Contribuições dos estudos sobre sala de aula invertida no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4197Palavras-chave:
Ensino Superior, Metodologia Ativa, Sala de Aula InvertidaResumo
O presente artigo analisa publicações sobre a aplicação da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida no ensino superior, identificando seus desafios e benefícios. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e qualitativa, abrangendo publicações de 2014 a 2025, e utiliza o software IRaMuTeQ para auxiliar na análise de dados textuais, por meio da análise de similitude e da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados evidenciam que a metodologia incentiva o comprometimento e a autonomia, fortalecendo o protagonismo do estudante e a relação entre docentes e alunos. Contudo, foram identificados desafios como resistência à mudança, falta de formação o docente e problemas logísticos. Conclui-se que, embora a metodologia apresente grande potencial transformador, sua implementação eficaz depende de planejamento, materiais de qualidade e colaboração para superar as barreiras existentes.
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