Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática

Autores

  • Andressa Abreu da Silva
  • Kátia Arcaro
  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.27-44.1383

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, História da Matemática, Licenciatura em Matemática.

Resumo

O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Abreu da Silva

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é discente da Universidade de Caxias do Sul no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Educação, Linguagem e Tecnologia. Estágio docente em andamento em uma disciplina de Graduação, Tópicos da Evolução do Pensamento Matemático.

Kátia Arcaro

Mestre (2009) e Doutora (2013) em Matemática Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduou-se em Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade de Caxias do Sul (2006), com obtenção de Láurea Acadêmica. Tem experiência nas áreas de Matemática e Física, com ênfase em Matemática, tendo atuado como docente do curso de Administração da Faculdade dos Imigrantes (FAI) e dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Atualmente integra o corpo docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), lotada no campus Caxias do Sul, e atua como Editora Adjunta na REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN: 2447-2689)

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela UFRGS. Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

da Silva, A. A., Arcaro, K., & Silva, R. S. da. (2019). Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática. Revista Educar Mais, 3(1), 27–44. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.27-44.1383

Edição

Seção

Artigos