A importância do engajamento estudantil em vídeos educacionais: uma revisão bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2722

Palavras-chave:

engajamento estudantil, Revisão de Literatura, Vídeos Educacionais

Resumo

O vídeo educacional como recurso didático ganhou espaço desde a Segunda Guerra Mundial; porém, com o avanço das tecnologias digitais na sociedade, tornou-se presente em diferentes ferramentas, plataformas e redes sociais, favorecendo o uso em sala de aula para potencializar a aprendizagem de conteúdos diversos. Dessa forma, o objetivo do trabalho é investigar, na literatura recente, as principais características dos vídeos para engajar os estudantes. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma revisão com caráter descritivo da literatura internacional recente, a partir do ano de 2014. Com uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, utilizando o Pacote Bibliometrix do software R e o software Cmap Tools, apresentam-se, de maneira geral, os principais conceitos sobre vídeo educacional, engajamento e características de um vídeo educacional que podem potencializar o engajamento dos alunos e, ainda, são mostrados em quais países esses estudos estão sendo desenvolvidos no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Carvalho Moraes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa. Bolsista CAPES no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. 

Sandra Dutra Piovesan, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa. Doutora em Informática na Educação pela UFRGS.  É Mestre em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduada em Ciência da Computação pela UNICRUZ. Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA.

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Associada  na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e fez seus estudos de Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente atua no curso de graduação em Letras (Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE), no campus Bagé.  É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: evasão, retenção, engajamento e avaliação no Ensino Superior. 

Referências

AL OTAIBI, Alanoud; FAYYOUMI, Ayham. Video content search system for better students engagement in the learning process. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 9, n. 6, p. 54–57, 2014. Disponível em < https://www.learntechlib.org/p/151184/>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

ARIA, Massimo; CUCCURULLO, Corrado. bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959–975, 1 nov. 2017. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717300500>. Acesso em 12 de maio. 2021.

BAKKAY, Mohamed Chafik. et al. Protocols and software for simplified educational video capture and editing. Journal of Computers in Education, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 257–276, 2019. DOI: 10.1007/s40692-019-00136-6. Disponível em: <https://oatao.univ-toulouse.fr/24824/1/bakkay_24824.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

BAYECK, Rebecca Yvonne; CHOI, Jinhee. The Influence of National Culture on Educational Videos: The Case of MOOCs. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, Athabasca, v. 19, n. 1, p. 186-201, 2018. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/2729>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

BELTRAN-PELLICER, Pablo; GIACOMONE, Belén; BURGOS, María. Online educational videos according to specific didactics: the case of mathematics. Cultura y Educacion, v. 30, i. 4, p. 633 - 662, 2018. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/11356405.2018.1524651>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

BLASCO, Ana Cristina; LORENZO, Juan; SARSA, Javier. The flipped classroom and the use of educational software videos in initial teaching education. Qualitative study Attic-revista d innovacio educativa, n. 17, p. 12 -20, dez. 2016. Disponível em: <https://ojs.uv.es/index.php/attic/article/view/9027>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

BONAFINI, Fernanda. et al. How Much Does Student Engagement with Videos and Forums in a MOOC Affect Their Achievement? Newburyport, Online Learning, v. 21, n. 4, p.223 - 240, 2017. Disponível em: <https://www.learntechlib.org/p/183772/>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

BRAME, Cynthia. Effective educational videos: Principles and guidelines for maximizing student learning from video content. CBE Life Sciences Education, v. 15, n. 4, p. es6.1- es6.6, 2016. Disponível em : <https://www.lifescied.org/doi/full/10.1187/cbe.16-03-0125>. Acesso em: 6 de maio 2021.

CHAKA, Chanka; NKHOBO, Tlatso. Online module login data as a proxy measure of student engagement: the case of my Unisa, Moya MA, Flipgrid, and Gephi at an ODeL institution in South Africa. International Journal of Educational Technology in Higher Education, [s. l.], v. 16, n. 1, 2019. Disponível em: <https://link.springer.com/content/pdf/10.1186/s41239-019-0167-9.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

COHEN, Samanta. et al. Neural engagement with online educational videos predicts learning performance for individual students. Neurobiology of Learning and Memory, v. 155, p. 60–64, 2018. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1074742718301485>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

COLLINS, Kayla. et al. Asynchronous video and the development of instructor social presence and student engagement. Turkish online journal of distance education, v. 20 n. 1 p. 53 - 70, 2019. Disponível em: <https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/641821>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

