Cuerpos negados en la Educación Física escolar: una discusión epistemológica en la Escuela Secundaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3683

Palabras clave:

Cuerpo Negado;, Educación Física;, Escuela;, Escuela Secundaria.

Resumen

Este artículo analiza los cuerpos negados en la educación física escolar, en aspectos literarios y epistemológicos de la escuela secundaria. El objetivo es analizar en la literatura la discusión de cuerpos negados en la disciplina de Educación Física Escolar en la Escuela Secundaria.  Metodológicamente, se realizó una investigación bibliográfica, en revisión de literatura, en trabajos académicos de 2014 a 2021. Para el análisis de los resultados fueron cinco (5) trabajos, entre ellos divididos en una (1) monografía (TCC) y cuatro (4) artículos en el área de Educación Física. Como resultado, se obtuvo que el cuerpo todavía sufre por diferentes dilemas y situaciones en la Educación Física y en el contexto educativo, cuerpos sobre poderes, vigilados, sufridos y marginados. Los adolescentes de la escuela secundaria todavía se sienten insatisfechos e infelices con la imagen corporal, se encuentran con cuerpos inseguros, presionados, como juzgados y oprimidos por estándares sociales de belleza y estética. Los jóvenes necesitan un rescate de identidad, así como profesionales preparados para orientar a los alumnos en este tema, profesores preparados para enfrentar la realidad escolar.

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Biografía del autor/a

Eduarda Pereira Cardoso, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Estudante de Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Roraima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2022). Possui Especialização em Lato Sensu em (2020), pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - ES; Curso: Atividade Física para Grupos Especiais. Área de Conhecimento: Saúde e Bem Estar Social. Especialização Lato Sensu em (2020), pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - ES; Curso: Educação Física Escolar e Psicomotricidade. Área de Conhecimento: Educação. É Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Roraima (UERR-2019).

Raimunda Gomes da Silva, Universidade Estadual de Roraima - UERR; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

Possui doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). É Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR) vinculada ao Curso de História e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima (PPGE/UERR/IFRR). Colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA/UFRR). Atua na área de História do Brasil, Amazônia e Roraima com foco em História das Mulheres e relações de gênero, deslocamento, migração e educação. Também tem trabalhado com História Oral; identidades, relações cotidianas na educação. Cursando pós-doutoramento em Educação (PROCAD 2018 UNIFAP/UFPA/UERR), sob a supervisão da Prof. Dr. Sônia Maria da Silva Araújo (PPGED/UFPA).

Enia Maria Ferst, Universidade Estadual de Roraima - UERR; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais (Universidade Federal do Amazonas), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática-ULBRA/RS. Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima-UERR no Curso de Pedagogia, atua como docente permanente e pesquisadora nos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da UERR. Experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS. Possui experiência em gestão pública nas áreas de Coordenação pedagógica e Recursos Humanos tendo ocupado diversos cargos de direção e assessoramento. Atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID/UERR.

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Publicado

2024-04-26

Cómo citar

Cardoso, E. P., da Silva, R. G. ., & Ferst, E. M. . (2024). Cuerpos negados en la Educación Física escolar: una discusión epistemológica en la Escuela Secundaria. Educar Mais, 8, 246–261. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3683

Número

Sección

Artículos