Da ação à emancipação: o uso do ambiente virtual de aprendizagem do GeoGebra no contexto da educação popular
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2240Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação Popular, Tecnologias Digitais, AprendizagemResumo
O presente artigo versa sobre uma pesquisa de característica qualitativa realizada no ano de 2019 com uma turma do pré-vestibular popular Dandara dos Palmares, sediado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) em Porto Alegre. A produção dos dados ocorreu na forma da aplicação de uma proposta didática presencial no laboratório de informática da instituição, aonde os participantes exploraram atividades sobre funções afins e funções quadráticas fazendo uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e também fizeram o preenchimento de dois questionários. Utilizamos como fundamentação teórica estudos e autores que apresentam as ideias da Educação Popular e sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula na perspectiva da formação de professores. A análise mostrada no presente artigo centra-se nos dados apresentados nos questionários, os quais demonstram por parte dos participantes da pesquisa uma valorização do uso das tecnologias no percurso de aprendizagem. Entende-se assim, que ao fazer uso das tecnologias em atividades didático-pedagógicas na Educação Popular os estudantes tornam-se os principais agentes no processo de aprendizagem.
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