Una experiencia de trabajo colectivo desde el uso combinado de diferentes espacios virtuales en la formación continua de profesores de Matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2239

Palabras clave:

Espacios virtuales, Formación de profesores de matemáticas, Postura, Tecnologías digitales

Resumen

El presente artículo es un extracto de la investigación de un Máster Académico en Enseñanza de las Matemáticas que tuvo como objetivo observar y analizar la postura de los profesores de matemáticas participantes insertados en diferentes espacios virtuales durante una formación continua en educación a distancia. Los referentes que sustentaron la investigación ocurrieron a través de lecturas teóricas sobre la formación docente con tecnología, Espacios Virtuales, trabajo colectivo, postura e interacción/interactividad. Durante la capacitación, que se desarrolló durante dos meses, se utilizó la aplicación WhatsApp y la plataforma virtual Coursify.me, donde se llevaron a cabo propuestas y discusiones sobre problemas y actividades matemáticas, que constituyeron el conjunto de datos de la investigación. Un análisis y reflexión sobre los datos producidos, a la luz de los referentes teóricos utilizados y con una característica metodológica cualitativa, permitió concluir que observar la postura de los participantes a lo largo de las acciones propuestas en la modalidad a distancia es un rasgo determinante en la construcción de arquitecturas pedagógicas que pueden Brindar oportunidades de capacitación significativa para el participante.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor Adjunto do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS, com atuação em disciplinas do DMPA. É professor/orientador credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (Profissional (conceito CAPES 5 (2016)) e Acadêmico (conceito CAPES 3 (2016))). Membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) diretoria do Rio Grande do Sul na gestão 2018 - 2021 na função de conselheiro editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016) com atuação em cursos de nível básico e superior. Pesquisador cadastrado na base de dados do CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3454823175359548) e vice-líder do grupo GPMETA - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0446870736784271). Cadastrado na plataforma virtual ResearchGate (http://www.researchgate.net/profile/Rodrigo_Silva62). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática, tecnologias digitais na formação de professores e professoras. https://orcid.org/0000-0002-7406-2517

Morgana Aline Reinheimer, Prefeitura Municipal de Campo Bom (RS)

Licenciada em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2007), com especialização para professores de Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG (2015) e Mestra em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS (2020). Atualmente trabalho no Colégio Luterano Sião com Ensino Fundamental e Médio utilizando o sistema positivo. Trabalho também na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardo Lemke sendo responsável pelo laboratório de informática da instituição e coordenando um projeto denominado Lúdico na Matemática. Fui funcionária efetiva no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- SENAI de Abril de 2004 à Dezembro de 2008 e bolsista da CNPQ através projeto “OBMEP na escola” (2016, 2017 e 2018). As áreas de interesse de pesquisa são: tecnologia informática no ensino e aprendizagem da Matemática, contribuição das teorias cognitivas para aprendizagem de matemática e formação de professores com tecnologia.

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Publicado

2021-01-16 — Actualizado el 2021-01-16

Versiones

Cómo citar

Silva, R. S. da, & Aline Reinheimer, M. (2021). Una experiencia de trabajo colectivo desde el uso combinado de diferentes espacios virtuales en la formación continua de profesores de Matemáticas. Educar Mais, 5(2), 332–344. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2239

Número

Sección

Artículos