Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais: reflexões de uma prática de ensino na EJA do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4183

Palavras-chave:

Cooperação, Educação de Jovens e Adultos, Projetos de Aprendizagem, Tecnologias Digitais

Resumo

O presente artigo apresenta um relato do trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto de pesquisa em desenvolvimento no Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na linha de pesquisa Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Matemática. O trabalho de pesquisa, no formato de um experimento piloto, procurou observar o fazer coletivo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio ao explorar e construir contextos que envolvessem projetos de aprendizagem. Utiliza-se como referencial teórico o conceito de cooperação proposto por Jean Piaget para compreender como os estudantes, de forma coletiva e por meio de uma metodologia qualitativa envolvendo um trabalho com projetos de aprendizagem, articulam e constroem ideias matemáticas a partir dos temas explorados. Esta etapa da pesquisa ocorreu em uma escola pública de Porto Alegre no ano de 2024 e fez-se uso dos Chromebooks® disponibilizados pela instituição, tornando a prática de ensino imersa em um ambiente digital interativo. A produção de dados envolveu observações em sala de aula, registros das interações tecnológicas dos estudantes e ao final a aplicação de um questionário para compreender as percepções dos estudantes sobre a experiência vivenciada durante o experimento piloto. Os resultados preliminares apontam desafios para a implementação dessa metodologia de trabalho e destacam a importância do trabalho cooperativo e do engajamento dos estudantes como fatores essenciais para a construção do conhecimento. No decorrer das próximas etapas do projeto espera-se contribuir com reflexões sobre o aprimoramento das práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos, com destaque para o potencial uso da metodologia de Projetos de Aprendizagem aliada ao uso das tecnologias digitais em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor (Magistério Superior (MS)) com Dedicação Exclusiva (DE) no DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS. É professor/orientador (permanente) credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT - UFRGS). Membro da diretoria da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) regional Rio Grande do Sul na gestão 2018 - 2021 (conselheiro editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS) e segundo secretário na gestão 2021 - 2024. Foi professor efetivo (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)) com Dedicação Exclusiva (DE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016) com atuação em cursos de nível básico e superior. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática, tecnologias digitais na formação docente. [Outras informações em: http://linktr.ee/rsychocki]

Mauricio Corrêa da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática na UFRGS. Porto Alegre/RS – Brasil.

Referências

COGO, A. L. P.; BECKER, M. L. R. Cooperação em Piaget: uma teoria na educação à distância em enfermagem. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (9.: 2004: Ribeirão Preto). Anais. Ribeirão Preto: CBIS, 2004. 1 CD-ROM. 2004.

D’AMBROSIO, B. H. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, Campinas, SP, 1993, v. 4, n. 1, p. 35–41.

DE CASTRO, R. M.; LANZI, L. A. C. O futuro da escola e as tecnologias: alguns aspectos à luz do diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1496-1510, 2017.

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista De Educação. PUC-Campinas, (18). 2005. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/266. Acesso em: 15 fev. 2025.

GOMES, N. Uma proposta para a educação de jovens e adultos baseada na metodologia de projetos de aprendizagem. 83p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.

GUIMARÃES, N. L. C. et al. O papel da cooperação nos processos coletivos para resolução de problemas. Revista Educação Matemática Pesquisa. São Paulo. Vol. 23, n. 1 (2021), p. 473-498, 2021.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG, v. 340, p. 1990, 1999.

MORAIS, A. D.; FAGUNDES, L. C.; MATTOS, E. B. V. A matemática do Squeak Etoys e educação matemática: uma perspectiva de projetos de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA TISE, 2013, Fortaleza, v. 18, p. 375-383.

NICOLINI, C. A. H. et al. Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania. 2006.

PAZETTI, M. V. Construção do conhecimento de funções a partir do desenvolvimento de projetos de aprendizagem 67p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

PIAGET, J. Estudos sociológicos, Rio de Janeiro: Forense. 1973.

SILVA, R. S. da; CORRÊA DA ROSA, M. Projetos de aprendizagem na Matemática escolar: uma revisão sistemática de literatura. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 9, p. 1–14, 2025. DOI: 10.15536/reducarmais.9.2025.4097. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4097. Acesso em: 5 jul. 2025.

ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, p. 149-166, 2017.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Silva, R. S. da, & Corrêa da Rosa, . M. (2025). Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais: reflexões de uma prática de ensino na EJA do Ensino Médio. Revista Educar Mais, 9, 1–10. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4183

Edição

Seção

Artigos