Student performance in Higher Education: a look at learners and professors perspectives

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.277-293.1796

Keywords:

Student performance, Higher Education, Assesement, Universidade Federal do Pampa.

Abstract

Considering that the number of failures in subjects taken can lead to dropout in Higher Education, this study aimed lo list the subjects with the worst student performance rates at the Bagé campus of the multicampi institution Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), as well as the causes pointed out by both students and professor in relation to this topic. In order to this, data extracted from the academic management system, understood for a period of seven years, were analyzed for the longitudinal survey of the subjects with the highest failure rates on the campus in question. In a second step, questionnaires were answered anonymously by students and professors, in order to identify their perceptions on the topic. Most of the subjects with the highest failure rates belong to the Exact Sciences área and are offered throughout the first semesters of undergraduate courses. It was concluded that the improvement of student performance can be achieved through the implementation of some joint and interdependent actions, that is, by the institutional sphere, in te field of teaching and also in the scope of expanding student engagement.

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Author Biographies

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Valesca Brasil Irala é Professora Associada 2 na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e fez seus estudos de Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente atua no curso de graduação em Letras (Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE), no campus Bagé. Tem 10 orientações concluídas no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, todas focadas no desenvolvimento de materiais didáticos autorais e na intervenção pedagógica. Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: evasão, retenção, engajamento e avaliação no Ensino Superior. 

Natália Nara Janner, Universidade Federal do Pampa

Discente do Curso de Engenharia Química da Unipampa. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), durante a execução desta pesquisa.

Elenilson Freitas Alves, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2001 e 2004). É professor Associado I na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Bagé) e professor do Curso de Química-Licenciatura da Instituição. Atualmente é Coordenador Acadêmico do Campus Bagé. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Metodologia de Ensino de Química, Formação de Professores e Síntese Orgânica.

Alexandre Denes Arruda, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Formação Pedagógica Para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil (2002), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura.

Cristiano Ribeiro Martins, Universidade Federal do Pampa

Cristiano Ribeiro Martins é Servidor Público Federal, Técnico Administrativo em Educação, no cargo de assistente em administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É chefe da Secretaria Acadêmica - campus Bagé/RS e membro da comissão local de acompanhamento de evasão e retenção. Mestrando do Programa de pós-graduação em Políticas públicas e Gestão Educacional da UFSM. É Bacharel em Administração pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), possui experiência no serviço público federal nas áreas de Administração Pública e Gestão Acadêmica.

 

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Published

2020-09-08

How to Cite

Irala, V. B., Nara Janner, N., Freitas Alves, E., Denes Arruda, A., & Ribeiro Martins, C. (2020). Student performance in Higher Education: a look at learners and professors perspectives. Educar Mais, 4(2), 277–293. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.277-293.1796

Issue

Section

Articles