Sequência Didática Interativa e Aprendizagem Baseada em Problemas para o Ensino de Geometria com materiais manipuláveis e GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4237Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Engajamento Discente, Ensino de Matemática, Intervenção Pedagógica, Tecnologias DigitaisResumo
O predomínio de métodos abstratos e pouco estimulantes à autonomia discente são obstáculos ao ensino dos conceitos matemáticos de geometria. Visando superar esse cenário, esta pesquisa qualitativa desenvolveu e aplicou uma Sequência Didática Interativa que integrou Aprendizagem Baseada em Problemas com materiais manipuláveis e uso demonstrativo do GeoGebra para o ensino de geometria posicional. A proposta foi aplicada em uma turma do ensino médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte. A abordagem estimula o diálogo e a autonomia do aluno e articula o conhecimento concreto com o abstrato. Os resultados indicaram que a proposta foi eficaz ao gerar engajamento e a construção de conhecimentos geométricos nos discentes, demonstrando a contribuição positiva da proposta para o ensino de geometria posicional. Como desafio, observou-se a dificuldade inicial de mobilização dos discentes, atribuída ao estranhamento das metodologias utilizadas. Aponta-se como principal limitação do estudo a necessidade de instrumentos avaliativos do conhecimento matemático formal dos discentes, o que deve ser considerado em estudos futuros.
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