Análise de perfil de estudantes de Ciência e Tecnologia quanto a História da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3703Palavras-chave:
PSPP, Educação matemática, Análise fatorialResumo
A história na educação matemática pode proporcionar debates sobre o percurso de desenvolvimento dos conceitos, deixar as aulas contextualizadas e criar motivação na construção do conhecimento. Neste sentido, busca-se identificar os perfis dentro de um grupo de trinta discentes que são ingressantes do curso superior de ciência e tecnologia de uma universidade localizada no semiárido potiguar. Foi aplicado um formulário com itens elaborados em escala Likert, abordando a temática história da matemática. A partir de uma análise fatorial no software PSPP, os itens foram agrupados de acordo com as cargas fatoriais e seis perfis foram encontrados, sendo história na educação matemática aquele com a maior quantidade de participantes. Também foi verificada a experiência dos discentes com aulas de matemática que contemplem os aspectos históricos no ensino fundamental e médio. Diante dos perfis dentro deste grupo de participantes, pode-se ver a relevância da história da matemática nos processos de ensino e aprendizagem, bem como desperta uma reflexão para que a formação docente contemple a preparação para práticas envolvendo aspectos históricos.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 jan. 2024.
D'AMBROSIO, Ubiratan. A interface entre história e matemática uma visão histórico-pedagógica. Revista História da Matemática para Professores, v. 7, n. 1, p. 41–64, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/67. Acesso em: 18 jan. 2024.
GNU. GNU PSPP, 2021. Disponível em: https://www.gnu.org/software/pspp/. Acesso em: 22 fev. 2022.
LAVOR, Otávio Paulino; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Sequência didática interativa na discussão do conceito de energia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22011, 2022a. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13122. Acesso em: 18 jan. 2024.
LAVOR, Otávio Paulino; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Análise de perfil de futuros docentes de matemática em face das implicações da pandemia. Educação Matemática Debate, v. 6, n. 12, p. 1–15, 2022b. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4916. Acesso em: 19 jan. 2024.
LAVOR, Otávio Paulino; LEITE, Gladston da Costa; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Perfil de estudantes diante de evento abordando a temática TIC. Revista Educar Mais, v. 6, p. 748–755, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2889. Acesso em: 17 jan. 2024.
LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. New York: Archives of Psychology, 1932. Disponível em: https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
OLIVEIRA, Davi Euclides de; LIMA, Janneson José Ferreira de; SILVA, Paulo Henrique das Chagas. Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo. Comunicações, v. 28, n. 2, p. 57-75, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658/2545. Acesso em: 22 fev. 2022.
OLIVEIRA, Gisele Pereira. O uso da história da matemática e dos objetos de aprendizagem como ferramentas pedagógicas na formação de professores de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 126–138, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2860. Acesso em: 19 jan. 2024.
PAULINO, Otávio Floriano; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Análise de perfil de mestrandos em face das implicações do ensino remoto emergencial. Revista Educar Mais, v. 7, p. 848-857, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3409. Acesso em: 17 jan. 2024.
PEIXOTO, Denis Eduardo; KLEINKE, Maurício Urban. Expectativas de estudantes sobre a astronomia no ensino médio. Revista Latino-americana de Educação em Astronomia, n. 22, p. 21-34, 2016. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/245/330. Acesso em: 22 fev. 2022.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225. Acesso em: 19 jan. 2024.
RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. A História da Matemática e a interdisciplinaridade em atividades lúdico pedagógicas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e324458, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4458. Acesso em: 19 jan. 2024.
SANTOS, Andréia Nunes dos; SOUSA, Juciane de. A história da matemática como instrumento de ensino e aprendizagem na educação básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 451–458, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2832. Acesso em: 19 jan. 2024.
SILVA, Gregório Unbehaun Leal da. Análise fatorial confirmatória ou análise dos componentes principais? Uma comparação com dados de opinião pública do Brasil. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, v. 9, n. 1, p. 112-138, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/37156/24344. Acesso em: 4 out. 2023.
SILVA, Andressa; SOARES, Eliana Maria do Sacramento. História da matemática como ponto de partida para criação de práticas pedagógicas e constituição da formação do professor. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 11, n. 24, p. 299–316, 2021. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1469. Acesso em: 19 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Otávio Floriano Paulino, Lucianny Thaís Freire Matias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.