Uma experiência de trabalho coletivo a partir do uso combinado de diferentes espaços virtuais na formação continuada de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2239

Palavras-chave:

Espaços Virtuais, Formação de Professores de Matemática, Postura, Tecnologias Digitais

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática que teve como objetivo observar e analisar a postura dos professores de matemática participantes inseridos em diferentes espaços virtuais durante uma formação continuada na modalidade à distância. Os referenciais que fundamentaram a pesquisa ocorreram por meio de leituras teóricas sobre formação de professores com tecnologia, Espaços Virtuais, trabalho coletivo, postura e interação/interatividade. Durante a formação, que ocorreu durante dois meses, fez-se uso do aplicativo WhatsApp e da plataforma virtual Coursify.me, onde foram realizadas proposições e discussões sobre problemas e atividades de matemática, que constituíram o conjunto de dados da pesquisa. Uma análise e reflexão sobre os dados produzidos, à luz dos referenciais teóricos utilizados e com uma característica metodológica qualitativa, permitiram concluir que observar a postura dos participantes ao longo de ações propostas na modalidade à distância seja uma característica determinante na construção de arquiteturas pedagógicas que possam oportunizar momentos para uma formação com significado ao participante.

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Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor Adjunto do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS, com atuação em disciplinas do DMPA. É professor/orientador credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (Profissional (conceito CAPES 5 (2016)) e Acadêmico (conceito CAPES 3 (2016))). Membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) diretoria do Rio Grande do Sul na gestão 2018 - 2021 na função de conselheiro editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016) com atuação em cursos de nível básico e superior. Pesquisador cadastrado na base de dados do CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3454823175359548) e vice-líder do grupo GPMETA - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0446870736784271). Cadastrado na plataforma virtual ResearchGate (http://www.researchgate.net/profile/Rodrigo_Silva62). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática, tecnologias digitais na formação de professores e professoras. https://orcid.org/0000-0002-7406-2517

Morgana Aline Reinheimer, Prefeitura Municipal de Campo Bom (RS)

Licenciada em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2007), com especialização para professores de Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG (2015) e Mestra em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS (2020). Atualmente trabalho no Colégio Luterano Sião com Ensino Fundamental e Médio utilizando o sistema positivo. Trabalho também na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardo Lemke sendo responsável pelo laboratório de informática da instituição e coordenando um projeto denominado Lúdico na Matemática. Fui funcionária efetiva no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- SENAI de Abril de 2004 à Dezembro de 2008 e bolsista da CNPQ através projeto “OBMEP na escola” (2016, 2017 e 2018). As áreas de interesse de pesquisa são: tecnologia informática no ensino e aprendizagem da Matemática, contribuição das teorias cognitivas para aprendizagem de matemática e formação de professores com tecnologia.

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Publicado

2021-01-16 — Atualizado em 2021-01-16

Versões

Como Citar

Silva, R. S. da, & Aline Reinheimer, M. (2021). Uma experiência de trabalho coletivo a partir do uso combinado de diferentes espaços virtuais na formação continuada de professores de Matemática. Revista Educar Mais, 5(2), 332–344. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2239

Edição

Seção

Artigos