. DOI: 10.24059/olj.v22i2.1367. Disponível em: <https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/1367>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
TSENG, Sheng-Shiang. The influence of teacher annotations on student learning engagement and video watching behaviors. International Journal of Educational Technology in Higher Education. [s.l.], v. 18, n. 7, p. 1-17, 2021. Disponível em: <https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/track/pdf/10.1186/s41239-021-00242-5.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
WIJNKER, Winnifred. et al. Educational videos from a film theory perspective: Relating teacher aims to video characteristics. British Journal of Educational Technology. v. 50, n. 6, p. 3175-3197, 2019. Disponível em: <https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bjet.12725>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
WINSLETT, Greg. What counts as educational video?: Working toward best practice alignment between video production approaches and outcomes. Australasian Journal of Educational Technology. v. 30, n. 5, 2014. Disponível em: <https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/458>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
ZHU, Bin. et al. Multi-rate attention based gru model for engagement prediction. In: Proceedings of the 2020 International Conference on Multimodal Interaction. 2020. p. 841-848. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3382507.3417965>. Acesso em: 6 de maio. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Viviane Carvalho Moraes, Sandra Dutra Piovesan, Valesca Brasil Irala
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.