Corpos negados na Educação Física escolar: uma discussão epistemológica no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3683

Palavras-chave:

Corpo Negado;, Educação Física;, Escola;, Ensino Médio.

Resumo

Este artigo discute corpos negados na Educação Física escolar, em aspectos literários epistemológicos do Ensino Médio. Definiu-se como objetivo analisar na literatura a discussão de corpos negados na disciplina de Educação Física Escolar no Ensino Médio. Como caminho metodológico foi realizado uma pesquisa de cunho bibliográfico, em revisão de literatura em trabalhos acadêmicos de 2014 até 2021, para análise dos resultados foram cinco (5) trabalhos, dentre eles divididos em uma (1) monografia (TCC) e quatro (4) artigos na área da Educação Física. Dessa forma, como resultados, obteve-se que o corpo ainda sofre por diferentes dilemas e situações na Educação Física e no contexto educacional, corpos sobre poderes, vigiados, sofridos e marginalizados. Adolescentes do Ensino Médio ainda se sentem insatisfeitos e infelizes com a imagem corporal, se encontram com corpos inseguros, pressionados, como julgados e oprimidos por padrões sociais de beleza e estéticas. Nesse sentido, os juvenis precisam de um resgate de identidade, como também de profissionais preparados para orientar os/as alunos(as) nessa temática, ou seja, professores(as) preparados(as) para enfrentar a realidade escolar.

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Biografia do Autor

Eduarda Pereira Cardoso, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Estudante de Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Roraima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2022). Possui Especialização em Lato Sensu em (2020), pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - ES; Curso: Atividade Física para Grupos Especiais. Área de Conhecimento: Saúde e Bem Estar Social. Especialização Lato Sensu em (2020), pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - ES; Curso: Educação Física Escolar e Psicomotricidade. Área de Conhecimento: Educação. É Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Roraima (UERR-2019).

Raimunda Gomes da Silva, Universidade Estadual de Roraima - UERR; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

Possui doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). É Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR) vinculada ao Curso de História e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima (PPGE/UERR/IFRR). Colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA/UFRR). Atua na área de História do Brasil, Amazônia e Roraima com foco em História das Mulheres e relações de gênero, deslocamento, migração e educação. Também tem trabalhado com História Oral; identidades, relações cotidianas na educação. Cursando pós-doutoramento em Educação (PROCAD 2018 UNIFAP/UFPA/UERR), sob a supervisão da Prof. Dr. Sônia Maria da Silva Araújo (PPGED/UFPA).

Enia Maria Ferst, Universidade Estadual de Roraima - UERR; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais (Universidade Federal do Amazonas), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática-ULBRA/RS. Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima-UERR no Curso de Pedagogia, atua como docente permanente e pesquisadora nos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da UERR. Experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS. Possui experiência em gestão pública nas áreas de Coordenação pedagógica e Recursos Humanos tendo ocupado diversos cargos de direção e assessoramento. Atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID/UERR.

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Cardoso, E. P., da Silva, R. G. ., & Ferst, E. M. . (2024). Corpos negados na Educação Física escolar: uma discussão epistemológica no Ensino Médio. Revista Educar Mais, 8, 246–261. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3683

Edição

Seção

Artigos