Sequência Didática Interativa e Aprendizagem Baseada em Problemas para o Ensino de Geometria com materiais manipuláveis e GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4237

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Engajamento Discente, Ensino de Matemática, Intervenção Pedagógica, Tecnologias Digitais

Resumo

O predomínio de métodos abstratos e pouco estimulantes à autonomia discente são obstáculos ao ensino dos conceitos matemáticos de geometria. Visando superar esse cenário, esta pesquisa qualitativa desenvolveu e aplicou uma Sequência Didática Interativa que integrou Aprendizagem Baseada em Problemas com materiais manipuláveis e uso demonstrativo do GeoGebra para o ensino de geometria posicional. A proposta foi aplicada em uma turma do ensino médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte. A abordagem estimula o diálogo e a autonomia do aluno e articula o conhecimento concreto com o abstrato. Os resultados indicaram que a proposta foi eficaz ao gerar engajamento e a construção de conhecimentos geométricos nos discentes, demonstrando a contribuição positiva da proposta para o ensino de geometria posicional. Como desafio, observou-se a dificuldade inicial de mobilização dos discentes, atribuída ao estranhamento das metodologias utilizadas. Aponta-se como principal limitação do estudo a necessidade de instrumentos avaliativos do conhecimento matemático formal dos discentes, o que deve ser considerado em estudos futuros.

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Biografia do Autor

Denilson Gabriel Freitas de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui formação técnica em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente, cursa o Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na área de Ensino de Ciências Exatas e Naturais. Tem interesse nas áreas de Ensino, Ciências da Natureza, Matemática, Computação e Educação Ambiental.

Massaro Victor Pinheiro Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Sou graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e licenciado em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (IFES). Além disso, possuo especializações em Redes de Computadores com Ênfase em Segurança da Informação (UNIVS), Educação Profissional e Tecnológica (IFES), e Arquitetura de Software e Design de Produtos Digitais - UX/UI (UNOPAR). Atualmente, sou mestrando em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), especialização em matemática pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Realizou pós-doutorado na área de Telecomunicações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outro na área de Ensino na Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações. Tem atuado nos seguintes temas: equações diferencias especiais, ensino de física e de matemática, formação docente, tecnologias de informação e comunicação e metodologias de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Carvalho, D. G. F. de, Alves, M. V. P. ., & Paulino, O. F. (2025). Sequência Didática Interativa e Aprendizagem Baseada em Problemas para o Ensino de Geometria com materiais manipuláveis e GeoGebra. Revista Educar Mais, 9, 1–20. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4237

Edição

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Artigos