New National Curriculum Guidelines for Initial Teacher Education for Basic Education: advances or setbacks?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2409

Keywords:

Teacher education, Phase, Practice as a Curricular Component

Abstract

The article contextualizes the basic education teacher education policy in Brazil by analyzing the National Curriculum Guidelines for the initial and continuing training of education professionals from 2001 to 2019, with the main focus on the discussion of the understanding of practice as a curricular component in these documents. We present an analysis of the time dedicated to practice throughout the Courses, as well as the shifts in the concept of Practice in the documents. It is possible to perceive a variation between more theoretical stances to those more focused on the application of knowledge. Finally, it is described that the New National Curriculum Guidelines for the Initial Formation of Teachers of Basic Education can harm the constitution of future reflective, autonomous teachers with scope in the most different professional, disciplinary, curricular and experiential knowledge.

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Author Biographies

Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal Sul-rio-grandense -IFSul

Possui Licenciatura em Ciências pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pela Universidade Católica de Pelotas , Mestrado em Ensino de Física pela UFRGS (2009) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.

Gilberto Orengo, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica (Engenharia Nuclear) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Franciscana.

Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal Su-rio-grandense -IFSUL

Possui graduação em Licenciatura em Física (UFRGS - 2010), Mestrado em Ensino de Física (UFRGS - 2013) e Doutorado em Ensino de Física (UFRGS - 2017). É professor EBTT de Física no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça. Atualmente, exerce a função de coordenador do curso de Licenciatura em Física. Está vinculado como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação PPGCITED. A área da pesquisa em que atua envolve a investigação da aplicação de inovações didáticas; mais especificamente, a adoção e difusão de métodos interativos de ensino.

Cristiano da Silva Buss, Instituto Federal Su-rio-grandense - IFSUL

 Possui graduação em Licenciatura Plena em Física (2000) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (2009) pela UFPel, Mestrado em Educação (2012) pela Faculdade de Educação da UFPel e Doutorado em Educação em Ciências (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É professor de Física do Ensino Médio, Superior, Especialização e Mestrado Profissional do Campus Pelotas Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Marcos André Betemps Vaz da Silva, Instituto Federal Su-rio-grandense - IFSUL

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e é Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). É professor de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense no Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG) e membro do Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática do Campus Pelotas - Visconde da Graça. É integrante do Grupo de Estudos Avançados e Pesquisa em Ensino de Ciências - GEAPEC do CaVG/IFSul, do Grupo de Pesquisa Comenius do CaVG/IFSul e do Grupo de Pesquisa Fenomenologia de Partículas de Altas Energias do IF/UFRGS. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão relacionadas às Novas Tecnologias na Educação e Ensino de Ciências e atualmente é o Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do IFSul/CaVG.

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Published

2021-05-11

How to Cite

Marques, N. L. R., Orengo, G., Müller, M. G., Buss, C. da S., & Vaz da Silva, M. A. B. . (2021). New National Curriculum Guidelines for Initial Teacher Education for Basic Education: advances or setbacks?. Educar Mais, 5(3), 637–649. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2409

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Articles