COSTA, Carolina; ALVELOS, Helena; TEIXEIRA, Leonor. Students’ Acceptance of an Educational Videos Platform: A Study in a Portuguese University. International Journal of Information and Communication Technology Education, Pittsburgh, v. 14, n. 1, p. 86-102, 2018. Disponível em: <https://www.igi-global.com/article/students-acceptance-of-an-educational-videos-platform/190879>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

DE LA FUENTE SÁNCHEZ, Damián; SOLÍS, Montserrat Hernández; MARTOS, Inmaculada Pra. Vídeo educativo y rendimiento académico en la enseñanza superior a distancia. RIED - Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 323–341, 2018. Disponível em: <https://www.redalyc.org/jatsRepo/3314/331455825017/331455825017.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

DEPAOLO, Concetta; WILKINSON, Kelly. Get Your Head into the Clouds: Using Word Clouds for Analyzing Qualitative Assessment Data. TechTrends, v. 58, n. 3, p. 38–44, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11528-014-0750-9>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

DERVI?, Hamid. Bibliometric Analysis using Bibliometrix an R Package. Journal of Scientometric Research, v. 8, n. 3, p. 156–160, 6 jan. 2020. Disponível em: <https://jscires.org/sites/default/files/JScientometRes-8-3-156_0.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

FERNANDEZ-RIO, Javier. Creating educational videos in Teacher Training: a case study. Revista Electrónica Interuniversitaria de formación del profesorado, Murcia, v. 21, n. 1, p. 115-127, 2018. DOI: 10.6018/reifop.21.1.293121. Disponível em: <https://digibuo.uniovi.es/dspace/bitstream/handle/10651/49279/Videos.pdf?sequence=1>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

FYFIELD, Matthew. et al. Videos in higher education: Making the most of a good thing. Australasian Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 35, n. 5, p. 1–7, 2019. Disponível em: <https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/5930>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

GUARDIAS, Angélica. María. Velasco; BAUTISTA, Susana Montiel; GARCÍA, Susana Ramírez. Los videos educativos como herramienta disruptiva para apoyar el proceso de aprendizaje de algoritmos de resta y multiplicación en estudiantes de segundo grado de primaria. Revista Educación, p. 149–169, 21 jun. 2018. Disponível: <https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S2215-26442018000200009&script=sci_arttext>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

HAAGSMAN, Marjolein. et al. Pop-up Questions Within Educational Videos: Effects on Students’ Learning. Journal of Science Education and Technology, [s. l.], v. 29, n. 6, p. 713–724, 2020. DOI: 10.1007/s10956-020-09847-3. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-020-09847-3>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

HARRISON, David J. Assessing Experiences with Online Educational Videos: Converting Multiple Constructed Responses to Quantifiable Data. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 16, n. 1, p. 168-192, 2015. Disponível em: < https://www.erudit.org/en/journals/irrodl/1900-v1-n1-irrodl04978/1065933ar/abstract/>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

HAYES, Clare. et al. “Making Every Second Count”: Utilizing TikTok and Systems Thinking to Facilitate Scientific Public Engagement and Contextualization of Chemistry at Home. Journal of Chemical Education, [s. l.], v. 97, n. 10, p. 3858–3866, 2020. Disponível em: <https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.0c00511>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

HLYNSKY, Yaroslav; FEDASIUK, Dmytro; RIAZHSKA, Victoriia. Development and usage of the electronic video resources for educational purposes. Information technologies and learning tools, v. 58, n. 2, p. 67-78, 2017.

HLYNSKY, Yaroslav; FEDASIUK, Dmytro; RIAZHSKA, Victoriia. Electronic educational video resource as a theme-building learning tool in the higher mathematics course. Information technologies and learning tools, v. 68, n. 6, p. 64-76, 2018.

HUERTAS ABRIL, C. A. Creation of 3D Animation Videos through Cooperative Learning in the EFL Classroom: Educational Innovation for Primary Education Teacher Training GUINIGUADA, v. 27, p. 14-21, 2018. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10872981.2020.1714197>. Acesso em: 15 de maio. 2021.

KARIC, Berina et al. Evaluation of surgical educational videos available for third year medical students. Medical education online, v. 25, n. 1, p. 1714197, 2020. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10872981.2020.1714197>. Acesso em: 12 de maio. 2021.

