Perspectiva de professores de matemática sobre o uso de Inteligência Artificial no planejamento de aula
uma análise à luz do TPACK
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.10.2026.4329Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Inteligência Artificial, Tecnologias Digitais, TPACKResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma das etapas da pesquisa, na qual foram realizadas entrevistas com três professores de Matemática da Educação Básica, com o intuito de investigar suas perspectivas e práticas relacionadas ao uso de tecnologias digitais e de Inteligência Artificial (IA) no ensino. As entrevistas buscaram compreender como os professores articulam conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo em seus planejamentos docentes. A pesquisa teve como referencial teórico o modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), proposto por Mishra e Koehler (2006), que compreende a integração entre os conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico. A análise evidenciou que os professores reconhecem o potencial das tecnologias digitais, incluindo recursos baseados em IA, para apoiar a compreensão de conceitos matemáticos e diversificar estratégias de ensino. Observou-se que muitos dos conhecimentos tecnológicos manifestados pelos participantes foram construídos tanto na formação inicial quanto em experiências de formação continuada, especialmente aquelas voltadas ao uso de tecnologias educacionais. Entretanto, também emergiram desafios relacionados à intencionalidade pedagógica no uso das tecnologias, à articulação equilibrada entre tecnologia, pedagogia e conteúdo e às condições estruturais das escolas, como acesso à internet e disponibilidade de recursos.
Downloads
Referências
BORBA, M. C; JUNIOR, V. R. B. O ChatGPT e educação matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 142–156, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p142-156. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63304. Acesso em: 22 jan. 2026.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D, T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
KOEHLER, M; MISHRA, P. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, pp. 1017-10154, 2006.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14, 1986.
SOUTO, D. L. P.; CUNHA, J. F. T. da; BORBA, M. C. Inteligência artificial em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2025.
UNESCO. Marco referencial de competências em IA para professores. Paris,
UNESCO, 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Rodrigo Sychocki da Silva, Yasmin Martins Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.












