Análise de perfil de mestrandos em face das implicações do ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3409Palavras-chave:
Escala Likert, COVID-19, Análise fatorialResumo
No formato de ensino remoto, foi possível dar continuidade ao calendário letivo, em que as informações são transmitidas entre os docentes e discentes por meio de plataformas digitais que funcionaram como as novas salas de aula. Neste sentido, esta investigação busca conhecer os efeitos deste formato de ensino em uma turma de vinte mestrandos em ensino de ciências e humanidades. As percepções deste grupo de participantes são coletadas por meio de um formulário contendo dezessete itens elaborados em escala Likert de forma que o respondente assinala a alternativa conforme seu nível de concordância. As respostas foram inseridas no software PSPP para que se possa realizar a análise fatorial. Foram verificados quatro perfis dentro do grupo de mestrandos, sendo que o perfil com maior número de participantes é aquele relacionado aos prejuízos acadêmicos e de saúde com o ensino remoto. Também foram verificados perfis associados a coleta de dados na produção científica, dificuldades de acompanhamento do curso e falta de motivação. Estas análises despertam a reflexão para discussão de mecanismos que possam amenizar os efeitos da pandemia na vida acadêmica.
Downloads
Referências
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #fiqueemcasa: educação na pandemia da covid-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777. Acesso em: 24 fev. 2022.
FEITOSA, Murilo Carvalho; MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. Ensino Remoto: O que pensam os alunos e professores?. In: V Congresso Sobre Tecnologias Na Educação (CTRL+E), 2020, Evento Online. Anais V Congresso Sobre Tecnologias Na Educação (CTRL+E). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020, p. 60-68. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777. Acesso em: 25 fev. 2022.
FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, n. 2, p. e2020119, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200008. Acesso em: 24 fev. 2022.
GARCIA, Tânia Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto; RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf. Acesso em: 25 fev. 2022.
GNU. GNU PSPP, 2021. Disponível em: https://www.gnu.org/software/pspp/. Acesso em: 22 fev. 2022.
KANDASAMY, Ilanthenral; KANDASAMY, W. B. Vasantha; OBBINENI, Jagan M.; SMARANDACHE, Florentin. Indeterminate Likert scale: feedback based on neutrosophy, its distance measures and clustering algorithm. Soft Computing, v. 24, p. 7459–7468, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s00500-019-04372-x.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
LAVOR, Otávio Paulino; MARTINS, Mônica Paula de Sousa. Análise das emoções na vida acadêmica: conhecendo e compreendendo. Comunicações, v. 27, n. 1, p. 49-62, 2020. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4304/2402. Acesso em: 23 fev. 2022.
LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. New York: Archives of Psychology, 1932. Disponível em: https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
LIMA, Rossano Cabral. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, n. 2, p. e300214, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300214. Acesso em: 24 fev. 2022.
MAIA, Sandra Andréa Berro; DUTRA, Carlos Maximiliano. Investigando o conceito de sombra nos anos iniciais do ensino fundamental através do ensino remoto. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 10, n. 22, p. 293–318, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1205. Acesso em: 25 fev. 2022.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, p. 1-35, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 25 fev. 2022.
OLIVEIRA, Davi Euclides de; LIMA, Janneson José Ferreira de; SILVA, Paulo Henrique das Chagas. Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo. Comunicações, v. 28, n. 2, p. 57-75, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658/2545. Acesso em: 22 fev. 2022.
PEIXOTO, Denis Eduardo; KLEINKE, Maurício Urban. Expectativas de estudantes sobre a astronomia no ensino médio. Revista Latino-americana de Educação em Astronomia, n. 22, p. 21-34, 2016. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/245/330. Acesso em: 22 fev. 2022.
SANTOS, Geny; MENDONÇA, Marilane. Pandemia e o ensino remoto: uma reflexão acerca da vivência afetivo-emocional dos estudantes. REVISTA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, v. 2, n. 1, p. 110-131, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/8499/6054. Acesso em: 25 fev. 2022.
SILVA, Ellery Henrique Barros da; SILVA NETO, Jerônimo Gregório da; SANTOS, Marilde Chaves dos. Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Cientifico – RELAEC, v. 1, n. 4, p. 29-44, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695. Acesso em: 24 fev. 2022.
SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n. 30, p. 110-118, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em: 24 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Otávio Floriano Paulino, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.