KAUR, Amanjot et al. Prediction and localization of student engagement in the wild. In: 2018 Digital Image Computing: Techniques and Applications (DICTA). IEEE, p. 1-8. 2018. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8615851>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

KRUGER, Jan-Louis; DOHERTY, Stephen. Measuring cognitive load in the presence of educational video: Towards a multimodal methodology. Australasian Journal of Educational Technology, [s.l.], v. 32, n. 6, p. 19-31, 2016. Disponível em: <https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/3084>. Acesso em: 15 de maio. 2021.

LAASER, Wolfram; TOLOZA, Eduardo A. The Changing Role of the Educational Video in Higher Distance Education. International Review of Research in Open and Distributed Learning, [s.l.], v. 18, n. 2, p. 264-276, 2017. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/3067>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

LIU, Chelsea; ELMS, Philip. Animating student engagement: The impacts of cartoon instructional videos on learning experience. Research in Learning Technology, [s.l.], v. 27, 1-31, 2019. Disponível em: <https://journal.alt.ac.uk/index.php/rlt/article/view/2124>. Acesso em: 12 de maio. 2021.

NOVA, Jonnathan Celis; CHAVARRO, Clara Isabel Onatra.; ZUBIETA, Ana María. Educational videos: a didactic tool for strengthening English vocabulary through the development of affective learning in kids. Gist-education And Learning Research Journal, v. 14, n. x, p. 68 - 87, 2017. Disponível: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6050598>. Acesso em: 13 de maio. 2021.

RICE, Paul; BEESON, Paul; BLACKMORE-WRIGHT, James. Evaluating the Impact of a Quiz Question within an Educational Video. TechTrends, [s.l.], v. 63, p. 522-532, 2019. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11528-019-00374-6#citeas>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

RODRIGUEZ LICEA, Roberto Alejandro; LOPEZ FRIAS, Blanca. Ssilva; MORTERA GUTIERREZ, Fernando Jorge. Videos as an Open Educational Resources and Mathematics Teaching. Revista Electronica de Investigacion Educativa, v. 19, n. 3, p. 92-100, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1607-40412017000300092&script=sci_abstract&tlng=en>. Acesso em: 15 de maio. 2021.

SHEN, Pingxia. et al. Educational Technology as a Video Cases in Teaching Psychology for Future Teachers. Eurasia Journal Of Mathematics Science And Technology Education. v. 13, n. 7, p. 3417-3429, 2017. Disponível em: <https://www.ejmste.com/article/educational-technology-as-a-video-cases-in-teaching-psychology-for-future-teachers-4835>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

SILVA, Márcia Regina DA; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; HAYASHI, María Cristina Piumbato Innocentini. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, n. 1, p. 110–129, 9 jun. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42337>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

STANLEY, Denise; ZHANG, Yi. Student-Produced Videos Can Enhance Engagement and Learning in the Online Environment. Online Learning. [s.l.], v. 22, n. 2, p. 5-26, 2018. DOI: 10.24059/olj.v22i2.1367. Disponível em: <https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/1367>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

TSENG, Sheng-Shiang. The influence of teacher annotations on student learning engagement and video watching behaviors. International Journal of Educational Technology in Higher Education. [s.l.], v. 18, n. 7, p. 1-17, 2021. Disponível em: <https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/track/pdf/10.1186/s41239-021-00242-5.pdf>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

WIJNKER, Winnifred. et al. Educational videos from a film theory perspective: Relating teacher aims to video characteristics. British Journal of Educational Technology. v. 50, n. 6, p. 3175-3197, 2019. Disponível em: <https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bjet.12725>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

WINSLETT, Greg. What counts as educational video?: Working toward best practice alignment between video production approaches and outcomes. Australasian Journal of Educational Technology. v. 30, n. 5, 2014. Disponível em: <https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/458>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

ZHU, Bin. et al. Multi-rate attention based gru model for engagement prediction. In: Proceedings of the 2020 International Conference on Multimodal Interaction. 2020. p. 841-848. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3382507.3417965>. Acesso em: 6 de maio. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

Carvalho Moraes, V., Dutra Piovesan, S., & Irala, V. B. (2022). A importância do engajamento estudantil em vídeos educacionais: uma revisão bibliométrica. Revista Educar Mais, 6, 355–371. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2722

Edição

Seção

Artigos