Perfil de estudantes diante de evento abordando a temática TIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2889

Palavras-chave:

Matemática, Escala Likert, Software PSPP

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas que podem ser inseridas nos processos educativos, sendo necessário que docentes possuam a habilidade necessária para planejar e executar as atividades. Nesse sentido, um evento realizado em uma universidade situada na região centro-sul cearense propôs a discussão sobre matemática e tecnologias através de palestras e minicursos abordando a temática. Objetivando determinar os perfis dos estudantes diante do evento, um questionário foi elaborado em escala Likert. Trinta participantes responderam a esse questionário e as respostas foram analisadas no software PSPP. Após agrupamento dos itens por fatores, foram identificados seis perfis em que aquele com maior quantidade de discentes está associado a boas percepções sobre o evento, o que faz acreditar que a temática é relevante e proporcionou diálogos produtivos durante as atividades. Diante do exposto, compreende-se que, através da análise fatorial, é possível correlacionar as variáveis apresentadas aos discentes com os fatores que descrevem cada perfil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

Gladston da Costa Leite, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciado e Mestre em Matemática e Doutor em Engenharia de Teleinformática. Professor da Universidade Estadual do Ceará.

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente desde 2009. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH. Possui especialização em Ensino de Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000). Cursou mestrado em Ensino de Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e doutorado em Ensino de Ciências (ênfase em Física) pela Universidade de São Paulo - USP (2017). Foi professora de Ciências Naturais e Física na rede particular e pública de Minas Gerais entre 1990 e 2009.

Referências

ARAUJO-JORGE, Tania; BORBA, Marcelo; SOVIERZOSKI, Hilda Helena. Considerações sobre classificação de eventos. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/DOCUMENTO_CRITRIOS_EVENTOS__AREA_DE_ENSINO__46.pdf. Acesso em: 8 jun. 2022.

BATISTA, Josidalva de Almeida; SOUZA, Alcicleide Pereira de; SOARES, Narciso das Neves. Da Intenção à ação: relação histórica das tecnologias da informação e comunicação e o ensino da matemática. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, n. ed.especial, p. e115920, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1159. Acesso em: 9 jun. 2022.

BRASIL. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm. Acesso em: 10 mar. 2022.

KANDASAMY, Ilanthenral; KANDASAMY, W. B. Vasantha; OBBINENI, Jagan M.; SMARANDACHE, Florentin. Indeterminate Likert scale: feedback based on neutrosophy, its distance measures and clustering algorithm. Soft Computing, v. 24, p. 7459–7468, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s00500-019-04372-x.pdf. Acesso em: 8 jun. 2022.

LAVOR, Otávio Paulino; MARTINS, Katiane Morais de Lucena. Tecnologias de informação e comunicação: uma análise dos cursos de matemática no Rio Grande do Norte. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, v. 7, n. 1, p. 77–87, 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/4912. Acesso em: 9 jun. 2022.

LAVOR, Otávio Paulino; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Grandezas proporcionais: sequência didática na formação inicial de professores. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22014, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13476. Acesso em: 8 jun. 2022.

LAVOR, Otávio Paulino; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Análise de perfil de futuros docentes de matemática em face das implicações da pandemia. Educação Matemática Debate, v. 6, n. 12, p. 1-15, 2022b. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4916/5228. Acesso em: 7 jun. 2022.

OLIVEIRA, Davi Euclides de; LIMA, Janneson José Ferreira de; SILVA, Paulo Henrique das Chagas. Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo. Comunicações, v. 28, n. 2, p. 57-75, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658/2545. Acesso em: 8 jun. 2022.

PEIXOTO, Denis Eduardo; KLEINKE, Maurício Urban. Expectativas de estudantes sobre a astronomia no ensino médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 22, p. 21–34, 2016. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/245. Acesso em: 7 jun. 2022.

SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, n. 3, p. 429-438, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/?lang=pt&format=html. Acesso em: 9 jun. 2022.

SILVA, Gregório Unbehaun Leal da. Análise fatorial confirmatória ou análise dos componentes principais? Uma comparação com dados de opinião pública do Brasil. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, v. 9, n. 1, pp. 112-138, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/37156/24344. Acesso em: 8 jun. 2022.

SILVA JÚNIOR, Washington Luiz Pedrosa da; SANTOS, Antônio Luís Parlandin dos; SILVA, Welliton Silva da Silva. As tecnologias de informação e comunicação e a formação de professores de matemática: a perspectiva dos educandos. Revista Cocar, v. 15, n. 32, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4366. Acesso em: 9 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

Lavor, O. P., da Costa Leite, G. ., & Gomes Oliveira, E. A. (2022). Perfil de estudantes diante de evento abordando a temática TIC. Revista Educar Mais, 6, 748–755. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2889

Edição

Seção

Artigos