Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais: reflexões de uma prática de ensino na EJA do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4183Palavras-chave:
Cooperação, Educação de Jovens e Adultos, Projetos de Aprendizagem, Tecnologias DigitaisResumo
O presente artigo apresenta um relato do trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto de pesquisa em desenvolvimento no Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na linha de pesquisa Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Matemática. O trabalho de pesquisa, no formato de um experimento piloto, procurou observar o fazer coletivo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio ao explorar e construir contextos que envolvessem projetos de aprendizagem. Utiliza-se como referencial teórico o conceito de cooperação proposto por Jean Piaget para compreender como os estudantes, de forma coletiva e por meio de uma metodologia qualitativa envolvendo um trabalho com projetos de aprendizagem, articulam e constroem ideias matemáticas a partir dos temas explorados. Esta etapa da pesquisa ocorreu em uma escola pública de Porto Alegre no ano de 2024 e fez-se uso dos Chromebooks® disponibilizados pela instituição, tornando a prática de ensino imersa em um ambiente digital interativo. A produção de dados envolveu observações em sala de aula, registros das interações tecnológicas dos estudantes e ao final a aplicação de um questionário para compreender as percepções dos estudantes sobre a experiência vivenciada durante o experimento piloto. Os resultados preliminares apontam desafios para a implementação dessa metodologia de trabalho e destacam a importância do trabalho cooperativo e do engajamento dos estudantes como fatores essenciais para a construção do conhecimento. No decorrer das próximas etapas do projeto espera-se contribuir com reflexões sobre o aprimoramento das práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos, com destaque para o potencial uso da metodologia de Projetos de Aprendizagem aliada ao uso das tecnologias digitais em sala de aula.
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