Contribuições dos estudos sobre sala de aula invertida no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4197

Palavras-chave:

Ensino Superior, Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida

Resumo

O presente artigo analisa publicações sobre a aplicação da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida no ensino superior, identificando seus desafios e benefícios. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e qualitativa, abrangendo publicações de 2014 a 2025, e utiliza o software IRaMuTeQ para auxiliar na análise de dados textuais, por meio da análise de similitude e da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados evidenciam que a metodologia incentiva o comprometimento e a autonomia, fortalecendo o protagonismo do estudante e a relação entre docentes e alunos. Contudo, foram identificados desafios como resistência à mudança, falta de formação o docente e problemas logísticos. Conclui-se que, embora a metodologia apresente grande potencial transformador, sua implementação eficaz depende de planejamento, materiais de qualidade e colaboração para superar as barreiras existentes.

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Biografia do Autor

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência na área de modelagem dos fenômenos de transporte, com ênfase em Modelagem de deposição de parafinas em dutos de petróleo. Possui também experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transferência de calor em pavimentos flexíveis. Trabalha com os seguintes métodos numéricos: Diferenças Finitas e Volumes Finitos para resolução de equações diferenciais parciais. Também fazem parte de suas pesquisas os temas: aprendizagens ativas no Ensino Superior, avaliação do desempenho discente, rubricas avaliativas.

Sthefani Hemann Sacardi , Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Licencianda em Matemática.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Blass, L., & Hemann Sacardi , S. (2025). Contribuições dos estudos sobre sala de aula invertida no Ensino Superior. Revista Educar Mais, 9, 1–18. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4197

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