Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática

Autores

  • Andressa Abreu da Silva
  • Kátia Arcaro
  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.27-44.1383

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, História da Matemática, Licenciatura em Matemática.

Resumo

O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática.

Biografia do Autor

Andressa Abreu da Silva

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é discente da Universidade de Caxias do Sul no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Educação, Linguagem e Tecnologia. Estágio docente em andamento em uma disciplina de Graduação, Tópicos da Evolução do Pensamento Matemático.

Kátia Arcaro

Mestre (2009) e Doutora (2013) em Matemática Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduou-se em Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade de Caxias do Sul (2006), com obtenção de Láurea Acadêmica. Tem experiência nas áreas de Matemática e Física, com ênfase em Matemática, tendo atuado como docente do curso de Administração da Faculdade dos Imigrantes (FAI) e dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Atualmente integra o corpo docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), lotada no campus Caxias do Sul, e atua como Editora Adjunta na REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN: 2447-2689)

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela UFRGS. Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

da Silva, A. A., Arcaro, K., & Silva, R. S. da. (2019). Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática. Revista Educar Mais, 3(1), 27-44. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.27-44.1383

Edição

Seção

Artigos