Insubordinação criativa e pensamento computacional: o que dizem os professores?
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3679Palavras-chave:
Formação de Professores de Matemática, Insubordinação Criativa, Pensamento ComputacionalResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma das etapas da pesquisa, em que se investigou por meio de um questionário ações de Insubordinação Criativa relacionadas a percepção que professores de Matemática possuem a respeito do Pensamento Computacional (PC) para elaborar as suas aulas, conforme a BNCC. Os referenciais teóricos utilizados contemplam ideias sobre Pensamento Computacional e Insubordinação Criativa. Os dados coletados foram analisados por meio de um viés qualitativo à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que mesmo com um conhecimento vago sobre PC os participantes já trabalham com recursos relacionados a ele, sinalizando que de alguma forma já está sendo trabalhado em sala de aula. Ainda como resultado infere-se que um maior entendimento do PC precisa ocorrer por meio do acesso dos professores a educação continuada sobre o tema.
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